O WhatsApp vive em constante atualização, e algumas funções podem acabar passando despercebidas do grande público. Um exemplo disso é a mensagem autodestrutiva WhatsApp, função disponível desde novembro de 2020. Você já conhece esse recurso?
Esse recurso não é bem uma novidade, já que outros mensageiros utilizam essa função, como são os casos do Snapchat e do Telegram. Neste post, você vai poder entender melhor como é essa funcionalidade e como usar ela.
Afinal, o que é a mensagem autodestrutiva WhatsApp?
As mensagens autodestrutivas é um recurso que permite que você envie mensagem que desaparecem depois de um tempo. Quando essa função é ativada, as novas mensagens em um chat privado ou em grupo vão desaparecer depois de sete dias. Vale destacar que as mensagens só vão ser afetadas após a ativação dessa configuração, ou seja, o histórico não será afetado.
No chat privado, os dois usuários podem ativar ou desativar as mensagens autodestrutivas. Já em conversas em grupo, somente os administradores do grupo podem mudar as configurações para ativar as mensagens temporárias.
Com a função habilitada, independentemente se o usuário entrar no WhatsApp, as mensagens vão ser apagadas depois dos sete dias. Porém, as mensagens vão aparecer na barra das notificações até que elas sejam abertas.
Vale destacar se a pessoa responder uma mensagem autodestrutiva puxando ela, o texto vai ficar acima da sua resposta e vai poder ser vista mesmo após os sete dias. Além disso, se uma mensagem temporária é enviada para uma conversa na qual as mensagens autodestrutivas estão desativadas, esse texto não desaparecerá para onde foi encaminhada.
Em caso de backup, a mensagem autodestrutiva vai ser inclusa normalmente, mas será deletada quando a pessoa restaurar o backup após estourar o tempo de sete dias. Também é possível tirar print das mensagens antes que elas desapareçam.
É importante destacar que quando ativado, essa função também vale para os arquivos de mídia, ou seja, depois dos sete dias os itens vão desaparecer. Contudo, se você usar o download automático, os arquivos vão continuar salvos no seu celular.
Como ativar uma mensagem autodestrutiva WhatsApp?
Agora que você já entendeu o que são as mensagens autodestrutivas Whatsapp, chegou o momento de aprender como ativar esse recurso. Confira o tutorial a seguir:
Passo 1. Abra o WhatsApp e escolha o chat ou grupo que deseja ativar as mensagens autodestrutivas;
Passo 2. Dê um toque no nome do contato ou do grupo;
Passo 3. Desça um pouco a tela até a opção “Mensagens temporárias” e toque nela;
Passo 4. Escolha a opção “Ativadas”;
Pronto! O recurso já está ativado. Vai aparecer um relógio próximo à foto do perfil ou do grupo. Também é importante mencionar que a pessoa vai saber se você habilitou esse recurso.
Para desabilitar essa ferramenta, basta fazer o mesmo processo, só que dessa vez escolha a opção “Desativadas”. Esse tutorial também serve para a versão Web do WhatsApp.
Novidades sobre o recurso da mensagem autodestrutiva WhatsApp
De acordo com notícias divulgadas no site WABetaInfo, o WhatsApp prepara uma atualização com a possibilidade de escolher mensagens autodestrutivas dentro do período de 24 horas.
Ainda de acordo com a publicação, essa será uma nova opção, não um substituto para os sete dias em que o usuário poderá escolher qual a periodicidade das mensagens desaparecerem.
Ainda não existe uma previsão desse atualização ser lançada. Mas, como de costume, o WhatsApp deve liberar as novas funcionalidades do aplicativo para o programa de acesso antecipado para Android e iOS para só depois chegar à versão final ao grande público.
Enquanto esse novo recurso não chega, os usuários podem aproveitar o recurso das mensagens autodestrutivas com o período de sete dias e dar uma olhada nas novidades que a empresa lançou, como, por exemplo, o WhatsApp Pay.
Saiba Mais: O que é WhatsApp GB? Vale a pena usar?