Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

O que Steve Jobs pode te ensinar sobre como fazer um bom currículo?

Como fazer um bom currículo? Para a resposta dessa pergunta, Steve Jobs tem mais a ensinar do que você imagina. Confira tudo aqui.
Summary

Gênio, visionário, inovador, criador de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, Steve Jobs continua sendo uma referência positiva mesmo depois de mais de uma década do seu falecimento. Perante essas características, todos podem aprender lições preciosas com ele, por exemplo, como fazer um bom currículo.

Aliás, você que ainda não tem um currículo extenso, com diversos cursos, calma! Especialmente para os mais novos, que estão com um turbilhão de pensamentos e preocupações em relação ao futuro, ao observar a trajetória de Steve Jobs é possível notar que ele começou por baixo até atingir o topo.

Saiba Mais: Senac cursos gratuitos: Como se inscrever e melhorar seu currículo

Currículo de Steve Jobs aos 18 anos

Para uma pessoa que mudou o mundo da tecnologia, Steve Jobs não demonstrava sinais de que era um prodígio em 1973, aos 18 anos de idade. Na época, ele tinha desistido da faculdade, mas elaborava projetos de tecnologia com o amigo Steve Wozniak. A Apple ainda não tinha nascido, então ele precisava de uma fonte de renda financeira para se manter.

Aos 18 anos, Steve Jobs se candidatou a um emprego, não se sabe exatamente para qual vaga e décadas depois o formulário que ele preencheu foi colocado na internet. Esse formulário tinha as seguintes informações:

  • Posição desejada: –
  • Data de nascimento: 24 de fevereiro de 1955
  • Nome: Steven Jobs
  • Endereço: Reed College
  • Telefone: nenhum
  • Curso: Literatura inglesa
  • Ano: –
  • Empregos anteriores: –
  • Carteira de motorista: sim
  • Acesso a transporte? Possivelmente, mas improvável
  • Habilidades: computador: sim – calculadora: sim  (design, tecnologia)
  • Habilidades especiais: eletrônicos, tecnologia ou design de engenharia. Digital. Hewlett-Pachard.

As informações não são bem detalhadas e não é de conhecimento público se ele conquistou a vaga ou não. De todo modo, no ano seguinte Steve Jobs viajou para a Índia por sete meses na procura de iluminação espiritual. Ao voltar para os Estados Unidos, começou a projetar placas de circuito para o Atari.

Logo após surgiu o Apple I, Apple II, o Mac e, gradativamente, surgiram os outros Macs, iPhone, iPad e a empresa se tornou o que é hoje.

Saiba Mais: Currículo Menor Aprendiz: três exemplos para quem nunca trabalhou

Como fazer um bom currículo: o que Steve Jobs tem a ensinar para os jovens?

Grande parte dos jovens enfrentam grandes embates internos ao ter que escolher a carreira profissional, faculdade ou até mesmo em relação a qual empresa estagiar. Independentemente das batalhas, é necessário ter foco e correr atrás das suas metas e ter em mente que o progresso não acontece da noite para o dia.

Dessa maneira, Steve Jobs teve o seu primeiro feito reconhecido aproximadamente após dez anos do seu clique laboral decisivo. Use a história dele como inspiração, trilhe o seu próprio caminho, até porque o mundo hoje é outro em relação a juventude dele.

Hoje em dia, com a idade que Jobs começou, muitos estudantes já estão dentro das corporações através de estágios, o que ajuda a desenvolver as habilidades e contribui no ganho do seu espaço.

E se você não conseguiu a vaga que queria, não desanime, a vida está cheia de “nãos”, mas você jamais pode deixar isso te abalar. Como se pode notar, o fundador da Apple é um ótimo exemplo disso, pois sempre é possível dar a volta por cima dedicando tempo, se aperfeiçoando e acreditando em si mesmo.

Saiba Mais: Currículo para estágio: quatro modelos e dicas para criar o seu

Ensinamentos de Steve Jobs para ser um bom líder

Steve Jobs conseguiu guiar os colaboradores da Apple por um caminho tão pavimentado de êxito que a empresa é uma das mais valiosas do mundo. Dessa forma, confira, a seguir, alguns ensinamentos que pode-se tirar das características dele e, por consequência, como fazer um bom currículo.

