Depois de passar pela escola, fazer o ENEM ou vestibular, escolher qual curso você quer cursar na faculdade, é o momento de ir em busca de um estágio. Mas para isso, é preciso ter um bom currículo para estágio. Muito provavelmente, esse será o seu primeiro currículo profissional. Então é normal você ter dúvidas de como fazer um.
Este post está aqui justamente para te ajudar a esclarecer essa dúvida, pois vamos mostrar como você pode fazer um currículo para estágio mesmo com pouca experiência e ainda chamar a atenção do recrutador. Ao final da explicação, também trouxemos alguns modelos de currículo para você se inspirar ou, dependendo de como você quer o seu currículo, pode até mesmo copiar os modelos que trouxemos.
Saiba Mais: Objetivos profissionais: 61 ideias para colocar no currículo
Exemplo de modelo de currículo para estágio
Antes de começarmos, vamos deixar abaixo um exemplo de modelo de currículo para estágio com apenas uma página para você ter ideia do que estamos falando mais a frente neste post.
Confira o modelo a seguir:
[Seu nome]:
[Seu telefone]:
[Seu endereço]:
[Seu e-mail]:
Estudante de marketing na Universidade X. Experiência como voluntário de mídia no festival de música Y e no campeonato municipal de futebol. Busco utilizar a minha experiência e minha vontade de aprender para fortalecer o departamento de mídia da sua empresa.
Experiência
Junho de 2018 até o presente – Jornalista de games voluntário, Website X
- Escrevi e editei notícias
- Gravei podcasts
- Editei vídeos para o YouTube
Educação
5º Período de Publicidade e Propaganda na Faculdade X (Graduação em janeiro de 2020). Rio de Janeiro, RJ
- Vencedor do concurso anual de roteiro da universidade em 2019.
- Maior nota da turma em marketing digital.
- CR 9,5.
Idiomas
Inglês fluente, formado no curso XYZ em dezembro de 2007
Competências
- Edição de vídeo
- Redação de texto
- Gestão de negócios
- Resolução de conflitos
- Comunicação
- Inovação e criatividade
Saiba Mais: Currículo primeiro emprego: 6 modelos e dicas para se destacar
1. Como fazer um currículo para estágio?
Antes de fazer o seu currículo para estágio, você precisa saber o básico, que são as principais seções que um currículo deve ter: o objetivo, a sua educação, seguido da experiência, habilidades e as informações complementares.
Se você achar que mudando a ordem dos fatores o seu currículo ficará mais organizado ou visualmente melhor, não tem problema, pode mudar a vontade. Mas o que não podemos deixar de sugerir, é que você preencha as informações em ordem cronológica inversa, colocando as informações mais recentes primeiro.
Esse é o formato que os recrutadores estão mais familiarizados, além de também deixar em evidência as suas principais e mais recentes conquistas. Outro ponto que você deve ficar atento é a formatação do material, que você deve usar a seguinte:
- Fonte tamanho 11;
- Times New Roman ou Arial;
- Entrelinhas 1,5;
- Margens de 1,5;
- Divisão clara nas seções com título em negrito.
Agora, é só montar o seu currículo, que sempre deve começar com um pequeno cabeçalho com informações como: seu nome, seu número de telefone, e-mail e endereço. Caso você ache que suas redes sociais podem contribuir para você conseguir a vaga, também pode acrescentar no início.
Lembre-se de deixar o seu currículo sempre salvo em PDF, para manter a formatação travada, contudo, algumas vagas podem pedir em Word. Então tenha as duas formatações.
Saiba Mais: Currículo simples: as 6 melhores dicas para criar o seu
2. Objetivo do currículo para estágio
Agora é o momento de falar dos seus objetivos ao conseguir um estágio. Você deve ter cuidado, pois muitos currículos são descartados nesta opção. Aqui, recomendamos que você use frases curtas e misture com um pequeno resumo profissional. Dessa forma, as informações mais importantes estão resumidas e podem ser acessadas em menos tempo.
Seu texto deve ter quatro elementos principais: sua educação, sua experiência, suas conquistas e seu objetivo. Nesse último, você pode elaborar um pouco mais e deixar mais explicado. Evite usar clichês como dizer que quer crescer profissionalmente ou que quer ajudar a empresa. Procure sempre ser direto e fazer tudo em, no máximo, quatro frases.
Evite focar em como trabalhar na empresa vai ajudar você, mostre como suas habilidades podem ajudar a empresa. Organize as informações da maneira que você acha mais relevante e agradável para o recrutador.
Forma certa de fazer objetivo
Estudante de Marketing na Universidade X. Experiência como voluntário de mídia no festival de música Y e no campeonato municipal de futebol. Busco utilizar a minha experiência e minha vontade de aprender para fortalecer o departamento de mídia da sua empresa.
Forma errada de fazer objetivo
Aluno nota 10. Apesar de não ter experiência, estou sempre buscando trabalhar em equipe para aprender coisas novas que posso aplicar em futuras oportunidades na minha carreira.
Saiba mais: Currículo jovem aprendiz: 6 modelos e dicas para criar o seu
3. Como incluir a sua educação no currículo para estágio
Outro ponto de extrema importância e que não pode faltar no seu currículo é detalhar a sua educação, especialmente para vaga de estágio. Nesse ponto, você pode detalhar informações como: curso na faculdade, instituição que estuda, qual período você está, previsão para se formar, conquistas na instituição e as suas notas, caso elas sejam altas.
Após isso, coloque o restante da sua educação em forma cronológica inversa.
Forma certa de usar educação no currículo
5º Período de Jornalismo na Faculdade X (Graduação em janeiro de 2020). Rio de Janeiro, RJ
- Vencedor do concurso anual de roteiro da universidade em 2019.
- Maior nota da turma em Ciberjornalismo.
- CR 9,5.
Forma errada de usar educação no currículo
Estudante de jornalismo na Faculdade X
Saiba Mais: Gerador de currículo: como gerar online ou pelo celular
4. Descrevendo a sua experiência no currículo para estágio
Esse é o momento em que você precisa convencer o recrutador que é a pessoa ideal para trabalhar na empresa. Você não precisa se preocupar muito em não ter experiência, já que um recrutador que anunciou a vaga de estágio já espera por isso. Mas existem algumas coisas que você pode usar como experiência, já que experiência não é apenas um trabalho pago no mercado.
Freelas, trabalhos voluntários, empregos de verão e projetos pessoais também são considerados como experiência. Qualquer coisa que tenha colaborado para o seu crescimento e desenvolvimento de suas habilidades pode ser considerado experiência.
Ao colocar essas informações no currículo, você precisa detalhar as seguintes informações:
- Data de quando fez tal atividade;
- Qual cargo você exerceu;
- Qual a empresa ou instituição;
- Quais conquistas e responsabilidades você teve.
Forma correta de colocar experiência
Junho de 2018 até o presente – Jornalista de games voluntário, Website X.
- Escrevi e editei notícias
- Gravei podcasts
- Editei vídeos para o YouTube
Forma errada de colocar experiência
Jornalista voluntário de games, Website X
Caso você não tenha conquistas e experiências desse tipo, não precisa se preocupar, pois você ainda pode se virar para conseguir a vaga. Primeiro, troque o nome dessa seção para “conquistas” e cite informações como: as melhores notas que você teve na faculdade, vitórias pessoais que te ajudaram a crescer e os seus maiores sucesso no esporte.
Essa última ajuda a mostrar sua determinação, perseverança e foco.
Forma certa de listar conquistas
- Vencedor do Campeonato Municipal de Escrita Criativa de 2017.
- Campeão do Torneio Estudantil de Vôlei da cidade X em 2016.
- Consegui programar meu primeiro software em 2017.
Forma errada de listar conquistas
- Vencedor do campeonato regional de comer cachorro-quente de 2017.
Saiba Mais: Fonte de currículo: as 10 melhores para usar e se destacar
5. Como listar suas habilidades no currículo para estágio
Agora, você vai focar as informações nas suas habilidades. Mas antes, você ter em mente que você vai compartilhar somente o que ajudará a conseguir uma vaga de trabalho. Outro ponto de extrema importância é saber diferenciar as “soft skills” de “hard skills”.
Enquanto as hard skills são competências técnicas, como edição de vídeo, redação de texto, programação e etc, as soft skills são suas habilidades pessoais, como organização, resolução de conflitos e proatividade. No seu currículo para estágio, procure sempre citar ambas as habilidades.
10 exemplos de soft skills buscadas por recrutadores em um currículo para estágio
Entre as principais soft skills que os recrutadores buscam, podemos destacar:
- Adaptabilidade;
- Capacidade de liderança;
- Colaboração;
- Comunicação;
- Criatividade;
- Flexibilidade;
- Gestão de tempo;
- Gestão de conflitos;
- Persuasão;
- Receptividade a feedback.
10 exemplos de hard skills buscadas por recrutadores em um currículo para estágio
Já nas hard skills, as principais habilidades que as empresas buscam são:
- Análise de informação;
- Computação;
- Comunicação técnica;
- Design;
- Desenvolvimento web;
- Gestão de projetos;
- Marketing;
- Programação;
- Redes sociais;
- Tradução.
