Você já ouviu falar e sabe qual a finalidade do selo Procel? Muito provavelmente você já comprou algum eletrodoméstico, peça de carro ou alguma outra coisa que tinha algum selo colorido e com algumas informações nele.
Se você sabe do que estamos falando, esse é o chamado selo Procel, bastante comum em produtos que utilizamos no dia a dia, especialmente produtos eletrônicos. Se você não sabe qual é a funcionalidade deste selo, não precisa se preocupar, pois estamos aqui justamente para te explicar isso.
Neste post, vamos mostrar qual a funcionalidade do selo Procel, como ele surgiu e funciona, quais suas categorias e também um exemplo de sua tabela para que você possa conferir corretamente quando for comprar algo.
Saiba Mais: Concorrência desleal: 7 exemplos e como saber se você é uma vítima?
O que é o selo Procel?
Para entender o que é e qual a funcionalidade do selo Procel, primeiro você precisa entender o que é a Procel em si. Esse é um projeto do Governo Federal, a abreviação para “Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica”. O principal intuito do Procel é conscientizar sobre o uso da energia elétrica para os consumidores.
Esse projeto teve início em dezembro de 1985. A administração dele é de responsabilidade do Ministério de Minas e Energia e a Eletrobras também participa do processo como responsável pela gestão executiva. O projeto funciona com adaptação das necessidades da agenda global, suas principais responsabilidades incluem diminuir os impactos ambientais que a emissão de gases causam, gerando assim o efeito estufa, além de reduzir os custos do setor elétrico.
Assim, desde seu início, o projeto Procel vem realizando eventos e ações que tem como principal função informar e conscientizar a população brasileira sobre os consumos de energia que eles causam no dia a dia. Para alcançar seu objetivo, o Procel trabalha disponibilizando informações a respeito para profissionais da indústria e para os cidadãos.
Devido a isso, o Procel e, consequentemente o selo Procel, são mais conhecidos na identificação de eletrônicos, como eletrodomésticos, garantindo assim o uso consciente da energia.
Saiba Mais: Pixbet grátis: formas de conseguir um código promocional
Como o selo Procel surgiu?
Antes de falarmos sobre qual a finalidade do selo Procel, vale destacar que, ao contrário do que possa parecer, o selo Procel não surgiu junto com programa Procel. O selo só foi aparecer inicialmente em 1993, chamado de Selo Procel de Economia de Energia. Como você já deve imaginar, a função do selo é disponibilizar dados de consumo sobre a energia daquele determinado produto elétrico. Com o tempo, o selo acabou virando uma espécie de “certificado” para os produtos elétricos no Brasil.
Outra representação do selo é a parceria entre o INMETRO, o programa de conservação de energia, os pesquisadores e as associações de fabricantes. O principal compromisso dessas instituições é garantir que o mercado brasileiro receba os produtos mais eficientes.
Assim, quando um desses produtos recebe o selo Procel, significa que ele foi submetido a uma série de testes e avaliações nos laboratórios especializados ecoordenados pela Eletrobras. Uma nota de eficiência é dada para os eletrodomésticos com base nos índices de consumo de energia de cada uma das categorias.
A nota de eficiência é dada com base em letras, onde aqueles que recebem a letra “A” são os mais eficientes e melhores níveis de eficiência e aqueles que recebem a letra “G” são os menos eficientes. Assim, o consumidor terá uma noção do consumo de energia que cada um dos aparelhos em sua casa possui.
Saiba Mais: Compras internacionais: 14 melhores sites para conhecer e economizar
Quais são as categorias do selo Procel?
Agora que você conhece mais e sabe qual a finalidade do selo Procel, é preciso saber que ele é dividido em quatro categorias diferentes e principais. Entre as categorias principais, você verá que algumas, como eletrônicos, podem ter algumas subcategorias em suas divisões.
Eletrodomésticos
- Congeladores;
- Refrigeradores;
- Lavadoras (Semiautomáticas, Automáticas);
- Televisores;
- Ventiladores (Mesa, Teto);
- Condicionadores de ar (Split, Janela);
- Microondas.
Iluminação
- Lâmpadas Fluorescentes Compactas (127V/220V);
- Lâmpadas a Vapor de Sódio;
- Lâmpadas LED;
- Reatores (Eletromagnéticos, Eletrônicos);
- Luminárias LED.
Bombas e motores
- Bombas e Motobombas;
- Motores Elétricos.
Solares
- Sistema de Aquecimento Solar (Coletores Solares, Reservatórios Térmicos);
- Sistema Fotovoltaico (Módulos Fotovoltaicos).
Saiba Mais: Automação residencial: 11 maneiras brilhantes para usar
Qual a finalidade do selo Procel?
Para que você entenda mais a fundo qual a funcionalidade do selo Procel, é preciso saber que, além da classificação de eficiência energética, outras informações bastante relevantes também podem ser encontradas no selo.
Logo na parte superior do selo Procel, o usuário terá acesso a informações sobre as categorias dos equipamentos, como modelo do aparelho, tensão de energia e nome do fabricante. Em seguida, estarão as informações mais conhecidas desse selo, com os gráficos de informações que trazem dados relevantes sobre a eficiência de energia do aparelho que você está utilizando.
O valor de consumo de energia do selo Procel é destacado em KWh/mês. Porém, dependendo do aparelho eletrônico que você está utilizando, podem ter dados e informações do consumo de energia em stand-by, o chamado modo de espera, ou seja, quando o aparelho não está sendo utilizado, mas continua na tomada.
Algumas informações técnicas do produto também podem ser encontradas no certificado do selo Procel. Um exemplo são os refrigeradores, que contam com informações sobre o compartimento do congelador, do refrigerador e a temperatura mínima. Fora isso, temos a já citada identificação do INMETRO, que mostra que o produto pode ser vendido.
Saiba Mais: Aplicativos de review: como funcionam e como usar no seu negócio
Quais são as vantagens do selo Procel?
Por fim, para finalizar suas informações sobre qual a finalidade do selo Procel, também trouxemos algumas vantagens que esse selo possui. As informações disponíveis no solo servem como um guia para o usuário escolher o produto mais econômico para sua casa. Além disso, o selo garante que você está comprando um produto de qualidade e testado.
O certificado também serve como um estimulante para as empresas e marcas investirem na comercialização e desenvolvimento de produtos que tenham mais eficiência e sustentabilidade quando falamos de energia. Essa também é uma forma de contribuir para o crescimento tecnológico do Brasil.
Essa também é uma forma do projeto Procel e seus administradores terem um maior controle dos custos relacionados ao setor elétrico do país. Além disso, também terão como realizar investimentos certeiros na construção de estações de transmissão e geração de energia, suprindo assim a demanda de energia que as cidades possuem, ao mesmo tempo preservando o meio ambiente.
Saiba Mais: O que comprar da China para revender 2023? 10 ideias
Confira a tabela do selo Procel
Para que você possa ter uma visão geral de tudo que falamos sobre qual a finalidade do selo Procel e as informações e que ele possui sobre sua eficiência energética, trouxemos a tabela mais encontrada nos produtos com este selo em cada categoria dada pelo programa nacional para economizar energia, o que você sabe e também viu acima, confira:
Saiba Mais: Quais os melhores sites para comprar da China?