Você já pensou em colocar o Facebook no site do seu negócio?
A rede social se tornou uma excelente forma de conectar pessoas e fazer negócios. Registrando mais de 2 bilhões de usuários em Novembro de 2017, suas ferramentas permitem que empresas se comuniquem com facilidade com seus clientes.
Felizmente, o Facebook possibilita que a comunicação aconteça tanto dentro da rede quanto fora dela. É aí que os plugins sociais entram em cena e permitem a integração entre o Facebook, os sites, os clientes e as empresas.
Facebook no site – Como colocar?
No vídeo a seguir, você pode entender como funcionam esses plugins e como é possível colocar o Facebook no site do seu negócio. Clique em ativar legendas.
Opções de plug-ins para incluir o Facebook no site
O Facebook oferece, gratuitamente, várias opções de plugins para você ver o que seus amigos estão curtindo, compartilhando e comentando na web. São eles:
- Botão Salvar;
- Curtir, Compartilhar e Citações;
- Publicações incorporadas e player de vídeo;
- Plugin de Página;
- Comentários.
Cada um deles permite que uma ação seja realizada dentro de um site e reproduzida na rede social.
Curtir: Like Button
O botão Like se tornou muito popular. Por meio dele, é possível curtir conteúdos em sites ou blogs e, com isso, publicar as coisas que você gosta em seu Facebook.
Exemplo de uso: ao adicionar esse plugin em seu site, quando uma pessoa clicar em Curtir, ela passa a seguir a sua página no Facebook.
Compartilhar: Share Button

PUBLICAÇÕES INCORPORADAS: EMBEDDED POSTS
Posts incorporados são uma maneira simples de colocar publicações – feitas por uma página ou por uma pessoa no Facebook – dentro do seu site. Somente postagens públicas de páginas e perfis podem ser incorporadas.
Dessa forma, quando alguém estiver lendo um texto em seu blog, por exemplo, ela pode ter acesso à uma postagem feita no Facebook diretamente no site.
VÍDEOS INCORPORADOS: EMBEDDED VIDEO PLAYER
Com o player de vídeo embutido, você pode facilmente adicionar vídeos do Facebook em seu site. Você pode usar qualquer vídeo que foi publicado em uma página ou em um perfil pessoal e inserir esse conteúdo em seu site.
Comentários: Comments
Os Comentários também permitem que as pessoas usem suas próprias contas no Facebook para interagir em seu site. É indicado também para sites que produzem conteúdo ou e-commerces que disponibilizam campos para a divulgação de opiniões sobre produtos.
Curtir uma página: Like Box
O aplicativo Like Box permite que os donos de páginas no Facebook possam atrair mais curtidas a partir de seu próprio site.
Com esse app, é possível ver quantas pessoas curtiram a página da sua marca, quais amigos já curtiram a página da sua empresa no Facebook, ler artigos recentes provenientes da página e também funciona como um atalho entre sua página no Facebook e seu cliente.
Como colocar em seu site?
Os plugins do Facebook precisam ser personalizados de acordo com o seu site. Isso quer dizer que dependendo do que você for incluir em sua página, é necessário alterar algumas informações.
Este processo é simples e qualquer pessoa com conhecimentos básicos em programação consegue fazer.
O primeiro passo é entrar no site Facebook Developers, escolher o plugin e começar a personalizar.
Em cada plugin há um espaço para inserir as informações necessárias, obter o código do aplicativo e inserir em seu site.
Depois de obter o código, é necessário conhecimentos técnicos para saber onde inseri-lo. Porém, basta contatar seu programador para que ele insira o código em seu site rapidamente.
Para conhecer mais sobre os Social Plugins do Facebook, acesse este link. Além destas opções, há mais algumas ferramentas disponíveis para inserir o Facebook em seu site e personalizá-lo ainda mais.
Convergência
Sem dúvida, com o boom das redes sociais, a palavra de ordem é: convergência. O que se faz em seu site pode ser compartilhado em outros lugares e vice-versa.
Fazer seu negócio conversar com seus clientes onde quer que eles estejam é uma estratégia muito importante. Pois, com mais informação na rede, é bom estar perto do seu consumidor onde quer que ele esteja. Contudo, nada de sufocá-lo.
O Marketing Digital também demanda cautela e planejamento, como qualquer outra forma de publicidade.