Mais do que fazer, é saber o que não pode fazer

Um dos momentos mais importantes da vida de Steve Jobs foi a sua volta à Apple em 1997, quando a empresa estava quase para falir, produzindo produtos que não agregavam valores para seus consumidores. Nessa hora, Jobs notou que era mais relevante estabelecer o que não deveria ser feito para só então prestar atenção no que deveria efetivamente ser feito.

Dessa maneira, tire da sua lista de atividades tudo que desvia o seu foco central. Essa é a melhor atitude em relação a liderança e motivação.

Saiba Mais: Currículo auxiliar administrativo: seis exemplos e modelos para usar

O que é genialidade?

É de conhecimento público que Steve Jobs não acreditava em genialidade. Para ele, qualquer pessoa poderia se tornar alguém grande realizando algo relevante. O que ocorre é que a maior parte dos indivíduos não sabem do que são capazes ou, simplesmente, não querem fazer nada.

Muitas invenções que hoje são essenciais para a sociedade não foram criadas por mentes geniais com Q.I. surreal. São ideias provenientes do trabalho de pessoas que entenderam uma necessidade e encontraram uma resposta para ela.

Mantenha sempre a mente aberta

Steve Jobs foi um visionário muito pela característica que estava sempre aberto a aprender mais e entender coisas novas. Ele pensava que no dia em que parasse de se esforçar para se aperfeiçoar ficaria  estagnado e perdido. Mantenha a sua vontade de aprender sempre ativa.

A qualidade tem que ser absoluta

Qual é o grande aspecto que diferencia os produtos da Apple? Mais do que o design bonito e a qualidade, o grande objetivo da empresa é a procura interminável pela perfeição. Somente ser bom não era suficiente para Steve Jobs.

Dessa maneira, pense que uma boa liderança e motivação também está em tirar o máximo de cada colaborador, com responsabilidade como um norte.

Dinheiro não é tudo

Steve Jobs pensava que não se deve mensurar o sucesso de um empreendimento somente pela questão financeira, mas também tem que ser levado em consideração a efetividade naquilo a que se propõe. Nesse sentido, ao entregar o melhor que pode para o seu público já estará no caminho para ser bem-sucedido no âmbito financeiro.

Saiba Mais: Fonte de currículo: as dez melhores para usar e se destacar

Não tenha medo de recomeçar

Steve Jobs, aos 30 anos, foi demitido da empresa que fundou. Depois de anos voltou, tirou a empresa da quase falência, revolucionou o setor de computadores e fez da Apple uma das marcas mais valiosas do mundo.

Ainda com tantas conquistas, Jobs sentia que poderia recomeçar do zero quantas vezes fossem necessárias. Sendo assim, esse é um dos maiores exemplos de liderança e motivação que se pode dar.

O que você faz te deixa satisfeito?

Steve Jobs tinha o costume de se perguntar o que tinha para fazer no dia era realmente o que gostaria de realizar. Quando notava que estava falando não por vezes seguidas, ele entendia que era necessário mudar alguma atividade.

Muitas pessoas permanecem anos insistindo numa carreira profissional que não lhes traz felicidade e nem retorno em termos de crescimento de habilidades e ganhos financeiros. Todo mundo devia se fazer a pergunta de Steve Jobs e buscar direcionar sua carreira e vida para o sucesso.

Seja você mesmo

Quem vive buscando o sonho de ser como outro indivíduo, por exemplo, se tem o desejo de ser o próximo Steve Jobs, é primordial que não faça isso. Os líderes bem-sucedidos são os que encontram a sua própria maneira de agir e, assim, se tornam exemplos para os outros, mas jamais carregam o desejo de copiar um outro líder.

Saiba Mais: Carta de apresentação para emprego: seis modelos para copiar e colar

Ame o que você produz

O amor pelo que fazia sempre foi um dos principais aspectos do fundador da Apple. Esse sentimento é essencial para ser um elemento motivador e foi utilizado por Jobs como principal fator no momento mais complicado da sua carreira, quando foi demitido da sua própria empresa.

Ele não se abalou e utilizou a paixão pela tecnologia para criar novamente e explorar novas possibilidades de seus produtos. Com isso, percebe-se que é preciso ter coragem de obedecer o seu coração e sua intuição. Eles, de alguma forma, já sabem o que você realmente deseja se tornar.

Monte o seu networking

Na época que a Apple ainda era uma empresa montada na garagem de sua casa, Jobs já entrava em contato com pessoas influentes do setor para tentar vender seus produtos. Mesmo quando alcançou o sucesso, ele valorizava manter os contatos.

