A comunidade literária está cada dia maior sob a influência das redes sociais como TikTok e Telegram, onde os internautas compartilham suas avaliações e indicações dos clássicos, sucessos e descobertas. A divulgação de livros LGBT ocorre em um contexto de busca por representatividade na literatura.
A popularidade está principalmente entre os jovens que estão emplacando títulos nacionais e internacionais nos rankings de livros mais vendidos. Para você ficar por dentro do universo literário LGBT, separamos uma lista de livros mais interessantes para ler em 2023.
Livros LGBT: as melhores indicações para ler
A pandemia já chegou ao fim e apesar de representar um momento difícil da história, a mesma deixa algumas lições positivas. Durante esse período, muitos brasileiros encontram nos livros uma forma de lidar com a quarentena. O reflexo dessa mudança pode ser visto na pesquisa Nielsen BookScan que mostra o aumento no número de leitores entre a faixa etária de 18 a 29 anos após o primeiro ano de pandemia.
Independente do formato, e-book ou livro físico, o importante é encontrar um gênero que alimente o seu desejo pela leitura. Se você está procurando novos títulos para ler ou já gosta da temática LGBT, não deixe de conferir os melhores livros LGBT que selecionamos para 2023:
Livros LGBT estrangeiros
1. Uma vida pequena
Lançado em 2016 e indicado ao prêmio Pulitzer de Literatura no mesmo ano, “Uma vida pequena” conta a história de quatro amigos, Willem, JB, Malcolm e Jude, que se mudam para a cidade de Nova York a procura de uma vida melhor. Em um lugar novo, eles estão resguardados apenas pela amizade e pelas próprias ambições.
Com o passar do tempo, a relação entre os jovens atravessa transformações. Jude é o maior dos desafios, com um passado misterioso e assombrado, cujos traumas vão definir a sua vida para sempre. Não esqueça de salvar esta indicação na sua lista de livros LGBT.
Autor: Hanya Yanagihara
Número de páginas: 784 páginas
Nota no Skoob: 4.6/5
2. É assim que se perde a guerra do tempo
Um dos livros LGBT de El-Mohtar e Max Gladstone lançado em 2021 conta a história de duas viajantes do tempo que compartilham uma rivalidade. Em times rivais, as agentes travam uma guerra por meio do espaço e do tempo para garantir o melhor futuro para suas equipes. Mas, o que era ódio, transforma-se em um sentimento maior e coloca suas vidas em perigo.
“É assim que se perde a guerra do tempo” é uma leitura rápida para este verão.
Autor: Amar El-Mohtar e Max Gladstone
Número de páginas: 192 páginas
Nota no Skoob: 4.1/5
3. Cidade das garotas
Em “Cidade das garotas” você vai mergulhar na história de Vivian Morris. Ambientado na cidade Manhattan nos anos 1940, a autora aprofunda-se na concepção de sexualidade. Expulsa da faculdade e enviada para morar em Manhattan, a protagonista começa a frequentar o teatro de sua tia Peg. Nesse teatro, Vivian começa a se relacionar com atrizes, atores, produtores e escritores.
A protagonista se envolve em um erro profissional que se transforma em um grande escândalo, fazendo com que ela comece a ver o mundo sob outras perspectivas. Não deixe de colocar na sua lista de livros LGBT.
Autor: Elizabeth Gilbert
Número de páginas: 432 páginas
Nota no Skoob: 4.2/5
4. Fera
No livro LGBT “Fera”, você acompanha o jovem Dylan no auge dos seus quinze anos. Sua vida muda quando se apaixona pela linda, engraçada e inteligente Jamie, uma garota transgênero da mesma idade de Dylan.
O protagonista se encontra dividido entre esconder o que sente ou lutar contra o preconceito e assumir os seus sentimentos por Jamie.
Autor: Brie Spangler
Número de páginas: 384 páginas
Nota no Skoob: 3.7/5
Classificação indicativa: +12 anos
5. A lógica inexplicável da minha vida
Lançado em 2017, o livro “A lógica inexplicável da minha vida” mostra a história de Salvador. Jovem, no último ano de ensino médio, Salvador compartilha a vida ao lado de seu pai e da sua melhor amiga Sam. Mudanças começam a acontecer na vida do garoto, como a morte repentina de seu avô, crises de raiva e reaproximação do pai com um ex-namorado.
Em meio a tudo isso, o protagonista busca encontrar a lógica na sua vida ao passo que questiona a própria identidade e origem.
