Nos momentos de crise ou no desejo de realizar um sonho, percebemos a importância de economizar dinheiro. Para muitos, esta é uma uma missão difícil de cumprir e para outros é um jeito inteligente de se viver. Independente da opinião, economizar dinheiro já se tornou uma necessidade diante do cenário trabalhista, econômico e social do país.
E aprender algumas dicas sobre como economizar dinheiro pode ser o primeiro passo para você iniciar uma vida financeira mais organizada e funcional.
O que é Educação Financeira?
Muitas pessoas acreditam que a educação financeira se resume a investir dinheiro. Mas na verdade, a essência vai muito além do investimento. É uma área que trabalha o comportamento do indivíduo, buscando equilíbrio entre a pessoa e as suas aquisições. Também é o meio para saber como utilizar o dinheiro que ganha de modo inteligente. Um dos objetivos é alcançar a autonomia e o controle.
Nota-se a importância do tema no Programa de Educação Financeira organizado pelo Banco Central do Brasil, uma forma de contribuir para que os cidadãos conheçam mais sobre sua relação com o dinheiro. De acordo com o presidente da DSOP e Ph.D em Educação financeira, quando se pratica esse conceito, você está economizando o seu dinheiro. Para saber como se educar financeiramente, confira as dicas a seguir.
Saiba Mais: Planner financeiro: 9 modelos para copiar e organizar as finanças
As 11 melhores dicas de como economizar dinheiro
1. Pense a longo prazo
De acordo com a autora best-seller Patricia Lages, um dos erros de quem está buscando economizar dinheiro é ser imediatista. A economia começa a partir de pequenos valores dentro da sua realidade financeira, ou seja, “dinheiro é dinheiro”. É uma boa opção para aqueles que estejam começando a economizar e sentem dificuldades de se adaptar ao novo estilo de vida.
Assim, você pode começar com pequenas quantias e aumentar gradativamente. Deve ser uma ação constante, pois só desta forma é possível alcançar os benefícios. Lembre–se que economizar não é o mesmo que poupar dinheiro.
Saiba Mais: Como investir no tesouro direto pelo celular?
2. Comprar com propósitos
Na hora de fazer compras, seja no supermercado ou em outras lojas, prepare uma lista dos itens a serem adquiridos. Isso evita que você seja levado pelo comportamento consumista. Planeje o que vai comprar, a quantidade realmente necessária e avalie preços.
Outro ponto é investir no que se compra, pois um item barato pode acabar sendo não utilizado ou desperdiçado, enquanto que o de maior valor pode trazer benefícios à longo prazo.
3. Invista em receitas próprias
Um dos vilões de quem está começando a economizar dinheiro é cortar os supérfluos. Muitas vezes, não nos damos conta do quanto estamos destinando do nosso salário à fast food, iFood e restaurantes. Substituir o hambúrguer do delivery pela mesma receita feita em casa, pode gerar uma economia no fim do mês. Você também pode pesquisar os dias de ofertas dos supermercados próximos a sua residência para comprar os itens necessários para o seu cardápio do dia ou da semana com desconto.
Você não precisa ser restritivo, mas apenas usar a criatividade para comer bem com pouco dinheiro.
Saiba Mais: Receitas para Airfryer: as 8 melhores para fazer em casa
4. Trace um objetivo para suas economias
Mesmo ganhando pouco, é possível economizar dinheiro desde que se estabeleça um objetivo para a poupança. Guardar dinheiro sem propósito pode levar ao gasto da quantia em situações que apareçam pelo caminho. Também pode ocorrer um ciclo vicioso, no qual não se consegue economizar a longo prazo e, por consequência, acaba gerando frustrações na vida financeira.
Defina se os seus objetivos serão realizados a curto, médio ou longo prazo para tornar o propósito de economizar dinheiro ainda mais claro.
5. Pense em onde investir
É comum ouvirmos sobre investimentos em um mundo que está cada vez mais cansado do jeito tradicional de fazer dinheiro. Contudo, tenha atenção nos seus planos, pois é um erro comum destinar a poupança a objetivos de terceiros e negligenciar os próprios desejos pessoais.
Se o seu desejo é ‘juntar dinheiro” para comprar um veículo, fazer uma festa de casamento, uma viagem internacional, não veja isso como um dinheiro “mal gasto”, pois este foi o objetivo que você traçou para suas economias. Contudo, considere o investimento como uma opção para “fazer mais dinheiro”.
Saiba Mais: Kinvo App: o que é o app que controla os seus investimentos?
6. Separe uma conta para investimentos
Independente do banco que você usa, tenha uma conta a parte da modalidade corrente. Há maior facilidade de gastar o dinheiro que está depositado em conta corrente e uma escolha desvantajosa para quem quer economizar.
O ideal é que se faça uma conta de investimentos para reservar suas economias. Sendo assim, pode ser mais fácil economizar dinheiro.
Saiba Mais: Qual o melhor banco digital de 2023? Confira nossa análise
7. Transferências automáticas
Imagine que sua conta de investimentos é um gasto fixo que terá todos os meses e deixe programada transferências automáticas para sua conta de investimentos na data em que o salário é depositado em conta corrente. Assim, você não espera o fim do mês para reservar o resto da sua renda para a conta de investimentos.
Você também pode programar o aplicativo para pagar suas contas do dia a dia e evitar a inadimplência. Dessa forma, é muito mais fácil controlar o impulso de gastar seu dinheiro em coisas supérfluas e esquecer de quitar suas despesas fixas.
8. Economia colaborativa
Outra forma de economizar dinheiro ganhando pouco é pensar em uma economia colaborativa. Sabe aquela plataforma de streaming que você quer tanto assinar? Dividir o valor da assinatura com os amigos ou a família e criar perfis para cada usuário pode render uma economia na contratação do serviço.
Se na sua residência, há mais de um veículo, avalie a real necessidade das pessoas que vivem com você e considere vender ou trocar para um carro mais econômico. Assim, você pode acabar economizando sem abrir mão das suas vontades.
9. Escolha um cartão de crédito com benefícios
Nem todo mundo enxerga o cartão de crédito como uma ferramenta, mas como um vilão na vida financeira. Isso acontece, porque há um uso inconsciente e impulsivo do sistema de crédito, levando há faturas altas e inadimplência.
Mas saiba que essa ferramenta pode ser usada para economizar dinheiro se usada de forma inteligente. Escolha um banco sem anuidade e que ofereça benefícios ao cliente, como sistema de pontos ou milhas aéreas.
Além disso, reserve esse tipo de pagamento apenas para despesas que possuam parcelas sem juros. Atente-se para não deixar o cartão com limite alto e gastar mais do que sua renda.
Saiba Mais: Qual é o melhor cartão de crédito para gerar milhas?
10. Use aplicativos de gestão de gasto
Economizar dinheiro não é uma prática sobre maior ou menor quantia, mas sim de estratégias. Alinhe a tecnologia no processo de economizar dinheiro para potencializar as outras dicas. Apps de controle de financeiro pessoal podem ser usados para ter uma melhor visualização de entradas e saídas do seu dinheiro. Isso ajuda a conhecer a relação dos seus gastos com seus ganhos e a necessidade de ajustes.
Veja algumas opções para organizar suas finanças e atingir seus objetivos financeiros:
- Wallet;
- Guiabolso;
- Organnize;
- Minhas Economias;
- Mobills;
- Flipper.
11. Estudar sobre educação financeira
Consuma conteúdo de sites e blogs especializados em finanças, siga perfis nas redes sociais de profissionais que trabalham com conteúdos financeiros, ouça podcast e veja vídeos sobre o assunto. Quanto mais atualizado, mais técnicas e dicas você vai conseguir aplicar para seus objetivos.
Invista em cursos online, especialmente os gratuitos, sobre finanças pessoais, organização financeira e investimentos. Abaixo, recomendamos vários canais de comunicação para você se manter por dentro do assunto:
Canais no Youtube sobre educação financeira e finanças pessoais
- Dinheiro à vista;
- Patricia Lages;
- Gustavo Cebarsi;
- Motivarei;
- Fred Marques;
- Bruno Perini–Você MAIS Rico;
- Me poupe.
Sites e blogs especializados em economia e finanças
- InfoMoney;
- Valor Econômico;
- Dinheirama;
- Quero Ficar Rico;
- Clube do Valor;
- Dinheirama;
- Blog do Valor.
Perfis no TikTok sobre finanças pessoais e como economizar dinheiro
- Bolsa_Strt
- Nath Arcuri
- Rob Correa
- Navarro
- Aline Soaper
Livros sobre finanças, como organizar e economizar dinheiro:
- Casais Inteligentes Enriquecem Juntos – Gustavo Cerbasi
- Como Organizar sua Vida Financeira – Gustavo Cerbasi
- O Poder do Hábito – Charles Duhigg
- O Poder da Educação Financeira – Robert T. Kiyosaki
- A Nova Regra do Jogo – Rafael Paschoarelli
- A Psicologia Financeira – Morgan Housel
- Kakebo: Agenda de Finanças Pessoais – Comite Blackie
- Destrave seu Dinheiro – William Sanches
- Saia do Vermelho – Organizze
- Orçamento Sem Falhas – Nath Finanças
- Finanças Organizadas, Mentes Tranquilas – Danilo H. Gomes
- Nudge – Richard H. thaler