Curiosidades sobre o Tik Tok: Quer ficar por dentro de tudo sobre um dos aplicativos mais famosos do mundo atualmente? Então fique conosco até o final deste post para conferir alguns fatos que fazem parte da história do TikTok.
O Tik Tok é uma rede social chinesa que virou um sucesso total entre todos, até mesmo entre as celebridades. O aplicativo é utilizado principalmente por crianças e adolescentes, contando com mais de 1 bilhão de usuários espalhados por todo o mundo. O app consiste em uma plataforma em que você pode gravar vídeos curtos e compartilhar com os seus seguidores.
O aplicativo musical chinês se tornou o aplicativo da década em um curto período de tempo e é claro que ele possui muita história. Pensando nisso, preparamos uma lista recheada de curiosidades e de respostas para muitas dúvidas que surgem por parte de seus usuários. Vamos nessa?!
Saiba Mais: Como baixar áudio do TikTok? 3 formas rápidas e simples
As 25 maiores curiosidades sobre o Tik Tok
1. O Tik Tok nem sempre foi Tik Tok
Antes de se tornar popular, o TikTok já teve outro nome, era o “musical.ly”. A mudança veio em 2017, quando a ByteDance, empresa responsável por grande parte do conteúdo digital da China e das plataformas de origem chinesa, comprou o app.
A partir disso, a plataforma foi ganhando espaço cada vez mais, e mesmo que a rede social tenha feito uma fusão com o musical.ly e ainda tenha aspectos que se assemelham a sua versão original, as constantes atualizações desvinculam cada vez mais o musical.ly do Tik Tok. Com isso, a rede social se tornou uma forte concorrente do Instagram.
2. Usuários Ativos
O Tik Tok chegou a impressionante marca de 1 bilhão de usuários ativos todos os dias e de acordo com informações contidas nos relatórios do Science and Technology Innovation Board Daily, o app até apresentou dificuldade para lidar com tantos usuários, apresentando falhas no login.
Isso fez com que a rede expandisse a sua capacidade para os usuários conseguirem ter acesso ao app e a tendência é que esse números cresçam cada vez mais. Outro fato é que é alta a taxa de criação de vídeos, cerca de 80% dos usuários já gravaram e postaram um vídeo em seus perfis.
Saiba Mais: Como apagar video do Tik Tok?
3. Nomes diferentes e escritórios internacionais
Isso mesmo, o Tik Tok não recebe esse nome na China, lá o app é conhecido como “Douyin”. Apesar dos nomes diferentes, a rede social funciona do mesmo modo. Além disso, o Tik Tok possui escritórios em vários países como Alemanha, Indonésia, Inglaterra, Estados Unidos, Rússia, Índia, Brasil, Coreia, China (sede), Malásia e Japão.
4. Tik Tok está em vários países
Por falar em países, outra informação interessante sobre a rede social é que até o momento ela já foi lançada em mais de 155 países. O app disponibiliza 75 idiomas diferentes. A grande maioria dos usuários é da Índia, onde o app foi baixado por mais de 466 milhões de usuários.
5. Inteligência artificial e a viralização
A inteligência artificial utilizada pelo app faz com que ele detecte os vídeos que possuem um maior potencial para viralizar. E esse é o objetivo da plataforma: fazer com que as criações de seus usuários se tornem um sucesso na plataforma, podendo se expandir para outras redes sociais.
Muitos influenciadores do mundo digital viralizaram no Tik Tok e assim começaram a crescer dentro de outras plataformas.
Saiba Mais: Como anunciar no Tik Tok?
6. Lucro da ByteDance com o Tik Tok
O lucro da plataforma, naturalmente, é proporcional ao sucesso do app. O lucro que a empresa obteve em 2019 aumentou a sua receita de 100 para 120 bilhões de iuanes (moeda da China), o que equivale a mais de 16 bilhões de dólares. Já em 2020, com o estouro da rede social, a empresa chegou a marca de 19 bilhões de dólares.
7. Lucro dos usuários
Existem algumas maneiras de ganhar dinheiro dentro do Tik Tok, como com o sistema de pontuação e desafios, onde os pontos podem ser trocados por dinheiro. Também é possível ganhar dinheiro assistindo vídeos, com códigos de convite e presentes de live.
No entanto, a maneira mais lucrativa é através da parceria com marcas que pagam aos criadores por publicidade nos vídeos. Criadores com mais de 2,5 milhões de seguidores chegam a ganhar cerca de 600 a 1000 dólares por post. Já criadores com 10 a 20 mil seguidores ganham entre 100 a 200 dólares por postagem.
Saiba Mais: Como fazer lives no Tik Tok: 2 formas fáceis e rápidas
8. Público do Tik Tok
A maior parte do público do Tik Tok é adolescente. Segundo dados do app, cerca de 41% dos seus usuários possuem entre 16 a 24 anos. Já quando falamos em gênero, o aplicativo é mais popular entre o público masculino, sendo 56% usuários masculinos e 44% usuários feminino.
9. Censura
O TikTok já foi censurado em países como a Índia e a Indonésia por um período, além do acesso restrito, houve um tempo em que o app nem podia ser baixado. Tudo isso se deu por conta da preocupação das autoridades em relação aos conteúdos compartilhados, alegando que eles colaboraram com o compartilhamento de conteúdos pornográficos.
Porém, hoje tudo parece estar resolvido e o uso da plataforma está normalizado nesses locais.
10. Usuário de Android são maioria
O Tik Tok está entre os mais baixados dentro da App Store, já no Google Play Store o app fica em 3º lugar entre os mais baixados. Entretanto, o uso em dispositivos Android ainda é bem superior, chegando a 80% dos usuários totais.
11. Quem criou o Tik Tok?
A mente de quem inventou o Tik Tok é a do engenheiro de software chinês Zhang Yiming, de 36 anos. Ele se formou na Universidade Nankai em Tianjin, na China. Yiming nasceu na província de Fujian em 1983.
Zhang é dono de 24% da ByteDance (quem comprou o Tik Tok) que foi fundada em 2012 e atualmente vale cerca de 75 bilhões de dólares. O Tik Tok não foi o primeiro sucesso da empresa, a ByteDance também é responsável pelos seguintes apps:
- BuzzVideo;
- TopBuzz;
- FlipChat;
- Toutiao;
- Duoshan;
- Xigua Vídeo;
- E muitas plataformas chinesas de redes sociais.
12. Quem tem Tik Tok tem tudo
Há um tempo, o Tik Tok lançou a campanha “quem tem Tik Tok tem tudo”, em que o objetivo era mostrar que seus usuários poderiam aprender de tudo um pouco dentro da plataforma. A rede social, além de entretenimento, também vem ajudando a democratizar o acesso à informação e conhecimento, se tornando um ambiente até mesmo para quem busca tutoriais sobre lições de ciência.
Logo, a ideia é demonstrar a versatilidade dos conteúdos, de modo que todo mundo pode aprender algo novo dentro do app.
13. Quem ganhou Tik Tok Awards 2021?
O Tik Tok Awards é uma premiação exclusiva da plataforma, que escolhe os melhores criadores da plataforma. O evento foi dividido em 20 categorias e seus vencedores são escolhidos através de votação popular.
Confira as categorias e os respectivos ganhadores:
- Entregou tudo na For You: Bárbara Coura @barbaracoura
- Vídeo do ano, check: Mada e Bica @madaebica
- Hit do Ano: Nada contra (Ciúme) – Clarissa (Olga/ADA)
- #AprendaNoTikTok: Ana Cristina @anacnd
- Rindo até 2022: Thallysson Borges @thallyssonsb
- Chegou brilhando: Ary Fontoura @aryfontoura
- Joga y Joga: Raquel Freestyle @raquelfreestyle
- Profissão: Gamer: Pedro Caxa @pedrocaxa
- Eu não nasci, eu estreei: Ananda @ananda
- Hitou no Tik Tok: Ruivinha de Marte @ruivinhademarte
- Credo, que delícia: Bia @magicardb
- Trava na beleza: Arthur Freixo @arthurfreixo
- Resenha de Viagem: Amandinha @prefiroviajar
- POV: Anna Luiza @annaluiza_chaves
- Dueta Comigo: “React dança Virgiania” com Vitu Channel e Vanessa Lopes
- Deu show: Mc Nau @mcnau
- Nunca fui Coadjuvante: Dona Maria (Mãe do Pk) @pkllipe
- Good Video Well Played: “Gaming Culture Free Fire” com Bruno PH
- Fofoca? Aceito: John Bin @johnogp
- Pet do Ano: Malcom @malcomsalsicha
14. Quem ganhou Tik Tok Awards 2022?
A premiação da segunda edição do Tik Tok Awards 2022 ocorrerá no dia 12 de Dezembro e as votações já estão abertas e estão sendo realizadas através da página do evento dentro do Tik Tok. Esse ano serão 13 categorias, sendo elas:
- Entregou tudo na For You. O prêmio dos prêmios, quem mais apareceu na aba “Para você”.
- Quem sabe faz na Live As horas de stream valeram a pena
- Vídeo do Ano. O vídeo que todo mundo assistiu, inclusive você.
- Arrume-se comigo. Sim, você também preferia a outra opção!
- Um Hit é um Hit Aquele hit que você está cantando até agora
- Credo, que delícia! Do aplicativo direto para sua cozinha
- #AprendaNoTikTok Ele te ensinou análise sintática
- Artista TikToker A cara do TikTok, poderia até ser filho!
- Entrentê de Milhões Deixa a sua vida mais divertida
- Não nasci, estreei Novos artistas de música na plataforma
- Surra de Beleza Uma boa make vale milhões
- Zerou o Games Eles tankam demais!
- Isso aqui é a Elite! O esporte faz parte do nosso jogo.
15. Quem visualizou Tik Tok
Essa informação não é novidade para muitos, mas algumas pessoas podem ainda não saber que no Tik Tok é possível saber quem visitou o seu perfil, mas da mesma forma que permite que o outro usuário saiba que você visitou o perfil dele.
Mas, isso pode ser desabilitado. Se você optar por não aparecer na lista de visitas dos perfis alheios, você também não terá acesso aos usuários que visitaram o seu perfil.
Para saber quem visualizou o seu perfil, você precisa seguir os seguintes passos:
- Fazer o login na sua conta
- Após logar, abrir a “Caixa de Entrada”, localizada no ícone de balão de conversa no menu inferior da tela. Em seguida, vá em “Todas as atividades” e encontre o recurso “Visualizações de perfil”. Lá você encontrará as pessoas que visualizaram o seu perfil nos últimos 30 dias.
Para desativar essa ferramenta basta clicar no ícone de engrenagem, localizado no canto superior direito e depois desativar a opção de “Visualizações de Perfil”.
Saiba Mais: TikTok anônimo: como ver vídeos sem que ninguém saiba?
16. Quando o Tik Tok foi criado?
Como mencionado, o aplicativo surgiu em 2017, quando o Tik Tok foi lançado oficialmente com esse nome. Mas, o aplicativo já existia desde de 2014 com o nome de musical.ly, em que os usuários faziam e postavam vídeos de dublagens.
17. Quando o Tik Tok começa a pagar?
Algumas diretrizes devem ser seguidas por aqueles que pretendem ganhar dinheiro, como ser maior de 19 anos e morar em um país em que a monetização esteja disponível. É necessário também atingir um determinado número de seguidores e visualizações e respeitar as Diretrizes da Comunidade e os Termos de Serviço.
Contas corporativas não são elegíveis para a monetização dentro da plataforma. O usuário precisa ter conta ativa e ter feito publicações nos últimos 30 dias. Essas são as regras principais para conseguir ganhar dinheiro no app.
Para receber o dinheiro disponível em sua conta, é preciso pagar uma taxa de conversão monetária, pois os valores são em dólar. Os saques podem ser feitos através de transferência bancária, Pix e PagBank.
É permitido sacar valores de R$ 1,50; R5; R$ 10 e R$ 20. Para valores maiores, o valor mínimo disponível na conta deve ser de R$ 100. A opção de transferência do PagBank exige um prazo de 1 a 3 dias úteis, já a modalidade transferência bancária e pix precisam do prazo de 7 a 10 dias úteis.
Saiba Mais: Quais os melhores horários para postar TikTok?
18. Quando o Tik Tok ficou famoso?
Em 2019, quando o rapper Lil Nas X compartilhou sua música “Old Town Road” fez com que a rede social se movimentasse intensamente, com usuários compartilhando o lançamento e fazendo coreografias para a música, incluindo outros grandes artistas. Com isso, o Tik Tok começou a ganhar muito espaço nas telinhas.
No entanto, foi em 2020 o auge do seu sucesso, quando passamos a enfrentar uma pandemia mundial e as pessoas buscavam uma forma de entretenimento enquanto estavam de quarentena em casa. Assim, o Tik Tok se tornou febre de uma vez e até hoje o seu sucesso continua crescendo.
Saiba Mais: Como viralizar no Tik Tok?
19. Quando o Tik Tok chegou no Brasil?
O Tik Tok se estabeleceu no Brasil em 2018 e em 2019 abriu seu escritório em São Paulo. Mas, como mencionado acima, o seu sucesso mesmo se deu em 2020, quando ele se popularizou e chamou atenção de muitos.
20. Qual Tik Toker ganha mais dinheiro?
Segundo informações retiradas do site da Forbes, os influenciadores do Tik Tok mais bem pagos do mundo são: Charli D’Amelio, Dixie D’Amelio, Addison Rae, Bella Poarch, Josh Richards, Kris Collins e Avani Gregg. Juntos, eles obtiveram US$ 55,5 milhões no ano de 2021, totalizando um aumento de 200% em relação a 2020.
Saiba Mais: Tema de aniversário Tik Tok: 10 ideias para se inspirar
21. Qual Tik Tok baixar e Onde baixar
Além da versão original e completa do aplicativo, que pode ser baixada tanto na App Store quanto no Google Play Store, também existe o Tik Tok lite (Play Store), uma versão mais leve do app para uma publicação mais rápida e melhor navegação caso o celular já esteja cheio e pesado por outros motivos.
22. Onde editar Tik Tok
O próprio Tik Tok oferece várias opções de edição, mas ainda assim muitos usuário recorrem a outros aplicativos de edição para obter recursos avançados e se destacar mais na rede social. Entre eles podemos citar:
- Zoomerang (iOS | Android)
- InShot (iOS | Android)
- CapCut (iOS | Android)
- Lomotif (iOS | Android)
- Vizmato (iOS | Android)
Saiba Mais: Editor de vídeo online: Os 13 melhores aplicativos de edição
23. Porque Tik Tok vicia?
Estudam mostram que existe uma relação de gratificação quando acessamos as redes sociais. Isso acontece porque o nosso cérebro libera endorfina, serotonina e outras substâncias prazeirosas que nos fazem sentir satisfação e que fazemos parte de uma comunidade.
24. Por que Tik Tok parou de dar dinheiro
Há um tempo, o aplicativo apresentou falhas e travou para muitos usuários e os mesmo pararam de receber as moedas da plataforma. Quando o usuário para de receber, não significa que o app parou de dar dinheiro, mas que a função de moedas congelou e isso pode acontecer até mesmo por falta de uso.
Caso aconteça, a maneira mais eficaz para resolver o problema é demonstrar que você está ativo, interagindo com os vídeos, curtindo e comentando.
25. O Tik Tok é gratuito
O Tik Tok é um aplicativo gratuito, não é necessário pagar nada para fazer o seu download e nem para ter acesso aos seus conteúdos e recursos.
26. O Tik Tok é perigoso?
O Tik Tok exige muitas informações sobre seus usuários, o que pode deixar os seus dados vulneráveis diante da internet. Veja quais são os principais dados coletados:
- Preferências Pessoais
- Lista de contatos do celular
- Informações sobre sua rede de internet e sistema operacional
- Localização
- Informações sobre seguidores e quem interage com você
- Informações de outras redes sociais
- Identificação de objetos e falas nos seus vídeos
- Mensagens diretas no app
Os principais riscos presentes nessas coletas estão relacionados ao uso indevido de dados pessoais e acidentes como vazamentos. Ainda pode ocorrer práticas que são comuns entre os cibercriminosos como roubo de identidade e fraudes.
Mas, vale lembrar que esses riscos estão presentes nas demais redes sociais. De modo geral, o cuidado maior deve ser do usuário. Nunca deixe de verificar os acessos que os aplicativos possuem em seu dispositivo.
Saiba Mais: Status WhatsApp: Curiosidades, dicas e 10 frases para usar
27. O Tik Tok é seguro para crianças?
Crianças e jovens são a maior parte do público que produz e consome boa parte dos conteúdos compartilhados na rede social. O Tik Tok conta com o recurso “emparelhamento familiar” que foi criada justamente para a segurança das crianças.
Esse recursos dispõe ferramentas para que os pais possam gerenciar e delimitar as funcionalidades para as crianças não ficarem expostas a usuários mal-intencionados e que detecta quais vídeos não são indicados. Dessa forma, o Tik Tok se torna um ambiente mais seguro para os pequenos.
Saiba Mais: Dance se souber Tik Tok: como saber das novidades?