Um dos maiores aborrecimentos para quem está na luta pela perda de peso é, sem dúvida, não saber como emagrecer o rosto. Bochechas salientes, queixo duplo ou seja, a famosa e temida papada, testa e pálpebras com aspecto de inchaço, causam muito desconforto e acabam com a autoestima de qualquer pessoa.
Pior que a gordura corporal, a gordura do rosto não pode ser disfarçada com roupas, nossa face sempre está à mostra. Por isso, tão importante como os cuidados e exercícios com o corpo, estes também devem ser aplicados ao rosto.
Existem diversos tipos de procedimentos estéticos e cirúrgicos que prometem acabar com esse problema, mas, neste post traremos 11 propostas caseiras e simples para ajudar você, que sofre com esse pesadelo. Com nossa ajuda, você irá descobrir como emagrecer o “rosto de bolacha”.
Saiba mais: Os 5 melhores exercícios funcionais para emagrecer em casa
Apresentaremos algumas dicas e técnicas de como emagrecer o rosto naturalmente, que vão desde a alimentação, exercícios, massagens faciais à dicas de maquiagem, entre outros. Nosso rosto é composto pelo esqueleto facial, tecidos superiores, músculos, bolsas de gordura, nervos e vasos revascularizados e pele.
Somente no rosto, possuímos 11 (onze) músculos que são responsáveis pelas nossas expressões faciais, Também são responsáveis pela sustentação. Por isso tão importante quanto malhar tríceps, bíceps, malhar o rosto também garante mais firmeza e menos depósito para gorduras. No site Odontoup, você saberá mais sobre a musculatura da face e a função de cada grupo muscular.
Maus hábitos alimentares, fumo, estresse e o envelhecimento são algumas das causas do acúmulo de gordura no rosto. O consumo excessivo de sal, açúcar, alimentos industrializados e carboidratos, causam retenção de líquido e produz o efeito de inchaço.
Outro problema é que à medida que envelhecemos, acontece o enfraquecimento da musculatura e dos ligamentos da face. Estes são responsáveis por manter as bolsas de gordura em seus devidos lugares, e conforme vão se desgastando, perdem essa função e então as gorduras vão se realocando formando dobras proeminentes, papadas e bochechas sobressalentes.
Saiba mais: Como emagrecer naturalmente? Essas 16 dicas vão te ajudar
Quer saber como emagrecer o rosto e a papada e melhorar a sua autoestima? Acompanhe as 11 dicas que separamos especialmente para você.
Introdução ao Emagrecimento Facial
A busca por uma aparência saudável e equilibrada muitas vezes inclui o interesse no emagrecimento facial. O emagrecimento facial refere-se ao processo de redução de gordura e tonificação dos músculos faciais para alcançar um rosto mais esculpido e definido.
Embora a perda de peso geral possa afetar a aparência facial, o emagrecimento facial específico envolve técnicas e exercícios direcionados para essa área.
Um dos métodos mais comuns para o emagrecimento facial é a prática regular de exercícios faciais, como o fortalecimento dos músculos da mandíbula, bochechas e pescoço.
Além disso, a manutenção de uma dieta equilibrada e a hidratação adequada são fundamentais para apoiar o emagrecimento facial, pois ajudam a reduzir o inchaço e a retenção de água no rosto.
Alguns procedimentos cosméticos não invasivos, como a criolipólise facial e a radiofrequência, também podem ser considerados para ajudar na tonificação e na redução de gordura localizada.
É importante lembrar que o emagrecimento facial não deve ser buscado de forma extrema ou prejudicial à saúde. A perda de gordura saudável e gradual é mais sustentável e, muitas vezes, mais segura do que métodos drásticos.
Além disso, a beleza está na diversidade, e a aceitação da própria aparência é fundamental para uma autoestima saudável.
Antes de embarcar em qualquer programa de emagrecimento facial, é aconselhável consultar um profissional de saúde ou um especialista em beleza para orientação adequada e considerar suas necessidades individuais.
