Até algum tempo atrás, o motivo n°1 para um anúncio ser reprovado no Facebook era não respeitar a regra de texto em anúncios: os famosos 20% de texto nas imagens. Isso mesmo, ERA!
Para a alegria de muitos, o Facebook mudou esta regra de texto em anúncios. Mas até agora isso não significa que ela não existia mais. Ela ainda era aplicada, mas agora sofreu mudanças importantes para quem faz anúncios com imagens para redes sociais, como Facebook e Instagram.
Regra de texto em anúncios
Antes, o Facebook possuía a Ferramenta de Grade que funcionava para estimar a quantidade de texto em imagens de anúncios. Nela, você podia verificar se a sua imagem estava dentro dos padrões solicitados pela rede social, e também se o seu anúncio seria aprovado ou reprovado para rodar.
O fato de usar uma imagem que ultrapassasse o limite de 20% de texto reprovava a sua campanha ou até mesmo bloqueava a sua conta. Diversas pessoas, infelizmente, sofreram com essas penalidades por conta da regra de texto em anúncios.
Mais recentemente você até podia usar uma imagem com mais de 20% de texto em seu anúncio do Facebook. Mas para que ele tivesse uma boa performance e fosse entregue para mais pessoas, ainda precisava estar dentro da regra de texto de anúncios.
Saiba mais: Curso de marketing digital: 13 cursos online e gratuitos
Isso acontecia porque o Facebook analisou que seus usuários tendem a passar mais tempo na plataforma se o seu Feed está mais organizado. E ter links patrocinados que não ultrapassem a regra de texto em anúncios de 20% de texto na imagem traz uma boa experiência, além de ter um desempenho melhor.
Você deve estar se perguntando: “mas afinal, quanto texto a imagem do anúncio deve ter?” O próprio Facebook informa que prefere imagens de anúncios com pouco ou nenhum texto.
Segundo relatos do especialista em mídias sociais Matt Navarra e do site Social Media Today, o Facebook está removendo a regra de texto em anúncios.
De acordo com eles, essa nova atualização retira qualquer restrição de alcance, ao que tudo indica. Isso faz com que anúncios com mais de 20% de texto na imagem sejam veiculados normalmente, e atinjam a mesma quantidade de pessoas que qualquer outro anúncio do Facebook.
O Facebook ainda não se pronunciou oficialmente sobre isso.
O que era considerado na regra de texto?
Até o momento a regra de texto em anúncios considera qualquer caractere (letras, números, símbolos) adicionado na imagem ou no criativo do post patrocinado.
Ela não inclui o texto do corpo do anúncio, salvo algumas exceções, como: imagens de produtos, capas de revistas e jornais, capa de CD, infográficos, cartazes de eventos, filmes, séries, jogos e quadros.
Mas, estamos falando de Facebook, não mesmo? O que quer dizer que nem sempre as exceções a regra de texto em anúncios funcionam e que ela pode ser alterada a qualquer momento, sem prévio aviso ou explicação.
No lugar da antiga ferramenta que mencionamos anteriormente, o Facebook havia lançado o Facebook Text Overlay que servia de guia visual para quem queria medir a quantidade de texto em um anúncio.
Porém já faz algumas semanas que ela não está funcionando, o que aumentou ainda mais os rumores de que, mais dia, menos dia, o Facebook iria liberar geral na “regra” de texto em anúncios.
O Facebook Text Overlay analisava e classificava suas imagens em categorias que definiam o alcance que a publicação pode ter.
São 4 categorias, vamos conhecer um pouco mais de cada uma delas e como impactavam a regra de texto em anúncios:
TEXTO DA IMAGEM: OK
Imagens para Facebook classificadas como OK terão os anúncios rodando perfeitamente e alcançando a maior quantidade de pessoas possível. Isso porque é o estilo de imagem que o Facebook recomenda, ou seja, com pouco ou nenhum texto.
TEXTO DA IMAGEM: BAIXO
Neste caso, o seu anúncio já terá o alcance um pouco prejudicado. O Facebook considera a sua imagem com texto além do recomendado, mas continua entregando seus anúncios.
TEXTO DA IMAGEM: MÉDIO
Anúncios com imagens classificadas na categoria médio irão atingir menos pessoas que o ideal. Dependendo do seu objetivo com o anúncio será melhor mudar a peça.
TEXTO DA IMAGEM: ALTO
No caso de sua imagem ser classificada com alto índice de texto, o Facebook pode não exibir o seu anúncio ou você irá alcançar um público bastante restrito. Se possível, considere sempre alterar a imagem. Afinal, você irá desembolsar uma quantia para patrocinar um anúncio que quase não será visualizado.
Como funciona a regra em vídeos?
Muitas pessoas têm dúvidas sobre como funciona a regra de texto em anúncios com vídeo. Nesse caso, o Facebook analisa apenas a miniatura do vídeo (a capa ou thumb).
Se no momento de fazer o upload você configurar uma miniatura que respeite a regra dos 20%, mesmo que seu vídeo tenha várias informações em texto, ele será entregue normalmente.
Vale lembrar que esta regra de texto em anúncios também vale para o Instagram.
Basicamente, quanto menor a quantidade de texto, mais público você conseguirá atingir com seu anúncio. Então, apesar de a regra de texto em anúncios não ser mais de 20%, ainda vale muito a pena cuidar com a quantidade de texto em suas imagens antes de patrocinar.
É importante ressaltar aqui que estas regras de texto se aplicam apenas as imagens utilizadas em anúncios. Posts que você fizer em sua página, que não forem patrocinados, não estão sujeitos a regras de texto em anúncios.
Se você não sabe usar o gerenciador e a sua estratégia de marketing digital ainda não inclui anúncios nas mídias sociais, sugerimos a leitura desse post: Facebook Ads: guia completo para criação de anúncios.
Saiba mais: Tiktok Ads: como anunciar no TikTok e 3 exemplos de campanhas