Eu não sei você, mas várias pessoas que eu converso sonham em ter a possibilidade de ter um trabalho em casa. Elas querem se livrar do trânsito, ter mais tempo livre ou até trabalhar de pijama.
Não vou negar: sim, trabalhar em casa é muito bom, eu trabalho em casa há quase seis anos. Por isso, sei que é muito importante ter alguns cuidados, se não, esse sonho pode se tornar um pesadelo.
Recebi uma mensagem da Bruna, que entrou em contato comigo pelo site e me fez a seguinte pergunta:
Camila, como posso me organizar para não trabalhar mais do que deveria estando em casa?
Trabalho em casa: organização é fundamental!
Quando se trabalha em casa, é muito difícil ter horários certos, como: parar para o almoço ou encerrar o expediente. Essa é uma das vantagens de se trabalhar fora de casa, ter esse controle de horários.
Trabalhando em casa esse processo é um pouco mais complicado, porque você não precisa necessariamente ir até algum lugar, seu escritório está ali a hora que você quiser.
Por isso, hoje eu trouxe cinco dicas para você que trabalha em casa e não quer trabalhar além do que deveria, mas quer cumprir suas metas diárias satisfatoriamente.
HOME OFFICE SAUDÁVEL: Um guia para pessoas e empresas
1 – Defina e cumpra seu horário de trabalho
Hoje, eu defini que meu horário de trabalho é das 9:00 hrs até as 18:00 hrs, com horário de almoço às 13:00 hrs.
É muito comum você trabalhar aos fins de semana e feriados, mas é importante você não fazer disso uma regra. É imprescindível que você tenha seus momentos de lazer.
Outro ponto importante sobre a definição dos horários é que se você morar com seus pais, esposa ou filhos, comunique seus horários para eles.
Muitas vezes, acontecia da minha mãe me dizer: “ah, já que você está em casa pode ir ao supermercado comprar algumas coisas?” e eu respondia que estava trabalhando, que não podia fazer isso.
Definir os horários e se comprometer para cumprir, além de comunicar as pessoas que moram com você ou sua família, é muito importante para você não trabalhar mais do que deveria.
2 – Tenha uma rotina da manhã
Quando comecei, era bastante comum pular da cama e já ir direto trabalhar, sem nem tomar banho ou tomar café. Isso não é legal.
Definir uma rotina é muito importante: acordar no mesmo horário, tomar café da manhã, trocar de roupa, pentear o cabelo, enfim. Fazer coisas básicas que você faria se fosse sair para ir ao trabalho.
Tenha a rotina da manhã, pois ela vai te ajudar a “aquecer os motores” para trabalhar.
Dica: Jamais leve o computador para a cama!
3 – Tenha um local de trabalho
Evite ao máximo a mesa da sala! Se você puder, compre uma escrivaninha ou uma mesa, mas jamais trabalhe na mesa da sala, porque aí vira uma bagunça.
Busque ter um espaço para você. Coloque uma escrivaninha no seu quarto, em algum cantinho, enfim. Se não tiver como, defina bem seus horários. Mas ter um lugar onde você possa trabalhar é muito importante para você cumprir suas metas.
4 – Permita-se ser flexível
A partir do momento que você define seus horários e busca cumpri-los, é muito importante também se permitir a duas situações.
Muitas vezes acontece de você ter que trabalhar até mais tarde, ou em fins de semana, certo? Se isso acontecer, transforme isso em exceção, e não em regra!
Mas se você já encerrou tudo o que tinha de ser feito, se permita “sair mais cedo” do trabalho para ir ao supermercado, jogar videogame ou fazer algo que você queira.
Não há problema em fazer isso e essa é uma das grandes vantagens de você ter essa flexibilidade.
5 – Liste suas prioridades do dia
Se você cumpriu essa lista de prioridades, encerre o seu dia de trabalho. Caso contrário, você ficará inventando coisas para fazer. Quando você perceber, deu meia-noite e você ainda estará trabalhando.
Se permita fazer outras coisas, cuidar de sua casa, de você, de seus filhos. Não há problema nisso quando suas prioridades já estão cumpridas.
Agora, se você não cumpriu, não há problema em ficar até mais tarde trabalhando. O problema é quando você transforma isso em uma regra, não em exceção.
Às vezes, trabalhar muito não significa que você está fazendo a coisa certa. Você pode trabalhar de uma maneira melhor e mais produtiva sem ter de ficar até mais tarde