Tenha foco

Dedicar atenção nos esforços e estabelecer um objetivo sempre foram aspectos presentes na personalidade do Steve Jobs. Isso pode ser visto ao notar que a Apple sempre concentrou seus produtos em um pequeno número de versões, mas sempre executando-os com grande excelência.

como fazer um bom currículo - 2Foto: Divulgação de Mateusz Dach no Pexels

Frases do Steve Jobs para você refletir

Ao longo da sua carreira Steve Jobs deu diversas declarações com frases icônicas. Confira as melhores para você refletir.

Saiba Mais: Objetivos profissionais: 61 ideias para colocar no currículo

Vamos inventar o amanhã, no lugar de se preocupar com o que aconteceu ontem.

Eu decidi desistir e confiar que tudo daria certo.

As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas.

Os executores são os principais pensadores. As pessoas que realmente criam coisas que mudam a indústria são pensadores e realizadores na mesma pessoa.

Quando você cresce, você tende a acreditar que o mundo é o que é, que sua vida é apenas viver dentro desse mundo e tentar não esmurrar muito as paredes. Mas essa é uma vida muito limitada, a vida pode ser muito mais. Assim que você descobre um simples fato, esse fato é que tudo ao seu redor, que você chama de vida foi inventado por pessoas que não são mais inteligentes que você, e que você pode mudar, influenciar tudo, pode construir suas próprias coisas que os outros poderão usar.

Seja criterioso com a qualidade. Algumas pessoas não estão acostumadas com um ambiente onde a excelência é esperada.

Contratamos pessoas que querem fazer as melhores coisas do mundo.

Minha coisa favorita na vida não custa dinheiro. É bastante claro que o recurso mais precioso que todos temos é o tempo

Não faz sentido olhar para trás e pensar: devia ter feito isso ou aquilo, devia ter estado lá. Isso não importa. Vamos inventar o amanhã, e parar de nos preocupar com o passado.

Sua responsabilidade é pela integridade do trabalho da equipe. Todos efetivamente tentam realizar o melhor trabalho possível.

Meu trabalho não é o de pegar leve com as pessoas. Meu trabalho é torná-las melhores.

Às vezes, quando você inova, comete erros. É melhor admiti-los rapidamente, e seguir em frente para melhorar suas outras inovações.

Inovação distingue um líder de um seguidor.

Design não é apenas o que parece e o que se sente. Design é como funciona.

Eu quero colocar uma marca no universo.

Esse tem sido um dos meus mantras – foco e simplicidade. Simples pode ser mais difícil de fazer do que complexo; você tem que trabalhar duro para clarear seu pensamento a fim de torná-lo simples.

Eu estou convencido de que metade do que separa os empreendedores bem-sucedidos dos não sucedidos é pura perseverança.

As pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa na qual você está concentrado. Significa dizer não para centenas de outras boas ideias que existem. Você precisa escolher com cuidado.

Não deixe o ruído das opiniões dos outros abafar a sua própria voz interior.

Às vezes, a vida vai te acertar um tijolo na cabeça. Não perca a fé. Eu estou convencido de que a única coisa que me fez seguir em frente era que eu amava o que fazia.

Ser demitido da Apple foi a melhor coisa que poderia ter acontecido comigo. O peso de ser bem sucedido foi substituído pela leveza de ser um iniciante novamente. Isso me libertou para entrar em um dos mais criativos períodos da minha vida.

O trabalho vai preencher uma grande parte da sua vida, e a única maneira de ficar completamente satisfeito é fazer o que você acredita ser um bom trabalho. E a única forma de fazer um bom trabalho é amar aquilo que você faz. Se você ainda não descobriu o que é, continue procurando. Não se acomode. Da mesma forma que acontece com as coisas do coração, você vai saber quando encontrar.

Você não pode simplesmente perguntar aos consumidores o que eles querem e daí tentar dar isso a eles. Assim que você conseguir construir isso, eles já vão querer algo novo.

Meu modelo de negócio são os Beatles. Eles eram quatro caras que conseguiam controlar as tendências negativas um do outro. Eles equilibravam um ao outro, e o total era maior do que a soma das partes. É como eu vejo os negócios: grandes coisas em termos de negócios nunca são feitas por uma pessoa. São feitas por uma equipe de pessoas.

Você não pode juntar dois pontos olhando para frente; você só consegue conectá-los olhando para trás. Então você precisa confiar que os pontos, de alguma maneira, serão ligados. Você tem que confiar em algo – seu instinto, destino, vida, karma, o que for. Esta abordagem nunca me decepcionou, e fez toda a diferença na minha vida.

