“Quando vou ser vacinado?” é uma dúvida constante após a pandemia do Coronavírus.
Com a divulgação de informações diárias, uma das esperanças da população é a vacinação contra COVID para que a vida possa retornar ao seu estado normal, ainda que gradativamente.
Nas redes sociais, internautas acompanham as últimas notícias divulgadas pelos veículos de comunicação e aguardam ansiosamente pelo momento que serão vacinados.
https://twitter.com/MahMartens_/status/1390767276815798283
Hoje vi três amigas postando que a mãe foi vacinada mal posso esperar pra ser a minha vez de falar a mesma coisa
— bea (@beckystars) May 6, 2021
Para levar esperança à milhares de brasileiros, o especialista em tecnologia da informação, Renan Altendorf, junto à um grupo de pessoas, criou um site capaz de projetar quando você será vacinado.
Com informações simples como sua idade e o nome do estado em que reside, você consegue ter uma estimativa aproximada de dias restantes para que finalmente possa receber a primeira dose da vacina contra a COVID-19. Veja como funciona!
Conheça o site “Quando vou ser vacinado”
O site “Quando vou ser vacinado” faz parte de uma iniciativa voluntária que surgiu ainda no começo da pandemia com o perfil Coronavírus Brasil (@CoronavirusBra1) no Twitter.
Com base em informações das Secretarias Estaduais de Saúde, as pessoas podem tirar dúvidas, ver as últimas notícias sobre o tema e ter acesso a um banco de dados mais detalhado sobre a doença no Brasil.
Antes de fazer o teste é preciso saber que as informações podem mudar diariamente. Isso acontece por que a média de vacinação em cada localidade pode sofrer mudanças conforme o número de vacinas aplicadas, além de alterações na sua distribuição e regras para a aplicação da vacina.
De acordo com a plataforma, “o cálculo é feito pela média dos últimos 7 dias de vacinação em cada estado”. Sendo assim, muitos municípios podem seguir um plano diferente dos estipulados pelas Secretarias Estaduais.
Indivíduos que fazem parte dos grupos prioritários seguem o Plano Nacional de Imunização, o PNI. Desta maneira, as pessoas pertencentes a determinado grupo prioritário também estarão suscetíveis à determinadas regras que podem mudar.
As pessoas com comorbidades, gestantes ou membro de certas categorias profissionais serão vacinadas conforme a priorização estipulada dos governos estaduais e municipais.
Como calcular minha estimativa de vacinação no site?
O layout do site é simples e intuitivo, o que facilita a experiência da pessoa que quer saber se será vacinada ainda este ano. Clique aqui para conhecer.
Para fazer o cálculo, siga os passos abaixo:
- Acesse o site Quando vou ser Vacinado;
- Preencha o campo que indica a seleção para “Idade”;
- Preencha o campo que indica a seleção para “Estado” com o local que deseja pesquisar;
- Caso você faça parte do grupo do PNI, marque a opção de priorização;
- Em seguida, aperte o botão “Quando vou ser vacinado?” para calcular.
Quando vou ser vacinado?: Passo a passo para pesquisar
Após a pesquisa, a previsão aparecerá acompanhada de informações sobre o cálculo utilizado e uma mensagem de reforço sobre a necessidade de tomar a vacina quando chegar a vez de cada um.
O resultado da pesquisa aparecerá acompanhado da explicação de como foi feito o calculo para a estimativa.
Mas afinal: quando vou ser vacinado definitivamente?
É preciso se atentar que o site estima datas prováveis. No entanto, ainda não há informações exatas definidas ou divulgadas pelo Ministério da Saúde do Brasil. Por enquanto, é possível acompanhar os dados de distribuição e aplicação de doses através do “vacinômetro” disponibilizado pelo Governo Federal.
Enquanto a vacina não chega
É preciso manter os protocolos de segurança recomendados pela Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde:
- Use sempre máscara;
- Continue higienizando as mãos;
- Evite aglomerações;
- Mantenha o distanciamento social.
Se você está em Home Office, confira como escolher uma boa cadeira irá te ajudar a preservar a qualidade da sua saúde física. Faça exercícios com cautela e mantenha sempre hábitos saudáveis.
Para vencer a pandemia, é preciso que todos se cuidem para também cuidar do próximo.