Saiba mais: Frases de academia: 324 para compartilhar o seu esforço
11 dicas de como emagrecer o rosto rápido
As mudanças de comportamento e hábitos alimentares, poderão em pouco tempo, fazer uma grande diferença, não somente em seu rosto, mas em todo o seu corpo. É necessário foco, muita disciplina e como motivador, lembre-se que os resultados serão grandes e trarão satisfação e contentamento, além de elevar sua confiança e autoestima.
1. Evite cafeína: A cafeína não é prejudicial ao ponto de engordar ou reter líquido, mas no início de uma dieta, pode contribuir com o aumento da ansiedade. Nas primeiras semanas, prefira bebidas mais relaxantes, como chás calmantes e diuréticos. Esses sem dúvidas, serão grandes aliados nesse processo;
2. Evite consumir sódio: Excesso de sal na dieta pode causar retenção de líquido, inchaço e reverter tudo em gordura. Evite produtos industrializados, como os embutidos, enlatados, alimentos processados. Esses em sua composição, para garantir maior tempo de validade, apresentam altos níveis de sódio que são extremamente prejudiciais a saúde, principalmente para quem deseja emagrecer;
3. Elimine carboidratos refinados: Biscoitos recheados, bolachas e massas possuem alto teor de carboidrato não saudável. Ao passar pelo processamento, perdem significativamente seus níveis de fibras e valores nutricionais, restando somente, açúcar e gordura. Aqui também podemos acrescentar os refrigerantes e sucos industrializados, que são ricos em açúcar refinado, além do alta concentração sódio;
4. Laticínios: Uma ótima opção para incluir na sua dieta por ser rica em proteína e cálcio, são os derivados do leite e o próprio leite. O leite pode ser integral, desnatado ou semi-desnatado, quanto menor for a taxa de gordura, melhor para a dieta.
Saiba mais: Receitas vegetarianas: Os 21 melhores sites e apps para encontrar
Quanto aos seus derivados, observe os produzidos de forma mais natural, como queijos, preferencialmente os brancos como cottage e o light, por possuírem menor nível de gordura e sal, coalhadas e iogurte natural.
Nada de laticínios processados como leite condensado, sorvete, chantilly, doce de leite e bebidas lácteas por exemplo, pois possuem em sua composição altos níveis de gordura saturada, gordura trans, açúcar e sódio;
5. Frutas, vegetais e folhagens: É aconselhável consumir ao menos três porções de vegetais e frutas por dia, optando pelas menos calóricas como maçã, uva, laranja, maracujá, pêra. kiwi, mamão, melão, tangerina, limão e frutas silvestres como amora, morango, cereja, framboesa e mirtilos.
Muitas dessas frutas são ricas em fibras e também são antioxidantes, ajudam a desintoxicar o organismo. Na sua lista de vegetais e legumes, inclua os de baixo valor calórico e maior índice de fibras como a cenoura, abóbora, abobrinha, chuchu, rabanete, batata doce, pepino e beterraba. Escolha as folhagens verde escura, como espinafre, couve, agrião, salsa, também são ricas em antioxidantes e promovem maior saciedade;
6. Não coma antes de dormir: Sua última refeição do dia deve ser, pelo menos, duas horas antes de dormir e preferencialmente, uma refeição leve, de baixo valor calórico e rica em fibras. Quando dormimos diminuímos o metabolismo. Por isso, se você estiver de estômago cheio, boa parte não será devidamente processada e não haverá queima de gordura. Isto sem dúvida nenhuma, é um grande sabotador em sua dieta;
7. Corte alimentos não saudáveis: Carne vermelha, carnes com gordura, frituras, embutidos, salgadinhos industrializados, refrigerantes e sucos de caixinha são exemplos de alimentos a serem dispensados se você deseja obter um rosto magro e um corpo saudável. Uma boa opção seriam carnes brancas, como peixes, frango e os preparados de forma cozida ou grelhados;
8. Beba mais água: O nosso corpo necessita de, no mínimo, três litros de água diariamente para manter a boa saúde e o seu bom funcionamento. Quando ingerimos água o suficiente, elimina-se a retenção de líquido e ajudamos a descartar as toxinas do organismo.
