Um mito comum é que você só conseguirá empreender depois de uma certa idade. Todavia, isso não é verdade. É nesse contexto, que alguns exemplos de jovens empreendedores brasileiros estão criando seus negócios.
Adolescência é a época perfeita para experimentar coisas novas, afinal você está aprendendo sobre o mundo ainda. Com a internet, é possível notar um número grande de adolescentes criando diferentes formas para se destacar.
Mas o que é empreendedorismo na adolescência? Abaixo você verá alguns adolescentes e jovens adultos falando sobre suas experiências e dando dicas de empreendedorismo para jovens.
Empreendedorismo na adolescência: 5 exemplos para se inspirar
1. Empreendedora aos 14 anos
A história de Stephanie Maria mostra como dá para empreender mesmo com uma rotina agitada. Isso porque, ela criou uma loja virtual Whim Store mesmo com vários afazeres diários. Depois de dois meses, ela até mesmo tinha pessoas perguntando como começar a empreender.
Tudo começou quando estava no oitavo ano. Segundo a menina, ela precisava de dinheiro e não se qualificava para o jovem aprendiz. Então, após pensar bastante, a garota decidiu vender bolos.
Foi a partir dessa ideia que gradualmente a garota começou a ver outras formas de empreender. Depois dos bolos, ela também vendeu brigadeiro, rifas para uma cesta de chocolates e foi com o dinheiro da rifa que ela teve a ideia de abrir uma loja.
No começo, a garota não tinha planejado nada. Ela simplesmente criou uma loja no Instagram, comprou umas roupas no atacado e começou a divulgar para os amigos. A partir disso, pedia as pessoas para que também divulgassem a loja para os conhecidos.
Um ponto interessante sobre a jornada de Esther foi a visão que ela teve desde o início. Desde cedo, ela percebeu a importância de pedir feedbacks aos seus clientes e saber o que fazer com o excedente dos seus produtos.
Saiba mais: O que é feedback e 10 dicas para um feedback construtivo
Segundo Stephanie, o fato de você não ter tempo não é empecilho para empreender. A dica que ela dá é: não ligue para o que as outras pessoas possam dizer e não tenham medo de arriscar em busca dos seus objetivos.
2. O dia a dia de um adolescente empreendedor
Atualmente, muitas pessoas veem o empreendedorismo como algo magico onde apenas basta criar um negócio e pronto. Todavia, Alison de Freitas mostra que não é apenas isso. Você também precisa lutar no dia-a-dia para fazer o seu negócio prosperar.
Alison, tem apenas 15 anos e já é dono de uma loja de consertos e venda de capinhas de celulares. No seu canal, o garoto compartilha tudo que sabe sobre empreendedorismo, na prática. O interessante é que ele mostra desde o dia-a-dia, até mesmo como montar uma loja na prática. Em vez de tentar falar sobre a teoria, o menino está preocupado com as ações rotineiras.
Além disso, Alisson também explica como ele monta a loja e como compra os produtos, mostra a importância de comprar mais barato e não hesita em importar produtos, se houver necessidade.
3. A dona de dois negócios aos 17 anos
A primeira coisa que Thayná Caetano fala é sobre acreditar nas suas ideias. Nesse sentido, ela diz que se você não acredita na sua visão, não haverá pessoa que conseguirá comprar a sua ideia. Thayná sempre acreditou que não podia depender de ninguém, muito menos dos seus pais. Além disso, ela cresceu vendo a mãe trabalhando bastante. Isso tudo serviu de inspiração para que ela corresse atrás dos próprios sonhos.
Outro diferencial é que ela nunca quis ter chefe, mas sim ser a própria chefe. Nesse contexto, e olhando a sua mãe empreender, foi que ela finalmente decidiu abrir seu próprio negócio. Tudo começou quando sua mãe começou a vender doces na faculdade. Então, a menina decidiu revender os produtos da mãe. Ela pagava a mãe e ficava com o lucro das vendas. Ali, aprendeu a não se prender ao dinheiro, mas também a não ser mão aberta.
No entanto, foi apenas quando ela buscou o Instituto Manda Ver é que começou a de fato conseguir a sua própria renda. Ela ganhou 100 reais do instituto e, com esse dinheiro, comprou produtos no mercado e criou produtos próprios para cuidados com o cabelo.
Saiba mais: 8 tipos de empreendedorismo que você precisa conhecer
Com isso, ela acabou triplicando o dinheiro que recebeu do Instituto. É nesse contexto que Thayná lembra as pessoas da importância de viver o agora e ser proativa. Para a garota, é possível começar do zero e existem milhões de maneiras para isso.