Eu sou a única pessoa que conheço que perdeu um quarto de US$ 1 bilhão em um ano… isso ajuda a construir seu caráter.

Quando você é um carpinteiro fazendo uma cômoda linda, você não vai colocar um sarrafo no fundo do móvel, mesmo que ele fique voltado para a parede e ninguém possa ver. Você sabe que está lá, então você vai usar um pedaço de madeira bonito no fundo. Você faz isso para dormir bem à noite. A estética e a qualidade têm de ser levadas até o último detalhe.

Se você ficar de olho apenas no lucro, você vai economizar no produto. Mas se você se concentrar em fazer produtos realmente bons, então o lucro virá a seguir.

Decidir o que não fazer é tão importante quando decidir o que fazer. Isso é verdadeiro para companhias e também para produtos.

Continue faminto. Continue tolo.

Você tem de agir. E você tem que estar disposto a fracassar… se você tem medo de fracassar, não irá muito longe.

Você pode encarar um erro como uma besteira a ser esquecida, ou como um resultado que aponta uma nova direção.

Os verdadeiros artistas criam coisas reais e que serão usadas.

Cada sonho que você deixa pra trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir.

Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira que eu conheço para evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder. Você está nu. Não há razão para não seguir seu coração.

Eu sempre aconselho as pessoas – não espere! Faça algo quando você é jovem, quando você não tem nada a perder, e tenha isso em mente.

É por isso que começamos a Apple, nós pensamos: não temos absolutamente nada a perder. Eu tinha 20 anos na época, Woz tinha 24-25 anos, então não temos nada a perder. Não temos famílias, nem filhos, nem casas. Woz tinha um carro velho. Eu tinha uma van da Volkswagen, quero dizer, tudo o que iríamos perder eram os nossos carros e as nossas camisas.

Eu não me importo em estar certo. Eu me importo com sucesso e fazer a coisa certa.

Uma maneira de lembrar quem você é é lembrar quem são seus heróis.

As pessoas que sabem do que estão falando não precisam do PowerPoint.

Nós estávamos realmente trabalhando de 14 a 18 horas por dia, sete dias por semana. Por assim dizer, dois anos, três anos. Essa foi a nossa vida. Mas nós amamos, éramos jovens e podíamos fazer isso.

É mais divertido ser um pirata do que se juntar à Marinha.

Seu tempo é limitado, então não percam tempo vivendo a vida de outro. Não sejam aprisionados pelo dogma – que é viver com os resultados do pensamento de outras pessoas. Não deixe o barulho da opinião dos outros abafar sua voz interior. E mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e sua intuição. Eles de alguma forma já sabem o que você realmente quer se tornar. Tudo o mais é secundário.

Se hoje fosse o último da sua vida, você faria o que faria hoje?

Se você faz algo muito bom, você deveria fazer outra coisa sensacional, não se gabar da primeira coisa por muito tempo.

Em última análise, tudo se resume a gosto. Tudo se resume a tentar se expor às melhores coisas que os seres humanos fizeram e, em seguida, tentar trazer essas coisas para o que você está fazendo. Picasso tinha um ditado: bons artistas copiam, grandes artistas roubam. E sempre fomos descarados ao roubar grandes ideias, e eu acho que parte do que tornou o Macintosh um sucesso era o fato das pessoas que trabalharam nele serem músicos, poetas, artistas, zoólogos e historiadores que também passaram a ser alguns dos melhores cientistas da computação do mundo.

Quando eu tinha 17 anos, li uma frase que era algo parecido com isso: ‘Se você viver cada dia como se fosse o último, um dia você certamente estará certo’. Ela me causou uma grande impressão e, desde então, nos últimos 33 anos eu tenho olhado para o espelho todas as manhãs e me perguntado: ‘Se hoje fosse o último dia da minha vida, eu realmente iria querer fazer o que estou a ponto de fazer hoje?’. E sempre que a resposta fosse ‘não’ durante muitos dias consecutivos, eu sabia que precisava mudar alguma coisa.

Ninguém quer morrer. Mesmo as pessoas que querem ir para o céu não querem morrer para chegar lá. E ainda assim a morte é o destino que todos nós compartilhamos. Ninguém jamais escapou dela. E é assim que deve ser, porque a morte é provavelmente a melhor invenção da vida. É o agente de mudança da vida. Ela limpa o velho e abre caminho para o novo.