Antes de escolher as melhores habilidades para o seu currículo, sugerimos que estude bem a vaga que está se candidatando, para que elas sejam compatíveis.
Como colocar as habilidades no currículo
Crie uma seção separada somente para elas, utilizando bullet points para manter a organização. Procure citar uma ou duas habilidades também no seu objetivo, junto de outras competências que você tenha. Assim, as melhores formas de listar suas habilidades seriam:
Soft Skills:
- Comunicação;
- Proatividade;
- Organização.
Hard Skills:
- Redes sociais;
- Revisão e redação de texto;
- Computação.
Saiba Mais: Modelo de currículo: 9 modelos prontos para usar
6. Informações adicionais no seu currículo para estágio
Além das informações que citamos até o momento, você também pode colocar algumas informações adicionais no seu currículo para estágio com objetivo de convencer o recrutador a te escolher para a vaga. Entre as opções de seções que você pode acrescentar, podemos destacar as seguintes:
- Interesses: Aqui, você pode colocar quais interesses você possui que podem ser úteis para a vaga que está se candidatando. Alguns exemplos são leitura e escrita para uma vaga de jornalista, jogar videogame para uma vaga de programação e assim por diante.
- Certificados: Esse é o momento de você colocar todos os cursos ou cursinhos que você fez durante sua vida. Você pode organizar da mesma forma que organizou sua educação anteriormente, sempre em ordem cronológica inversa.
- Trabalho voluntário: Essa é uma maneira de mostrar que você possui um bom coração, dedicando o tempo livre para ajudar o próximo, uma ótima oportunidade de ressaltar algumas habilidades que você tenha.
- Idiomas: Aqui você vai detalhar o nome da escola, o nível e a língua que você fala, um diferencial já que diversas pessoas não falam outro idioma.
Forma correta de mencionar idioma no currículo para estágio
Espanhol avançado, aluno no curso ABC.
Graduação em 2020.
Forma errada de mencionar idioma no currículo para estágio
Aluno de inglês no curso ABC.
Saiba Mais: Como fazer um currículo? Confira 10 dicas infalíveis
7. Carta de apresentação para acompanhar o seu currículo para estágio
Agora que o seu currículo para estágio está pronto, você pode complementar escrevendo uma carta de apresentação. Embora não seja obrigatória, ela pode ajudar na hora de sair na frente da concorrência e destacar mais os seus pontos fortes que você pode ter tido dificuldades de colocar no seu bom currículo com sua experiência profissional e sua formação.
No corpo do texto, você vai escrever sobre você: falar sobre sua educação, falar sobre suas experiências, explicar porque você quer a vaga e explicar como e porque você pode suprir as necessidades da empresa e do recrutador.
Além disso, essa é a chance de você complementar o seu currículo com informações que você não teve como colocar no currículo por falta de espaço, por exemplo.
Saiba Mais: Como montar um currículo: 4 regras básicas para evitar erros
Modelos de currículo para estágio para copiar
Para finalizar, trouxemos alguns modelos de currículos para estágio para você se inspirar ou copiar na hora de fazer o seu:
Modelo 1
Maria M. da Silva
Estagiária
m.m.silva@email.com.br
(99) 99999–9999
Objetivo do currículo
Estudante de Direito da Universidade de São Paulo com experiência de estágio de 6 meses em um grande escritório jurídico, no qual acompanhei e documentei mais de dez casos importantes e fui avaliada com nota 9 de 10 pelos advogados seniores. Gostaria de colocar tudo o que tenho aprendido no estágio, na universidade e no curso de argumentação jurídica da FGV a favor do seu escritório de advocacia.
Educação
Faculdade de Direito
Universidade de São Paulo
- Conclusão prevista: 2022
- Carga horária: 3200 horas
- Matérias Optativas: Direito Internacional II, História Internacional do Direito.
Curso de Argumentação Jurídica
Faculdade Getúlio Vargas
- Carga horária: 5h
- Professor: Felipe Dutra
Experiência de trabalho
Estágio
Escritório de Direito Herbert Richards
Julho 2020 — atualmente
- Acompanhei mais de dez casos judiciais;
- Criei documentações acerca de mais de dez casos judiciais;
- Fui avaliada com nota 9 de 10 pelos advogados seniores.
Habilidades
- Pacote Office avançado;
- Inglês fluente;
- Análise de dados;
- Comunicação escrita e falada;
- Proatividade;
- Pesquisa.
Informações adicionais
- Disponibilidade de começar imediatamente;
- Trabalho voluntário na ONG Causa Justa, 2019.
Modelo 2
Modelo 3
Modelo 4
Saiba Mais: Currículo para primeiro emprego: como fazer o seu online?