No texto de hoje vamos falar tudo o que você precisa saber sobre o pagamento do seu boleto MEI. Mais conhecido como Documento de Arrecadação do Simples Nacional – DAS é a guia de contribuição mensal de quem é microempreendedor individual.
Esse documento arrecada de forma única todos os impostos que seu negócio precisa quitar. Inclusive, é através dele que o empreendedor recolhe sua contribuição para a previdência social.
O boleto MEI tem um valor fixo, atualmente está entre R$ 56,00 a R$ 61,00 reais e deve ser quitado até o dia 20 de cada mês. A data de vencimento é única para todas as categorias, não sendo possível alterá-la. Veja como emitir sua DAS.
Como gerar o boleto MEI?
Você pode pagar o seu boleto MEI acessando o site do Governo Federal. Veja o passo-a-passo dessa opção.
Passo 1. Acessar o site Empresas e Negócios do Governo Federal;
Passo 2. No canto superior esquerdo clicar no botão sanduíche;
Passo 3. Depois clique na opção Empreendedor;
Passo 4. Em seguida clique na opção Serviços para MEI;
Passo 5. Por último, clique na opção Pagamento de contribuição mensal.
Como pagar o boleto MEI?
Agora irão aparecer as opções para o pagamento da sua guia DAS:
Passo 1. Você pode clicar na terceira opção, boleto para pagamento, para imprimir sua guia e pagá-la em um banco credenciado, caixa eletrônico ou nas lotéricas. Para isso basta informar o seu CNPJ.
Passo 2. Na opção débito automático, você poderá, também informando o seu CNPJ, cadastrar para que a guia seja paga mensalmente através do débito automático em conta bancária. Não sendo necessário, dessa forma, emitir sua guia todos os meses pelo site.
Passo 3. Na primeira opção, você poderá pagar sua guia de forma online. Para isso também será necessário informar o número do seu CNPJ.
Para todos os serviços acima, você será direcionado para o Portal do Simples Nacional.
Como quitar um boleto MEI vencido?
Se por algum motivo sua empresa não quitou a guia DAS até a data de seu vencimento ( dia 20 de cada mês), não será mais possível pagar a guia emitida.
Neste caso, terá que fazer o acesso aos passos anteriores e emitir uma nova guia para pagamento. Nesse novo boleto, serão acrescidos os juros e multas devido ao atraso.
O pagamento com juros e multas será calculado contando até o último dia útil do mês de vencimento e poderá ser pago na Caixa Econômica, Banco do Brasil, casas lotéricas, bancos estaduais ou nos bancos privados credenciados.
Boleto MEI: como quitar as inadimplências
Se sua empresa está inadimplente quanto ao pagamento de várias guias DAS, é possível solicitar o parcelamento das guias no Portal do Simples Nacional.
Para ter acesso aos serviços financeiros do Portal do Simples Nacional, você deverá acessar o seu cadastro através do seu código de acesso.
Caso não tenha um código de acesso, outra maneira é acessar através de um certificado digital. Os microempreendedores que optarem por contratar um certificado digital, devem seguir as orientações disponíveis no site da Receita Federal.
Boleto MEI: Atualização Cadastral
Ao emitir seu boleto para pagamento, é importante verificar se os dados que constam neste documento estão atualizados.
Caso deseje consultar sua situação cadastral ou atualizar seus dados, acesse o Portal do Empreendedor, na aba alteração de dados cadastrais.
Após a alteração, emita novamente as guias DAS para pagamento, descartando os boletos emitidos anteriormente à atualização cadastral.
Agora se o seu cadastro estiver preenchido corretamente e mesmo assim, ao imprimir o seu boleto MEI consta algum dados errado, solicite ajuda através do SAC do Portal do Empreendedor pelo e-mail: sac@portaldoempreendedor.me
Boleto MEI: Conclusão
Para concluirmos é muito importante lembrar que os seus boletos (guia/carnê da DAS) nunca serão enviados por e-mail ou pelos Correios. É obrigação de cada microempreendedor emitir suas guias através dos canais disponibilizados.
Caso receba alguma guia em seu endereço não efetue o pagamento. Os profissionais enquadrados no MEI não são obrigados a manter filiação com nenhuma instituição ou sindicado para manter seu CNPJ ativo.
E agora, terminando, se mesmo com as orientações acima você está com dificuldade em emitir a sua DAS, poderá procurar o atendimento do SEBRAE de sua cidade, eles poderão emitir para você.
Se as dicas anteriores te ajudaram, saiba mais em nosso blog acessando: