O CapCut é um app que está disponível para aparelhos com o sistema Android e iOS e oferece vários recursos para editar vídeos. Entre as suas diversas funcionalidades, algumas se destacam mais, como poder adicionar legendas de maneira automática ou colocar a narração com “voz do Google”, além de poder incluir faixas musicais e cortes de áudio para tornar a edição audiovisual ainda mais legal e criativa.
Esse aplicativo é o queridinho quando se trata de edição de vídeo no celular, mas ele já foi rodeado de algumas polêmicas. Sendo assim, antes de baixar e aprender a editar, conheça um pouco mais da história desse app.
Foto: Divulgação de Bytedance Pte. Ltd. na Google Play Store
Saiba Mais: Keepvid é seguro? Como usar o editor de vídeo online grátis?
O que é o CapCut?
Apesar de ter ficado mais popular só a partir de 2022, o CapCut não é um app novo. A plataforma foi criada pela ByteDance (proprietária do TikTok) em 2019, com o nome de Jianying, somente para o público chinês. Com o novo nome, foi lançado de forma global em 2020.
A sua ascensão não demorou, tanto que em maio de 2021, tornou-se o aplicativo gratuito número um na Apple Store dos Estados Unidos, de acordo com a empresa Sensor Tower. Atualmente, o CapCut é o editor de vídeo mais popular para dispositivos móveis, especialmente, entre os usuários que buscam por uma ferramenta que tenha uma interface mais intuitiva e fácil de usar.
A ferramenta oferece dois planos diferentes para os usuários: o gratuito que disponibiliza várias alternativas de edição e o pacote PRO com funcionalidades e materiais premium, que tem o valor de R$40,90 por mês ou R$429,90 por ano.
Para se ter noção da sua popularidade, em 2022, o CapCut foi o quinto app mais baixado no mundo, com 357 milhões downloads, segundo o site especializado Business of Apps.
Já no final de março de 2023, o CapCut passou a quantidade de downloads do TikTok nos Estados Unidos, de acordo com o The Wall Street Journal.
Outro ponto surpreendente é que a ferramenta é a única de edição a integrar o top dez da lista dos aplicativos mais baixados na Google Play Store e na Apple Store. Os demais são redes sociais, jogos e apps de mensagens.
Também vale ressaltar que o CapCut tem integração de forma direta com o TikTok, com filtros e efeitos disponíveis nas ferramentas e um faz o redirecionamento ao outro.
Saiba Mais: Editor de fotos gratuitos: os 35 melhores para usar
Qual é a polêmica do CapCut?
Não é só de glória que vive esse app. Por pertencer à empresa ByteDance, resquícios de polêmicas caíram no CapCut, pois o TikTok já foi acusado de pegar dados para o governo chinês e enfrenta um possível bloqueio nos Estados Unidos.
Entretanto, o CapCut não é visto como uma rede social. Ele é considerado como um “tool app” (“app de ferramenta“), já que sua funcionalidade não é compartilhar arquivos, mas editar vídeos para serem usados em outras plataformas.
Sendo assim, apesar dessa polêmica, o CapCut não sofre com acusações de brechas na segurança e privacidade. De acordo com a empresa, o aplicativo coleta dados normais a programas de edição, como gênero, localização, data de aniversário e as próprias mídias mandadas pelos usuários. Mas será que isso condiz com a realidade? Saiba a resposta mais adiante.
Além disso, assim como ocorre com o TikTok, a empresa diz que faz o armazenamento das informações nos Estados Unidos e em Singapura, não na China.
É seguro usar o CapCut?
Por mais que a ByteDance afirme que o CapCut não coleta dados pessoais dos usuários, é possível averiguar que a plataforma faz a proteção das informações e da privacidade das pessoas e não usa indevidamente?
Assim que o usuário entra na loja de apps para fazer o download do CapCut, é possível conferir quais informações são exigidos e usados pela desenvolvedora para disponibilizar a ferramenta.
Na página do aplicativo na Google Play Store, dá para verificar que os detalhes que estão presentes na loja asseguram que a plataforma não faz o compartilhamento dos dados do usuário com terceiros.
Em relação a Política de Privacidade do CapCut, há explicitamente escrito, inclusive, em mais de um trecho, que as informações do usuário são, de fato, mandadas a “prestadores de serviços terceirizados” e outros integrantes do grupo empresarial, para uma sequência de finalidades distintas.
Esses prestadores de serviços terceirizados são fornecedores que auxiliam a mandar notificações ao usuário, fazer análise de informações e de indisponibilidades, além de recursos de busca. Esses terceiros que possuem acesso as informações também teriam bancos de dados de redes sociais que são independentes.
A lista ainda tem parceiros da área de publicidade e profissionais analíticos, empresas das quais disponibilizariam anúncios no app, com coleta através de cookies e outras tecnologias de rastreamento.
