Os cactos com flores se tornaram uma representação poética da rapidez da vida, isso porque as flores de cactos podem durar somente uma única noite ou pouco mais que isso. Em geral os cactos estão presentes em ambientes inóspitos. Vão ganhando seu lugar, saindo do deserto a encostas, resistindo bravamente a condições extraordinárias.
Todas as espécies de cactos formam sua flores, umas chamam mais atenção que as outras, mas isso se torna um processo natural de cada uma delas. Há cactos com espinhos, outras não possui espinhos, sendo de diferentes tipos.
Algumas características e significados visuais dos cactos com flores
Os cactos são plantas que pertencem a família das suculentas com o principal objetivo de trazer proteção. Quanto mais você conhece o universo dos cactos, melhor será seu entendimento sobre a importância desse arbusto.
Diferente de imagem que são repassadas em desenhos, os cactos são plantas visualmente atrativas, pois dependendo da espécie, possuem muitas cores e formas. Mas as composições mais essenciais dessas plantas são os caules compridos juntamente com tecidos grossos. Seus espinhos são suas folhas.
Existem cactos com flores de várias formas. Uma delas é a de aspecto cilíndrica, como é o caso do Cacto Botão, que tem flores na cor vermelha. Há também Cactos na cor rosa, que são rosados e pequenos, podendo caber em xícaras e vasos pequenos. Ter cactos com flores em sua casa, oferece uma composição romântica ao ambiente.
Saiba mais: Flores para jardim: 38 ideias para decorar qualquer espaço
Características e significados físicas dos cactos com flores
A condição física dos cactos com flores são adaptadas para permanecer em lugares áridos sem água por muito tempo. Essas plantas levam o nome de evoluída, justamente pelo fato de armazenar água em seus tecidos. Com isso, elas conseguem sobreviver em períodos de estiagem.
A parte verde do cacto é responsável em fazer a captação da luz para que seu alimento seja produzido, ou seja, a fotossíntese. Durante o tempo, aconteceu uma transformação de folhas para espinhos para que a perda de água fosse evitada. Algumas dessas espécies produzem flores muito macias, bonitas e de cores intensas.
Como saber se o cacto vai dar flor?
Existem algumas características que podem indicar se um cacto está prestes a florescer. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar:
- Idade: A maioria dos cactos começa a florescer quando atinge a maturidade, que pode variar de espécie para espécie. Algumas espécies podem florescer após 2-3 anos, enquanto outras podem levar mais de uma década para florescer.
- Condições de crescimento: Os cactos precisam de um ambiente adequado para crescer e florescer. Eles precisam de bastante luz solar, solo bem drenado e um regime de rega adequado. Certifique-se de que o seu cacto esteja recebendo as condições ideais para crescer.
- Botões florais: Os botões florais são um sinal claro de que o cacto está prestes a florescer. Eles geralmente aparecem no final do inverno ou no início da primavera. Se o seu cacto estiver produzindo botões florais, isso é um bom sinal de que ele está prestes a florescer.
- Temperatura: A maioria dos cactos prefere temperaturas mais altas durante o dia e mais frescas à noite. Se a temperatura estiver muito baixa, pode afetar a capacidade do cacto de florescer.
- Nutrientes: Certifique-se de que o seu cacto esteja recebendo os nutrientes necessários para florescer. Você pode usar um fertilizante específico para cactos para ajudar a garantir que ele esteja recebendo os nutrientes corretos.
Saiba mais: Como cuidar de cactos? Essas 8 dicas vão te surpreender
Erros comuns ao plantar cactos com flores
1. Os cactos podem ficar em qualquer lugar e não precisam de luz natural
Muitas pessoas pensam em cactos como plantas ideais para apartamentos e locais fechados, acreditando que eles não precisam de muitos cuidados ou até mesmo, que não precisam de sol. Isso é um grande mito, pois grande maioria de cactos precisa de uma certa quantidade de sol durante o dia. Por isso, evite deixar o seu cacto em locais que não tenha sol e sem janelas.
2. Cactos precisam de pouca água (Regar com borrifador)
Algumas pessoas acreditam que cacto precisa de água, e por isso é uma planta ideal para os preguiçosos e esquecidos.
