Se você está afim de investir em criptomoedas, especialmente se já está acostumado com isso, um dos aplicativos que mais podem te ser úteis é o Crypto.com, uma das corretoras mais populares no mercado.
O objetivo principal da plataforma é facilitar o acesso das pessoas às criptomoedas e oferecer diversos tipos de serviços aos seus usuários.
Com características que o diferenciam de várias outras plataformas de negociação, o Crypto está disponível tanto em sua versão web, como na Play Store para aparelhos com sistema Android e na App Store para aparelhos com sistema iOS.
Assim, se você tiver interesse no Crypto, separamos um guia com as principais características e formas de usar a plataforma que você precisa saber.
Saiba Mais: Como investir em criptomoedas?
Sobre o Crypto
A Crypto.com foi criada em 2016 por Kris Marszalek com o nome de Monaco Technologies.
O objetivo da plataforma na época era permitir aos usuários gastar dinheiro quando e onde quisessem, sem taxas.
O cenário começou a mudar em 2017, quando a empresa lançou o chamado MCO, o próprio token da plataforma, financiado através de uma oferta inicial de moedas (ICO). Devido ao sucesso nesse novo cenário da empresa, o nome mudou em julho de 2018, sendo rebatizada como Crypto.com.
A partir disso, a expansão da Crypto só aumentou. E alguns meses depois, após a troca de nome, já houve o lançamento do cartão Visa Crypto.com e o lançamento da Rede Crypto.com utilizando o token CRO nativo da empresa.
Em 2019 e 2020 diversos outros serviços foram lançados e a empresa continuou expandindo cada vez mais. Até que, mais para frente em 2020, o token MCO foi totalmente eliminado e substituído pelo CRO.
Levando em conta dados de 2021, a Crypto conta com mais de 10 milhões de usuários pelo mundo, até o momento da publicação deste texto.
Além disso, possui sedes em diversos locais, como: Rússia, Índia, Hong Kong, Estados Unidos, Reino Unido, Malta, Bulgária, Austrália, Singapura e diversos outros.
Saiba Mais: Como ganhar Robux de graça? Confira nossa melhores dicas
Crypto.com: como funciona
Crypto login
Para poder utilizar a Crypto, o usuário precisa ter uma conta cadastrada. O processo para criar uma conta leva apenas alguns minutos.
Você irá realizar o download do aplicativo em seu smartphone e logo na página inicial clicar em “Sign Up” para realizar o seu cadastro. Na próxima página, será preciso informar o seu e-mail para confirmar que você leu e concordar com as políticas de privacidade da empresa.
Uma mensagem de confirmação com o link para continuar o cadastro será enviado para o seu endereço de e-mail. Basta clicar nele para ser encaminhado para a próxima página.
Depois, basta seguir o processo informado na tela, inserir o número de telefone para receber o código de confirmação, inserir o mesmo no espaço que aparecerá na sua tela e você já terá a sua conta criada.
Após isso, será preciso enviar os dados solicitados para ter todas as funções liberadas, como o nome completo e legal, identidade e uma selfie.
Após ter todas as funções da conta liberadas com as informações dos dados, você poderá escolher uma senha de acesso, cadastrar uma digital para realizar o login mais rápido e até ativar a confirmação de login em duas etapas, dando ainda mais segurança.
Saiba Mais: Como investir em Bitcoin em reais?
Prós e Contras do Crypto
Como todos serviços, o Crypto.com também possui seus prós e contras. E para te ajudar a tirar suas próprias conclusões a respeito da plataforma, listamos eles para você.
Os pontos negativos são poucos, porém para algumas pessoas podem ser determinantes, são eles:
- Poucos recursos educacionais a respeito do tema criptomoedas;
- As moedas da plataforma não estão disponíveis universalmente.
Já os pontos positivos podem ser excelentes para quem utiliza bastante as criptomoedas, são eles:
- Grande variedade de formas para ganhar interesses e recompensas;
- Alto nível de segurança de dados;
- As taxas para negociações são muito baixas;
- A gama de serviços de criptomoedas oferecidos são bem amplos (aplicativo, depósito, empréstimo, carteira digital, DeFI e serviços NFT),
- Opções de saques e depósitos em moeda fiat e recompensas em dinheiro com cartão Visa.
