Se você já pensou em algum momento em investir em um negócio do ramo alimentício, montar uma loja de bolos pode ser uma boa pedida.
Quase não há quem resista a um bolo, seja como lanche, como sobremesa e até mesmo como presente. Um bolo vai bem com quase tudo.
Veja abaixo as dicas que irão te ajudar a montar a sua loja.
Dica 1: Defina qual vai ser o tipo de produção
Existem 2 opções quanto a sua loja de bolos:
Opção 1: Produzir os bolos em uma cozinha que fica na própria loja. Dessa forma, você estará sempre pronto para repor o estoque e até mesmo fazer lançamentos mais rápidos;
Opção 2: Produzir os bolos em uma cozinha sua. Porém externa a loja ou você pode ter fornecedores que produzam seus bolos e você irá revendê-los.
Dica 2: Escolha o tipo de sua loja de bolos
Existem 3 tipos de lojas de bolos:
- 1. Ponto de entrega: É uma loja exclusiva para escolha no mostruário ou realização de pedidos. O cliente chega na sua loja, solicita o produto, recebe e vai embora. Não há consumo no local.
Para este tipo, o espaço da loja pode variar de 15m2 (se a cozinha não for dentro da sua loja) a 35m2 com uma cozinha interna.
- Ponto de atendimento a La Carte: É uma loja baseada em um restaurante com mesas e cadeiras para servir ao seu cliente com pedidos solicitados diretamente de um cardápio. Há a possibilidade de expandir o mix de produtos além dos bolos, como por exemplo: chás, cafés, achocolatados, refrigerantes e outros. Além disso, outros tipos de produtos podem ser agregados ao cardápio.
Para este tipo, o espaço pode variar de 50m2 a 70m2. Um exemplo de ponto de atendimento a La carte pequeno é uma loja do tipo bistrô, que normalmente são pequenos e aconchegantes.
- Ponto híbrido: É o conjunto de produção de bolos para entrega e também para consumo diretamente no local. É importante garantir que ambos os clientes sejam sempre atendidos sem que um interfira no outro.
Para este tipo, o espaço pode ser 60m2 a 90m2, considerando que você pode ter áreas bem separadas para cada um dos tipos de atendimento.
Dica 3: Escolha um bom ponto comercial
Prefira locais de muito movimento, pois a circulação de pessoas pode lhe trazer novos clientes, principalmente aqueles que comem com os olhos.
Um ponto comercial próximo a empresariais, shoppings, bancos e outros, também podem garantir um público extra durante o horário do almoço, afinal, sempre têm aqueles que gostam de um docinho após as refeições.
Mantenha sua loja de bolos sempre limpa e organizada, higiene é um fator primordial para o ramo alimentício.
Dica 4: Defina o seu tipo de bolo oferecido
Há diversos nichos de bolo, como por exemplo, bolos caseiros, bolos temáticos, bolos especiais, dentre outros.
Os bolos caseiros são aqueles mais simples, com cheirinho de fim de tarde, de sabores mais simples, como milho, laranja, baunilha, limão, coco, e vários outros.
Os bolos temáticos são os bolos personalizados, geralmente utilizados em aniversários e podem ter uma decoração exclusiva e uma massa com várias possibilidades de sabores e recheios. Podem ser bolos com temas de futebol, profissões, religiões e vários outros.
Os bolos especiais são os mais requintados, com massas e recheios elaborados e ingredientes mais Premium, como por exemplo, nozes, pistache, castanhas, chocolate belga, morangos e outros. Os bolos especiais também podem ser utilizados para comemorações com aqueles que não querem os bolos temáticos e também muito vendidos em fatias para sobremesa.
Dica 5: Invista no diferencial e qualidade
O diferencial da sua loja de bolos é a qualidade de seus produtos e isso será muito bem definido através do sabor de seus produtos. Por isso, invista em novos sabores, tamanhos, cortes e opções extras, para ter produtos exclusivos e que seu cliente saiba que só vai encontrar com você.
Para isso, você precisará se atualizar, investir em cursos e principalmente experimentar. Criar sabores também é uma alquimia.
Dica 6: Ofereça o serviço de delivery
Mesmo antes da pandemia, os bolos sempre tiveram grandes pedidos de entrega. Essa comodidade é um grande diferencial. Ao oferecer, procure sempre cumprir os horários agendados e garanta que os bolos cheguem ao seu cliente em perfeito estado, pois a aparência de um bolo também define a sua qualidade.
Uma boa opção são embalagens personalizadas e exclusivas para delivery, ficando a sua marca exposta e já fazendo uma propaganda.
Saiba Mais: Como cadastrar minha empresa no iFood?
