Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

O que é ser queer? Conheça o significado e sua origem

Você sabe o que é ser queer? Neste post, trouxemos o significado e a origem de ser queer para você entender.
Summary

É muito provável que você já tenha ouvido falar no termo “queer” em algum lugar. Mas você sabe o que é ser queer e o que ele significa? Mesmo por ser cada vez mais usada no dia a dia, ainda existem muitas pessoas que não sabem o que é ser queer e o que a nomenclatura significa.

Queer é a letra “q” em LGBTQIA+ e para te ajudar a entender o que significa esse termo e o que é ser queer, neste post vamos falar sobre os principais pontos que você precisa conhecer a respeito. Além de explicar o que é, também vamos falar sobre a teoria queer e trazer alguns artistas brasileiros e outros que você pode conhecer e que também são queer.

Assim, se você quer aprender mais sobre, não deixe de conferir este artigo.

Saiba Mais: Bolsa do Povo: o que é e quem tem direito?

O que é ser queer?

Antes de explicarmos o que é ser queer, é preciso entender mais sobre a origem dessa palavra. Ela surgiu em 1500, mais especificamente na Inglaterra.

Inicialmente, ela se referia a algo estranho, esquisito ou peculiar, sendo usada em um sentido pejorativo. O termo queer era bastante usado para definir aqueles que viviam à margem da sociedade, as pessoas que não eram aceitas, ou seja, pessoas como desempregados, prostitutas e entre outros.

Alguns séculos depois, em 1922, ser queer passou a ter outros significados e começou a ser usada como ofensa, um xingamento contra homossexuais, como lésbicas e gays. Com o tempo, a comunidade LGBTQIA+ se apropriou deste termo. Assim, o que era xingamento passou a representar aqueles que não são pessoas que se encaixavam na heteronormatividade, ou seja, nas imposições de cisgeneridade e heterossexualidade. 

Saiba Mais: App Inner Circle: o que é, quanto custa e dicas de paquera

O significado de ser queer é maior do que pensamos

Podemos comparar ser queer a um grande guarda-chuva, ou seja, ele aborda uma grande possibilidade de sexualidade e gênero. Atualmente, o termo queer possui um significado muito maior do que pensamos. 

A importância dessa palavra cresce ainda mais quando, nos últimos anos, a representatividade vem sendo um dos assuntos chaves no mundo e a importância da palavra queer acaba trazendo uma maior visibilidade para a diversidade.

Assim, de forma bem resumida, podemos dizer que ser queer engloba todas as pessoas que não se sentem representadas pelo termo homossexual. Ou seja, ser queer pode ser qualquer pessoa que não se sinta heterossexual, sendo assim a pessoa pansexual, transexual e vários outros. 

Saiba Mais: Dieta cetogênica: o que é e cardápio fácil para emagrecer

A bandeira queer

Ser queer
Imagem: Revista Galileu

Marilyn Roxie, a primeira estagiária do [SSEX BBOX] de São Francisco, criou a bandeira queer em 2011, chamada de bandeira genderqueer, ou bandeira gênero queer, em português. A bandeira é composta por três cores: lavanda, branco e verde, cada uma com seu significado.

A cor lavanda representa a androginia, já a cor branca faz referências às identidades agêneras. Por fim, a cor verde representa as pessoas não-binárias.

Diferenças entre queer e não-binário

Da mesma forma que existem pessoas que acreditam que identidade de gênero e orientação sexual é a mesma coisa, também existem pessoas que não enxergam a diferença entre ser queer e não-binário. A seguir, vamos falar das diferenças entre esses termos para que você não se confunda mais.

Primeiro, vamos falar da orientação sexual, que se refere a relação de um indivíduo com outro indivíduo de qualquer sexo, do mesmo sexo, de outro sexo ou de sexo nenhum. Agora, quando falamos da identidade de gênero, estamos falando como uma determinada pessoa se sente. Esse sentimento é o que irá definir seus maneirismos, aparência e outras características que farão a pessoa estar bem consigo mesma.

É preciso ter isso em mente para entender as diferenças entre ser queer e não-binário, já que o primeiro descreve identidades de gêneros e sexuais que não são cingêneros e heterossexuais. Agora, não-binário quer dizer uma identidade de gênero, assim como transgênero, por exemplo.

Saiba Mais: Peeling químico: quem pode fazer e para que serve?

A teoria de queer

Ser queer não se refere apenas a um grupo de pessoas. O termo também é uma expressão de diversidade, gênero, comportamento e criatividade. Ser queer representa a liberdade de identidades expressadas e a liberdade de relacionamentos de várias formas. Assim, o significado de ser queer vai muito além de um padrão proposto, seja de identidade de gênero, orientação sexual e atração emocional.

Foi essa grande abrangência de ser queer e de sua maneira de agir, se expressar e pensar que possibilitou ao termo ser tema de vários estudos acadêmicos, que se iniciaram em 1980, graças a essa forma de encarar as questões sexuais e de vida. Quase 10 anos após o início dos estudos, eles se tornaram a Teoria Queer e foram reconhecidos como uma nova perspectiva teórica.

Um movimento que foi pautado nas diferenças de ferramentas críticas foi iniciado no contexto dos questionamentos de identidade, além de ser homem ou mulher. Graças a Teoria Queer e ao movimento social, o termo queer mais uma vez se destacou e conquistou assim um novo significado, deixando de ser algo ofensivo para ser um termo de empoderamento.

É importante ressaltar que a Teoria Queer não tem a ver somente com a sexualidade. Ela é mais abrangente que isso e traz questionamentos ao que antes era entendido como verdade absoluta. Entre essas verdade, temos assuntos como: porque algumas leis existem, porque temos que casar e entre outros.

Saiba Mais: Glow Up: o que é e como cuidar do seu corte

Artistas brasileiros que são queer

No Brasil, temos diversos artistas e personalidades que se declararam queer, a mais recente, até o momento de escrita deste texto, é a filha do apresentador Tadeu Schmidt, Valentina Schmidt, que declarou ter uma identidade Queer na data do Dia do Orgulho LGBTQIA+, de 2022. Além dela, também temos grandes nomes como a cantora Pablo Vittar, que em sua persona drag manteve o seu nome masculino.

A compositora e cantora Lia Clark foi considerada a primeira drag queen brasileira do universo do funk brasileiro e também já se declarou ser queer. No cenário do rap, temos o rapper Rico Dalasam, que costuma falar bastante em suas músicas sobre temas como ser homossexual e negro.

Saiba Mais: Chip anticoncepcional: o que é, vantagens e como funciona?

Outras personalidades queer

Ao redor do mundo, também temos outras personalidades que se declararam como queer, por exemplo a compositora, cantora e atriz Janelle Monáe, que se revelou uma pessoa pansexual e se classificou como Queer na divulgação de seu álbum “Dirty Computer”.

Além dela, também temos a atriz britânica e ganhadora do Oscar, Tilda Swinton, que afirmou integrar a comunidade LGBTIA+ e que se identifica como Queer. A revelação foi feita para a revista do Reino Unido, Vogue, em 2021.

Já em 2017, o cantor britânico Sam Smith também revelou ser queer e que não se identifica como homem e nem como mulher, assim sendo uma pessoa não binária.

Saiba Mais: Pre Wedding: O que é e 4 dicas para fazer seu ensaio

Stories
Recomendados
Dicas práticas sobre como vender na kiwify
Renda Extra
Como Vender na Kiwify: Guia Direto ao Ponto para Iniciantes
No mercado digital brasileiro em constante evolução, a Kiwify se destaca como uma das plataformas mais promissoras e inovadoras para...
como puxar assunto
Empreendedorismo
Como Puxar Assunto? As Melhores 150 Perguntas
Se você é uma pessoa introvertida e sente dificuldade em se comunicar, saiba que isso pode ser uma barreira para...
Selecionamos as principais perguntas para primeiro emprego e como responder de forma clara e objetiva
Carreira
Perguntas para Entrevista de Emprego: As principais e como responder
Quem busca vagas de empregos no mercado de trabalho, precisa estar preparado para as perguntas para entrevista de emprego e...
Mensagens de Bom Dia no WhatsApp Dinâmica de Grupo: 10 Ideias Criativas Como Divulgar Promoções no Dia das Crianças Método Simples de Produtividade Para Dar Conta de Tudo Glossário de Inteligência Artificial Merchandising: Alavanque suas Vendas 45 Frases Agosto Lilás Crie fotos com Inteligência Artificial Como Criar Emails Irresistíveis? Método 5S: O segredo japonês