A verdade é que elas precisam de água, principalmente das raízes, para se desenvolver e fortalecer melhor. Dessa forma, se você apenas borrifar superficialmente, estará molhando o caule da planta, mas não suas raízes. Por isso, não borrife o seu cacto apenas. Para saber o momento de regar o cacto, coloque o dedo no substrato, se estiver úmido, não precisa de regar, se tiver, seco, regue.
Saiba mais: Suculentas de sombra: 13 espécies para ter em casa
3. Arranjos errados juntando o cacto com plantas não compatíveis
Os arranjos têm a missão de deixar um ambiente mais bonito e a combinação de plantas costuma fazer isso muito bem. Porém é importante saber que é preciso combinar plantas que tenham necessidades similares umas das outras para não ocasionar conflitos que atrapalhem ou até matem a outra planta.
Um exemplo é colocar uma planta que precise mais de água e tenha necessidade de hidratação diária, junto com um cacto que não desenvolve bem e pode até morrer se tiver umidade demais.
Sempre que for montar um arranjo para uso de longo prazo, ou seja, que você espere que ele seja duradouro, veja se você está colocando plantas que utilizem quantidades próximas de água, de luz, de substratos, além de você dimensionar se o tamanho do vaso é suficiente para acomodar o desenvolvimento das raízes de todas elas.
4. Plantar cacto em qualquer vaso/vasilhame
Muitas pessoas acham que plantar é colocar terra em qualquer vasilhame e depois acrescentar a planta. Porém é necessário se preocupar, por exemplo, com a drenagem da água, pois vasos sem furos vão acabar sufocando a sua planta com excesso de água. Sim, plantas também podem morrer afogadas.
Outro detalhe é colocar plantas que podem se desenvolver em vasos muito pequenos, tendo seu crescimento reprimido, pois suas raízes não tem espaço para evoluir. É sempre importante saber dimensionar o vaso ao tamanho do seu cacto.
Apesar de ser bonito de ver, os cactos colocados em xícaras, não são nada funcionais, pois a não ser que você tenha uma forma de realizar furos no fundo, a água que você utilizar para regar, não terá por onde sair e pode acabar matando a sua planta.
Como fazer seu cacto dar ou produzir flores?
Antes de tudo, é importante você saber que nenhum adubo ajuda a seu cacto florir. O adubo, obviamente, ajuda no desenvolvimento da planta, mas não tem nada a ver com a floração. Portanto, fuja da promessa que um determinado adubo vai fazer seu cacto florir em poucos dias.
Para um cacto florir ele precisa de sol. Em local sombreado, o cacto pode até florir, mas bem menos do que seria se tivesse contato com o sol. Cuidados corretos do cacto, como regar de forma correta, deixar em local iluminado e uma adubação regular, vão ajudar a planta a produzir flores, pois com essa combinação, ela terá todos os nutrientes necessários.
Veja a idade do cacto, ele precisa ter a idade certa para produzir flores. Cada espécie tem um tempo para chegar na fase adulta e poder florir.
O ideal é você já comprar um cacto adulto, pois é muito difícil de você saber a idade adulta dele apenas olhando para a planta.
Veja 8 espécies de cactos com flores com seu nome científico e suas características
1. Cactos com flores: Chapéu de bispo | Astrophytum Myriostigma
Ele chama a atenção pela sua forma, que lembra muito uma estrela. O seu caule é coberto por uma escama branca, podendo florescer levando em torno de 6 anos para o primeiro florescimento. Seu período de florescimento vai desde o final do inverno ao inicio de outono. Suas flores são diurnas, sendo comum de colocar vários botões ao mesmo tempo.
Um dos nomes mais populares para esse tipo de cacto é chapéu de bispo ou capuz de bispo.
Esse tipo de cacto é uma espécie considerada relativamente fácil e simples para se manter. O seu crescimento geralmente é lento, mas também de fácil floração. Embora essa espécie de cacto seja tranquila de cuidar, ele pode correr o risco de apodrecer durante o inverno, conhecida como fase de repouso, se for mantido molhado durante esse período. As suas raízes grossas e fibrosas podem sofrer se acontecer de houver muita humidade, além disso, essa planta deve ser somente regada quando o substrato estiver seco.
2. Cactos com flores: Pé de mamão | Brasiliopuntia Brasiliensis
Esse espécie de cacto, quando é plantada no chão pode chegar até 9 metros de altura. Em plantas adultas com 60cm de altura, as flores amarelas começam a surgir no período entre a primavera e verão.