Além disso, a água deixa a pele com aspecto mais bonito, vigoroso e saudável. Beba muita água durante a prática de exercícios físicos, pois ajudará a abrir os poros, que o fará transpirar mais e promover a queima de gordura;
9. Elimine o álcool: Se você tem o hábito de beber, saiba que a depender do tipo de bebida alcoólica ingerida, esta poderá conter grande quantidade de calorias. Além disso, o álcool desacelera o organismo e ainda promove a desidratação;
10. Elimine o cigarro: O fumo inibe a produção de vitamina C, muito importante para garantir a elasticidade da pele. Os fumantes tendem a ter mais rugas e flacidez no rosto, principalmente na pele e músculos ao redor da boca. Além disso, o fumo prejudica o paladar e para compensar, poderá fazer comer mais que o necessário por você não conseguir sentir o sabor;
11. Pratique exercícios físicos: Além de ajudar a perder peso, também contribuem para a saúde da mente. Para quem busca emagrecimento geral e como emagrecer o rosto em uma semana, por exemplo, os melhores exercícios são os aeróbicos que demandam esforço e queimam gordura rápido, como corrida, pedal, zumba e outros exercícios que combinam força e movimento.
Mas atenção, antes de exercitar-se, o ideal seria passar por uma avaliação médica e realizar alguns exames para identificar o tipo certo de exercício, força e carga que você pode fazer.
Feito isto, busque o auxílio de um personal trainer pois, conhecendo o seu histórico e limitações (se houver), este profissional irá te direcionar para os melhores exercícios para o seu perfil. Exercícios feitos de forma correta poderão acelerar o processo de perda de peso, melhorar o seu tônus muscular e promover uma boa oxigenação das células do seu corpo.
Como o nosso propósito maior é falar sobre a perda de gordura no rosto, falaremos agora sobre os principais exercícios faciais que você poderá executar, a fim de queimar as indesejáveis gordurinhas e tonificar a musculatura do rosto.
Saiba Mais: Como ter uma alimentação saudável? 25 fontes de inspiração
Como Emagrecer o Rosto com Exercícios
Assim como malhamos o corpo para o deixar mais definido e tonificado, o mesmo também vale para o nosso rosto. Sim, existem exercícios simples que comprovadamente, fazem um grande diferencial na musculatura facial, trazendo mais definição aos contornos do rosto, maior firmeza, tonicidade aos músculos e diminuição das gorduras, principalmente nas bochechas e papada. Vejamos como executá-los.
Assim como acontece com as demais partes do nosso corpo, sempre antes de iniciar um exercício é necessário aquecer, com o rosto não é diferente. De pé ou sentado em uma cadeira, mantenha as costas retas e pronuncie de forma lenta e com clareza as vogais a, e, i, o, contraindo bem a musculatura. Faça sem pressa e pare somente depois que sentir o seu rosto se aquecer.
Exercício 1 – Sentada em uma cadeira, com a coluna reta, olhe para cima de modo que sua cabeça se incline para trás. Agora, como se quisesse tocar o teto com seu lábio inferior, eleve-o para frente (fazendo “beicinho” e mantenha esta posição por 15 segundos repetindo o movimento por 3 vezes;
Exercício 2 – Com as costas retas, cruze os seus braços sobre o seu tórax como se estivesse se abraçando, em seguida incline sua cabeça para trás de modo que o seu pescoço fique alongado ao máximo que conseguir, respire fundo e mantenha esta posição por 15 segundos. Depois retorne lentamente à posição inicial. Repita por 3 vezes;
Exercício 3 – Com as costas retas e sentada em uma cadeira, pegue um canudo, coloque-o entre os lábios e sem movimentar a cabeça, movimente o canudo com os lábios como se estivesse escrevendo no ar. Faça esses movimentos por uns 3 minutinhos, faça uma pausa de 20 segundos e repita o procedimento por mais 2 vezes;
Exercício 4 – Faça carinha de triste, igual ao emoji do WhatsApp. Com a cabeça reta, leve as extremidades dos lábios para baixo o máximo que puder e segure por 5 segundos. Volte à posição inicial e repita o movimento até cansar a musculatura;
