Você já parou para pensar no que é o relacionamento interpessoal e como ele influencia diversas áreas da sua vida? Em geral, o ser humano é um ser social, e essa característica é uma das mais fundamentais para nossa existência e evolução ao longo do tempo. Logo, a definição de um relacionamento interpessoal diz respeito às principais qualidades que um ser humano pode possuir: sua capacidade de se relacionar com os outros de uma maneira saudável.
O relacionamento interpessoal é ainda um dos fatores que afetam o clima organizacional, o andamento dos projetos e os resultados dos negócios. Afinal de contas, as organizações são formadas por pessoas e nos resultados que elas são capazes de produzir em conjunto, o que demonstra a importância da interação humana para o sucesso ou até mesmo fracasso de uma empresa.
Quer esteja em casa, no trabalho ou no lazer, você está cercado de relacionamentos interpessoais o tempo todo. Embora o nome não seja comumente conhecido, praticamos esse tipo de relacionamento todos os dias quando convivemos com diferentes tipos de personalidade.
Os relacionamentos estão sempre mudando e tudo dependerá do contexto em que se encontram. Quer dizer que a maneira como você se relaciona em um relacionamento familiar será diferente de como se relaciona em um ambiente de trabalho, assim como seu comportamento com amigos íntimos e com colegas ou conhecidos.
Por ser algo que necessitamos saber usar, ter esse tipo de conhecimento e saber nos relacionarmos com as pessoas faz muita diferença. Para criar ambientes equilibrados, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional, é preciso buscar o desenvolvimento pessoal e coletivo, romper fronteiras e tornar as relações harmônicas.
Logo, cultivar bons relacionamentos é imprescindível na busca pela prosperidade na vida pessoal e profissional. Por esses e outros motivos, este tem sido um assunto muito buscado pelas pessoas.
Pensando nisso, trouxemos um artigo para entender um pouco mais sobre o relacionamento interpessoal, os tipos de relacionamentos que existem, como funcionam, quais são os fatores que afetam um relacionamento social, descobrir como se adaptar aos ambientes em que se encontra e demonstrar a importância do mesmo para todas as áreas da vida.
Saiba Mais: Meios de comunicação: evolução e 3 formas de usar no digital
O que um relacionamento interpessoal significa?
Para a Sociologia e a Psicologia, um relacionamento interpessoal se trata do relacionamento entre 2 ou mais pessoas. Ou seja, é a maneira como lidamos com outras pessoas, como convivemos com elas em sociedade, abrangendo relações no trabalho, no contexto familiar, escolar e de comunidade.
É um conceito dinâmico que está em constante evolução, já que à medida que a sociedade evolui, mudam também os seus costumes. Isso requer análise e avaliação constantes para que nosso comportamento com os outros permaneça consistente com os valores da sociedade e que essas relações permaneçam saudáveis.
O conceito de relações sociais vêm do campo da Sociologia, pesquisado e desenvolvido por Max Weber e as relações interpessoais implicam uma relação social, um conjunto de normas comportamentais que guiam as interações em uma sociedade.
O conteúdo dos relacionamentos pode ocorrer em diferentes níveis e envolver vários sentimentos, como amor, amizade, compaixão, entre outros. Entretanto, também pode ser marcado por situações de disputas, inimizades e outros conflitos interpessoais que decorrem de desentendimentos e má comunicação com pessoas.
O relacionamento interpessoal é o pilar principal para conseguir estabelecer conexões, tanto superficiais quanto mais profundas, criando laços de amizades, parcerias e relacionamentos amorosos. Nas relações interpessoais, existem três componentes:
- O ambiente: trata-se do local em que estamos convivendo um com o outro. Exemplo: lar, trabalho e escola;
- O eu: trata-se da sua essência, está relacionado com a vontade que influencia o comportamento;
- O outro: a pessoa com quem se relaciona, como um amigo, parente ou colega de trabalho.
Nós, seres humanos, somos seres sociais e já nascemos com a capacidade de interagir com as pessoas ao nosso redor, dando assim os primeiros passos para a construção de relacionamentos. Mas para fortalecer esses vínculos e trazer mais qualidade para eles, é preciso dedicação, acompanhamento, equilíbrio entre razão e emoção e empatia.
Quando não existe um esforço para manter os relacionamentos saudáveis, os conflitos, desentendimentos e situações cotidianas podem prejudicar os relacionamentos, afetando a qualidade de vida de todos os que estão envolvidos.
Em vista disso, a área vem recebendo atenção e é estudada sob diferentes óticas, considerando sua importância para a saúde emocional e mental, sentimento de pertencimento, produtividade e colaboração corporativa. Além do mais, esses aspectos são preciosos e, muitas vezes, decisivos para o sucesso em todas as áreas da vida.