Essa planta é considerada bem distinta porque tende a crescer de forma semelhante a uma árvore, contendo um tronco arredondado e folhas amassadas ou achatadas com alguns espinhos. Sua característica é aguentar sombreamento e umidade e pode ser usada no paisagismo urbano, sendo capaz de crescer mesmo nas sombras das árvores.
Esse espécie de cacto pode ser usada como fonte de alimentação, principalmente em regiões onde não haja abundância de água, como é o caso do nordeste, onde geralmente essa planta é conhecida como palma. Normalmente ela é cultivada para demarcar cercas e limites, onde chega a ser transformada para servir de alimento para animais.
3. Cactos com flores: Cacto monstro | Cereus Peruvianus Monstrose
Essa espécie é conhecida como cacto monstro. Apesar de ser uma espécie rara, ela apresenta flores em cactos adultos tendo 4 a 5 metros de altura.
O Cerus Peruvianus é um tipo de planta que dificilmente vai surgir em ambientes domésticos. Isso também vale para as suas florações brancas, vistosas e grandes que só costumam a surgir em noites mais quentes, como no verão e na primavera. Dentro de apartamento e casas, torna-se difícil de admirar o aspecto vegetativo desse cacto por eles serem cultivados em áreas externas recebendo bastante sol.
Saiba Mais: Suculenta: 5 dicas de como cuidar, escolher e muito mais
4. Cactos com flores: Cacto amendoim | Echinopsis Chamaecereus
Esse pequeno cactos apresenta belas flores vermelhas, tornando uma das plantas mais espetaculares de cacto, podendo florescer muito jovem com apenas com 1 ou 2 anos de vida, principalmente no final da primavera e inicio de verão.
O cacto amendoim é uma planta procedente da Argentina, se destacando no seu período de floração, apresentando belas flores vermelhas. O nome de cacto amendoim é popularmente usado pela aparência, já que por sua vez eles apresentam uma semelhança com os amendoins.
Esse tipo de cacto tem um diferencial ao se comparar com outros e pode ficar bem maior que os demais, tornando-se ideal para enfeitar jardins. O cacto amendoim é uma planta simples de plantar e pode sobreviver bem ao verão, diferentemente do inverno onde elas podem não resistir.
O cacto Echinopsis é uma planta que sobrevive bem ao sol, por isso requisita uma área bastante iluminada para poder se desenvolver. Manter essa planta próxima a uma janela, varanda, quintal ou jardim é ideal para que a planta absorva muita luminosidade. Se esse tipo de luminosidade não acontecer, a planta não crescerá de forma correta.
5. Cactos com flores: Língua do diabo | Ferocactus Latispinus
Essa é uma espécie de cacto de hábitos solitários, geralmente ele não costuma dar mudas. O seu primeiro florescimento pode acontecer quando ele estiver com uns 10cm, ocorrendo no final do outubro e início de inverno. Geralmente elas são utilizadas em jardins de pedras, em vasos, varandas, terraços e jardineiras para pátios.
O Ferocactus latispinus, também é conhecida como língua do diabo. Esse tipo de cacto com flores apresenta uma cor verde acinzentada medindo aproximadamente 40cm de largura por não ser tão alta. A parte superior desse cacto tem costelas pontiagudas com aréolas de pelos compridos e crespos, separadas umas das outras com espaçamento de 4cm. Ela se apresenta contendo espinhos com tamanho de 2cm de comprimento e 4 espinhos com nervuras em cor avermelhada de tamanho de 3,5cm de comprimento.
Elas podem apresentar flores vermelhas perfumadas com pétalas roxas, brancas e azuis. Pode florescer no verão quando chegarem ao tamanho de 15 cm de diâmetro.
Para preparar o solo para esse tipo de planta, é necessário fazer uma mistura de areia sílica e folhagem, ou adquirir uma mistura já pronta que seja própria para esse tipo de cacto.
O processo para realização da regação do solo é realizado apenas quando o solo estiver seco. No verão esse processo é feito a cada 7 e 8 dias servindo bem para a planta. Já no inverno, essa rega deve ser suspensa, pois é nesse período que a planta entra no estado de dormência.
6. Cactos com flores: Cacto sobral | Gymnocalycium Horstii
Essa planta tem um formato de globo, apresentando uma coloração verde, com espinhos e tem a espessura lisa. Normalmente, esse cacto tem o aspecto solitário, podendo se agrupar lentamente com outras plantas.
A forma de propagar esse cacto é através de sementes, podendo gerar flores variadas e grandes.
Esse tipo de cacto se adapta a diversos tipos de climas, podendo ser plantado em baixa umidade e com bastante luz solar, capaz de tolerar o cultivo em clima quente ou que tenha sombra. Se optar por um cultivo em meia sombra, é importante saber que o local deve estar bem arejado e receber o sol logo pela manhã. Se o seu cultivo for dentro de casa, é interessante manter a planta próximo de janelas, ficando bem iluminadas em um ambiente com boa circulação de ar.
Saiba mais: 9 melhores apps para identificar plantas
Evite expor o cacto em sol extremo, isso pode causar queimaduras nas plantas, o cacto sobral precisa de pelo menos 2 horas de sol suave durante o dia, mantendo uma temperatura ideal de 14°C e 29°C.
Mas para que você tenha bons resultados, é importante evitar o cacto a exposição do sol extremo, geadas severas e muito frio.
7. Cactos com flores: Cacto almofada de alfinetes | Mammillaria Longimamma
O Mammillaria Longimamma é uma espécie de cacto muito curiosa, pois se não fossem pelos os seus espinhos, poderia ser facilmente confundida com os ouriços do mar. Essa tipo de cactos dão flores grandes, chamando atenção para a cor amarela. A tradução do seu nome significa “cacto com mamilos grandes”.
Essa espécie vem da família dos Cactaceae, moradores nos desertos áridos do México e Estados Unidos, sendo descrito no ano de 1829 por Augustin Pyrame.
Essa planta tem característica com formato de globo e altura de 10cm. A parte dos seios mede em média 0,5cm de largura, sendo mais longos se comparado com outras espécies. Em seus contornos se encontra as aréolas, onde surgem os espinhos brancos chegando a 1cm de comprimento.
Geralmente ela floresce na primavera, embora se no final do inverno o clima estiver ameno e quente, elas podem também florescer. Para esse planta ser polinizado, é necessário que existam duas plantas ou mais para que se torne um cacto com flores.
8. Cactos com flores: Mandacaru
O cacto de Mandacaru é bastante conhecido na região nordeste do Brasil, sendo inconfundível, já que seu porte natural consegue se destacar de outros cactos com flores, tendo em vista que sua flor majestosa se torna uma planta ornamental.
A principal característica do cacto mandacaru é seu crescimento vertical, a partir do alongamento de seu caule torna-se muito comum o crescimento de diversas hastes em direção vertical, junto ao ramo principal. Quando o cacto ainda está como broto, o mandacaru tem uma coloração azulada, mudando decorrente ao seu crescimento, ficando na cor normal, esverdeada.
O crescimento das flores podem chegar a 12cm, seu fruto tem a cor vermelha e pode ser ingerido, pois ele é um fruto comestível e adocicado, porém se torna um alimento incomum no meio comercial.
Suas mudas podem se apresentar variavelmente com ou sem espinhos.
Veja 4 vídeos de como fazer montagens de arranjos com cactos
1. Cactos com flores: Ideias de cactos com arranjos usando casca de pinus
No vídeo do YouTube do Canal Flor de Camomyla traz dicas de como você pode montar o seu arranjo de cacto com flores de maneira simples e prática, mostrando o quanto pode ser prazeroso e terapêutico.
2. Cactos com flores: Ideias de cactos com arranjos usando isopor para drenagem
No vídeo do Canal Meu Brotinho de Suculenta mostra o passo a passo de como você pode montar seu arranjo de cactos com flores em uma bacia de argila, com a base feita de isopor para fazer a drenagem da água, evitando que o substrato escape pelos furos.
3. Cactos com flores: 20 ideias de arranjos de cactos com acompanhamento de suculentas
No vídeo do Canal da Katia Crispim, você verá 20 ideias de arranjos lindos, feitos com a combinação de cactos com flores acompanhadas de suculentas.
4. Cactos com flores: Ideias de cactos que florescem em um ano
No vídeo do Canal Cactus TV, vem mostrando algumas espécies de cactos com flores que não demoram para brotar. Uma boa dica para você que tem pressa em ver seu cacto florescer o ideal é ter plantas da espécie Mammillaria que geralmente mostram as suas primeiras flores com um ano.
Saiba mais: Casa sustentável: 21 ideias incríveis para se inspirar