Exercício 5 – Incline sua cabeça para o lado, como se quisesse alcançar o ombro com a orelha. Apoie sua cabeça com a mão e exerça pressão, como se a cabeça quisesse alcançar o ombro mas precisa superar o obstáculo (a mão) que a impede. Mantenha a força por uns 10 segundos, em seguida faça o mesmo procedimento para o outro lado. Esse exercício trabalha a musculatura do pescoço e ajuda a definir o contorno do rosto;
Saiba mais: Rotina de Skin Care: As 8 mais bombadas do Tik Tok e Youtube
Exercício 6 – Mantenha sua boca fechada e infle as bochechas com ar, segure o ar e pressione as bochechas com as mãos. Mantenha a posição por uns 6 segundos, e repita o exercício por 6 vezes, fazendo pausas de descanso de 5 segundos entre cada repetição;
Exercício 7 – Coloque o seu dedo polegar na boca e infle as bochechas com ar, como se quisesse encher um balão. Mantenha a posição por 10 segundos, relaxe e repita o exercício por mais 5 vezes;
Exercício 8 – Apoie seus cotovelos em uma mesa, coloque as mãos com os punhos fechados apoiando seu maxilar. Em seguida, faça pressão com a língua, por dentro da boca, como se ela quisesse tocar seus punhos. Mantenha a posição por 30 segundos e repita o exercício por 10 vezes;
Exercício 9 – Esta é outra forma de trabalhar a papada. Levante a cabeça, olhe para cima e coloque a língua para fora como se quisesse alcançar a lâmpada, Repita este exercício por 10 vezes;
Exercício 10 – Feche os olhos com força, apertando bem e mantenha essa posição por 10 segundos. Descanse e repita o exercício por 10 vezes;
Exercício 11 – Mantenha a boca fechada e sorria o mais largamente possível. Ponha a língua no céu da boca e force para trás. Segure por 10 segundos, repita por 10 vezes dando pequenas pausas entre as repetições;
Exercício 12 – Franza a testa, como se quisesse encostar uma sobrancelha na outra e mantenha seus olhos abertos. Segure nesta posição por uns 10 segundos e repita por 10 vezes, sempre fazendo pausas de 5 segundos entre as repetições;
Exercício 13 – Sorria forçando ao máximo a musculatura do rosto e segure o sorriso por 10 segundos. Repita por 10 vezes sempre fazendo pausas de 5 segundos entre as repetições;
Exercício 14 – Levante a cabeça, olhe para cima, mantendo seu pescoço bem alongado. Deslize o maxilar e o lábio inferior para frente e segure nesta posição por 10 segundos. Você sentirá uma tensão no pescoço e deverá repetir o exercício por 5 vezes fazendo pausas de 5 segundos entre as repetições;
Exercício 15 – Coloque a língua para fora como se quisesse encostar na ponta do nariz, retorne-a para dentro da boca e repita por 10 vezes. Este exercício é ótimo para trabalhar os músculos da papada ou queixo-duplo.
Esses exercícios irão trabalhar todos os músculos, fortalecendo e tonificando o seu rosto. Faça diariamente e em pouco tempo os resultados serão visíveis.
A persistência levará ao êxito da conquista do tão sonhado rosto magro e bem definido. Antes de iniciar, tire uma foto do rosto de frente e de lado e faça um comparativo semanalmente.
Confira no vídeo a seguir, mais exercícios práticos para ajudar a emagrecer o rosto:
Saiba Mais: Os 5 melhores exercícios funcionais para emagrecer em casa
Como Emagrecer o Rosto com Massagens
Assim como fazemos drenagem linfática em nosso corpo, também existe para o rosto. Essa massagem em específico, ajuda a estimular os gânglios linfáticos no pescoço, ao redor dos olhos, orelhas e clavícula, ajudando a dispensar os líquidos que ali estão acumulados, causando a aparência de inchaço.
O estímulo produzido pela drenagem linfática facial aumenta o fluxo sanguíneo e a troca metabólica, que beneficia na diminuição das bolsas ao redor dos olhos, além de tornar a pele mais bonita e viçosa. Também é excelente para proporcionar relaxamento e diminuir o estresse.
