Como cuidar de suculentas é uma dúvida que os amantes dessas plantinhas buscam sanar constantemente. Afinal, nem só de água vivem os organismos vegetais, não é mesmo?
As suculentas são plantas que estão “em alta” entre as pessoas. Não é difícil encontrá-las como parte do design de interiores de lares, consultórios e escritórios ou como parte da decoração e lembrancinha de festas de aniversário, noivado, casamento, batizado e outras celebrações.
Esse tipo de planta tem uma característica muito forte que consiste no acúmulo de água em seus tecidos e, por isso, elas conseguem passar por um período maior de tempo sem chuva ou sem serem regadas.
Essa retenção de líquido pode acontecer em diversas partes da planta: folhas, caules e troncos. Muitas vezes, é possível distinguir uma suculenta pelo olhar, pois sua aparência, um pouco robusta, que dá origem ao nome, a denuncia. No entanto, não a subestime! De acordo com o Portal Decorfácil, existem mais de 22 mil espécies de suculentas catalogadas mundo à fora.
Saiba mais: Como cuidar de cactos? Essas 8 dicas vão te surpreender
Devido à esta propriedade, as suculentas podem ser encontradas com maior facilidade em regiões secas e sua origem pode ser imaginada como oriunda do continente africano. Segundo o site especializado em plantas suculentas, Suculentas Ângela Gontijo, “a primeira ilustração com suculentas foi descoberta em 1989 nas paredes do grande templo de Thutmosis III (1501 – 1447 a.C.) em Karnak, Egito”.
Uma curiosidade bem bacana é que, todos os cactos são um tipo de suculenta, mas nem todas as suculentas vão ser um tipo de cacto. Assim como as demais suculentas, eles também são comuns em ambientes áridos e são especialistas em acúmulo de água. Legal, não é?
Como cuidar de suculentas: conheça algumas espécies
1. Suculentas com cor
As suculentas coloridas são um charme! Sua folhagem pode assumir tons diversos de vermelho, preto e rosa. Em alguns casos, são capazes de mudar de acordo com a estação do ano, muitas delas possuem traços tão simétricos que até se assemelham à uma pintura.
Echeveria Pintada (Echeveria Nodulosa):
Sempre Vivas (Sempervivum Red Rubin):
2. Suculentas pendentes
Sabe aquele efeito cascata incrível que dá um ar único ao ambiente? As suculentas desse tipo crescem em um movimento contrário do que a maioria faz. Diferente das suas irmãs, essas plantas não crescem em direção ao sol. mas tomam um caminho contrário e pendem para baixo fazendo um efeito belíssimo podendo chegar até 1 metro de comprimento.
Colar de pérolas (Senecio Rowleyanus):
3. Mini suculentas
Essas são suculentas pequenas que podem estar presentes no seu jardim, na sua casa ou em algum vaso no escritório. Seja qual for o local, elas vão proporcionar mais beleza onde quer que esteja. As mini suculentas podem assumir diversos formatos e são ideias para quem não quer dispor de muito espaço, mas também não quer abrir mão de ter parte de algo natural por perto.
Planta Zebra (Haworthia):
Cacto-pedra (Lithops):
4. Flor suculenta
Se você também gosta de admirar flores então vai amar conhecer um pouco mais dessas plantinhas. Cada uma possui sua particularidade, com cores diferentes, mas todas são delicadas e perfeitas para a contemplação.
Flor-de-maio (Schlumbergera truncata):
Rosa-do-deserto (Adenium obesum):
5. Suculentas de sombra
Apesar de muitas plantas precisar de um solzinho, também há aquelas que conseguem lidar muito bem com a sombra, uma boa pedida para quem não possui tanto espaço luminoso em casa.
Arbusto Elefante (Portulacaria afra):
Mas afinal, como posso cuidar da minha suculenta? É possível cultivar em casa? Coloco pouca água? Posso trocar de vasos com frequência? Vamos descobrir!
Confira algumas dicas para te ajudar
Suas suculentas podem estar precisando de certos cuidados para poder crescer belas e saudáveis. Veja abaixo como cuidar de suculentas e dê uma vida mais prospera para suas plantas da espécie.
1. Cuidados com o solo
Na maior parte dos casos, as suculentas apreciam um solo rico em nutrientes e enxuto. Para este fim, é recomendado que você faça uso de uma fibra natural e ainda casca de pinus e um pouco de pedrisquinhos.
De acordo com o site Casa, um dos melhores substratos para suculentas pode ser a composição de “duas partes de terra para cada duas partes de areia de construção”. Você pode ainda misturar fibra e fósforo seguidas se adubação abundante em potássio.