Segurança e regulamentos do Crypto
A plataforma Crypto atua como uma entidade completamente regularizada, e em maio de 2021 a empresa se destacou por ser a primeira plataforma global de criptomoedas a receber uma Licença de Ativos Financeiros Virtuais (VFA) classe 3, que é emitida pela instituição Autoridade de Serviços Financeiros de Malta (MFSA).
Essa licença permite que a plataforma tenha acesso a vários países da União Europeia (UE).
Crypto é seguro?
A Crypto segue uma cultura de Defense in Depth, podendo ser traduzido de forma livre como “Defesa em Profundidade”.
Isso significa que todos os processos de segurança que a plataforma utiliza estão integrados em vários aspectos da empresa. Entre as principais formas de segurança, podemos destacar o armazenamento dos 100% dos fundos dos usuários em armazenamento frio offline.
Além disso, ela também possui uma parceria com a Ledger, aproveitando ao máximo a solução de custódia de nível institucional, conhecida como Ledger Vault, para armazenar os fundos dos usuários da plataforma.
Um seguro no valor $50 milhões garante o armazenamento frio offline, com cobertura indireta e direta através de roubos de terceiros e custodiantes.
Agora, caso o seu fundo esteja armazenado em carteiras quentes, também conhecidas como hot wallets, o sistema de segurança da Crypto será um pouco diferente, feito através de chaves com várias assinaturas e hardware (HSM).
Além do mais, a plataforma mantém vários fundos corporativos em hot wallets, sendo eles uma fração do total de ativos da Crypto. Ou seja, esses fundos são o suficiente para a empresa cobrir os pedidos de saques diários de seus clientes.
As formas de segurança da empresa não param por aí, e as moedas fiduciárias também estarão protegidas na plataforma. Assim que elas forem depositadas pelos clientes, os fundos acabam sendo armazenados em várias contas bancárias pelo mundo que possuem uma custódia altamente regulamentada.
Os residentes e comerciantes dos Estados Unidos possuem uma cobertura FDIC, e seus fundos na Crypto são armazenados em bancos locais. O seguro da plataforma irá cobrir até R$250,000 dos fundos do investidor na plataforma.
Mas não são somente os seus fundos que estarão seguros. A Crypto também preza bastante pela segurança de seus clientes. E como dito antes, as formas de segurança da sua conta são feitas por verificação de e-mail, senha de login, biometria, verificação em duas partes e verificação de telefone.
Além disso, a carteira DeFi da plataforma garante a segurança das chaves de acesso privadas, mantendo todos os fundos sob seu controle.
Saiba Mais: Como investir no tesouro direto pelo celular?
Para quem é indicado?
Iniciantes
Se você está iniciando o processo de mexer com criptomoedas, então a plataforma Crypto pode não ser a mais indicada para você, já que ela está em falta em diversas áreas.
Devido a isso, ela acaba não sendo uma alternativa viável para negociações de criptomoedas para investidores novatos ou traders.
A falta de recursos educacionais é mais um motivo para você não usar se for iniciante, ou seja, os novatos não terão como aprender sobre as criptomoedas e o mercado através da plataforma. Além do mais, não há uma opção de conta demo e a opção exchange pode ser bem complicada de entender e mexer.
Avançado
Contudo, se você for um investidor avançado e trader experiente, então a Crypto pode acabar sendo a melhor opção de plataforma de criptomoeda disponível para você.
A plataforma acaba disponibilizando uma grande variedade de gráficos e ferramentas de negociações avançadas para criptomoedas.
Além disso, você pode configurar para vários idiomas diferentes, como japonês e chinês.
Recursos e criptomoedas suportadas
Um recurso disponível para os comerciantes brasileiros é o Crypto Earn, que possibilita aos mesmos acumularem os juros de forma diária em mais de 20 tipos diferentes de criptomoedas.
Entre os principais podemos citar: Bitcoins (BTC), Pax Gold “PAXG”, Tether “USDT”, USD Coin “USDC” e entre outros.
Dependendo do ativo criptográfico escolhido para ser mantido no Crypto Earn, cada um dos negociantes terá ganho uma quantia diferente, devido às variadas taxas de juros para cada criptomoeda.
