Você já imaginou seu rosto no corpo de um cantor, jogador, ator ou até mesmo de um meme? Com o Reface App isso é possível. O aplicativo é simples de usar e conta com infinitas possibilidades de montagem. A diversão está garantida.
É importante avisar, principalmente para a galera que se preocupa com a politica de privacidade em apps: pode ficar despreocupado, porque de acordo com a desenvolvedora, fotos pessoais dos usuários são deletadas dos servidores da empresa após o processamento.
Neste post, você vai saber o passo a passo de como usar o aplicativo, aprender um pouco sobre a tecnologia que está por trás do Reface App e também uma breve explicação sobre Deepfake ou Face Swap.
Primeiro vamos entender como é possível colocar seu rosto em outro corpo de forma tão realista.
O que é Face Swap?
O Face Swap é o outro nome dado a Deepfake, mas ambos os termos servem para o mesmo objetivo: colocar um rosto no corpo de outra pessoa. Apesar disso, o intuito de cada um deles é um pouco diferente um do outro. Enquanto o Face Swap é usado para fins de entretenimento, o Deepfake é mais conhecido popularmente como uma ferramenta para enganar as pessoas, como vai ser explicado mais abaixo.
Agora, como essa tecnologia se aplica no Reface App? Bem, não temos como saber. A desenvolvedora do aplicativo não traz detalhes do funcionamento da ferramenta. A empresa até brinca com os usuários: “Como o fazemos? Se disséssemos, teríamos que matá-lo, mas saiba que os resultados são absolutamente surpreendentes”.
O máximo que é falado pela empresa é que a Inteligência Artificial (IA) mapeia suas selfies escolhidas e a partir disso faz a troca facial, até mesmo das expressões que estão nos vídeos. De fato, o resultado é surpreendente.
Reface App
Confira, abaixo, a lista do que você pode fazer com o Reface App:
- Recortar fotos e trocar o seu rosto com o de famosos ou personagens de filmes, séries e até mesmo jogos de videogame;
- Fazer troca de rosto ao vivo e troca de gênero;
- Fazer GIF ou criar vídeo e compartilhar no Facebook, WhatsApp, Instagram ou outras redes sociais;
- Todos os dias o aplicativo recebe atualização nas mídias mais utilizadas
O resultado é realmente incrível, porém, fica não fica “tão bom” quando utiliza-se mídias de animes ou desenhos.
Como usar o Reface App?
Antes de ir para o tutorial, o primeiro passo que precisa fazer é baixar o aplicativo, disponível para Android e IOS. Feito isso, basta seguir as instruções a seguir.
Passo 1: Assim que abrir o app, toque em “Get Started”;
Passo 2: Nesta tela, há três opções. Se escolher “Take a Selfie”, você será direcionado para a câmera do seu aparelho. Em “Upload from Gallery”, você pode escolher uma foto da sua galeria. E se optar por “Skip”, você vai pular essa parte de usar o app logo de cara.
Passo 3: O aplicativo vai perguntar se você tem certeza se deseja pular a etapa descrita anteriormente. Toque em “Skip”;
Passo 4: Você será direcionado para comprar o app, mas basta clicar no “X” no canto superior esquerdo;
Passo 5: Agora você está na tela principal do aplicativo. Aqui, você pode ver os GIFs, fotos e vídeos que estão mais bombando no momento. Para este tutorial, vamos selecionar uma mídia;
Passo 6: Toque no ícone da lupa e procure por algum artista que deseje;
Passo 7: Para este tutorial, escolhemos o Neymar. No seu caso, toque na mídia que mais te interessou.
Passo 8: Se o app detectar mais de um rosto na mídia que escolheu (que é o caso do GIF selecionado para o tutorial), basta você decidir que rosto vai ser substituído. Após isso, toque em “+ New”;
Passo 9: Escolha tirar uma selfie ou pegar uma foto na galeria;
Passo 10: Após tirar a foto ou escolher uma da galeria, ajuste o tamanho, com o foco sempre no rosto. Feito isso, toque em “Confirm”. Para este tutorial foi utilizado uma selfie do Messi;
Passo 11: Você vai notar que a mídia escolhida vai ficar com balão da sua foto. Para continuar toque em “Reface”;
Passo 12: Agora é só aguardar o processamento;
Passo 13: Pronto! Sua edição está finalizada, agora você tem o “Neymessi”. Você pode salvar na sua galeria e compartilhar nas redes sociais.