2. Como irrigar da maneira correta?
Este ponto gera muita dúvida em quem pretende cultivar suculentas. É comum que muitas pessoas “afoguem” suas plantas pelo excesso de água, uma vez que, como vimos anteriormente, elas são peritas em armazenagem e retém boa parte do líquido.
Para lidar com isso, observe se a terra estiver seca, caso note que ela ainda esteja úmida, então espere mais um pouco. O ideal é que sua suculenta seja regada uma vez por semana no verão e a cada 15 dias no período do inverno a depender do tempo estar chuvoso ou não.
Saiba mais: Como cuidar de orquídeas? 4 dicas comprovadas e fáceis
Algumas plantas não podem ter suas folhas molhadas pois elas podem apodrecer, mas não se desespere. Descubra o tipo que você está criando e confira esta informação antes da primeira rega.
Se o seu plantio for feito em vasos, coloque no fundo e antes dos demais componentes um pouco de brita, argila ou cacos de cerâmica, estes itens podem te ajudar com a drenagem caso se exceda na quantidade de água. Já as pedras por cima ajuda que a água desça para a terra sem ficar acumulada e possa também fazer apodrecer o caule da planta.
Vale lembrar que é sempre bom fazer uma checagem da espécie que você tem em mãos. Há algumas suculentas que, ao contrário do que apresentamos, podem necessitar de mais irrigação do que outras, por isso, esteja sempre em alerta.
3. Como posso tratar a luminosidade?
Geralmente boa parte das suculentas gostam de um sol forte e não lidam bem com a ausência dele, mas algumas preferem a luz indireta com pouco tempo de exposição à luz. A especialista Ângela Gontijo desenvolveu um método que pode ajudar a como cuidar de suculentas no aspecto da luminosidade:
- Verdes: precisam de muita luz, mas não de sol diretamente;
- Amarelas: precisam de luz pelo menos uma parte do dia;
- Vermelhas: precisam de sol pleno o dia todo.
4. Com quanto tempo devo adubar?
Como cuidar de uma suculenta gera muitas dúvidas e como adubar também! Essa parte deve ser realizada com certa periodicidade e sem conter exageros, principalmente no que se refere à quantidade de nitrogênio. Caso tenha dúvidas sobre as substâncias, o ideal é que você procure ajuda especializada nos locais que fazem a venda de itens que auxiliam no plantio.
Após colocar uma planta no vaso, o ideal é que a adubagem seja reduzida até que ela consiga ficar firme. Caso não queira um crescimento “desenfreado” e que necessite a troca do vaso constantemente, mantenha o controle sobre o adubo.
5. Amor e carinho
As plantas podem ser mais exigentes do que pensamos. Troca-las muitas vezes de lugar, mesmo que seja para pegar aquele sol e volta-las novamente para seu cantinho pode não ser benéfico para elas. O mais confiável é escolher o local que ela poderá ficar definitivamente e pronto.
Uma vez por semana, certifique-se de retirar as folhas secas caso haja alguma e se atenha para a possível infestação de pragas.
Apesar de ter poucos estudos na área, algumas pesquisas também apontam que conversar com uma planta pode auxiliar no crescimento dela. Não custa nada fazer novas amizades na natureza, não é?
Como cuidar de suculentas pode ser lucrativo?
Cuidar de suculentas pode ser uma atividade não só relaxante, mas também lucrativa. Com o aumento da popularidade das suculentas como plantas decorativas, muitas pessoas estão buscando maneiras de ganhar dinheiro com essas plantinhas charmosas.
Uma forma de lucrar com suculentas é através da venda de mudas e arranjos. Muitas pessoas estão dispostas a pagar por suculentas únicas e bem cuidadas para decorar suas casas ou presentear alguém especial. Além disso, a criação de arranjos e terrários com suculentas pode ser uma ótima opção para quem tem habilidades manuais e criatividade.
Outra maneira de ganhar dinheiro com suculentas é oferecendo serviços de paisagismo e decoração com essas plantinhas. Cada vez mais empresas e indivíduos estão em busca de soluções sustentáveis e bonitas para seus espaços, e as suculentas se encaixam perfeitamente nesse cenário.
Portanto, se você é apaixonado por plantas e tem um bom olho para o design, cuidar de suculentas pode ser uma excelente oportunidade para gerar renda extra ou até mesmo iniciar um negócio próprio no ramo da jardinagem e paisagismo. Aproveite essa tendência crescente no mercado e transforme sua paixão em lucro!
Com a amplitude do mercado e o interesse crescente das pessoas, o comércio pode ser uma alternativa muito interessante em que a paciência e o amor pelo cultivo são os principais ingredientes. Aprenda a como cuidar de suculentas neste vídeo do YouTube.