Ter um espaço verde em casa é uma ótima opção para deixar o ambiente mais relaxante. Além de diversas ideias de jardim para decorar o local, você pode personalizá-lo e modificá-lo para que fique com a sua cara, tornando mais confortável e receptivo seja qual for a ocasião.
Outro ponto positivo é adaptá-lo para qualquer data festiva ou para estação do ano, utilizando as variadas versões e tipos de plantas e cuidados diferentes. Para isso, você poderá se inspirar em ideias de jardim para montar uma linda área verde no seu quintal economizando e aproveitando muito.
Ideias de jardim: espaços grandes e pequenos
Neste post vamos te ajudar a entender quais são os melhores tipos de jardins, vasos e decorações apropriadas para cada espaço, seja ele um jardim pequeno ou grande, em uma área externa ou interna, com plantas e flores e que melhor se adaptem a sua casa.
Jardim Tradicional
O jardim tradicional é o mais conhecido entre as pessoas. Ele é uma opção de decoração para vários tipos de ambientes. Geralmente, ele é feito em quintais e espaços abertos, fazendo você mesmo o plantio com flores, com árvores, com plantas trepadeiras, com pedras, dentre outros elementos
Nesse estilo, a sua decoração pode ser de um jardim simples ou de um jardim com uma grande variedade de plantas, ainda mais se você tiver muito espaço para trabalhar com elas. Você também pode aproveitar o seu espaço para fazer uma boa sombra e utilizar pequenas árvores.
Jardim Vertical
Para áreas pequenas, o jardim vertical é um dos mais adequados. Ele pode ser apoiado em um suporte de madeira ou ser fixado diretamente na parede. Outro detalhe é observar se o jardim ficará em um local que recebe muita ou pouca luz solar, pois isso influencia na escolha da planta ideal.
Para ambientes com menor luminosidade, plantas como samambaia, clorofito e bromélia são as mais indicadas. Já ambientes ensolarados, espécies como aspargo-pluma, hera inglesa e orquídea grape são ótimas escolhas.

Jardim de Inverno
Diferente do jardim tradicional e vertical, o modelo de inverno é voltado para ambientes internos. Trata-se de uma área delimitada que faz parte da decoração da casa ou apartamento. Pode ser isolado em uma estufa pequena ou diretamente em algum cômodo. Esse tipo de jardim é comum em países de baixas temperaturas, pois o frio extremo dificulta o cultivo de plantas ao ar livre.

Saiba Mais: Apartamento decorado: 13 ideias simples e baratas para inspirar
Ideias de jardim com material reciclável
1. Plantas no vaso de garrafa pet

2. Vasos de latas de refrigerante
3. Cercado com garrafa pet em formato de cisne
4. Plantas nas galochas
5. Pneu suspenso colorido

6. Canos de PVC para jardim vertical e de inverno

7. Plantas no vaso de coco

8. Ralador invertido

9. Poço de flores com galão de água
11. Reutilizando o frasco de amaciante
12. Um jeito diferente de usar o regador
Saiba Mais: Planta de casas: 15 modelos para inspirar sua construção
Ideias de jardim com madeira
13. Deck de madeira com pallet
14. Caixote de madeira

15. Jardim vertical na escada
16. Flores no carrinho de mão

17. Plantas no toco de madeira deixam o jardim mais rústico
18. Cestinha de palha traz um toque de romantismo para seu jardim

19. Banco de Madeira

Ideias de jardim interno
20. Ao lado da escada

21. Vasos suspensos na janela

22. Grade de Metal
23. Estante de Plantas
24. Espaço para o chá da tarde
25. Varanda Garden

Ideias de Jardim instagramável
26. Luzes de Corda

28. Rede de Descanso

29. Balanço de Corda
30. Mini Lago
31. Bicicleta com Cestinha
Saiba Mais: Dicas de fotos para Instagram: 8 truques para arrasar nos cliques com o celular
Ideias de jardim: itens de coração
32. Garças e Cisne
33. Anões e Gnomos de Jardim

34. Cogumelos Coloridos
35. Placas com Mensagens Positivas
36. Estátuas Gregas
37. Lanternas Japonesas

38. Casa de Pássaros
Saiba Mais: Pergolado simples e barato? 16 ideias incríveis para seu projeto
Ideias de Jardim: Dicas de Cuidados
Agora que você já conhece as melhores ideias de jardim, chegou a hora de aprender o que você deve e não deve fazer ao cuidar do espaço. Lembre-se de observar bem cada dica e aplicá-la corretamente, garantindo um jardim bonito que renderá aquela foto para as redes sociais.
Tenha um cronograma de rega das plantas
Uma das dicas mais importantes para um plantio saudável. Para ter um jardim próspero, é necessário regar suas plantas com certa frequência e de acordo com a necessidade de cada uma delas. Cada planta tem uma necessidade diferente. Por isso, recomenda-se que confira em sites ou guias de jardinagem sobre a espécie escolhida a fim de conhecer como funciona a rega específica para a planta escolhida.
Lembre das diferenças das estações
Além de conferir as ideias de jardim mais adequadas para seu espaço, é preciso saber que as estações diferentes trazem climas diferentes. Portanto, fique atento às necessidades de cada planta, como a água, exposição ao sol, a umidade, dentre outros aspectos.
Geralmente, quando chega o inverno, as plantas requerem menor quantidade de água. Então, cuidado para não afogá-las. Além disso, determinadas estações podem ter menos sol e luz, fazendo com que o desabrochar de flores e o crescimento de plantas acabem levando mais tempo.
Em contrapartida, em tempos mais quentes, você deve ter cuidado com a exposição à luz solar, pois as folhas e pétalas podem queimar ou ressecar, atrapalhando o crescimento saudável da planta e o visual do seu jardim.
Outro aspecto comum de climas ensolarados é a necessidade de mais água. Então, regue-as para que não fiquem secas.
Cuide com a adubação e use itens orgânicos
Para fazer o jardim crescer mais rápido, é comum que as pessoas utilizem recursos para acelerar este processo. Um exemplo disso é a adubação que pode ser feita com itens orgânicos ou artificiais. Para que isso seja feito de forma mais limpa, é recomendável que se evite os fertilizantes tóxicos, que podem acabar contaminando o solo e afetando plantas mais sensíveis.
Pensando nisso, recomendamos alguns materiais naturais para usar nas suas ideias de jardim: húmus de minhoca e o esterco bovino. Isso, sem dúvida, irá acelerar o processo de crescimento de forma ecológica e inteligente.
Lembre de mexer a terra
Depois de adubar, você deve lembrar de mexer bem a terra com certa frequência. Isso ajudará a oxigenar as plantas, além de evitar o acúmulo de água no fundo de vasos e canteiros e a proliferação de doenças causadas por vetores.
Faça uma limpeza regular
Outra dica importante para o sucesso das ideias de jardim é manter o local limpo. Fique atento a resquícios de folhas e galhos velhos para que suas plantas não sejam afetadas. Esteja atento às ferramentas de jardinagem, preferindo instrumentos delicados para não danificar as plantas. Também é importante realizar podas para tirar o excesso de plantas que crescem demasiadamente.