Com a crise econômica, cresceu o número de pessoas querendo ter seu próprio negócio. Contudo, poucas são as pessoas que de fato tiram as ideias do papel. Nesse sentido, esse post tem o objetivo de contar 7 histórias de empreendedores para te inspirar a realizar de vez o seu sonho.
Mas antes de tudo, o que diferencia um sonho de metas? A resposta mais simples para isso seria a capacidade que você tem em transformar esse sonho em realidade. Ou seja, as ferramentas que você usa para tirar o sonho do papel.
No entanto, é muito comum do ser humano colocar empecilhos para esses sonhos. Todavia, existe mesmo empecilhos? Essa matéria separou 7 historias da Razões Para Acreditar, para te mostrar que não existem empecilhos.
Saiba mais: Empreendedorismo feminino: nichos lucrativos para empreender no digital
7 histórias de empreendedores para te inspirar
A professora que melhorou as notas dos alunos com empreendedorismo
Tudo começou quando Karen Juliana de Souza Gorri notou o baixo desempenho dos seus alunos em matemática. Pensando em uma forma de ajuda-los, ela criou o projeto “Pequenos Empreendedores”. Graças a essa iniciativa, a professora conseguiu diminuir significativamente o número de alunos com notas baixas em matemática.
O sucesso da empreitada foi tão grande que o projeto foi um dos finalistas do prêmio “EDUCAB Profª Terezinha Togni: Boas Práticas na Educação”. Já a iniciativa pretende colocar situações do cotidiano para serem resolvidas pelos alunos. Com isso, essas crianças conseguem aprender matemática, na prática, e não apenas através de números aleatórios.
O objetivo de Karen é simples, ela busca ensinar o valor do dinheiro e como é difícil ganha-lo. De fato, foi graças a esses ensinamentos que as crianças não só melhoraram em matemática, como também conseguiram um passeio para a “Kid Zania”. Essa, é uma área de Cidades Educativas onde as crianças experimentam diversas profissões.
O jovem que se reinventou na crise
Um dos maiores problemas que essa pandemia trouxe foi o desemprego e a falta de oportunidades. Atualmente, o número de pessoas fechando seus negócios ou perdendo o emprego cresce em uma velocidade assustadora. Contudo, mesmo depois disso tudo, ainda existem pessoas que acreditam em dias melhores. Esse é o caso de Junior de Oliveira Medeiros, o Smith dos Panos.
Desde que o COVID começou, as vendas com pano de chão caíram drasticamente para Junior, que viu seu sonho de empreender ameaçado. Decidido a não deixar que a crise atrapalhe seus sonhos, Junior decidiu inovar e agora vende frutas. Para o mesmo, desistir não é uma opção e os seus sonhos são maiores que as adversidades.
É por esse motivo que Junior continua inovando. Segundo ele, a venda de frutas focará nas pessoas que não podem sair de casa ou que são de alto risco. A ideia é ir andando com o carrinho de frutas pelo bairro do Jardim Catarina vendendo as frutas. Assim, mais pessoas conseguirão ter acesso ao produto.
O pesadelo que virou sonho
A maior lição que a vida pode dar ao ser humano é: nada é constante, tudo pode mudar para o bem ou para mal. Beatriz e Waltinho são grandes exemplos de que não importa o quanto a vida está difícil, é possível sim, muda-la para melhor.
Ex-dependentes químicos, Beatriz e Waltinho sabiam que as coisas mudariam depois que Beatriz ficou gravida. Ambos tinham consciência que uma vez com filho, a responsabilidade aumentaria e as drogas já não eram uma opção. Pensando nisso, decidiram se focar naquilo que garantia o futuro do seu futuro filho: o trabalho.
Nesse sentido, começaram a alugar artigos para a festa, contudo devido à pandemia, eles tiveram que repensar o modelo de negócios. Foi assim que inauguraram a Serve Festas. E a mensagem que ambos passam para os empreendedores é: não desistam dos seus sonhos.
A empreendedora que transformou uma frustração em um empreendimento.
Passar em um concurso publico sempre foi o sonho de Débora Urizzi, contudo o sonho dela teve que ser revisto quando o órgão esqueceu de avisa-la da vaga pela qual passara. Após a frustração de quase ter realizado um sonho, a mesma decidiu usar essa frustração para criar um empreendimento.