Outro aspecto importante é que, se o app for vendido futuramente a uma nova empresa, as suas informações poderão fazer parte da lista de ativos negociados e, caso isso aconteça, vai ser de propriedade da compradora, o que causa uma certa incerteza para o uso posterior.
Dessa maneira, pode-se perceber que o app repassa os seus dados a terceiros, diferente do que é mostrado na Google Play Store. Nesse cenário, é importante entender quais detalhes sobre os usuários são pegos pelo CapCut.
De acordo com que é informado na página da Apple Store, para o sistema iOS, a plataforma utiliza os seus identificadores como informações para rastrear os usuários. Eles também integram a lista dos vinculados ao usuário, junto com conteúdo da pessoa, informações de contato, de uso e diagnóstico.
Aqui há um aspecto que pode ligar o sinal de cuidado dos usuários. Para quais propósitos um editor de vídeo precisa de informações de contato e de conteúdo do seu usuário, se eles não são precisos para a realização dos recursos principais?
Ao fazer a comparação de um outro editor popular, o InShot, é possível perceber as diferenças, já que há menos exigências.
De toda forma, se você tem a suspeita e se sente inseguro com o comportamento do CapCut diante as suas informações pessoais e deseja se proteger, pode pedir para remover os seus dados à empresa. O processo é realizado de forma automática ao apagar a sua conta do app.
Saiba Mais: Como usar o editor de fotos profissional Lightroom no celular
Layout do CapCut
Após ter feito o download do aplicativo e realizou o seu login, você vai ver na tela inicial a alternativa de editar um novo projeto com fotos da sua galeria ou do rolo da câmera. Ainda é permitido criar um vídeo rápido com filtros e música padrão recomendados pelo app.
Sendo assim, na parte inferior da tela, o usuário pode visualizar as seguintes alternativas:
- Tutorial: há diversos vídeos para ensinar as principais funcionalidades do app;
- Modelo: Apresenta os templates de vídeo que são compartilhados por outros usuários e estão disponíveis para serem utilizados por todos;
- Inbox: tem as mensagens e lembretes do aplicativo;
- Eu: você vai ver as configurações de perfil.
Ao começar um novo projeto e fazer a importação dos arquivos, seja um vídeo ou imagem, você vai ver as funcionalidades básicas de um editor de vídeo: ajustar formato, dividir, cortar, alternar a velocidade e adicionar textos.
Conheça para que serve as principais funcionalidades:
- Formato: aqui você pode selecionar a proporção que se enquadra à rede social desejada, ou seja, o vídeo na horizontal ou vertical;
- Dividir: para separar partes que estão na mesma faixa. Para cortar partes do vídeo que não vão ser utilizadas, basta tocar no botão inferior “Editar”, clicar na faixa de mídia desejada e arrastar as arestas laterais para cortar a seção;
- Velocidade: para ajustar os vídeos e também os áudios.
- Aprimorar e Estabilização: são alternativas que melhoram a qualidade do vídeo e podem diminuir as tremedeiras da filmagem.
Saiba Mais: Save for link TikTok: vinte melhores apps para salvar vídeos do TikTok
Você pode usar as “camadas” para colocar fotos ou vídeos sobre o arquivo que está editando. É possível Remover o fundo de uma foto, colocar um Chroma key para um fundo falso, adicionar o vídeo no “Reverso”.
Ainda na tela de edição inferior, existe o botão “Filtros” com uma boa quantidade de alternativas e barra para regular a intensidade dos efeitos. É só escolher o filtro desejado e colocar no trecho que for usar no vídeo. A aba “Stickers” abre uma porção de figurinhas estáticas e animadas, enquanto o botão “Efeitos” deixa colocar vários filtros interativos.
Agora, para colocar “Transições”, é preciso ter mais de um arquivo na linha do tempo. Caso não tenha, você pode criar um corte usando a função dividir. Clique na divisória “|” entre as faixas para selecionar um efeito de transição.
As abas “Efeitos” e “Locução” colocam efeitos sonoros e uma narração no vídeo. A cada alternativa de som colocada, é criado uma nova faixa de áudio na linha do tempo.
Foto: Divulgação de Bytedance Pte. Ltd. na Google Play Store
Saiba Mais: Aplicativo para editar vídeo: conheça os seis melhores
Os melhores efeitos para usar no CapCut
Agora que você já sabe as principais informações em relação ao CapCut, chegou o momento de saber como acessar os efeitos mais legais desse editor de vídeo, como pode conferir a seguir:
Como colocar legendas em vídeo
O CapCut oferece um recurso incrível: legendar de forma automática os vídeos. O recurso é bem útil para aumentar a acessibilidade e, por consequência, faz o alcance do público com o vídeo crescer.