Importância do bom relacionamento interpessoal
Ainda que você prefira viver sozinho, além de precisar ter o contato com a família e amigos para o bem-estar emocional, vai ser necessário um leque de serviços para ter uma vida confortável. Por isso, manter bons relacionamentos com as pessoas ao nosso redor é essencial para atender às necessidades humanas comuns, como viver em sociedade e formar conexões reais.
Tudo isso requer interação com outras pessoas. A qualidade de nossos relacionamentos afeta nossa qualidade de vida, porque precisamos de alguém em quem confiar ao longo de nossas vidas.
As chances de retorno positivo em qualquer área aumentam se cultivarmos interações pautadas pelo respeito, cooperação e empatia. Através disso, temos a oportunidade de nos aproximar, entender os desejos dos outros e formar famílias, grupos de amigos e times corporativos mais organizados, com resultados gratificantes.
Isso acontece devido ao fato do grupo ser fortalecido pelo reconhecimento das atribuições de cada membro e pelo cuidado, transformando-o em um time, de acordo com suas experiências e habilidades. Logo, aqueles com boas habilidades de interação estão mais bem preparados para gerenciar pessoas e equipes com sucesso.
Quais são os 5 elementos básicos do relacionamento interpessoal?
- Comunicação: a troca de informações entre as pessoas;
- Empatia: a capacidade de se colocar no lugar do outro e compreender seus sentimentos e perspectivas;
- Confiança: a crença de que a outra pessoa é honesta e confiável;
- Interesse: a preocupação com o bem-estar e o sucesso da outra pessoa;
- Ajuste: a capacidade de lidar com as diferenças e adaptar-se às necessidades do outro;
Tipos de relacionamento interpessoal
1. Relacionamento interpessoal profissional
As habilidades interpessoais são frequentemente necessárias para o trabalho e em ambientes profissionais, ou seja, no conceito de relações interpessoais profissionais em geral. Essa habilidade é cada vez mais importante no mundo dos negócios. Por isso, cada vez mais empresas e organizações estão investindo no tema com os seus colaboradores.
O relacionamento interpessoal no trabalho é extremamente importante. Os relacionamentos saudáveis se desenvolvem quando as pessoas se conhecem, são capazes de se colocar no lugar do outro e demonstrar empatia. Isso contribui para um ambiente positivo na empresa, o que aumenta a produtividade.
Concentrar-se em como os funcionários respondem ao vínculo com colegas próximos ou como eles se envolvem com os clientes pode beneficiar tanto as instituições quanto os funcionários. Isso porque em um ambiente de trabalho mais harmonioso, os funcionários conseguem se comunicar bem, diminuindo as chances de erro e maiores oportunidades de crescimento.
Essa relação também está intimamente ligada à cultura organizacional da empresa e é claro que existem várias premissas que ajudam a transformar as relações em experiências produtivas e mais saudáveis. É necessário que haja:
Comunicação
Em uma relação interpessoal profissional, uma das maiores causas de desentendimentos e brigas são os ruídos ocasionados pela má comunicação. Assim, para melhorar seus relacionamentos interpessoais, é preciso avaliar com frequência o quão claro é a comunicação, pois precisamos que nossas palavras sejam ditas da maneira mais clara possível para que o outro entenda e não haja desavenças por conta do mal-entendido.
Empatia
A empatia é a capacidade que possuímos de nos colocarmos no lugar do outro e, no dia a dia, é fundamental que as pessoas se ajudem e se esforcem pelo trabalho em grupo, independentemente dos desejos individuais.
Ética
É necessário praticar um conjunto de valores éticos que nos permitam fazer o bem às pessoas. Em um ambiente de trabalho, há sempre a necessidade de refletir sobre as ações que tomamos, para que não gerem emoções negativas entre as pessoas e comportamentos inconvenientes nas equipes.
A American Sociology enfoca questões relacionadas às relações humanas e sua aplicação no contexto da política organizacional, podendo as relações humanas serem categorizadas da seguinte maneira:
- Relações industriais;
- Relações laborais;
- Relações públicas (relacionamento com intervenientes do exterior).
Dessa forma, cultivar bons relacionamentos no ambiente de trabalho é fundamental para uma melhor comunicação. Assim, as pessoas se sentem mais dispostas e enfrentar desafios, aumentando a produtividade e mantendo a saúde física e mental preservadas.
Veja o vídeo do YouTube a seguir do Gilberto de Souza, cheio de dicas de relacionamento interpessoal no trabalho para ajudar no seu autodesenvolvimento.
