Pesquisar

Negócio em cidade pequena: 15 ideias para abrir um negócio lucrativo

Sumário

Abrir um negócio em cidade pequena pode ser um grande desafio, pois é preciso entender os vários tipo de negócio, levar em consideração que a população local representa um número pequeno e que requer o pleno conhecimento de suas carências, necessidades e o quão financeiramente evoluída a cidade é.

As opções podem ser mais limitadas, mas ainda assim é possível encontrar boas possibilidades de negócio que gerem lucro. Afinal, ao contrário do que as pessoas possam pensar, boas oportunidades de negócio não se encontram apenas nos grandes centros urbanos.

Além de reduzir os custos por meio de vendas e aluguel, outra vantagem de fazer negócios em uma área pouco povoada é uma maior chance de conquistar clientes fiéis que não apenas usarão seus serviços ou produtos, mas vão recomendar a outras pessoas.

Cidades pequenas são predominantes, de acordo com IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que constatou que mais de 60% dos municípios em nosso país contam com menos de 20 mil habitantes. Logo, quem quer empreender precisa buscar os melhores negócios e se adaptar de acordo com sua realidade.

Para te ajudar a analisar os segmentos e o que é lucrativo no mercado, nós selecionamos ideias de pequenos negócios que dão lucro em cidades pequenas, assim como negócios que dão lucro em cidades grandes. Confira a seguir.

Negócio em cidade pequena: 15 ideias de negócios inovadores

1. Produtos usados

Existem várias possibilidades quando falamos em fazer negócio com produtos usados e essa é uma boa alternativa principalmente para aqueles que ainda não possuem um capital para iniciar em outro nicho.

Muitas pessoas podem se sentir receosas ao se deparar com a venda de produtos usados, em especial dentro do segmento eletrônico, já que é mais difícil possuir algum tipo de garantia ao finalizar a compra de um eletrônico usado.

Uma boa dica para criar um negócio lucrativo nesse ramo é investir na revenda de produtos que tenham qualidade, como roupas ou oferecer pequenos consertos (como costura, por exemplo). Dessa maneira, você pode desenvolver o seu negócio em cidade pequena a partir de um baixo investimento inicial e oferecer um serviço para a comunidade que pode ser extremamente interessante.

Não se limite apenas a venda de roupas ou calçados usados. Há uma porção de opções de negócios com produtos usados. Você pode usar e abusar da sua criatividade na hora de investir nesse tipo de negócio e ter a chance de obter sucesso e ser inovador dentro da sua cidade. 

2. E-commerce de moda

Um tipo de negócio lucrativo atualmente, sem dúvidas, é o e-commerce (loja virtual). Através de um site de vendas nós podemos adquirir itens de variados segmentos sem sair de casa. Logo, além de facilitar a vida dos consumidores, isso também se tornou uma excelente oportunidade para empreender.

Atualmente, o segmento de moda representa mais de 40% das vendas feitas pelo e-commerce, estando entre os produtos que mais vendem na internet. Diante disso, podemos concluir que montar uma loja virtual pode ser uma grande porta de entrada no mundo do empreendedorismo, não só na sua cidade, mas um negócio que pode se expandir para o país inteiro.

Ainda que você não precise de um espaço físico para manter a sua loja virtual, é preciso traçar estratégias e estudar sobre o assunto. Você pode vender através de marketplaces (como Shopee, Mercado Livre, etc) e redes sociais, mas é preciso definir a forma de exposição dos produtos, formas de pagamento, envio e criar a identidade da sua marca.

Ou seja, independente do canal de vendas que você escolher, você terá controle total sobre a empresa. Veja algumas dicas sobre o que você precisa para montar uma loja virtual:

1. Escolha um nicho de mercado

Concentrar-se em um nicho de mercado é crucial. Isso significa que você precisa definir um segmento de mercado específico que tenha uma necessidade que outras lojas não atenderam. Por exemplo, ao começar uma loja online você pode optar por trabalhar com roupas plus size. Assim, você aumenta a chance de sucesso da sua estratégia e diminui a quantidade de concorrentes que têm o mesmo foco.

2. Estude seu público

Ao definir o nicho, é mais fácil ter uma ideia de quem será o seu público. Além de conhecer os seus clientes, você precisa determinar a persona do seu negócio, que nada mais é do que a representação fictícia do seu cliente ideal.

Podemos dizer que a persona funciona como um personagem, com hábitos, profissão, necessidades, nome e gostos. De início, isso é definido após uma pesquisa dentro do mercado. Entretanto, quanto mais clientes você conquistar, mais estudos você pode fazer para apurar ainda mais esse tipo de informação. 