Foi nesse contexto que Débora acabou criando a startup Convocações Online. O objetivo da plataforma é informar aos concurseiros como anda o processo do concurso que os mesmos estão prestando. Nesse sentido, a pessoa irá colocar as informações sobre o concurso e a plataforma irá informar em tempo real as principais atualizações do concurso.
Com essa startup, Débora solucionou um grande problema dos concurseiros. Isso porque grande parte dos concurseiros acaba perdendo a vaga já que não conseguem acompanhar as publicações no diário oficial. Com isso, a mesma consegue evitar que outras pessoas caiam no mesmo erro que ela.
A menina que colocou seus conhecimentos em prática
Fernanda Colaço era uma jovem comum quando de uma hora para outra viu sua vida mudar quando seus pais perderam a principal fonte de renda deles. Querendo ajudar a família, a garota decidiu aplicar seus conhecimentos e fundar uma empresa.
A ideia surgiu depois que a menina fez um curso de empreendedorismo ainda na escola. Na época a garota buscava usar os ensinamentos que aprendeu no curso para fundar uma fábrica de chinelos estampados. Essa ideia simples, somada a criatividade e ao que a garota aprendeu no curso, fez com que a empresa fosse sucesso.
No final, Fernanda conseguiu pagar a faculdade, o MBA e ainda deu condições para que seus pais pudessem se reerguer novamente. Nesse contexto, a maior lição que a menina pode ensinar sobre empreendedorismo é: tenha proatividade e tire suas ideias do papel.
Saiba mais: Ideias de Negócios: 9 opções para você começar a empreender este ano
O menino que queria ser veterinário
Uma falácia sobre empreendedorismo é a questão da idade. É muito comum associar o empreendedorismo a maturidade. Todavia, apesar de experiência contar em muitos casos, a verdade é que isso não será sempre uma máxima. E Jonathan Oziel é a prova disso.
O menino sempre teve o sonho de se tornar veterinário. Devido a esse sonho, com sete anos, o garoto decidiu abrir um Pet Shop para juntar dinheiro para a faculdade de veterinária. Com uma pequena ajuda da sua mãe, Jonathan criou uma página no Facebook para divulgar os seus serviços.
Para não prejudicar a família ou os estudos, o menino apenas atende aos domingos. No entanto, essa simples atitude consegue ajuda-lo a ficar cada dia mais perto do sonho de entrar para a faculdade de veterinária.
O homem que nasceu de novo.
O grande desafio do empreendedorismo é criar ideias que sejam sustentáveis, mas que também proporcionem o bem comum. Esse, no entanto, não foi um problema para Fábio Procópio, que após ser diagnosticado com Síndrome de Asperger decidiu criar a Gooders e recompensar aqueles que praticam o bem.
A Gooders, no que lhe concerne, é uma plataforma criada com o intuito de estimular as doações e o voluntariado. O objetivo é simples, as pessoas participam de ações sociais e ganham como recompensa os “gooders” que podem ser trocados por produtos de marcas parceiras.
Dessa forma, Fábio encontrou uma forma com que todas as partes pudessem ganhar algo através de uma boa ação. Embora a ideia pareça ser contraditória a princípio, ainda sim, segundo Fábio, o objetivo principal é que as pessoas queiram fazer uma boa ação. Uma curiosidade é que a plataforma também oferece programas educacionais com o objetivo de capacitar as pessoas no empreendedorismo social.
Conclusão: 7 histórias de empreendedores para te inspirar
Existem muitas outras histórias que podem te inspirar a empreender. No entanto, mais do que ler sobre essas histórias é compreender o que essas pessoas tinham em comum.
Todas essas pessoas eram e são exemplos de seres humanos que não tem medo de falhar e que acreditavam no poder da atitude. Logo, se você tem o sonho de empreender, anote suas ideias no papel e comece a criar metas para tira-las do papel.
Saiba que problemas podem surgir no meio do caminho e que nem tudo é fácil, mas a diferença está na sua atitude. Porque somente com proatividade, você descobrirá que os seus empecilhos não são realmente problema
Continue no blog