Nos últimos tempos cada vez mais pessoas buscam empreender e ter o seu próprio negócio. Mas você sabia que existe mais de um tipo de empreendedorismo? Neste post você vai encontrar 8 tipos de empreendedorismo para te inspirar a empreender de um jeito diferente.
Antes de falar sobre empreendedorismo e seus tipos, é preciso refletir sobre o que é empreender. Segundo as definições formais, empreender é o ato de resolver os problemas gerando algum impacto desde social ou até econômico.
Empreender quer dizer questionar a sua realidade e criar formas para melhorar o ambiente ao seu redor. Contudo, não existe apenas uma maneira de empreender. E é por isso que abaixo será mostrado pelo menos 8 tipos de empreendedorismo mais comuns.
Saiba Mais: Livros de Empreendedorismo: 17 livros para todo empreendedor
Os 8 tipos de empreendedorismo
Tipos de empreendedorismo: o microempreendedor individual
Esse é o empreendedorismo mais comum e também o mais conhecido. É aquele que você cria o seu próprio negócio. Geralmente aqueles que estão nessa categoria passam a maior parte do tempo trabalhando como empreendedor individual.
É quando você é o seu negócio. Há também formas de você se cadastrar no MEI ou no EI, que te darão alguns benefícios para começar o seu próprio empreendimento.
A modalidade também é ótima para quem quer empreender sem ainda ter experiência.
Saiba Mais: Ideias de Negócios: 9 opções para você começar a empreender em 2021
Tipos de empreendedorismo: o empreendedor franqueado
Um estilo de empreendedorismo bastante comum é o franqueado. A razão é que atualmente existem muitas pequenas e médias empresas famosas que possuem franquias. Aqui, o empreendedor compra uma franquia do dono das redes os direitos de uso da marca.
Nessa categoria, você não vai criar um modelo do zero, mas sim vender usando o nome de uma marca conhecida. Exemplos comuns são a rede McDonalds, CVC, Renner e muitas outras.
O interessante das franquias é que a depender da sua franquia e a localização que está, você consegue altos retornos em um curto espaço de tempo. Contudo, a franquia dependerá do quanto de capital você tem para investir.
Tipos de empreendedorismo: o empreendedor informal
Se engana quem pensa que para empreender você precisa necessariamente de uma legislação formal. Em muitos casos, você não precisará de um vínculo empregatício para empreender, o que é o caso dos motoristas de aplicativos, por exemplo.
A vantagem do empreendedorismo informal é que não se paga imposto sobre a atividade. Além disso, também podem escolher o seu próprio horário e ter uma remuneração instável.
Todavia, é importante lembrar que devido à falta de formalidade, o trabalhador não possui nenhum direito e está totalmente dependente do sustento informal.
Tipos de empreendedorismo: o empreendedor corporativo
O conceito de intraempreendedorismo ainda não é muito conhecido no Brasil, contudo é uma ótima opção para quem quer empreender e não assumir tantos riscos. Aqui, você empreende na empresa onde está trabalhando.
No empreendedorismo corporativo, o empreendedor irá inovar na empresa, sempre com uma visão de liderança e responsabilidade. Muitas empresas possuem projetos que incentivam o empreendedorismo corporativo, como o Google, por exemplo.
Tipos de empreendedorismo: o empreendedor social
Para muitas pessoas empreender significa mudar a vida das pessoas ao redor, mas que não necessariamente ter um fim lucrativo. É nesse contexto que o empreendedorismo social se destaca.
O mais interessante sobre essa categoria é que existem diversos tipos de empreendedorismo social. Você pode empreender desde criando ou administrando uma ONG até mesmo um projeto de inclusão social em uma empresa.
Muitas pessoas acabam se descobrindo empreendedoras através do empreendedorismo social. A ideia é que você consiga inovar com o objetivo de promover o bem comum e como bônus você ainda ganha experiência no processo.
Saiba Mais: Empreendedorismo social: o que é e 3 exemplos de projetos
Tipos de empreendedorismo: o empreendedor cooperado
Outra forma de empreender e que poucos conhecem é o empreendedorismo cooperado. Nessa categoria, você vai se associar a outras pessoas com o mesmo interesse e criam juntas um negócio.
A ideia é reunir a contribuição mensal de cada um dos indivíduos. No que lhe concerne, esse dinheiro é repassado para aqueles que estarão no dia-a-dia do negócio. Um exemplo desse empreendimento são as cooperativas agrícolas.
Em outras palavras, a ideia é que você deposite um dinheiro mensalmente e as cooperativas usem esse dinheiro para ampliar a sua capacidade produtiva. Além disso, elas também podem usar esse dinheiro para capacitar e ajudar aqueles que estão na cooperativa.
Tipos de empreendedorismo: o empreendedor digital
Com cada vez mais pessoas acessando a internet, o número de pessoas criando formas de ganhar dinheiro pelas redes sociais também aumentou. E é dessa forma que o empreendedorismo digital nasce.
A ideia é simplesmente criar um negócio que seja voltado para o público online. Nesse contexto, você cria um produto ou serviço e o disponibilizaria na internet. Pode ser desde criar uma loja online ou até mesmo um canal no Youtube.
Uma das maiores vantagens de empreender digitalmente é que não existem limites para a imaginação. No empreendedorismo digital, você encontra milhões de maneiras diferentes e até pode empreender ensinando as pessoas a empreender.
Tipos de empreendedorismo: o empreendedor público
Se engana quem pensa que não se pode empreender no setor público. A verdade é que existem varias instituições públicas que te permitem empreender.
Nesse sentido, a ideia é buscar instituições que se relacionem a inovação ou que te permitam inovar, caso da FIOCRUZ, por exemplo. Contudo, também é possível empreender em lugares como os Correios, por exemplo.
Dessa forma, o mais importante é que você busque instituições públicas que permitam meios para inovar. Em lugares que trabalhem com a ciência e tecnologia, você verá muitas opções bem interessantes para empreender.
Os 8 tipos de empreendedorismo e qual é o melhor empreendedorismo para você?
Existem muitas formas de empreender e você não precisa ficar focado em apenas um mercado. É comum as pessoas usarem diferentes tipos de empreendedorismo em um mesmo empreendimento.
Outro ponto é que você precisa conhecer o seu perfil. Talvez, você não se identifique com um empreendedorismo específico, mas veja que outro já é mais do seu gosto. Os tipos de empreendedorismo do Sebrae, por exemplo, podem te ajudar na sua pesquisa.
Dessa forma, você vai perceber que empreender não é apenas para algumas pessoas. Lembre-se: tudo tem um começo e empreender é mais um deles.
Continue no blog
Saiba Mais: Empreendedorismo digital: ideias para criar seu próprio negócio online
Saiba Mais: Empreendedorismo verde: Quais suas características?
Saiba Mais: 7 histórias de empreendedores para te inspirar