Como investir em Bitcoin? As moedas digitais são uma nova alternativa de investimento do mundo moderno. As primeiras a surgirem no mundo digital foram os Bitcoins. Nós já falamos aqui sobre essa criptomoeda. Hoje vamos explicar como investir em Bitcoin.
Saiba mais: Qual o melhor site para comprar e vender Bitcoin?
Se você acompanha o blog, já deve ter visto em nosso texto anterior sobre Bitcoin, que ela é uma moeda supervalorizada. Atualmente a cotação do bitcoin está acima de 300 mil reais.
Dessa forma, sabemos que não é todo mundo que tem esse capital para investir em Bitcoins. Mas, se você tinha interesse em diversificar seus investimentos, continue com essa leitura. Vamos mostrar os caminhos e opções para quem não tem muito dinheiro, mas deseja investir em criptomoedas.
Como investir em Bitcoin: Por onde começar?
Devido ao alto valor da moeda, uma das alternativas para quem deseja investir em Bitcoins é comprar uma fração dela. Para exemplificar essa opção, vamos usar como exemplo o ouro. Um kg da preciosidade no Brasil, assim como o Bitcoin, custa mais de 300 mil reais. Porém, nada impede que uma pessoa compre 100 gramas de ouro.
Fracionando o ouro, o preço do investimento diminui e mais pessoas podem ter acesso. Um Bitcoin pode ser fracionado em 100 milhões de unidades. Por isso, a partir de uma quantia pequena, já é possível investir em Bitcoins.
A moeda digital é comercializada livremente entre seus investidores. Porém, a forma mais comum e segura de entrar nesse meio de aplicação, é através de corretoras de investimentos. Assim como existem corretoras para os investimentos tradicionais – renda fixa, ações, fundos de investimentos – também funciona para os Bitcoins.
Uma corretora irá intermediar a negociação de compra e venda das frações do bitcoin. Para isso, ela irá cobrar taxas de acordo com os serviços realizados.
A primeira etapa então, é escolher uma corretora de confiança e reconhecida no mercado de criptomoedas. Depois dessa escolha, será necessário realizar um cadastro, como abrir uma conta na corretora escolhida. Esse cadastro por vez, é realizado de forma totalmente virtual, inclusive pode ser feito via celular.
Por fim, o investidor precisará transferir uma quantia de valor (em reais), para a conta aberta com a corretora. Depois disso, só iniciar seus investimentos comprando a criptomoeda. Essas são as 3 primeiras etapas para se investir em Bitcoins.
Saiba mais: Qual o melhor site para comprar e vender Bitcoin?
4 dicas para escolher uma corretora e investir em Bitcoins
-
Filiação da ABCripto
Não há regulamentação para a compra e venda de Bitcoin no Brasil. Apesar disso, corretoras sérias devem ser filiadas à ABCripto. Entidade fundada em 2017 com o propósito de fortalecer o mercado de criptomoedas no país, unir players do mercado e promover o desenvolvimento tecnológico desse mercado.
Você pode consultar se uma corretora é associada a ABCripto clicando aqui.
-
Preste atenção na segurança
Verifique quais práticas de segurança a corretora adotou em seu site no momento da abertura da conta. Veja se o acesso à plataforma exige verificação em duas etapas ou uma senha forte, por exemplo.
-
Fique de olho na liquidez
Quanto maior o volume de operações realizadas em uma corretora, maior será sua liquidez. Isso mostra que um grande número de investidores confiam nessa corretora.
-
Verifique as taxas cobradas
Antes de sair abrindo uma conta no mercado de bitcoin através de uma corretora, é muito importante conhecer as taxas aplicadas por esta. Na maioria delas, são cobradas taxas para depositar, sacar fundos ou executar ordens.
Como investir em Bitcoin:5 corretoras mais conhecidas
A FOXBIT está entre as corretoras mais populares do Brasil. Sediada em São Paulo, está operando no mercado de criptomoedas desde 2014. Com uma ampla carteira de usuários, tem a liquidez como um o principal ponto forte. No ano de 2019 atingiu a marca de 650 mil clientes. Além disso, a corretora anuncia as melhores taxas do mercado para você comprar Bitcoin.
A BitBlue é a nossa indicação que aposta forte em segurança. Isso fica claro ao visitar o site da corretora. Ela exige uma forte identificação de seus usuários para proteger os dados de todos os clientes.
Outro ponto positivo da Bitblue é que ela possui uma integração com o sistema bancário, agilizando assim o processo de transferência de valores.
Criada em 2013, foi uma das primeiras corretoras de Bitcoin no Brasil. Reconhecida pelo Blockchain Transparency Institute como uma das 25 corretoras mais confiáveis do mundo.
A Mercado Bitcoin atua em toda a América Latina e tem mais de 2 milhões de clientes, a maioria deles, claro, brasileiros.
Com uma plataforma 100% original, que aumenta a segurança de acesso, a Braziliex tem uma base de 100 mil clientes.
Essa opção, trabalha com desconto progressivo de taxas de acordo com o valor do seu saldo para investimento. Por esse motivo, se torna uma boa pedida para quem deseja investir grandes quantias em criptomoedas.
A Coinext permite investir na moeda virtual bitcoin a partir de uma reserva de R$ 25,00 reais. Em sua plataforma, o investidor consegue um atendimento personalizado por chat.
É possível também investir em outras criptomoedas com seu cadastro na plataforma, como por exemplo: Litecoin, Ethereum, Ripple, USD Tether e claro, Bitcoin Cash.
Como investir em Bitcoin via Fundos de investimentos
Uma forma mais segura para quem ainda tem um pé atrás com o investimento em criptomoedas, são os fundos de investimentos em bitcoins.
A vantagem do fundo de investimento é que você terceiriza o cuidado com sua carteira de investimento para o fundo. Isso quer dizer que é o fundo quem irá analisar a melhor hora de comprar e vender a criptomoeda.
Outra vantagem, é que os fundos de investimentos são regulamentados no Brasil. Isso mesmo, você pode negociar os Bitcoins de maneira livre no mercado virtual, porém os um fundo de investimento precisa seguir as regras estabelecidas pela CVM. Essa regulamentação protege ainda mais o investidor em cair em golpes virtuais
Investir em Bitcoin: Vale a pena?
A principal pergunta que muitas pessoas fazem ao abordar o tema de investimentos é vale a pena investir?
Considerando que no atual momento que vivemos, as formas tradicionais de investimento muitas vezes não cobrem nem a inflação. Nesse sentido, Bitcoins são uma alternativa de investimento em um ativo com pouca correlação com o mercado financeiro tradicional.
Além da diversificação da carteira de investimentos, o investidor consegue também mitigar os riscos e oscilações do mercado. Certamente o bitcoin não deve ser a única opção de investimento de uma pessoa que poupa pensando no longo prazo. Mas é um ativo com muito potencial de rentabilidade.
Ter uma carteira de investimentos em bitcoin é investir em uma moeda que veio para revolucionar o mercado financeiro. Mas todo investimento só vale a pena quando o investidor se sente seguro e confortável em colocar seus ativos na operação.
Se você ainda tem dúvida em relação a essa criptomoeda, não deixe de ler nosso texto: O que é Bitcoin? Conheça tudo sobre a moeda digital