Assim, você obterá informações sobre o público que deseja alcançar e pode oferecer um conteúdo em que estão mais interessados, seus métodos de pagamento on-line preferidos e muito mais.

3. Não se esqueça de regularizar a empresa

Ao começar a comercializar na internet, não é necessário ter um CNPJ, mas isso não descarta que você já inicie o processo de regularização da sua empresa, pois isso irá garantir que você não enfrente questões burocráticas posteriormente, quando a empresa já estiver crescendo.

Se for começar o negócio sozinho, você pode fazer um MEI (Microempreendedor Individual). Com isso, poderá emitir notas fiscais e garantir a legitimidade das operações da sua loja virtual. 

4. Selecione seus fornecedores

É de extrema importância saber quais são os produtos que você está comercializando, inclusive a qualidade dos mesmos. Portanto, é crucial encontrar os fornecedores certos. Faça pesquisas, comparações de preços, prazos, entrega e qualidade. Dessa maneira, você pode ter certeza de que os produtos que você oferece são bons. 

Outra ideia interessante é que você mesmo fabrique as roupas que irá vender. Isso mesmo: um exemplo disso são as lojas virtuais de camisetas estampadas com a própria marca do vendedor. Essas dicas também valem para uma loja de roupa física.

Saiba Mais: Como encontrar fornecedores para seu negócio? 8 dicas comprovadas

5. Escolha a plataforma para sua loja

Alguns exemplos de plataformas para vendas online são a Shopify e a Nuvemshop. Veja a seguir, algumas dicas rápidas para que você possa escolher a sua:

  • Interface de uso facilitado;
  • Suporte técnico;
  • Tempo de carregamento dos sites que utilizam a plataforma;
  • Otimização para SEO; 
  • Responsividade do site para dispositivos móveis;

Outras dicas são: 

  • Fazer descrições detalhadas dos produtos; 
  • Disponibilizar um provador virtual ao cliente; 
  • Selecionar meios de pagamento e envio; 
  • Informar os canais de atendimento.

3. Mercearias 

Comércios no ramo de alimentação são exemplos de negócios que conseguem gerar lucro em uma cidade pequena, em destaque as mercearias. Isso se deve ao fato de que esse tipo de estabelecimento é capaz de reunir, perto de seus consumidores, vários produtos que as pessoas precisam. 

Desse jeito, é como se as mercearias funcionassem como um supermercado, só que em um espaço físico bem menor e com preços diferentes dos que encontramos em grandes redes. Uma mercearia geralmente costuma oferecer produtos variados como padaria, lanchonete, e hortifruti em um só lugar.

Esse é um tipo de nicho muito popular e com ótimas possibilidades de conseguir reunir variados serviços em um estabelecimento. Uma mercearia é uma alternativa de negócio para pequenos bairros e cidades.

4. Delivery de comida saudável

As empresas de delivery de comida saudável vem crescendo cada vez mais, pois as pessoas estão cada dia mais preocupadas com a saúde e devido a falta de tempo no dia a dia, elas precisam recorrer a uma alimentação fora. Entretanto, dificilmente se encontra restaurantes ou empresas que se preocupem especificamente com isso (principalmente em cidades pequenas), e é aí que a sua empresa se destaca.

Logo, já que cidades pequenas podem não contar com esse serviço, isso acaba tornando a ideia de negócio ainda melhor. Assim, você pode ser responsável por um negócio inédito em sua região.

Você pode investir mais e oferecer o serviço completo ou ainda fazer parcerias com lanchonetes e restaurantes, para que assim faça somente a entrega das comidas, conseguindo lucrar mais sem ter que fazer um grande investimento.

5. Serviços de creche

Este é o tipo de negócio que costuma ter uma grande demanda, principalmente quando se trata de bairros pequenos ou que se encontram um pouco mais distante do centro da cidade e pode ser uma ótima opção de negócio em cidade pequena.

Com os pais trabalhando e sem outras opções para manter os filhos seguros enquanto estão fora, entrar nesse segmento pode ser uma boa oportunidade de negócio. Entretanto, você precisa se ater ao que será necessário para empreender de maneira correta como por exemplo: ter o licenciamento, um local adequado e seguro, levando em conta aspectos sanitários e físicos. 

Não deixe também de pesquisar se já existem outros lugares na sua região que já oferecem esse tipo de serviço. Assim, poderá buscar e implementar diferenciais para poder oferecer ao seu público-alvo.

