Aqueles que estão iniciando sua lojinha online enfrentam várias tarefas e uma delas é ter criatividade para criar nomes para loja virtual. Isso pode exigir um pouco mais de tempo, já que é preciso criar algo que seja original, criativo e que tenha personalidade para conseguir criar uma marca que dê certo.
O nome da sua loja virtual será fundamental para que as pessoas possam lembrar da sua marca, pois ele representa a identidade do seu e-commerce. Esse será o diferencial da sua empresa para com os seus concorrentes.
Logo, quanto mais revolucionário e diferente for o nome da sua loja, maior será a atenção voltada para ela, de forma a atrair clientes e ser cada vez mais reconhecida.
Entretanto, não basta apenas ser criativo, também é necessário utilizar estratégias, pois além do impacto que queremos causar no público, seu nome também deve estar de acordo com os objetivos do seu negócio no mercado. O nome ainda deve estar diretamente ligado com o produto que você vende.
Apesar de parecer um passo simples, muitos empreendedores iniciantes erram na hora de decidir entre os nomes para loja virtual, o que acaba impactando negativamente em seu crescimento.
Dito isso, hoje traremos algumas ideias e inspirações para que você possa escolher de forma correta e obter sucesso em seu empreendimento. Você também verá dicas essenciais para esse momento de criação da sua marca e alguns sites que podem te ajudar.
Saiba Mais: Dropshipping: O que é e como ter sua loja online
Como escolher nomes para uma loja virtual?
Antes de partirmos para as ideias de nomes de lojas que chamam atenção para que você possa se inspirar, vamos falar um pouco mais sobre dicas que você pode adotar para não errar na hora de escolher o nome da sua loja.
1. Defina o seu nicho antes de definir nomes para sua loja virtual
Primeiramente, para conseguir escolher um bom nome para sua loja virtual você deve ter uma clara visão do que ela será. O nicho é a segmentação de um mercado, a identificação de um grupo dentro de um setor, que possui interesses específicos.
Empresas que possuem nichos de mercado mais específicos são mais propensas a se destacar e agregar valor aos seus produtos. Por exemplo, suponhamos que você venda calçados femininos.
Existem mulheres que calçam um número maior e que não encontram facilmente em qualquer loja. Logo quando você oferece essa solução você está inserido em um nicho de mercado. Ao realizar desejos e resolver problemas mais específicos, você encontrará públicos que valorizam mais seus serviços.
Saiba Mais: Como criar uma loja virtual: 6 ferramentas para ecommerce
2. Estude os seus concorrentes
Além de fazer uma análise dos seus concorrentes e conhecer o estilos dos nomes para loja virtual que são utilizados. Ao estudar os seus concorrentes, você também irá perceber o impacto causado nos consumidores de determinada marca.
Nesse momento, você também terá uma noção de nomes que já estão sendo utilizados, para não correr o risco de escolher um nome já existente ou parecido e assim acabar lembrando outras empresas ao invés da sua própria marca.
Saiba Mais: Loja Tray: como montar sua loja virtual na plataforma
A importância de analisar os nomes também evita plágios e uso indevido de marca. Conhecendo o “inimigo”, você tem a chance de entender as estratégias de sucesso para uma empresa e conseguir criar algo único e cheio de personalidade para a sua loja nas redes sociais.
3. Conheça o seu público-alvo
Conhecer o seu público-alvo é um passo importante na hora de escolher um nome para sua loja virtual, pois assim você terá uma visão geral do público que quer conquistar. A partir disso, você conseguirá avaliar nomes que possivelmente irão fazer uma conexão com aquelas pessoas que pretende captar.
Traçar o perfil do seu comprador acaba se tornando essencial, já que é necessário saber se o nome da loja combina com o público. Algumas pessoas gostam de nomes mais divertidos, outras preferem algo mais profissional.
Logo, você deve se atentar aos interesses do clientes, seu perfil de consumo e conhecimento.
4. Escolha um nome flexível
Você deve pensar também que não deve se limitar quando for escolher o nome da sua loja. Não escolha algo que te impossibilite de ampliar o seu negócio futuramente, caso venha a acontecer de você entrar com novos produtos, pense a longo prazo. Além disso, evite também nomes que te limitam geograficamente, com nomes de cidades ou bairros de onde você reside.
Assim, você estará com o caminho aberto para alcançar outras localidades e ajudar a sua empresa a expandir as fronteiras.
Saiba Mais: 645 ideias criativas de nomes de marca de roupa para se inspirar
5. Utilize um site para criar o nome da sua loja virtual
Existem plataformas disponíveis na internet que podem auxiliar na criação de nomes para loja virtual que possua domínio próprio. Um exemplo disso é a Wix, que permite a criação do seu próprio site ou loja virtual, sem a necessidade de um conhecimento técnico para isso.
Assim, você não precisa registrar o nome da loja em nenhum outro site de hospedagem e pode ter acesso a recursos para implementar no seu e-commerce em um único lugar.