Vale destacar que a selfie que você escolheu serve como “atalho” para edições futuras. Se você quiser usar a mesma foto em outras mídias, basta apenas selecionar o rosto que vai ser substituído. Para trocar a foto armazenada, basta tocar no balão e escolher tirar uma nova selfie ou pegar da sua galeria.
Durante o processo do tutorial, você deve ter notado que o app é gratuito por apenas três dias. Se quiser continuar usando após esse trial, é preciso comprar a licença que custa R$15,99 por uma semana ou R$99,99 no plano anual.
Deepfake
O Reface foi desenvolvido para entreter as pessoas e oferecer momentos de lazer e descontração. Mas a tecnologia usada no app pode causar alguns problemas. Por exemplo, uma pessoa mal intencionada que sabe mexer com software de Deepfake, pode acabar fazendo montagens desde conteúdos sexuais até discursos fictícios de políticos importantes.
Um exemplo de deepfake que viralizou ocorreu em 2018 e já assustou muita gente na época devido a tamanha edição realista, foi a divulgação de um vídeo com suposto discurso do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Neste caso, o vídeo foi feito para uma campanha que tinha o objetivo de diminuir a produção desse tipo de conteúdo falso e alertar os efeitos das informações falsas.
Depois desse incidente, o Deepfake se tornou um grande assunto na área da tecnologia. Esse tema ainda não é tão debatido no Brasil, mas nos Estados Unidos essa questão ganha cada vez mais destaque, devido a falsificações de vídeos usando deepfake para deturpar falas de políticos.
Além da politica, em 2019, a poetisa Helen Mort teve suas fotos (sem nenhum apelo sexual), usadas em site de conteúdo adulto. Neste caso, os usuários editaram as imagens utilizando deepfake com o rosto de Helen com fotografias sexuais explícitas.
Saiba Mais: Qual o melhor gerenciador de senha?
Nesse cenário, alguns especialistas apontam que essas fotos falsas vão se tornar popular com o público que costuma consumir conteúdo adulto na internet. O crescimento pode ser grande a ponto de se tornar uma mídia social.
Apesar dessas situações ruins e desconfortantes, o deepfake pode ser usado para bons propósitos. Um exemplo disso aconteceu em 2018, quando essa tecnologia foi usada com o rosto do ator Nicolas Cage para colocá-lo “atuando” em filmes como “007 Contra o Satânico Dr. No”, “Game of Thrones”, entre outras obras.
Além do entretenimento, talvez o deepfake faça os internautas pesquisarem mais sobre determinado assunto, não ler só a manchete da notícia. Assim, de acordo com uma pesquisa feita em 2018 pela empresa DNPontocom, mostra que sete em cada 10 brasileiros da geração Z leem apenas o título das notícias dos portais e não dão atenção as informações do texto. Isso é péssimo, porque a pessoa pode acabar caindo em uma fake news, e pior ainda, pode compartilhar. Vale destacar que a Geração Z é composta por pessoas nascidas entre o final da década de 1990 e 2010.
De toda a forma, o uso do deepfake depende do contexto que o usuário está usando a tecnologia. Vai depender também se esse recurso vai ser utilizado com boas ou más intenções. A ferramenta não deve ser discriminada, mas sim, quem infringe a lei com ela.
Além disso, a expectativa é que essa tecnologia seja modificada e, com o passar dos anos, uma opção melhor seja entregue ao mercado. Portanto, depende de nós quando escolhemos o contexto em que usamos a deepfake.
Deepfake ou Face Swap podem servir como ferramentas para muitos projetos tecnológicos e resultar em benefícios de diversas maneiras. De toda maneira, se divirta bastante e dê boas risadas com seus amigos utilizando o Reface App, como o Kratos, com o rosto do Messi.