Autor: Benjamin Alire Sáenz
Número de páginas: 440 páginas
Classificação indicativa: +12 anos
Nota no Skoob: 4.4/5
6. Terra estranha
Em “terra estranha” você terá uma experiência que levará a reflexões profundas. Ambientado em Nova York na década de 1960, o livro conta a história de um rapaz negro e baterista em decadência que se relaciona com uma mulher branca do sul do EUA. Os personagens principais lutam contra os entraves da segregação racial que tanto perdurou em solo americano para alcançarem a felicidade e a si mesmos.
No decorrer das páginas, o autor trabalha com temáticas sensíveis à época como ideia de raça, identidade, nacionalismo, bissexualidade e depressão. Um dos livros LGBT que trabalha com profundidade e imersão em temas que assolam a sociedade. Favorite este título na sua lista de livros LGBT de 2023.
Autor: James Baldwin
Número de páginas: 544 páginas
Nota no Skoob: 4.5/5
7. O azul daqui é mais azul
Um dos livros LGBT de leitura rápida para apreciar neste ano. No livro de Couch, o protagonista é um jovem gay em seu último ano de ensino médio. Sky Baker decide convidar seu crush para o baile de formatura e para isso conta com a ajuda da sua melhor amiga Bree para criar um plano.
Eles fazem uma lista com as possíveis formas de convidar Ali Rashid para a festa, mas suas anotações são divulgadas por um hacker em um e-mail contendo mensagens de homofobia e racismo. A vida de Sky vira de cabeça para baixo. Então, o jovem se junta a seus amigos para descobrir quem espalhou o e-mail anônimo. Não deixe de favoritar na sua lista de livros LGBT
Autor: Robbie Couch
Número de páginas: 280 páginas
Nota no Skoob: 4/5
8. Todos, nenhum: simplesmente humano
Neste livro LGBT, você imerge na história de Riley Cavanaugh, uma pessoa de gênero fluído que se muda de escola para um recomeço. A fim de dar vazão aos seus sentimentos, Riley cria um blog utilizando o pseudônimo de Alix.
O livro conta a trajetória da personagem principal ao passo que retrata a ideia de juventude contemporânea.
Autor: Jeff Garvin
Número de páginas: 400 páginas
Nota no Skoob: 4.3/5
9. Felix para sempre
O romance de Callender celebra a vida de Felix, um jovem negro, trangênero e queer. De repente, uma pessoa anônima divulga fotos de Félix antes da transição junto a mensagens transfóbicas, o que leva o protagonista a elaborar um plano de vingança contra quem suspeita ter sido responsável pelos ataques.
As ações de Félix o colocam em meio a um triângulo amoroso, fazendo com que ele questione os seus sentimentos em uma jornada de descobertas e questionamentos.
Autor: Kacen Callender
Número de páginas: 288 páginas
Nota no Skoob: 4.4/5
10. Wil e WIl: um nome, um destino
O livro LGBT “Wil e WIl: um nome, um destino” traz para o leitor o amor adolescente, sentimentos, amizade e um pouco de comédia. Duas pessoas compartilhando o mesmo nome, se envolvendo em uma paixão e vivendo uma aventura épica.
Autor: David Levithan
Número de páginas: 352 páginas
Nota no Skoob: 3.5/5
11. Cool for the summer: Um verão inesquecível
Aqui está um livro LGBT sobre romance bissexual para você curtir em 2023. Cool for the summer explora a vida de Lara, uma garota do colegial que se vê dividida entre o cara dos sonhos e uma aventura de verão com Jasmine. É um livro sobre autodescoberta e amores.
Autor: Dahlia Adler
Número de páginas: 288 páginas
Nota no Skoob: 4.0/5
12. História é tudo que me deixou
Essa história é uma trajetória sobre recomeços. Quando Graffin descobre a morte de seu ex-namorado Theo, seu mundo fica despedaçado. Ainda que o seu amor tivesse seguido em frente com outra pessoa, Graffin ainda tinha esperanças de que eles voltariam a ficar juntos. Para encontrar um novo caminho, ele terá que confrontar o seu passado.
Autor: Adam Silvera
Número de páginas: 335 páginas
Nota no Skoob: 4.1/5
13. A noite passada no Telegraph Club
Livro de romance LGBT de romance de formação vencedor do prêmio National Book Award, “A noite passada no Telegraph Club” vai te surpreender. Nessa história, Lily Hu é uma jovem de descendência chinesa de 17 anos que vive o risco de deportação ao passo que se apaixona por uma garota em plena década de 1950 em solo americano.
Lyly e sua amada Kath terão que colocar tudo em risco em nome do amor. Salve esta indicação na sua lista de livros LGBT para 2023.