Dica 7: Invista em aprendizado
Você pode iniciar fazendo cursos em plataformas de ensino com foco no empreendedorismo. Uma boa pedida é o site do Udemy. Tem vários cursos e com preços bem acessíveis. Os cursos são online e você pode assistir dentro do seu horário livre. Uma outra opção são os cursos da plataforma EDUK, também com preços bem acessíveis e conteúdos variados.
Abaixo alguns cursos para que você possa conhecer:
- Curso Profissão Boleira
- Nível: Iniciante
- Este curso é ensinado pela Cecília Victório que é fundadora da marca Bolos da Cecília e está com franquias de sua loja espalhadas pelo Brasil.
- Curso Bolo de Ganache Rendado
- Nível: Intermediário
- Este curso é ministrado por Dário Héberson que foi o ganhador do programa de TV Baked of Brasil em 2017.
- Curso Bolo Decorado para Iniciantes
- Nível: Iniciante
- Este curso é ensinado pela Dani Marques que atua na confeitaria a 7 anos e tem sua renda exclusivamente da produção de seus bolos
- Curso Precificação para Bolos Confeitados
- Nível: Iniciante
- Este curso é ensinado pelo Raimundo Salustiano que é administrador de empresas e professor
Dica 8: Escolha um nome para a sua marca/loja
Escolher um bom nome é fundamental para que seus clientes lembrem-se facilmente de você e consigam te indicar facilmente. Uma boa opção são nomes fáceis, com boa relação quanto a sua atividade, preferencialmente que não seja nomes muito longos. Alguns exemplos:
- Bolos da Tarde;
- Cheirinho de Bolo;
- Sabores da Vovó;
- Bolo & Café;
- Bolo & Cia;
- Bolo Caseiro;
- Casa de Bolos Especiais;
- Sonho de Bolos;
- Doce Cake;
- Sra Cake;
- Dona Cake
Dica 9: Formalize seu negócio e veja os itens necessários
Procure um contador de confiança e abra a sua empresa. Isso será necessário para além de dar mais credibilidade ao seu negócio. Você também poderá ter acesso a alguns benefícios como compras em fornecedores que atendam apenas a pessoa jurídica, negociar melhores preços com prestadores de serviço, emitir cupom fiscal e/ou nota fiscal.
Após obter seu CNPJ na Junta Comercial com apoio do seu contador, providencie o seu alvará de funcionamento junto ao órgão da cidade onde o ponto comercial está localizado. Caso necessário, você poderá precisar de uma vistoria do Corpo de Bombeiros para atestar o seu ponto comercial com medidas de segurança.
Na sua cozinha, você precisará de equipamentos básicos que são essenciais para a produção de bolos, como por exemplo:
- Fogão Industrial (pode ser doméstico inicialmente);
- Fornos;
- Batedeiras;
- Formas de bolo de diversos tamanhos;
- Liquidificadores industriais (pode ser doméstico inicialmente);
- Recipientes/Panelas para produção e armazenagem;
- Geladeira;
- Freezer;
- Bancada/Mesa de produção;
- Utensílios (colheres, espátulas, garfos, pratos, etc.).
Quanto ao funcionamento da sua loja de bolos para receber clientes, você precisará também de alguns itens essenciais, como:
- Computador;
- Impressora para cupom fiscal;
- Telefone;
- Máquina de cartão de crédito/débito;
- Balcão de atendimento/entrega;
- Cardápio.
Caso seja um ponto híbrido ou atendimento a La Carte, você precisará de mesas, cadeiras, toalhas.
Inicialmente, você também precisará preparar um estoque com os itens mais utilizados para suas produções de massas, coberturas, recheios e outros. Assim, você não precisará ficar sempre comprando novos ingredientes toda vez que precisar fazer um novo bolo.
Dica 10: Divulgação
Um bom ponto comercial já adianta uma parte do processo, mas ainda assim você precisa divulgar o seu estabelecimento e seu produto. Pense em uma fachada bonita, atraente, que identifique a sua loja de bolos e que tenha as informações básicas, como telefone e se possível alguma rede social.
Busque por parcerias com empresas, invista em anúncios no Instagram e Facebook com uma boa segmentação. Se possível, faça uma parceria com algum influencer local para fazer uma divulgação dos produtos e alcançar o seu público.
Uma outra opção pode ser se associar a plataformas de delivery como iFood, Rappi, Uber Eats e outros, pois inicialmente farão o papel de loja virtual e as próprias plataformas já fazem as divulgações de seus bolos e de sua loja, além de outros produtos que você pode vender.
Entenda que a divulgação é o seu aliado para vender mais e ganhar mais dinheiro. Abrir uma loja de bolos não é uma atividade fácil e requer muito trabalho. Você vai gerir uma empresa, mas que se for bem administrada, o seu sucesso estará a caminho.