2. Relacionamento interpessoal pessoal
Nossas relações do dia a dia, são aquelas que ocorrem na família, na comunidade e em muitas outras situações, também merecem atenção e cuidado, pois uma falha na forma como você se relaciona com um vizinho, por exemplo, pode levar a discussões desnecessárias.
Em relacionamentos pessoais, há muitos sentimentos envolvidos e você precisa entendê-los e respeitá-los para que todos sejam saudáveis. Essas relações existem desde que nascemos, por isso tem grande influência na formação da personalidade, valores, rotina, visão de mundo e também no gosto pessoal.
Todos os dias, você precisa lidar com seus amigos, colegas, conhecidos, estranhos, seus pais, familiares em geral e, para cada um deles, existem diferentes maneiras de desenvolver os relacionamentos.
Isso acontece porque embora façamos parte de um coletivo social e tenhamos padrões de comportamento decorrentes de regras sociais, somos pessoas completamente diferentes. Isto é, todos têm valores morais e éticos e experiências de vida diferentes.
3. Relacionamento Interpessoal Virtual
As relações humanas virtuais criadas pela difusão da Internet são muitas vezes menos profundas e têm a ver com momentos de lazer em frente às telas. Mesmo quando não estamos fisicamente presentes, ao nos conectarmos com alguém virtualmente, precisamos lembrar que ainda temos que cumprir algumas regras normativas que regem nossa sociedade.
As consequências do uso indevido de ferramentas digitais podem ser muito prejudiciais em um ambiente de trabalho ou pessoalmente. Então respeito, empatia, responsabilidade e outros traços éticos que levam a relacionamentos agradáveis e coerentes ainda devem reinar.
Busque ser mais amigável nas mídias digitais e nunca deixe de reler o que você digitou antes de enviar. Você pode parecer rude, ainda que essa não seja a intenção. Os três tipos de relacionamento interpessoal (profissional, pessoal e virtual) podem se dividir em duas vertentes: as relações unilaterais e as bilaterais.
Relações Unilaterais
É uma relação onde só um lado “ganha” e em que sempre há muita discussão. Frequentemente, em tais relacionamentos, são identificadas pessoas teimosas que criticam os outros de forma grosseira e ignoram o ponto de vista da outra pessoa.
Seus conselhos sempre vêm na forma de comandos e não importa o quanto uma pessoa pareça ouvir o que a outra pessoa tem a dizer, eles não consideram críticas observadas se discordarem dela. Assim, o que era para ser uma conversa torna-se um monólogo.
Embora esse tipo de relacionamento possa parecer mais tóxico no local de trabalho, pois pode se manifestar como um líder que não ouve sua equipe ou um funcionário que não sabe lidar com críticas, por exemplo, pode ser um tipo de relacionamento tóxico em qualquer contexto.
Portanto, é fundamental que o evitemos, seja como a pessoa que está sempre “contra” ou estando perto de tal pessoa na maioria das vezes, afinal esse comportamento pode interferir diretamente em determinadas áreas da sua vida.
Relações bilaterais
Numa relação bilateral, prevalece a troca de informações entre as pessoas, produzindo ótimas experiências e momentos agradáveis. Cuidar dessas boas relações é essencial para construir relacionamentos saudáveis e que duram.
Em uma relação bilateral, ainda que as partes tenham certezas das suas decisões, predomina a consciência de que é muito importante ouvir o que o outro lado tem a dizer.
Ao contrário das relações unilaterais, aqui o diálogo e a intervenção podem ser estabelecidos para resolver os problemas identificados, são examinados críticas e conceitos, gerando um ambiente favorável ao debate saudável.
Relacionamento interpessoal e intrapessoal: qual a diferença?
Já entendemos que o relacionamento interpessoal se trata da nossa capacidade de nos relacionar com as outras pessoas, já a relação intrapessoal se refere a como lidamos com nós mesmos.
Se pararmos para analisar, somos seres um tanto complexos, uma soma de personalidade, caráter, experiências de vida, cultura, conhecimentos e interações. O resultado dessa soma nos torna únicos e é por esse motivo que a mesma experiência pode ser vivida de maneira diferente por pessoas diferentes, suas opiniões e visões são variadas.
Assim, todos precisam investir em autoconhecimento, conhecer os seus gatilhos e outros mecanismos que influenciam seu comportamento e ganhar inteligência emocional. Ao nos conscientizarmos da dinâmica de nossas emoções, temos a oportunidade de assumir o controle e melhorar nossos relacionamentos, causando impactos.
A grande maioria das nossas respostas são desencadeadas ou potencializadas por causas internas e podem ser reestruturadas com ferramentas de gerenciamento de emoções, estímulos que sejam positivos e reflexões que mudam a lógica de pensamentos que acabam sendo destrutivos.
