Se você é uma pessoa que gosta de cultivar a vida em casa, como flores e plantas, mas não acha que tem tempo para cuidar ou quer começar a cultivar por agora e não tem muito conhecimento, então a melhor opção para sua casa pode ser o cacto amendoim. Ele acaba sendo ideal para iniciantes e para quem não possui muito tempo, pois é bastante fácil de cuidar, não exigindo muito conhecimento de jardinagem.
O cacto amendoim tem sua origem na Argentina, mais especificamente nas regiões norte e oeste. Quando floresce, este cacto mostra lindas flores vermelhas, deixando a sua casa ainda mais bonita e fazendo valer a pena ter um cacto amendoim em casa.
Você pode cultivar seu cacto amendoim em vários locais da casa, como na varanda, terraço, jardim ou outros, caso siga as características necessárias para ele viver. Caso tenha se interessado, neste post nós trouxemos as principais curiosidades, características e dicas de como cuidar de um cacto amendoim. Também vamos explicar como fazer muda e como fazer o mesmo florescer, então não deixe de conferir.
Saiba mais: 38 ideias de jardim: opções criativas para todos os espaços
Características e curiosidades do cacto amendoim
Também conhecido como Echinopsis chamaecereus, essa espécie do cacto amendoim pertence à família dos cactáceos. A sua primeira descrição e descoberta foi feita em 1905 e o nome popular, “cacto amendoim”, vem justamente de sua aparência, já que quando ainda são pequenos, a aparência é bastante semelhante a um amendoim.
Uma das principais características dele é sua resiliência, resistindo muito bem às mudanças climáticas, contudo, quando criado em ambientes com frios extremos, ele não se desenvolve muito. O ciclo de vida do cacto amendoim é permanente, sua floração acontece no verão, mostrando lindas flores vermelhas, especialmente devido a estação com muita iluminação.
A haste incorporada do cacto amendoim possui aproximadamente 1 centímetro de diâmetro, podendo crescer até 15 centímetros. Uma característica importante dessa haste é que ela não serve apenas para fazer a fotossíntese, também serve para reservar água, uma espécie de reservatório.
Após chegar em determinado crescimento, o cacto amendoim precisa ser criado em vasos suspensos, pois ele se torna uma planta pendente. Quando florescidas, as suas flores podem chegar em até 4 a 5 centímetros de diâmetro, crescendo nas auréolas laterais do cacto.
Saiba mais: Como cuidar de suculentas? 5 dicas de especialistas
Dicas de como cuidar do cacto amendoim
Embora seja bastante fácil e simples cultivar um cacto amendoim, assim como as suculentas, é preciso ter cuidados com a temperatura do ambiente, iluminação, solo e quantidade de água. Para que você entenda mais em relação a isso, abaixo trouxemos algumas dicas referentes a esses assuntos do cacto amendoim.
A temperatura certa
Mesmo se adaptando muito bem a temperaturas altas e resistindo a trocas constantes de clima, como altas temperaturas e frios, é importante não o deixar muito exposto ao frio, especialmente frio extremo, pois como comentamos antes, ele não se desenvolve muito nesses cenários. Assim, em períodos de frio ou geadas, aconselhamos que você não deixe as floreiras e vasos com o cacto expostos, especialmente se a temperatura estiver abaixo de 10ºC ou 15ºC.
A melhor iluminação
Para atingir o máximo do desenvolvimento do cacto amendoim, ele precisa estar exposto ao sol pleno, assim, aconselhamos deixá-lo perto da janela, em terraços, jardins ou varandas. Isso fará com que ele receba toda a iluminação necessária para continuar se desenvolvendo até alcançar a sua plenitude.
O melhor solo
O cacto amendoim também se adequa melhor ao solo bem drenado, além disso, é uma boa ter uma porção de terra calcária, já que o cálcio fará com que o cacto desenvolva seus espinhos viçosos e cresça bastante.
Como regar o cacto amendoim
Outra dica é não regar o cacto amendoim constantemente, dando uma pausa considerável entre as regas. Isso evitará que o cacto fique encharcado, para saber quando regar, basta prestar atenção no solo, deixe-o secar completamente antes de regar novamente. Uma rega com alguns dias ou semanas de intervalo é o indicado dependendo de onde ele ficará e sua região.
Saiba mais: Como cuidar de samambaia? 11 dicas simples para seguir
Cacto amendoim como fazer florir?
Também trouxemos algumas sugestões interessantes para caso você queira fazer o cacto florescer. Deixe as floreiras de madeira e os vasos bastante expostos ao sol, evitando regar ao máximo, dando água somente quando for bastante necessário.
Você não terá muito trabalho para fazer as flores aparecerem, basta deixar a natureza fazer seu trabalho e esperar a época certa. A floração irá acontecer no verão, mais especificamente entre os meses de novembro e fevereiro, pois será o momento que ela receberá mais iluminação, possibilitando o florescimento.
Saiba mais: Como fazer laço de fita? 5 dicas e materiais para fazer os seus
Cacto amendoim como fazer muda?
Existem duas maneiras de fazer mudas do cacto amendoim, a primeira é por semente e a segunda é por estaquia. Assim, se você quer aumentar o cultivo do cacto na sua casa, provavelmente precisará fazer um dos dois.
Caso escolha a opção de estaquia, procure um vaso de cacto com hastes bastante firmes, depois escolhendo as hastes para fazer o procedimento. Para tirar os pedaços, é preciso ir na base da ramificação, na altura das partes mais estreitas. No caso das sementes, você só precisa plantar uma e ter os cuidados necessários para ela crescer, bastante simples.
Se você pretende fazer isso com esse cacto, sugerimos que comece a se preparar com muita antecedência, já que o desenvolvimento dos brotos de cactos é melhor caso eles comecem a ser preparados no início do outono ou desde a primavera.
Saiba mais: Como cuidar de orquídeas? 4 dicas comprovadas e fáceis