As plantas são ótimos itens decorativos para quebrar a seriedade de um ambiente e torná-lo mais leve e intimista, contribuindo com a sensação de bem-estar físico e mental. Na hora de escolher a espécie, é importante saber quais as melhores plantas para ambientes fechados faz toda diferença para um cultivo saudável.
Plantas para ambientes fechados: O que devo saber antes de comprar?
Se você mora em apartamento ou em casa com poucas janelas pode ter observado que algumas das suas plantas não se adaptaram muito bem. Isso acontece quando a espécie escolhida precisa de muito sol e lugar arejado para crescer. O primeiro passo para solucionar esse problema é conhecer as plantas para ambientes fechados e como cuidar delas.
Iluminação
Ainda que exista plantas que não precisem de tanta luz, a iluminação é um fator a se considerar antes de comprar uma muda. É necessário que o espaço tenha pelo menos uma janela para que os raios de sol possam dar nutrição à planta. Existe três tipos de iluminação para plantas para ambientes fechados:
- Plantas de sombra: necessitam de luz indireta por pelo menos duas horas ao dia
- Plantas de meia-sombra: requerem alguns momentos de luz solar direta no início da manhã ou fim de tarde
- Plantas de pleno sol: precisam de luz solar direta por cerca de quatro horas diárias
Água
São poucas as plantas para ambientes fechados que precisam ser regadas diariamente. A maioria dos solos levam mais tempo para secar devido a luminosidade recebida nesses espaços.
Vento
Correntes de ar intensas podem prejudicar as folhas de algumas plantas, por isso é importante avaliar a espécie e escolher um local estratégico para criar suas plantas para ambientes fechados.
Plantas para ambientes fechados: quais as melhores?
Begônia
A begônia é um tipo de planta sensível a variações do ambiente como chuva e vento. Quanto à água, assim que a terra estiver seca é hora de regar. A begônia varia de tamanho de acordo com o tipo, então fique atento aos tamanhos dos vasos. Além disso, as flores são ornamentais e coloridas. Muitas pessoas acreditam que essa planta representa felicidade e prosperidade.
O solo ideal para cultivar a begônia é mais ácido e misto. É um tipo de planta de sombra, por isso não deve receber sol diretamente pois não toleram nem o calor ou frio excessivo.
Flor de cera (hoya carnosa)
Essa planta de origem asiática requer luz indireta e pouca umidade no sol. Ela deve ser regada semanalmente e depois colocada para secar. A Flor de cera gosta de climas quentes-úmidos. Seu formato é característico, semelhante a estrelas.
Espada de São Jorge
Como o nome já sugere, essa é uma planta em que suas folhas simulam o formato de uma espada. Esta planta pode vir a ser uma ótima opção para ser colocada em ambientes internos e sem a necessidade de luz direta. Toda essa conjuntura torna ela uma espécie que requer poucos cuidados e, também, perfeita para decoração de apartamentos e cantos apagados.
Apesar da facilidade ao cuidar de uma Espada de São Jorge, existem algumas coisas que precisam ser verificadas, como, por exemplo, as regagens periódicas dela. Não se assuste quando a terra estiver seca, para não afogar a planta e acabar afogando-a, você precisará regar apenas uma vez a cada dez dias durante os tempos mais frios (no inverno) e uma vez por semana nos tempos mais quentes (no verão).
Rosa de Pedra
Rosa de Pedra é apenas um nome sugestivo, essa planta na verdade é um tipo de suculenta que tem sua aparência baseada na rosa tradicional, comumente usada em buquês. Ela é ideal para a decoração de ambientes internos e que tenham aquela conhecida “ meia sombra” e, por ainda ser um tipo de suculenta, não exige muita atenção e cuidado, sendo necessário regá-la a cada sete dias.
Para ter um melhor desenvolvimento de suas Rosa de Pedra, recomenda-se, também, a exposição a locais com luz em certos períodos. Sendo bem cuidada, esta planta com certeza renderá uma boa foto. Seu tamanho torna uma das mais charmosas plantas para ambientes fechados.
Saiba Mais: Suculenta: 5 dicas de como cuidar, escolher e muito mais
Mini Cacto
Esse tipo de cacto é um pouco diferente dos cactos que vemos nos desertos. Sua espécie se desenvolveu para que sobreviva na sombra e com pouca água – uma vez a cada sete dias. Lembre-se, essa planta se desenvolve bem em locais fechados e nunca deve ser exposta ao sol pleno, caso isso aconteça, sua criação estará fadada a morte. O tamanho e praticidade tornam o mini cacto uma das melhores plantas para ambientes fechados.
Saiba Mais: Como cuidar de cactos? Essas 8 dicas vão te surpreender
Violeta
A violeta é uma muda ideal para dar cor aos ambientes fechados e que não podem contar com grandes plantas. Além de ter suas flores radiantes e bonitas, a violeta pode ser encontrada em diversas cores, ajudando na escolha ideal na decoração de janelas e parapeitos.
É importante lembrar que essa planta é um pouco mais delicada que as anteriores, então é sempre bom lembrar de regar ela duas vezes a cada sete dias e deixar ela receber um pouco de luz indireta. A violeta é uma das plantas para ambientes fechados mais colorida, vale a pena ter na sua janela!