Dessa forma, esclarecemos e solucionamos as nossas demandas internas e ganhamos confiança e mais clareza para saber lidar de uma maneira melhor com as relações que são externas.
Benefícios de um relacionamento interpessoal
Sabemos que é importante desenvolver bons relacionamentos na vida familiar, de amigos e na comunidade. Por sermos seres sociais, os relacionamentos são uma necessidade. Os benefícios de bons relacionamentos se expandem a todas as áreas da vida. Veja a seguir alguns benefícios:
Ambiente Leve
O nível de relaxamento no ambiente de trabalho é amplamente determinado pela qualidade das relações entre os trabalhadores da empresa. Dessa maneira, é importante que os líderes tenham um bom relacionamento interpessoal, pois seu comportamento reflete diretamente no comportamento dos outros funcionários.
Isso incentiva uma cultura organizacional favorável à construção de bons relacionamentos. Vale ressaltar que não se deve confundir ambiente descontraído com omissão ou ser passivo na gestão empresarial e de pessoas, a fim de evitar conflitos dessa forma.
Tenha em mente que desentendimentos são normais e a chave para resolvê-los é usar da transparência e da honestidade, sem abusar da hierarquia ou fazer isso com agressividade.
Boa comunicação
Quanto mais experiência você ganha em relacionamentos, melhor sua capacidade de se comunicar com outros profissionais. Essa habilidade é essencial para quem quer assumir cargos de liderança em uma empresa, por exemplo, e também para aqueles que desejam empreender.
Para melhorar a comunicação interpessoal, o conselho é prestar muita atenção no feedback fornecido pela pessoa que está te escutando e isso quer dizer um feedback espontâneo, em que as expressões faciais, linguagem corporal e tom de voz que são utilizados indicam se a mensagem foi clara e divertida, e não uma avaliação formal.
Networking
“Network” é a palavra usada para descrever uma rede, um grupo de pessoas que estão interligadas, nesse caso, por interesses profissionais. É uma importante ferramenta de trabalho, mas não confunda: o networking não tem a finalidade de influenciar decisões ou obter vantagens baseando-se nos laços pessoais.
Conhecer e ter acesso a outros profissionais pode gerar parcerias e indicações, que sem dúvida será necessário para sua empresa em algum momento. Outra possibilidade dessa relação é poder ligar para alguém com um problema específico e tirar a dúvida para resolver o problema.
Obviamente, o relacionamento com outros profissionais também pode destacar as próprias qualidades e proporcionar bons negócios ou oportunidades de emprego. Como o mercado é dinâmico, está sempre em movimento e se renova constantemente.
Relações saudáveis
A base de uma relação saudável é o equilíbrio e é exatamente isso que um relacionamento interpessoal positivo faz: traz equilíbrio para as relações, fazendo com que as pessoas fiquem em harmonia e consigam se comunicar melhor.
Saiba Mais: Dinâmica de grupo: 6 exemplos práticos para a sua empresa
Pilares de um relacionamento interpessoal saudável
Adaptação ao ambiente
Nem todo relacionamento é profundo, pois existem vários graus de intimidade. Geralmente, esses níveis são definidos pelo tipo de ambiente em que o relacionamento progride, podendo haver regras próprias.
Por exemplo: em um ambiente de trabalho, predominam as interações formais e naturalmente mais distantes para trazer clareza às negociações. Não é que toda empresa preste atenção ao formalismo da linguagem, e não é que alguns colegas não possam ser amigos.
Mas, muitas vezes as relações têm limites claros que precisam ser respeitados durante a vida profissional. Já quando falamos em uma festa, as coisas mudam, o mesmo acontece dentro de uma sala de aula. Logo, é interessante se orientar de acordo com o ambiente para saber pautar as interações.
Autoconhecimento
Se conhecer é definitivamente um dos pontos mais importantes, já que precisamos saber lidar com os nossos sentimentos para não ficar descontente com a própria postura, pois isso pode impactar a visão do mundo, o humor e a maneira como você irá encarar as situações do seu cotidiano.
A falta desse autoconhecimento alimenta atitudes agressivas, impulsivas, explosivas e erradas com as pessoas que fazem parte do nosso círculo, o que acaba levando a discussões e críticas nada construtivas. Outros pilares são:
- Uma comunicação clara;
- Empatia;
- Ética;
- Gentileza;
- Respeito;
- Saber reconhecer erros.
Podemos concluir então que os relacionamentos existem em todas as esferas da vida humana, formando e aperfeiçoando os seres que estão interconectados. Portanto, é uma importante fonte de aprendizagem e construção de conhecimento que contribui para o crescimento na vida pessoal e profissional.
Saiba Mais: Frases sobre relacionamento tóxico: 133 mensagens para compartilhar