Autor: Malinda Lo
Número de páginas: 420 páginas
Nota no Skoob: 4.5/5
Saiba Mais: Aplicativos de livros: Os 14 mais recomendados para baixar
Livros LGBT nacionais
14. Uma canção de amor e ódio
Se você gosta de livros LGBT Enemy to Lovers, essa história vai te conquistar. Benjamin e Theodoro são dois músicos de sucesso que alimentam uma rivalidade, mas tudo muda quando eles são convidados para tocar em um mesmo festival. O marketing dos cantores resolve contornar a situação propondo uma canção conjunta entre eles.
Para descobrir o final dessa história, leia “Uma canção de amor e ódio”.
Autor: Vinícius Grossos
Número de páginas: 288 páginas
Nota no Skoob: 4.7/5
15. Conectadas
Mais uma história sobre amor na nossa lista de livros LGBT. Na história, Rayssa e Ayla se conhecem através de um jogo feérico popular. Mesmo morando em cidades diferentes, ambas encontram uma conexão com a outra, mas há um segredo que pode colocar tudo em jogo. Ayla não sabe que Rayssa é uma mulher, pois a mesma joga com avatar masculino.
Quando um evento de feéricos é anunciado, o encontro entre elas está cada vez mais perto e a verdade também.
Autor: Clara Alves
Número de páginas: 320 páginas
Classificação indicativa: +13 anos
Nota no Skoob: 4.3/5
16. Moletom
Indicação de livros LGBT de romance, “Moletom” te envolve na história de Pedro que acaba de se mudar para casa da tia em busca de um recomeço e de um escape. Nessa nova cidade, o protagonista se apaixona por Lucas e terá que enfrentar seus sentimentos e medos.
Autor: Julio Azevedo
Número de páginas: 168 páginas
Nota no Skoob: 3.8/5
17. Honestamente: sinceramente
De amigos a inimigos, Benjamin e Leonardo se encontram em uma situação complicada, principalmente porque estudam na mesma turma na faculdade. Quando os dois percebem que não podem ficar separados, decidem firmar um acordo onde a primeira regra é não se apaixonar.
Muito mais que romance, é um dos livros LGBT sobre vulnerabilidade, família e diferenças.
Autor: Bruna Zielinski
Número de páginas: 348 páginas
Nota no Skoob: 4.3/5
18. Luzes: quando as luzes se apagam
O romance conta a história do aspirante a escritor Simas. Recém-formado na faculdade, ele começa a escrever um livro para participar de um concurso em Nova York enquanto trabalha em um cinema. Lá, ele conhece seu colega de trabalho Cedric e desenvolve sentimentos pelo garoto. É um dos livros LGBT sobre descobertas e que mostra como relacionamentos podem ser difíceis. Versão disponível apenas para ebook.
Autor: Leblon Carter
Número de páginas: 215 páginas
Classificação indicativa: +14 anos
Nota no Skoob: 3.8/5
19. Entre linhas, estrelas e segredos
“Entre linhas, estrelas e segredos” envolve o leitor em uma trama de mistério e amor. Marcela está investigando o desaparecimento misterioso do irmão após a polícia arquivar o caso, quando um ex amor retorna inesperadamente para sua vida. Agora, ela se vê dividida entre segredos e desejos. Não deixe de guardar na sua lista de livros LGBT. Versão disponível apenas para ebook.
Autor: Ana C. Alves
Número de páginas: 520 páginas
Classificação indicativa: +18 anos
Nota no Skoob: 4.3/5
20. Entre livros e fios dourados
Uma escritora de prestígio empolgada com a sua participação em um dos maiores eventos literários do país esquece de reservar o hotel para sua estadia. Quando ela encontra uma bibliotecária extremamente dedicada com quem decide dividir uma kitnet. Acontece que a jovem da biblioteca repudia escritores famosos por considerá-los metidos.
Durante 5 dias, elas dividirão a mesma cama, o que será que pode acontecer? Essa é a história de Natália e Lola em “Entre livros e fios dourados”. Versão disponível apenas para ebook.
Autor: Lolline Huntar’z
Número de páginas: 165 páginas
Classificação indicativa: +12 anos
Nota no Skoob: 4.3/5
21. As cores do amor
Olívia é uma mulher que precisa lidar com a morte do pai de seu filho. Após o momento trágico, ela se torna fria e amargurada. Tudo muda quando ela conhece a nova professora de seu filho, uma mulher que desafia sua conduta de mãe protetora.
Acompanhe Olivia nessa história de descobertas. Versão disponível apenas para ebook.