Assim que o seu depósito for confirmado na plataforma, os juros serão acumulados automaticamente e mantendo o controle de tudo através da carteira DeFi que concede o acesso às criptomoedas dos usuários.
Para saber quais são os juros de cada uma das criptomoedas, basta conferir a seguir, já que separamos essa informação para te ajudar: os tokens digitais como USD Coin “USDC” podem render até 3% ao ano caso o seu depósito criptográfico seja igual a US $ 4.000; os stablecoins como Tether e USDC do usuário pode render até 12% ao ano também em depósitos de U$ 4.000.
A própria plataforma Crypto oferece a possibilidade para os usuários brasileiros calcularem o lucro de acordo com o valor depositado e por quanto tempo.
Vale ressaltar que o Crypto Earn não está disponível para todas as regiões, sendo uma vantagem única para os usuários em território nacional. Até o momento em que publicamos este post, a Crypto está tentando adotar algumas medidas para conseguir levar este recurso para outros locais.
A carteira DeFi permite que você controle e movimente mais de 100 criptomoedas diferentes. O usuário também consegue importar a carteira através de frases de segurança, que podem ter até 12/18/24 palavras.
Além disso, você possui outros benefícios como juros em alguns determinados tipos de criptomoedas e uma grande segurança na mesma, permitindo até mesmo que você realize troca de tokens de forma direta.
Saiba Mais: C6 Invest: Como usar para investir no Brasil e no Exterior
Taxas e custos do Crypto
As retiradas, negociações de derivativos e negociações VIP costumam ter uma taxa cobrada pela Crypto. No entanto, o valor de cada taxa paga por um trader irá depender do tipo de negociação que está sendo conduzida e dos serviços que estão sendo utilizados.
Abaixo, com informações da própria Crypto.com, montamos um esboço de cada taxa cobrada:
- Existe uma taxa de processamento no cartão de débito ou crédito, que pode ser entre 2,99% a 3,99% no aplicativo móvel da plataforma. Você será cobrado desta taxa toda vez que comprar uma criptomoeda com seu cartão de crédito ou débito, porém o valor irá variar dependendo da sua região;
- A cada pedido também haverá uma taxa de tomador que pode variar entre 0,10% a 0,16%. O valor irá depender do seu volume de negócios em um período de 30 dias, sendo cobradas a cada pedido que são finalizados de forma imediata. Caso você esteja colocando em token Cro ou stoken, essa taxa pode ser reduzida a zero;
- Também existe uma taxa de 0,04% a 0,10% referente ao fabricante, podendo variar de acordo com o seu volume de negociações nos últimos 30 dias. Os pedidos de venda ou compra que não são concluídos de forma imediata terão essa taxa aplicada devido o limite que o usuário impôs para finalizar a compra;
- Também há taxas para retiradas na carteira, porém o valor irá depender da criptomoeda que será retirada;
- Na negociação de derivativos, a uma taxa de tomador que pode variar entre 0,015% a 0,04%;
- Os derivativos também possuem uma taxa de fabricante, que pode ser nula 0%, mas também pode chegar a 0,025%;
- Dependendo do nível de cartão que você possui, pode ser cobrada uma taxa de retirada do cartão Visa;
- Para transações utilizando a carteira DeFi, a Crypto cobra taxas de rede, porém ela é para os mineradores de rede, assim o valor não será para a própria Crypto.com.
Como comprar tokens
O processo de compra de tokens no Crypto é bastante simples e vamos te explicar como funciona a seguir.
Assim que entrar no aplicativo, você verá o botão escrito “Comprar”, e com isso os tokens disponíveis para compras serão mostrados. Após selecionar o de sua escolha, será exibido para você um novo separador, onde poderá selecionar o montante desejado e o método de compra.
Quando finalizar essa parte, um ecrã de confirmação aparecerá, e logo após também será mostrado a autenticação de transação. Após todo o processo ser bem sucedido, você receberá a confirmação de compra do seu token.
Saiba Mais: Binance login: como criar sua conta e operar do zero
Como vender tokens
O processo de venda de tokens na Crypto é tão simples quanto o de venda, ou até mais. Logo na página inicial, você irá clicar no botão de “Vender” para iniciar o processo.