6. Confira a disponibilidade do nome
Após fazer uma lista dos possíveis nomes da sua loja, mais um passo importante a se fazer é conferir a disponibilidade do domínio desses supostos nomes. Há sites que podem ajudar nesse momento, onde você pode fazer a consulta do domínio, entre eles podemos citar o Registro.br e o Internic.
Não deixe de testar também as possíveis extensões, por exemplo, se o seu domínio termina com “.com.br”, é indicado consultar se existem outros iguais. Essa verificação irá evitar confusão entre os usuários visitantes.
Você precisa ainda checar se aquele nome que foi escolhido pode ser patenteado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). As marcas protegidas não podem ser utilizadas por outros, podendo levar a multas e sanções judiciais.
7. Escolha nomes atemporais
O que isso significa? Muitas vezes você pode ter uma ideia para o nome da sua loja baseando-se em assuntos, memes e piadas do momento em que se encontra. Isso pode gerar bons resultados de imediato, mas após um tempo esses “hypes” podem acabar caindo no esquecimento, fazendo com que o nome mal faça sentido.
Para isso, evite o modismo e opte por nomes que, além de combinar com o negócio, também sejam atemporais e se encaixem em qualquer época. As marcas de sucesso que perduram, possuem nomes de impacto, que são fáceis de serem lembrados e que não possuem ligação com situações passageiras.
Ideias de nomes para lojas virtuais
Sabemos que nem sempre a criatividade está em seu auge. Por isso, para te ajudar nesse processo, trouxemos várias referências e sugestões de nomes de lojas que chamam atenção. Veja alguns exemplos a seguir.
Saiba Mais: Frases para loja de roupa: copie e cole essas 240 ideias
Nomes para lojas de roupas
Moda Fashion
(Sua Marca) + Concept
Hortênsias Moda
Estilo moda
Bella Chic
Boutique da moda
Elegance Modas
Lótus
Chic Moda
Joia rara
Lolita
Belo Encanto
Imperatriz
Belo Encanto
Tulipa
Exclusiva Moda
Vila da Moda
Universo das roupas
Donna Boutique
(Sua marca) + Closet
Nomes para loja virtual feminina
Sempre Bela
Moda Cravo & Rosa
Flor de Liz
Ela Bela
Rosa moda
Bela Fashion
Glamour Rosa
Toda Chic
Pink Fashion
Lady
Rosa Amarela
Liga Feminina
Favorita
Universo Feminino
Escalarte
Saiba Mais: Negócio em cidade pequena: 15 ideias para abrir um negócio lucrativo
Nomes para loja virtual de variedades
Lojão do + (seu nome)
Solution Variedades
Platinum Lojas de Variedades
Plan Variedades
Tem de tudo variedades
Big Variedades
Compare Variedades
Chefe das lojas de variedades
Variedades Criative
Un Lojas de Variedades
Lojas de Variedades Cubo
Big variedades
Mister Variedades
1001 utilidades
Centro das Variedades
Hiper Lojão
Senhora Utilidades
Lojão das Variedades
Miss Utilidades
Ideal Variedades
Casa das Utilidades
Império das Variedades
Espaço das Variedades
Variedades Empório
Ambrósio Variedades
Variedades Camix
Encontre Aqui Variedades
Primax Variedades
Big Coisas
Lupan Variedades
Barracão da Utilidades
De A a Z utilidades
Variedades dos Deuses
Status Variedades
Variedades do Lar
Saiba Mais: Como montar uma loja de bolos? Confira essas 10 dicas quentes
Nomes para lojas virtuais de roupa infantil
Baby Fashion
Azul bebê
Kids digital
Pimpolho
Doce Infância
Futuros Kids
Cantinho Peter Pan
Ousado bebê
Kids Village
Kids Fashion Store
Nomes para lojas virtuais de maquiagem
Shopping das makes
Make on
Belo Gloss
Paris Makeup
Brilho e Delineado
Única Makeup
Makeup Shop
Hiper maquiagens
Poderosa Makeup
Essencial Makes.
Sites para criar loja virtual
Como mencionado anteriormente, existe uma gama de plataformas especializadas na criação do seu site ou marca. Para finalizarmos o nosso post, trouxemos algumas para que você possa conhecer.
1. Shopify
A plataforma Shopify conta com variados recursos como a possibilidade de fazer um layout personalizado, painel de gerenciamento, hospedagem de qualidade e um aplicativo próprio para celulares, em que você pode gerenciar a sua loja.
2. Wix
A Wix é a plataforma mais indicada para todas as empresas, se destacando como a melhor em sua área. Entre as ferramentas oferecidas estão:
- Gestão de produtos;
- Controle de estoque;
- Páginas otimizadas;
- Modelos de sites modernos e personalizáveis.
Saiba Mais: Loja Artesanato Barros: é confiável? Saiba como comprar online