6. Barbearia 

O mercado de estética e beleza tem se expandido cada vez mais para o setor masculino, com vários tipos de serviços e produtos. Ainda assim, várias cidades ainda carecem desse tipo de serviço ou são incapazes de atender a demanda. Por esse motivo, investir em uma especialização e abrir uma barbearia vale a pena.

Você pode encontrar cursos gratuitos até mesmo na internet e começar oferecendo os seus serviços em domicílio, onde o profissional se desloca até a casa do cliente para fazer o serviço. Mas, se você já tiver capital para abrir a sua própria loja, outra ideia legal é investir em espaços especializados.

Hoje em dia, muitas barbearias contam com vários serviços diferenciados como salas de TV, bares, sinuca e tudo que for possível para oferecer um atendimento moderno e divertido. 

7. Lasher Designer 

Um Lash Designer traduzido para o português é “projetista de cílios”. Essa é a profissional responsável pela aplicação da tão famosa extensão de cílios, que tem conquistado a mulherada. A técnica é capaz de realçar e valorizar o olhar e ao mesmo tempo refletir a personalidade da mulher. 

Esse mercado se desenvolve cada vez mais, possibilita ganhar dinheiro e vem gerando empregos para muitas pessoas, tanto por meio de empresas, quanto de maneira autônoma. Você precisa investir em cursos e estar sempre atenta as técnicas que sempre vão se modernizando e a partir disso pode montar o seu estúdio para atender suas clientes. 

8. Estética e beleza

Se tem um nicho que sempre está em alta é o de estética e beleza. A procura sempre é grande, independente do tamanho do município. Aliás, essa é uma ótima oportunidade para estruturar um comércio diferenciado, para conseguir suprir as demandas da sua cidade com empreendimentos como centros de massagem, limpeza de pele, salão de beleza para o público infantil, entre outros. 

9. Eletricista 

Uma das principais vantagens da profissão de eletricista é a possibilidade de poder ser exercida de maneira autônoma. Além disso, o investimento não é alto e precisa, basicamente, de uma formação técnica, materiais de segurança e ferramentas necessárias.

Existe uma infinidade de demandas e segmentos que um eletricista pode se deparar, pois seu conhecimento e serviço é muito necessário para fazer instalações, avaliação de defeitos, reparos domésticos, fiação residencial/empresarial, atuar em construções e trabalhar com eletrodomésticos.

10. Barzinho

Os bares são estabelecimentos muito populares no Brasil e isso se deve ao fato de que esses ambientes costumam ser bem descontraídos. versáteis e combinar com diversas ocasiões, o que faz dessa ideia uma das melhores opção de negócio em cidade pequena.

São lugares onde pode haver comemorações de aniversário, happy hour, despedidas de solteiro e muito mais. Existem diversos estilos que podem ser explorados, desde o mais simples até um bar personalizado e temático, como por exemplo, um café-bar, um bar esportivo ou um lounge bar.

Portanto, além da variedade de estilos, também é possível alcançar vários públicos, mesmo em cidades pequenas. Resumidamente, estas são algumas dicas essenciais:

  • Determine o estilo;
  • Escolha o local;
  • Calcula o investimento;
  • Avalie a concorrência;
  • Defina o público-alvo;
  • Monte o cardápio;
  • Fique em dia com as leis.

Saiba Mais: Agência de Marketing: como escolher a melhor para seu negócio?

11. Casa noturna

Ainda seguindo a lógica dos barzinhos, casas noturnas também podem ser uma boa oportunidade de negócio que dá lucro em uma cidade pequena, principalmente por ser uma novidade na região. 

Muitas vezes, faltam opções de lazer e diversão para a população. Mas antes de oferecer esse tipo de atração é essencial conhecer a fundo o seu público e o que eles buscam para poder se divertir, para que assim você possa oferecer algo que atenda a essas necessidades.

12. Design gráfico

Apesar de ser uma profissão que se popularizou na internet, o design gráfico é uma profissão que rende lucro em qualquer cidade. Os serviços de um design podem incluir vários tipos de atuação e projetos, além da possibilidade de ser um profissional autônomo. Alguns segmentos incluem: 

  • Correções gráficas;
  • Projetos familiares;
  • Desenvolvimento de identidade para empresas;
  • Entre outros.

A oferta desses profissionais como negócio em cidade pequena costuma ser bem menor, o que acaba reduzindo a concorrência. Para exercer, você precisa se especializar através de cursos online.

13. Food Truck 

Food Truck é uma ideia de negócio em cidade pequena que pode ser bastante rentável em um negócio em cidade pequena. É comum que nas cidades pequenas não haja tantos comércios no ramo alimentício que ofereçam opções diferentes no cardápio, tornando esse um segmento ideal. 