Autor: Jéssica Batista
Número de páginas: 471 páginas
Classificação indicativa: +12 anos
Nota no Skoob: 3.9/5
22. Para sempre
“Para sempre” é um livro LGBT de fantasia que conta a história de Alek e Matt. Alek é um rei temporário em busca da herdeira legítima do trono, mas descobre que a princesa estava morta. O reino precisa de um casamento para manter a ordem e Alek corre contra o tempo e os perigos daquele mundo para encontrar a pessoa certa.
Ao lado de seu amigo Matt, ele faz descobertas, enquanto vive momentos catastróficos, divertidos e desafiadores.
Autor: F.T. Lukens
Número de páginas: 256 páginas
Nota no Skoob: 4.2/5
23. Devassos no Paraíso: a homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade
Diferente dos outros livros LGBT da nossa lista, “Devassos no paraíso” é um livro não ficção, mas sim uma espécie de estudo. É uma obra para se tomar conhecimento a história da homossexualidade no Brasil, agregando conhecimentos ao leitor.
O autor articula vários campos de estudo da nossa sociedade como a Medicina, o Teatro, Psicologia e Política. É um livro que fomenta debates e discussões sobre o assunto na atualidade.
Autor: João Silvério Trevisan
Número de páginas: 552 páginas (4ª edição)
Nota no Skoob: 4.6/5
Saiba Mais: 12 sites para baixar livros em PDF de forma legal
Livros LGBT: queridinhos do Booktok (TikTok indicações)
24. Vermelho, branco e sangue azul
“Vermelho, branco e sangue azul” é um dos livros LGBT com mais indicações da comunidade literária do Tiktok. O que pode dar errado quando dois rivais, príncipe da Inglaterra e o filho da presidente dos Estados Unidos são obrigados a passar um final de semana fingindo serem melhores amigos?
Você pode acompanhar o desfecho dessa história lendo “Vermelho, branco e sangue azul”.
Autor: Casey McQuiston
Número de páginas: 456 páginas
Classificação indicativa: +13 anos
Nota no Skoob: 4.4/5
25. Um milhão de finais felizes
Em “Um milhão de finais felizes”, Jonas é um garoto gay que divide sua vida entre o trabalho, ideias para livros e o conservadorismo dos pais. Quando ele conhece o jovem e belo Arthur, Jonas começa a questionar sua vida.
É um livro sobre amizades e família do brilhante autor nacional de livros LGBT Vítor Martins.
Autor: Vitor Martins
Número de páginas: 352 páginas
Nota no Skoob: 4.5/5
26. Com amor, Simon
Um dos livros LGBT que ganhou filme, “Com amor, Simon” conquistou fãs na Netflix. Simon é um garoto gay de 16 anos que não rejeita sua orientação sexual, mas é uma pessoa que evita conversar sobre esse assunto com as pessoas ao redor.
Ele começa a trocar mensagens por e-mail com o anônimo Blue, mas Simon não imagina que vai ter que enfrentar dúvidas, inseguranças e uma misteriosa chantagem.
Autor: Becky Albertalli
Número de páginas: 272 páginas
Classificação indicativa: +13 anos
Nota no Skoob: 4.3/5
27. Me chame pelo seu nome
Outro título da nossa lista de livros LGBT que ganhou filme e conquistou o público nas telas, “Me chame pelo seu nome” se passa na belíssima Itália. Você vai acompanhar a história de Elio e o escritor Oliver em uma paixão de verão em um cenário paradisíaco.
É uma história com dois volumes, sendo “Me encontre” o segundo lançamento.
Autor: André Aciman
Número de páginas: 288 páginas
Nota no Skoob: 4.1/5
28. Enquanto eu não te encontro
Outra indicação de livros LGBT nacionais do TikTok é “enquanto eu não te encontro”. Acompanhe Lucas na sua nova vida de calouro na cidade do Rio Grande do Norte. Em uma noite na balada, ele encontra um jovem francês e cria uma conexão com ele, mas o destino nem sempre está ao nosso favor.
Livro aclamado por autores de livros LGBT Vitor Martins e Clara Alves, você estará servido de representatividade.
Autor: Pedro Rhuas
Número de páginas: 272 páginas
Nota no Skoob: 4.2/5
29. O amor não é óbvio
“O amor não é óbvio” esteve nos livros mais vendidos da Revista Veja e foi escrito por uma autora nacional. Íris é uma adolescente no colegial, noveleira e com um crush por Cadu Sena. Quando ela descobre que o garoto ficou solteiro após sua namorada deixá-lo por um menina, ela decide descobrir tudo sobre o pivô da separação.
