Ao contrário do que possa parecer e do que muitos pensam, o miado de gato não é somente um e existem vários tipos que você pode diferenciar e, dependendo da situação, até traduzir o que seu gato quer ou diz. Os felinos possuem uma facilidade na hora de emitir uma grande variedade de sons para se comunicar com outros animais e também com seus tutores.
Se você é um dono de gato e ficou curioso e interessado em aprender mais sobre o miado de gato e assim melhorar a sua relação com seu pet, então esse texto é justamente para você. Buscando a melhor forma para te ajudar, neste post trouxemos os significados dos miados mais comuns dos gatos, além de falarmos um pouco sobre os outros sons que os felinos também fazem.
Saiba Mais: As 50 melhores fotos de gatos fofos para derreter seu coração
Os gatos nem sempre miaram
Antes de falarmos sobre os principais tipos de miado de gato, é importante ressaltar que esses animais nem sempre miaram. Quando falamos da evolução dos felinos ao longo da história, é possível concluir que o miado foi um som desenvolvido por eles para conseguir se comunicar com os humanos, seres com os quais possuíam e ainda possuem relação próxima.
Já para se comunicar com outros animais ou entre si quando estão na natureza, os gatos utilizam outros sons e também a linguagem corporal. É justamente devido a isso que existem formas de você traduzir o que seu gato quer com base no miado que ele emite, afinal esse foi um som criado por eles justamente para falar com os humanos.
Contudo, os felinos conseguem vocalizar até 100 sons diferentes e cada um pode significar uma coisa. Assim não é de se estranhar que muitos não fazem ideia do que seu bichinho pode estar querendo dizer. Devido a grande quantidade de sons que os gatos podem emitir, neste post vamos falar somente dos principais tipos de miado de gato e dos outros sons principais que os felinos emitem.
Saiba Mais: 15 curiosidades sobre gatos que você não vai acreditar
Os significados e os tipos de miado de gato
Para saber diferenciar os miados do seu gato, é preciso levar em conta o tom, volume e a quantidade de vezes que ele emite o mesmo som. Ou seja, é possível haver uma grande quantidade de significados para o que ele está querendo dizer. Então veja os principais tipos de miado de gato a seguir.
1. Miado de gato em volume baixo
O primeiro som que vamos falar e que os gatos podem emitir para os humanos é o miado de gato em volume baixo. Ou seja, esse é um miados mais “fino”, bem baixo e curto, em um tom bem agudo. Esse tipo de miado, na maioria dos casos, está relacionado ao sentimento de felicidade do felino. Normalmente, esses sons podem ser emitidos quando ele está perto do tutor ou quando o mesmo chega em casa, por exemplo.
Saiba mais: Penteado infantil simples para escola
Esse miado dos gatos pode ser denominado como gorjeio ou trilo, uma forma de transmitir afeto e carinho para o humano. Como dito, pode também ser uma forma de dar as boas vindas quando o tutor chega de algum lugar ou quando ele está feliz com o carinho recebido, por exemplo.
Da mesma forma, o miado ainda pode ser baixo, porém mais longo, nesse caso o gato pode estar pedindo por algo, como água, comida ou que você limpe a caixinha de areia. Para saber o que ele está dizendo nesse caso, é importante analisar não só o som, mas também a linguagem corporal do animal.
Saiba Mais: Como fazer brinquedos para gatos? As 10 melhores ideias para copiar
2. Gato miando alto
O segundo tipo de miado de gato que você pode se deparar é o miado alto, mais intenso do que o anterior. Nesse caso, o gato pode estar tentando falar um monte de coisa. Um dos significados mais comuns é o pedido por atenção. Normalmente, esse miado acontece quando o gato está com algum problema e precisa do auxílio do tutor, que não está prestando atenção. Então ele mia dessa forma para chamar a atenção.
Caso ele faça isso andando pela casa e não somente em um lugar, ele pode estar dizendo que está frustrado com algo ou que deseja sair de casa. Com o tempo, o tutor aprende a interpretar o que o felino quer. No começo é completamente normal não saber o que o gatinho está dizendo.
Outro tipo de miado é aquele que parece um som de lamentação, arrastado e grave, nesse caso, é o som emitido para o acasalamento. As fêmeas que estão no cio emitem esse som frequentemente para que os outros felinos próximos saibam que ela está no cio e fértil. Já os machos emitem esse som para informar as fêmeas que estão próximos delas, prontos para acasalar.
Existe ainda um outro tipo de miado bastante semelhante: alto, longo e repetitivo, indicado assim que o gato pode estar irritado com algo, o chamado grunhido. Esse miado também pode ser entendido como uma ameaça, a linguagem corporal do gato também muda para uma de incômodo, com pêlos eriçados e as orelhas para trás.
Saiba Mais: Menor cachorro do mundo: conheça os recordistas
3. Outros sons que os gatos fazem: bufada, ronronar e murmúrio
Como dito antes, os gatos podem emitir diversos ruídos e vocalização. Então, além do miado de gato, o felino pode ter outras formas de emitir sons para expressar o que quer ou o que sente. Entre os outros sons, alguns podem significar alegria, alerta ou prazer, por exemplo, e pode ser importante saber identificar cada um.
O primeiro que vamos falar é o ronronar, um barulho bastante baixo e que lembra uma vibração. Esse som acontece com a passagem de ar pela laringe do gato, que se contrai e se dilata. O ronronar pode ser um indício de prazer intenso do felino quando está em uma situação positiva, um sinal de que ele está feliz e totalmente relaxado.
Mas o ronronar também pode ter um significado totalmente oposto, indicando que o felino está incomodado com algo ou sentindo alguma dor. Assim, quando ele emitir esse som, fique atento para interpretar a situação corretamente e saber se ele está feliz, precisando de ajuda ou alguma coisa.
Outro som que o gato pode emitir além do miado de gato é a bufada, que é bastante usada como uma forma de defesa do felino. Nesse ruído, o gato abre a boca e expele fortemente o ar, isso é um aviso para outros animais ou pessoas se afastarem, já que ele está fortemente incomodado.
O terceiro som que vamos falar é o murmúrio, que é uma mistura dos dois ruídos citados acima. O som normalmente é bastante baixo, mas acaba indicando o comportamento de satisfação e o agradecimento do felino, muito comum de ser feito quando ele está comendo após estar com fome, por exemplo.
Saiba Mais: 400 ideias incríveis de nome para cachorro e cachorra