Esse procedimento pode perfeitamente ser executado por você mesma, em sua casa sem a necessidade de um profissional. Para te ajudar nesse processo, assista o vídeo e siga o passo a passo ensinado pela esteticista Patrícia Elias, que além de ser de fácil compreensão e boa aplicabilidade, ainda traz várias dicas que irão ajudar a conquistar o rosto mais afinado.
Como Emagrecer o Rosto Masculino
A papada e as bochechas preponderantes não geram incômodos apenas no público feminino, os homens também passam por este incômodo. Obviamente, todas as dicas já apresentadas, como as mudanças de hábitos alimentares, exercícios físicos e faciais, drenagem linfática facial servem para todos.
Mas os homens possuem algo que os beneficia e muito pela possibilidade de esconder o rosto e poder jogar com o aumento ou diminuição de volume, a barba. A barba “por fazer” pode, por exemplo, esconder o volume real das bochechas.
Já a barba mais comprida, na região do maxilar, além de alongar o rosto, também pode disfarçar o temido queixo duplo. O corte de cabelo também é um grande aliado, os cortes mais rentes na lateral e mais volumosos no topo da cabeça, alonga o rosto e tira o foco das gordurinhas.
Confira a seguir mais dicas para emagrecer o rosto masculino:
Dica Bônus: Como Emagrecer o Rosto com Maquiagem
Assim como os homens podem brincar com as luzes e sombras de suas barbas, as mulheres podem utilizar a maquiagem para produzir o efeito de afinar o rosto através de contornos em regiões específicas.
Usar maquiagem e contorno facial é uma técnica eficaz para criar a ilusão de um rosto mais magro e esculpido. Aqui estão algumas dicas para conseguir um efeito bonito ao emagrecer o rosto com maquiagem e contorno:
- Prepare a pele: Comece com uma pele limpa e hidratada. Use um primer para criar uma superfície suave para a maquiagem.
- Base: Escolha uma base que corresponda ao seu tom de pele e aplique uniformemente em todo o rosto. Evite bases muito mais claras ou escuras, pois isso pode criar um efeito artificial.
- Iluminação: Use um corretivo iluminador para destacar áreas específicas do rosto. Aplique-o nas áreas abaixo dos olhos, no topo das maçãs do rosto, na ponte do nariz e no arco do cupido (acima dos lábios).
- Contorno: Use um tom mais escuro de base ou um produto de contorno específico para criar sombras. Aplique o contorno nas laterais do nariz, abaixo das maçãs do rosto e ao longo da linha do maxilar.
- Blush: Escolha um blush de sua preferência e aplique-o nas maçãs do rosto, misturando-o suavemente em direção às têmporas. Isso adicionará um toque de cor e calor ao seu rosto.
- Blending: A chave para um contorno natural é misturar bem. Use um pincel de maquiagem ou uma esponja para esfumar todas as áreas de contorno e iluminação.
- Pó translúcido: Finalize com um pó translúcido para fixar a maquiagem e reduzir o brilho. Certifique-se de aplicá-lo suavemente para não remover o contorno.
- Lábios e olhos: Ao destacar seus olhos e lábios com maquiagem, você pode redirecionar a atenção do rosto. Experimente um batom vibrante ou uma maquiagem de olhos dramática.
- Cabelo: O estilo de cabelo também pode influenciar a aparência do rosto. Um corte de cabelo que emoldura o rosto pode ajudar a criar uma ilusão de emagrecimento.
- Pratique: A prática leva à perfeição. Experimente diferentes técnicas de contorno e maquiagem para encontrar o que funciona melhor para o seu rosto.
Lembre-se de que a maquiagem é uma forma temporária de emagrecer o rosto e que a autoaceitação e a confiança são sempre fundamentais para se sentir bonita. Use a maquiagem como uma ferramenta divertida e criativa para realçar sua beleza natural
A ideia aqui, é utilizar tons de base e corretivos diferentes, uma do tom da sua pele e outra mais escura para poder criar o efeito afinador. Acompanhe as dicas no vídeo do YouTube do maquiador Fábio Giovanelli, que ensina desde a preparação da pele à execução da maquiagem perfeita para disfarçar o rosto e os olhos gordinhos.
Saiba Mais: Dieta cetogênica: o que é e cardápio fácil para emagrecer