Com isso, todos os tokens disponíveis para venda, ou os que estão disponíveis na sua carteira Crypto, serão exibidos, e você precisará escolher qual o valor que deseja vender.
Mas você precisa ter em mente que se receber a mensagem de “Saldo Insuficiente”, a plataforma pedirá para você selecionar um outro valor de venda e tentar novamente. Depois, basta confirmar a venda do seu token e receber o valor em dinheiro correspondente à criptomoeda que foi vendida.
Como depositar na Crypto
No menu principal, você irá clicar em “Transferência” para começar o processo de depósito, e com isso um menu de controle aparecerá à sua disposição.
As opções de “Levantamentos” e “Depósitos” estarão disponíveis, clique na de depósito para continuar o processo. Com isso, duas novas opções aparecerão para você, são elas “Depósito Crypto” e “Depósito Fiat”.
No primeiro caso, você irá selecionar o tipo de moeda que quer depositar, e com isso o menu irá exibir todos os detalhes da sua carteira para poder continuar o processo. Agora, na opção de “Depósito Fiat”, você será encaminhado para um menu totalmente novo da sua carteira Fiat.
A própria tela mostrará o passo a passo e os detalhes que você precisará seguir para realizar um depósito bancário.
Saiba Mais: Conferir meus dividendos: 11 melhores apps de investimentos
Métodos de pagamento
Agora que você sabe como depositar, vender e comprar tokens na Crypto, vamos falar sobre os métodos de pagamento que a plataforma oferece para seus usuários:
PayPal
O seu saldo pode ser carregado utilizando uma das principais carteiras digitais do mercado, o PayPal. Mas não são todos os comerciantes de todos os países que possuem essa alternativa liberada.
Para realizar transações haverá uma taxa muito baixa, e você poderá enviar os seus fundos para as contas da Crypto USD ACH ou EUR IBAN. Essa acaba sendo uma opção bastante rápida para aqueles que também não querem pagar taxas altas.
Cartão de Débito e Crédito
Uma das opções de pagamento mais utilizadas na Crypto é a de cartão de crédito e débito.
Assim, você pode realizar o depósito na sua conta na plataforma através de cartões da bandeira Visa e Mastercard.
O processo é feito de forma instantânea e os fundos irão ser depositados na sua conta de forma imediata após o fim do processo.
Transferência Bancária
Por último, mas não menos importante, temos o método de pagamento através da transferência bancária.
O processo é feito através da rede ACH, sendo uma forma bem econômica especialmente para quem mora nos Estados Unidos. Dessa forma, eles conseguem transferir seus fundos das contas bancárias diretamente para o aplicativo móvel da Crypto.
O processo também pode ser feito por transferência eletrônica, e não apenas por rede ACH. Os limites e variações de taxas irão depender de cada transação. Essa opção é mais demorada, podendo ser preciso esperar horas ou até um tempo real maior para o valor poder cair de forma correta na sua conta atrás do tempo certo.
Essa acaba sendo uma opção mais viável se você quer realizar o pagamento a longo prazo.
Limitação de transação
Agora que você já conhece os métodos de pagamento da Crypto, vamos falar um pouco sobre as limitações de transações impostas pela plataforma.
Transferência Bancária
No caso de transferências bancárias, o valor mínimo para cada transação será de $20 caso feito via rede ACH, porém, caso seja via transferência eletrônica, o valor mínimo dispara para $5.000.
Ainda no caso da rede ACH, você poderá realizar cinco transferências por dia, com o limite diário de $50.000.
Nas transferências eletrônicas, são permitidas cinco transferências por dia, contudo, o limite diário é de $250.000.
PayPal
Os limites do PayPal podem ser os mesmos citados acima para transferência bancária, caso você esteja enviando os seus fundos para as contas USD ACH ou EUR IBAN da Crypto.
Cartão de débito/crédito
Caso você queira realizar as suas transações via cartão de débito ou crédito, a Crypto não informou os limites dessa opção, então não temos como afirmar os valores ou limite de vezes por dia.
Saiba Mais: Como usar o PayPal para receber pagamentos?