O aplicativo faz o reconhecimento das palavras faladas no vídeo e, em seguida, realiza a transcrição em textos que correspondem ao que foi registrado. Entretanto, vale destacar que é necessário fazer uma revisão para corrigir possíveis erros ortográficos ou de concordância.
Ainda, outras mudanças podem ser realizadas após as legendas ficar prontas, por exemplo, alterar o layout do texto com diferentes cores e animações. Para fazer isso, só é necessário abrir o aplicativo e clicar na opção “Novo Projeto” e, em seguida, escolher o vídeo pressionando “Adicionar”. No canto inferior da tela do aplicativo, toque em “Texto” e escolha o campo “Legendas automáticas”. Por fim, marque a caixa “Som original”, sem mudar o idioma em português, e toque em “Continuar”.
Saiba Mais: Editor de Letras: quatro opções gratuitas para fontes diferentes
Como adicionar música em vídeos
Para colocar as músicas e áudios, toque no botão “Áudio”, em “Sons” você vai conseguir colocar áudios que estão salvos ou de outros vídeos. Vale dizer que a galeria da plataforma não conta com uma biblioteca ampla, mas é possível importar músicas do TikTok para o CapCut após fazer a vinculação das contas. Assim como acontece com o vídeo, o som pode ser cortado e editado.
No caso das músicas, ela pode ser selecionada através da opção “Sons”, que oferece várias alternativas de gênero e artistas, incluindo sons recomendados. Neste mesmo espaço, o usuário pode entrar e escolher sons que são originais com a conta do TikTok.
Dentro da área de “Áudio”, há ainda alternativas como a de selecionar efeitos de sons no campo “Efeitos” ou tirar sons de vídeos no campo “Extraído” e ainda fazer uma narração na área “Gravar”.
Como acelerar vídeo
O CapCut também conta com a função de acelerar vídeos para diminuir a duração deles. Para usar a ferramenta, é necessário abrir um novo projeto, ou seja, selecionar um novo arquivo, e tocar em “Editar”. Após isso, é preciso tocar em “Velocidade” e, logo em seguida, na área “Normal”.
Logo depois do ajuste ser realizado, basta clicar no ícone de confirmação. Essa função é útil em casos como o de gravação de um tutorial, ou a preparação de uma receita, pois essas produções costumam ficar longas e dificultam a postagem em Stories ou feeds das redes sociais.
Como colocar voz do Google nos vídeos
A função de colocar a voz do Google em vídeos é muito usado em redes sociais, como TikTok e Instagram, e pode ser acessado de maneira simples no CapCut. Para isso, entre no app e toque na aba “Novo Projeto” e, logo depois, escolha o vídeo desejado para fazer a edição e toque em “Adicionar”.
Em seguida, na nova tela, toque na alternativa “Texto”, que fica na parte inferior da tela, e, depois, em “Adicionar texto”. Após fazer esta ação, escreva uma frase. Por último, seleciona a alternativa “Conversão de texto em” e escolha a voz “Júlia”, que é parecida com a do Google, e salve ou compartilhe o clipe feito.
Saiba Mais: Editor de vídeo online: Os treze melhores aplicativos de edição
Como fazer texto seguir movimento
Essa função é chamada de “Tracking”, e é útil para fazer um efeito de movimento com o texto em um vídeo. A pessoa pode usar o recurso depois de importar o vídeo novamente no campo “Novo Projeto”, no CapCut. Toque na alternativa “Adicionar Texto” e depois toque no clipe do texto. Ao tocar, siga até “Rastreamento”. Utilize o recurso para marcar o movimento que você deseja que o texto faça.
Por último, toque em “Iniciar rastreamento” para que ele seja feito de maneira automática.
Como alinhar o ritmo das músicas com a edição
Por fim, a última indicação de edição é de como você pode alinhar o ritmo da música com a edição. Sendo assim, ao utilizar uma música de fundo, é possível fazer o alinhamento das batidas dela no CapCut para que fiquem conforme a edição do vídeo.
Para fazer isso, após selecionar o novo projeto, é preciso escolher o arquivo de vídeo, e tocar na área “Áudio”. Depois de selecionar uma música, você precisa clicar por cima da faixa de áudio e tocar na alternativa “Ritmos”.
Ao tocar em “Adicionar música”, é permitido adicionar as batidas conforme o andamento da edição ou de maneira automática, tocando em “Gerar automaticamente”. Os marcadores amarelos representam os ritmos das músicas, o que facilita o processo de alinhar o vídeo com a trilha sonora.
Foto: Divulgação de Bytedance Pte. Ltd. na Google Play Store
Saiba Mais: As 27 maiores curiosidades sobre o Tik Tok que você não sabia