Você já viu pela internet algo com a hashtag Crie Seu Emprego (#CrieSeuEmprego)?! Lembro que quando era mais nova e estava no ensino médio, conversava com meus pais sobre profissões e eles me diziam:
“Filha, você pode ser o que você quiser. Mas o que estava nas entrelinhas é que isso era aceito desde que o que você queira seja ser advogada, médica, etc.”
Lembrei disso há alguns dias quando estava gravando algumas aulas para os meus treinamentos e pensei: Caramba! Quando eu imaginaria que eu me tornaria uma professora de marketing no Facebook.
Depois que me dei conta que não me tornei uma engenheira, coisa que a minha família toda sonhava, decidi pegar meu celular e gravar um vídeo para os meus sobrinhos. O nome desse vídeo foi: Crie seu emprego.
A ideia por trás do vídeo, que acabou sendo compartilhado por várias pessoas, era de mostrar que eles realmente podem ser o que eles quiserem.
Qual o sentido do Crie seu Emprego?
Hoje com a internet, nós jovens, temos uma oportunidade única: de ser literalmente o que quisermos ser. Você já imaginou que hoje existem as profissões de: youtubers, blogueiros, snapchaters, gamers, podcasters? Várias pessoas usam as novas mídias para criar suas profissões.
Isso só prova que hoje, mais do que nunca, você pode ser o que você quiser!
Lembro que no vídeo, falei para meus sobrinhos:
“Olha, vocês podem seguir carreiras tradicionais, mas quero dar um o alerta para vocês de que existem outros caminhos, que acabamos não vendo na escola e nem na faculdade. Há possibilidade de desenvolver nossos talentos e fazer o que realmente gostamos, e ainda sermos pagos para isso”.
A partir da iniciativa #CrieSeuEmprego, recebo notícia de várias pessoas que se inspiraram e hoje possuem suas agências de marketing digital ou seus próprios negócios baseados na possibilidade de que a internet e as novas tecnologias permitem. Você pode criar o seu emprego, a sua profissão, mesmo que ela não exista, assim como eu fiz.
Depois que essa iniciativa entrou no ar e várias pessoas começaram a aderir, muitos começaram a entrar em contato comigo perguntando: “Camila, para quem está a fim de não entrar em uma carreira tradicional e começar a abrir um negócio fazendo o que gosta, qual a dica que você daria?”
A principal dica que eu daria para você é: Estude inglês. Essa é a principal dica para que você possa fazer o que você quiser fazer.
Porque acredito nisso?
Hoje em dia, boa parte dos conteúdos da internet estão em inglês. Temos acesso à muitos conteúdos em primeira mão, mas as primeiras fontes acabam sendo em inglês. O que eu acredito que você precisa investir, sendo você um gamer, um youtuber, um blogueiro, é no ensino da língua inglesa.
Mesmo se você for um engenheiro ou advogado, saber inglês também vai abrir muitas portas para você. E antes que você fale que não tem dinheiro para isso, lembre-se que a internet abre muitas portas para você aprender, existem cursos online gratuitos. Ou seja: não é desculpa.