Pau D’água
Uma das plantas para ambientes fechados ideal para escritórios, a pau d’ água é conhecida por resistir a ambientes com ar-condicionado e ter boa adaptação, o Pau D’água traz uma característica única onde quer que seja colocado. Ele não necessita ficar exposto ao sol e deve ser, apenas, pulverizado água em suas folhas – cerca de duas a três vezes ao longo da semana.
Saiba Mais: Apartamento decorado: 13 ideias simples e baratas para inspirar
Zamioculca
Essa é uma das plantas para ambientes fechados menos conhecida . De origem africana, a Zamioculca necessita de poucos cuidados para sua manutenção. Por ser uma planta resistente, mesmo quando esquecida, a Zamioculca consegue preservar sua beleza, tornando-se a peça ideal para aquelas pessoas que são esquecidas e/ou tem o dia a dia muito corrido.
Mas, mesmo com toda sua resistência, ainda existem alguns cuidados que devem ser tomados para que sua beleza seja longa e duradoura, como, por exemplo, mantê-la fora do contato direto com o sol e assim evitando a aparição de queimaduras em suas folhas. Não esqueça de regá-la uma vez por semana.
Planta Jade
A jade tem aparência de uma árvore pequena, com folhas em formato de gomos. Ela armazena água no caule na folha, sendo necessário deixar o solo úmido. Você pode usar a técnica de afundar o dedo sobre a terra para saber se é hora de regar. Para ajudar no crescimento dessa planta, aposte em areia grossa, pedras pequenas no fundo do vaso e terra na superfície. A cada três meses, nutra a planta com adubo orgânico. A jade gosta de receber luz solar direta, sendo perfeitos locais próximos à janela ou na varanda.
Peperômia
A peperômia é uma das plantas para ambientes fechados do tipo meia-sombra, perdendo a coloração saudável das folhas quando expostas a luz solar direta. Regue uma ou duas vezes por semana, conferindo com auxílio de palito longo ou dedo para avaliar a drenagem do solo. Ela harmoniza com vasos cuia, origami e meia-lua. A peperômia também pode ficar suspensa ou em nichos na parede.
Ráfia
Perfeita para ambientes fechados, a palmeira ráfia é uma planta para uma decoração moderna e rústica. A depender da espécie, pode chegar até dois metros de altura. A ráfia é flexível quanto à luz solar direta e indireta e requer rega ao menos uma vez por semana para render um cultivo saudável.
Antúrio
No Brasil, a espécie mais comum de plantas para ambientes fechados do tipo antúrio é a de folhagem vermelha, mas há espécies de cor branca, rosa e amarelo. Para o solo, misture terra comum, fibra de coco e substrato. O antúrio gosta de temperaturas quentes e luz indireta, ideal para colocá-la próximo à porta ou janela.
Saiba Mais: Flores para jardim: 38 ideias para decorar qualquer espaço
Jiboia
A jiboia é um tipo de planta trepadeira com folhas pequenas em formato de coração e manchas amarelas distribuídas pela superfície. A cada três meses adicione matéria orgânica ao solo. A planta resiste bem à falta de água, mas tente manter a rega semanalmente, uma ou duas vezes.
Clorofito
A clorofito é uma planta com folhas finas e longas, medindo aproximadamente trinta centímetros. Diferente das outras espécies da lista, a clorofito possui a propriedade de purificar o ar de ambientes fechados. É necessário nutrir o solo com adubo e acomodar a planta em um vaso espaçoso. Recomenda-se regar três vezes por semana no período de inverno e duas vezes nos dias de verão. Quanto à luz solar, há clorofito de luz e de sombra, sendo as de pontas brancas mais indicadas para espaços internos.
Hera inglesa
A hera inglesa é uma das plantas para ambientes fechados mais fáceis e versáteis de cultivar. Em diversos tons de verde, seu formato lembra uma estrela. Para quem mora em apartamento, a dica é posicioná-la em vaso suspenso. Em geral, requer rega de duas a três vezes por semana, sendo necessário verificar a umidade do solo.
Plantas para ambientes fechados: dicas de decoração com plantas
Agora que você conhece as melhores plantas para ambientes fechados, é hora de saber como deixá-las combinando com a sua casa.
- No canto da sala: o verde entre os sofás ou no canto da sala traz a sensação de calma e frescor para receber as visitas. Aposte em plantas maiores como a ráfia ou espada de São Jorge
- Próximo à mesa da cozinha: é possível deixar o ambiente mais intimista com uma hera ou samambaia suspensa
- Na janela do quarto ou da sala: Plantas para ambientes fechados como o mini cacto trazem um toque de delicadeza para o espaço devido ao tamanho reduzido.
- No banheiro: pode ser incomum, mas plantas no banheiro deixam o espaço moderno e rústico. Você pode colocar próximo à janela se houver ou ainda na pia. Escolha plantas de menor porte como a violeta.
- Em cima do rack: Intercalar objetos urbanísticos com um pouco de natureza equilibra a decoração do ambiente e ajuda a criar um espaço relaxante.
- Na estante de livros: Deixam o visual super instragamável. A depender da estante, use as plantas para ambientes fechados de tamanho pequeno e médio como mini cactos ou jade.
Saiba mais: Como cuidar de samambaia? 11 dicas simples para seguir