Detalhes importam, vale a pena esperar e fazê-los direito.

Quando criança, eu sempre pensei que fosse de humanas. Até que eu li algo sobre um dos meus heróis, Edwin Land of Polaroid, dizendo sobre a importância das pessoas estarem entre ciências e humanas, desde então eu descobri o que queria fazer.

A única maneira de fazer um grande trabalho é amando o que se faz.

Qualidade é muito melhor que a quantidade. Um Home Run é muito melhor que dois duplos.

Ser o homem mais rico do cemitério não importa para mim. Ir para cama à noite, dizendo que fizemos algo maravilhoso. Isso que importa para mim.

Chegue o mais próximo dos seus consumidores. Tão próximo a ponto de dizer o que eles querem antes que descubram por si mesmos.

Se você não ama o que faz, irá falhar

Acreditar que os pontos vão se conectar dará a você a confiança necessária para seguir seu coração.

Eu não tinha ideia do que iria fazer da minha vida e não fazia ideia de como a faculdade iria me ajudar a descobrir. Então decidi desistir e confiar que tudo daria certo.

Eu contribuo com ideias, claro. Por que eu estaria lá se não contribuísse?

Nosso objetivo é fazer os melhores computadores do mundo.

Estou orgulhoso de muitas coisas que não fizemos, como as que fizemos. Inovar também é dizer não a milhares de coisas.

Em um contexto geral, o objetivo é buscar esclarecimento, independentemente de como você o define.

As coisas não precisam mudar o mundo para serem importantes.

Não temos a chance de anunciar recursos, benefícios, RAMs e gráficos. A única chance que temos é nos comunicar com sentimento.

Nós não fazemos pesquisa de mercado. Nós não contratamos consultores. Nós apenas queremos fazer ótimos produtos.

É raro ver um artista nos seus trinta ou quarenta anos capaz de contribuir com algo incrível.

Criatividade é só conectar coisas. Quando você pergunta a pessoas criativas como elas fizeram algo, elas geralmente se sentem um pouco culpadas porque elas não fizeram aquilo realmente, elas apenas viram alguma coisa.

[A inovação] surge quando você diz ‘não’ para mil coisas (…). Estamos sempre pensando em novos mercados em que podemos ingressar, mas é só ao dizer ‘não’ que você pode se concentrar nas coisas que são realmente importantes.

Estamos apostando na nossa visão. Preferimos fazer isso a fabricar produtos iguais aos outros. Vamos deixar outras empresas fazerem isso. Para nós, o objetivo é sempre o próximo sonho.

Ter filhos muda a maneira como vemos essas coisas. Nós nascemos, vivemos por um breve instante e morremos. Faz tempo que isso acontece. A tecnologia não está mudando muito isso – se é que está mudando.

Lembrar que estarei morto em breve é a ferramenta mais importante que já encontrei para me ajudar nas grandes escolhas da vida.

Você não pode apenas perguntar aos clientes o que eles querem e depois tentar dar isso a eles. Quando você terminar de construir, eles querem algo novo.

Meu sonho no mundo é que cada pessoa tenha seu próprio computador da Apple. Para isso, precisamos ser uma ótima empresa de marketing.

Quanto mais amplo for o entendimento sobre a experiência humana, melhor será o design.

Veja o design de muitos produtos, eles são realmente complicados. Nós tentamos fazer algo mais holístico e simples.

Não leve tudo muito a sério. Se você quer viver sua vida de maneira criativa, como artista, você não precisa olhar tanto para trás.

Acreditamos que os clientes são inteligentes e querem produtos que sejam bem pensados.

Sem a morte, haveria pouco progresso.

A vida continua e você aprende com isso.

Tenha coragem de seguir o que seu coração e sua intuição dizem. Eles já sabem o que você realmente deseja. Todo o resto é secundário.

Você quer passar o resto da sua vida vendendo água com açúcar ou quer uma chance de mudar o mundo?

Saiba Mais: Currículo primeiro emprego: seis modelos e dicas para se destacar

Lições para aprender a partir das frases de Steve Jobs

Steve Jobs era tão genial que somente com trechos dos seus discursos era possível tirar lições para vida. Para te ajudar a entender melhor algumas das suas ideias e para que você monte um bom currículo, veja, a seguir, algumas lições que ele ensinou.