Para expandir ainda mais o negócio, há a possibilidade de outras alternativas que também são rentáveis, como a mobilidade e aluguel do caminhão para inúmeras ocasiões, tornando o negócio mais vantajoso.

14. Loja de utilidades 

As lojas de utilidades vendem utensílios domésticos em geral, como itens para banheiro, cozinha, quarto, sala e outros espaços de sua casa. Esses itens são feitos de diferentes materiais como vidro, plástico, metal, entre outros. Essas lojas geralmente oferecem de tudo, com o objetivo de que o cliente possa suprir as suas necessidades em um só lugar. 

Alguns exemplos de itens são: 

  • Acessórios;
  • Brinquedos;
  • Serviços como xerox e pagamento de conta;
  • Cosméticos;
  • Itens Pessoais; 
  • Produtos importados e muito mais.

15. Franquias  

Quando o assunto é empreender e em negócio em cidade pequena, não podemos deixar de falar das franquias, que são ideias para aqueles que querem começar um negócio com grande potencial de lucro e com riscos reduzidos, pois a grande vantagem de investir em uma franquia quando comparamos a abrir um negócio do zero, é que a marca já existe e já foi testada.

São milhares de franquias espalhadas pelo país de todo tipo de segmento, modelos e portes. Mas, independente do ramo que você escolher, é preciso analisar alguns aspectos antes de levar o plano adiante. Veja a seguir. 

  1. Escolher o segmento;
  2. Analisar o investimento inicial;
  3. Se atentar à taxa de franquia;
  4. Estudar o prazo de retorno e o valor do Royalties;
  5. Faturamento médio; 
  6. Suporte do franqueador. 

Exemplos de franquias: 

  • Óptica Center (segmento de ótica); 
  • SmartFit (academia);
  • eLav (lavanderia);
  • Blue Sol Energia Solar (energia solar);
  • O Boticário (beleza);
  • Cacau Show (alimentação).

Saiba Mais: Missão, visão e valores: como definir no seu negócio?

Qual o melhor negócio em cidade pequena que posso investir?

É preciso analisar o cenário por completo, pois você deve saber e entender o que será preciso para desenvolver um empreendimento assim. O comércio local possui outros pilares diferentes dos que encontramos em grandes empresas, e nesse caso é bem mais fácil ter maior proximidade com os clientes e estabelecer relações de confiança.

É comum que negócios em cidades pequenas sejam construídos em cima dessa relação, além do compromisso de oferecer produtos e serviços que tragam comodidade para os moradores da região.

Então, antes de concluir qual é o melhor negócio para abrir em sua cidade, você deve se perguntar: “O que falta numa cidade pequena?”. Além de conhecer o seu público, entender quais são suas necessidades e levar em consideração até mesmo a estrutura física de uma possível loja, já que pode ser que você se depare com espaços menores.

A partir disso, você pode comparar o que a cidade precisa com o que você está disposto a empreender. Em suma, a maior parte desse trabalho de decidir qual será o melhor negócio para abrir, vai depender da comunidade, da sua relação com a sociedade e das suas estratégias de negócio.

Saiba Mais: Ideias de negócio 2023: 15 opções para começar

Stories
Recomendados
Imagens de boa tarde para compartilhar
Frases e Mensagens
Imagens de boa tarde para WhatsApp: surpreenda seus amigos
Enviar mensagens positivas e inspiradoras é uma prática que ganhou força com a popularização de aplicativos de mensagens como o...
Onlyfans é seguro
Redes Sociais
Descubra tudo Sobre OnlyFans: O que é, como funciona e Como Ganhar Dinheiro
Já pensou poder ganhar dinheiro produzindo seu próprio conteúdo? Então você precisa saber o que é OnlyFans, como ele funciona...
Uma lista completa de conversores MP3
Tecnologia
Conversor MP3: os melhores para usar em 2025
Você já encontrou vídeos ou músicas na internet, mas na hora de baixar o formato que você queria ou precisava...
Geração Beta: A Nova Era que Começa em 2025 Shadowban no Instagram: O que é e Como Evitar Ideias de Negócios para 2025 Mensagens de Bom Dia no WhatsApp Dinâmica de Grupo: 10 Ideias Criativas Como Divulgar Promoções no Dia das Crianças Método Simples de Produtividade Para Dar Conta de Tudo Glossário de Inteligência Artificial Merchandising: Alavanque suas Vendas 45 Frases Agosto Lilás