Autor: Elayne Baeta
Número de páginas: 392 páginas
Nota no Skoob: 4.5/5
30. Quinze dias
Outro romance de Vitor Martins na nossa lista de livros LGBT. Desta vez, o autor nos apresenta o personagem Felipe, um adolescente que não vê a hora de chegar as férias de julho. Os planos iniciais envolviam Netflix, livros e tutoriais do Youtube, mas a mãe de Felipe aceitou hospedar em sua casa um vizinho que o garoto conhece muito bem.
Durante quinze dias, Felipe terá que lidar com sentimentos e assuntos mal resolvidos.
Autor: Vitor Martins
Número de páginas: 208 páginas
Nota no Skoob: 4.5/5
31. Heartstopper: dois garotos, um encontro
“Heartstopper” inspirou a série com mesmo nome na plataforma Netflix. Se você gosta do clichê “nerd e o popular”, essa história vai te conquistar. Com quatro volumes, o primeiro livro nos apresenta a relação do estudioso e dedicado Charlie do popular Nickie. Charlie se assumiu gay, enquanto Nickie é visto por todos e ele mesmo como um garoto hétero.
Eles desenvolvem uma amizade em sala de aula e que aos poucos se transforma em sentimento.
Autor: Alice Oseman
Número de páginas: 288 páginas
Classificação indicativa: +13 anos
Nota no Skoob: 4.7/5
32. Sua alteza real
Mais uma indicação de livros LGBT Enemy to lovers, “Sua alteza real” conta a história de duas garotas no auge da adolescência. Flora, um membro da realeza e Millie, uma garota com coração partido, vão dividir o mesmo dormitório em um dos colégios mais restritos da Escócia, enquanto lidam com suas diferenças.
Se gostou da indicação, não esqueça de salvar na sua lista de livros LGBT.
Autor: Rachel Hawkins
Número de páginas: 304 páginas
Nota no Skoob: 4.1/5
33. Aristóteles e Dante descobrem o mundo
Para quem gosta de livros reflexivos, “Ari e Dante” é a indicação para leitura em 2023. Em um verão, dois jovens se conhecem e começam uma amizade ímpar e descobertas sobre o mundo. O livro vai cativar o leitor ao mostrar do que são feitas as grandes amizades e como as diferenças parecem não importar quando se cultiva sentimentos bons.
Além disso, é uma história repleta de referências da década de 1980. “Aristóteles e Dante” possui um segundo volume lançado em 2021. Esses livros LGBT vão te trazer boas lembranças da Filosofia.
Autor: Benjamin Alire Saenz
Número de páginas: 392 páginas
Classificação indicativa: +13 anos
Nota no Skoob: 4.3/5
34. Tipo uma história de amor
Um dos livros LGBT do Booktok que faz sucesso entre o público juvenil. Ambientado na década de 1980, o livro conta a história do jovem iraniano Reza que acaba de se mudar para os EUA. Ele reconhece sua orientação sexual como gay, mas não se assume para mãe por medo de represálias devido à cultura em que cresceram.
No colégio novo, ele acaba em um relacionamento com uma garota, mas logo percebe seus sentimentos pelo melhor amigo de sua namorada. Mais do que abordar um envolvimento amoroso, o autor aborda assuntos como AIDS, enfrentamentos da comunidade LGTB e o preconceito. Não esqueça de salvar esta história na sua lista de livros LGBT.
Autor: Abdi Nazemian
Número de páginas: 352 páginas
Nota no Skoob: 4.4/5
35. Os garotos do cemitério
Um dos livros LGBT que vai te surpreender, “Os garotos do cemitério” é um título sobre representatividade e questionamentos sobre o que é a vida. Nessa história, Yadriel faz parte de uma família de latino bruxos. Quando o protagonista assume sua transição de gênero e orientação sexual, sua família rejeita a participação do garoto no ritual alegando que a morte não o aceitará por conta de suas escolhas.
Yadriel então embarca em uma trajetória para afirmar sua capacidade para ser bruxo. Até o final dessa história, você verá temas como deportação, racismo, colonização, sem deixar de apreciar um bom romance. Salve esta indicação na sua lista de livros LGBT.
Autor: Aiden Thomas
Número de páginas: 350 páginas
Classificação indicativa: +13 anos
Nota no Skoob: 4.5/5
Para acompanhar indicações de livros LGBT nacionais e estrangeiras, comentar sobre títulos e compartilhar livros LGBT, siga a Lgbteca no Twitter. Você também pode se cadastrar no Skoob para ter acesso a resenhas e avaliações sobre os mais diversos gêneros.