Você não caminha sozinho

Steve Jobs ensina que você não pode fazer tudo sozinho, se realmente pretende fazer o seu negócio crescer. Você precisa de boas pessoas ao seu lado, de habilidosos, pessoas que possuem motivação e exale inspiração. Sendo um bom líder, você consegue fazer com que os outros sigam seus passos, trabalhem duro e alcancem suas metas.

E se você não tem essa característica de trabalhar em equipe, saiba que somente ao longo dos anos Steve Jobs foi se tornando um bom administrador de pessoas. As famosas desavenças com a equipe foram diminuindo.

Muito disso porque percebeu que precisa de pessoas com boas qualidades, que somente ele não era suficiente para produzir produtos inovadores para agradar os consumidores.

O fracasso pode acontecer

Uma das formas mais eficazes de você continuar evoluindo gradativamente é aprender com os próprios erros e não deixar que eles te joguem para baixo. Na caminhada profissional de qualquer pessoa há fracassos. É até normal, mas a diferença de alguém bem-sucedido e outro mal-sucedido é a maneira como eles encaram os erros.

Na vida de Steve Jobs, o evento em que ele foi demitido da Apple evidencia muito bem a boa forma de lidar com problemas profissionais. Em vez de reclamar, ele viu a situação como inspiração. Isso significa que, sem ter medo do fracasso, ele próprio assegurou que esse foi um dos períodos mais criativos de sua vida.

Ficar na média não é suficiente

Para atingir o seu potencial máximo, você não deve ficar na zona de conforto. Resultados que ultrapassam a média pede que arrisque em alguns momentos. Mas não significa que irá jogar tudo para o ar de uma hora para outra.

No caso de Steve Jobs, ao criar o iPhone, ele poderia causar certos problemas com até então o seu maior produto, o iPod. Foi um risco, mas sua decisão foi certeira, já que mais uma vez fez a Apple se destacar no mercado.

Aqui Jobs não deixou de seguir seu coração e intuição. Entretanto, ele também tinha noção que criou um novo produto para o mercado de smartphones, que estava emergente.

Saiba Mais: Currículo simples: as seis melhores dicas para criar o seu

Evolua constantemente

Nenhuma experiência conquistada pode ser vista como inútil. Você pode ter um grande espírito de motivação para aprender, mas pode acontecer de não ter a experiência exigida para entrar no mercado de trabalho. Nessa situação, um auxílio ou orientação pode ser o que falta para passar ao próximo nível. No caso de Jobs, antes de criar a Apple usou muito do seu tempo de trabalho na HP e na Atari.

Além da área profissional, Jobs também falou que sua ida para a índia ampliou o seu campo de visão. Ele estava em um ambiente totalmente diferente do que estava acostumado, o que permitiu expandir a mente para novas possibilidades.

O tempo é precioso

Por fim, em um dos seus discursos, Steve Jobs ressalta que o recurso mais valioso na vida é o tempo. Então elabore planejamentos, mas não aguarde tanto tempo para colocar em prática.

Ainda vale ressaltar que lembrar da morte era uma das motivações mais primordiais na tomada de decisão de Steve Jobs. Assim, caso deseje seguir seus objetivos, aprenda que você deve tirar o melhor de cada minuto da sua vida.

Saiba Mais: Currículo jovem aprendiz: seis modelos e dicas para criar o seu

Stories
Recomendados
Como usar as vantagens das Facilities
Empreendedorismo
Facilities: Como reduzir custos e aumentar a eficiência do seu negócio
A gestão de facilities é um tema de crescente importância para empreendedores que buscam melhorar a eficiência operacional e reduzir...
Dia dos professores
Frases e Mensagens
Feliz dia do professor: Melhores Frases e Mensagens para Celebrar
O Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro, é uma data especial para reconhecer e agradecer aqueles que se...
As 51 Top Ferramentas de IA para Negócios
Inteligência Artificial
As 51 Top Ferramentas de IA para Negócios
Recentemente OpenAI concluiu com sucesso sua nova rodada de financiamento e levantou impressionantes US$ 6,6 bilhões no "maior negócio de...
Como Divulgar Promoções no Dia das Crianças Método Simples de Produtividade Para Dar Conta de Tudo Glossário de Inteligência Artificial Merchandising: Alavanque suas Vendas 45 Frases Agosto Lilás Crie fotos com Inteligência Artificial Como Criar Emails Irresistíveis? Método 5S: O segredo japonês Frases de Empreendedorismo Feminino Soft Skills: Impulsione sua carreira