Ela lembra que o fato de você começar em um negócio, não quer dizer que você precisa ficar eternamente com o mesmo empreendimento. Dessa forma, o segredo é ser criativo e estar sempre se reinventando e buscando se aperfeiçoar. Contudo, devido à pandemia sua mãe estava com problemas financeiros. Então, a garota decidiu investir o dinheiro que ganhara em outro empreendimento. Assim, com a mãe, começou uma venda de cone sabor pizza.
Thayná quer ensinar as pessoas que existe uma diferença entre gastar o seu dinheiro e investir o seu dinheiro. Logo, antes de comprar algo, você precisa saber essa diferença, porque ela será importante para a mentalidade empreendedora.
4. Abrindo uma loja aos 15 anos
Sendo mais um exemplo de empreendedorismo jovem, Cibelle Florentino sempre gostou de empreender e sempre vendia algum produto. Contudo, apesar da paixão, ela focou nisso como uma ideia de negócio.
Desde que trocou de colégio, ela começou a ter dificuldades na venda de brigadeiros devido ao tempo. Foi então que Cibelle viu a quantidade de pessoas abrindo lojas virtuais e aquilo a inspirou para fazer o mesmo.
Foi aí que ela decidiu investir em maquiagem. Para sua surpresa, no primeiro dia ela já conseguiu 200 seguidores. Aquilo foi a motivação para que ela continuasse a empreender. O conselho de Cibelle é investir em coisas que gosta. Segundo ela, você precisa ter uma simpatia pelo produto para que assim consiga vender. Hoje, a garota acredita que pode melhorar ainda mais o seu empreendimento e transformá-lo em algo bem mais sustentável.
5. Milionária aos 14 anos
Talvez o caso de Isabela impressione muitas pessoas, ainda mais quando a garota já comprava as próprias roupas com 12 anos. Contudo, Isabela é um exemplo de empreendedores que foram bem-sucedidos no mundo com ideias simples e de baixo custo.
Segundo Isabela, ela sempre possuiu uma mentalidade empreendedora e seus pais a estimulavam para isso. Com 10 anos, a garota já percebeu o quanto as outras amigas se interessavam por moda. Foi nesse contexto que ela percebeu que não havia roupas interessantes para a idade dela. Então, Isabela decidiu pedir a uma costureira para que a ajudasse na criação das próprias roupas.
Foi nesse contexto que ela acabou vendo uma oportunidade.
Saiba mais: Profissões do Futuro: 7 cursos para se preparar
Isso porque, suas amigas sempre se interessavam suas roupas. Então, vendo o interesse e a oportunidade, decidiu fazer uma coleção de roupas para vender. Com ajuda da sua mãe, Isabela conseguiu vender todas as peças de roupa.
Nessa etapa, ela lembra a importância de testar o público. Primeiro começou com coleções pequenas. Vendo o resultado positivo, ela começou o processo de criar a marca de roupas própria. A ideia começou com algo pequeno e baixo custo. Nesse contexto, ela decidiu abrir um e-commerce devido a praticidade. Com 14 anos, ela finalmente tinha aberto o próprio site.
Nesse período, teve a ideia de customizar uma calça. Essa customização fez tanto sucesso que a menina ficou famosa devido à criação. Já no primeiro ano, ela conseguiu mais de um milhão de reais de faturamento.
De acordo com Isabela, a riqueza foi uma consequência. Contudo, ela acredita que com o trabalho e experiência, gradualmente todos podem construir um bom empreendimento. O ensinamento que ela quer passar é: sempre se aperfeiçoe.
Empreendedorismo na adolescência: lições
O ensinamento que precisa ficar com estes exemplos é que: mais do que buscar exemplos de empreendedorismo no dia a dia, você precisa colocar as suas ideias em prática. Isso é, não ter medo de mostrar a sua criatividade e estar sempre se reinventando.
A partir desses exemplos, é possível perceber que não existe limites para empreender.
Dessa forma, as lições que esses empreendedores jovens querem ensinar é: tenha criatividade, não se importe com o que as pessoas pensam, tenha consistência e batalhe pelos seus objetivos. Porque apenas dessa forma, você finalmente conseguirá empreender.
Saiba mais: Empreendedorismo Digital: Ideias para criar seu próprio negócio online
Saiba mais: 7 histórias de empreendedores para te inspirar
Saiba mais: Plano de negócios: o que é e 9 tópicos para criar o seu