Quer aprender a fazer escolhas inteligentes de forma prática e segura? Conheça a Matriz de Decisão, uma poderosa ferramenta que irá te ajudar nesses momentos decisivos a escolher a melhor opção.
Escolhas assertivas são imprescindíveis para o sucesso e bom funcionamento de uma empresa. Decidir onde e como investir, estratégias de marketing a serem abordadas ou local para novas instalações, por exemplo, precisam ser cautelosamente planejadas para não resultar em perdas e prejuízos.
Estes planejamentos para tomadas de decisões não podem ser fundamentadas apenas no conhecimento ou opinião pessoal. Mais do que isso, é necessário realizar análises técnicas e utilizar-se de critérios de avaliação para conhecer os pontos fortes e fracos de determinada situação.
E é exatamente nesse ponto que a ferramenta Matriz de Decisão pode ser utilizada para garantir o sucesso da sua empreitada, minimizando os riscos e moldando seus projetos de forma a estarem mais alinhados a sua real necessidade e objetivos pretendidos.
Saiba Mais: Pinterest Business: 8 estratégias para aumentar suas vendas
O que é Matriz de Decisão?
A Matriz de Decisão é uma metodologia que visa tornar as escolhas da empresa mais precisas em todas as etapas de produção, pois avalia e identifica as várias formas para concluir uma determinada tarefa, através da análise de seus impedimentos, riscos e valores, determinando assim, alternativas de solução com base em critérios específicos para cada fase.
Essa ferramenta permite que sejam elencadas as opções de solução disponíveis e analisa as oportunidades e riscos associados a cada uma delas. Após a avaliação detalhada, as alternativas mais vantajosas são esperadas e a decisão final é tomada com a convicção de que é a escolha mais adequada para o momento e os objetivos atuais.
A Matriz de Decisão revela os pontos fortes e flexíveis em cada alternativa, o que permite uma identificação precisa dos ganhos e perdas que a empresa terá ao adotar uma decisão determinada. Estas características podem ser mensuradas em relação ao custo e ao retorno, facilitando a identificação da alternativa que proporcionará a maior vantagem econômica para a empresa.
Essa metodologia é valiosa tanto para empresas como para projetos pessoais, pois oferece um caminho seguro para a melhor tomada de decisões poderosas e ponderadas. Também ajuda a diminuir os riscos e otimizar resultados, garantindo eficiência em qualquer cenário.
Vantagens da utilização da Matriz de Decisão
A Matriz de Decisão oferece diversas vantagens que podem ser valiosas tanto em ambientes profissionais quanto pessoais. Confira:
- Estruturação do Processo Decisório: A Matriz de Decisão fornece uma estrutura clara e organizada para avaliar opções, tornando o processo decisório mais eficiente e lógico;
- Análise Objetiva: Ajuda a analisar as alternativas de maneira objetiva, atribuindo pesos ou notas a critérios específicos, o que ajuda a evitar decisões tomadas apenas em intuição ou no famoso “achismo”, o que evita a confusão e a hesitação que podem surgir ao tomar decisões complexas;
- Agilidade na Análise: Permite uma análise rápida e eficiente, economizando tempo na tomada de decisões complexas;
- Comparação de Opções: Permite a comparação direta de várias opções, facilitando a identificação da alternativa mais vantajosa com base nos critérios permitidos;
- Maior Transparência: A Matriz de Decisão torna o processo de tomada de decisão mais transparente, o que permite visualizar e compreender como uma determinada decisão foi alcançada.
A Matriz de Decisão promove decisões mais fortes e racionais baseada na avaliação minuciosa de critérios avaliativos, que pode levar a resultados mais eficazes e com menores riscos de não atingir as metas pretendidas.
Critérios de avaliação de uma Matriz de Decisão
A avaliação em uma Matriz de Decisão envolve alguns critérios que auxiliam na seleção da melhor alternativa. Para melhor compreender, veja uma rápida explicação sobre cada uma delas.
Impacto
Este é obrigatório refere-se à avaliação mais alta do impacto em que cada alternativa irá impactar em seu objetivo ou situação atual. Avaliar esse impacto envolve considerar como cada opção afetará positivamente ou permitirá a realização de suas metas. Quanto maior o impacto positivo e menor o negativo, mais vantajosa é uma alternativa.
Lucratividade
A lucratividade refere-se à capacidade de cada alternativa gerar lucro ou benefícios. Avaliar a lucratividade envolve considerar o retorno financeiro que cada opção pode fornecer. Alternativas que prometem maior lucratividade geralmente são as preferidas.
Visão
Refere-se a visão de longo prazo ou objetivos estratégicos da empresa ou do indivíduo. Uma escolha que está mais facilitada com a visão de futuro tende a ser considerada uma opção sólida.
Esforço
Esse critério diz respeito ao esforço necessário para implementar cada alternativa. Isso inclui recursos como tempo, dinheiro e mão de obra. Normalmente, deseja-se escolher uma alternativa que exija menos esforço, desde que o impacto seja aceitável.
Saiba que a importância relativa desses critérios pode variar dependendo do contexto da decisão. Em alguns casos, o impacto pode ser o fator mais importante, enquanto em outros, a visão estratégica pode ser prioritária. Portanto, é fundamental ponderar esses critérios de acordo com as necessidades específicas de cada situação ao usar uma Matriz de Decisão.
Saiba Mais: O que é outsourcing? Será que vale a pena usar na sua empresa?
Como funciona o cálculo de pontuação da Matriz de Decisão?
O cálculo de pontuação da Matriz de Decisão é um método controlado para avaliar e comparar diferentes opções com base em critérios predefinidos.
Definição de critérios
Primeiramente você deve identificar os critérios ou fatores relevantes para a decisão. Por exemplo: ao escolher um novo fornecedor, seus critérios podem incluir preço, qualidade, prazo de entrega e compra;
Ponderação dos critérios
Atribuição de pesos aos critérios para refletir sua importância relativa. Você pode usar uma escala, como de 1 a 5, onde 1 é menos importante e 5 é muito importante. Isso ajuda a priorizar os critérios.
Avaliação das opções
Para cada opção, avalie como ela se encaixa em cada confirmação e atribua uma pontuação com base na escala de ponderação. Por exemplo: se um fornecedor tem um preço muito bom, você pode dar uma alta pontuação para o serviço de preço.
Cálculo da pontuação total
Faça o somatório das pontuações ponderadas para cada escolha para obter uma pontuação total para cada opção. Isso é feito para todas as opções que estão sendo consideradas. Mas atenção: somente os critérios “Impacto, lucratividade e visão”, constituirão essa soma. o critério esforço deverá ser subtraído, ficando da seguinte forma: Total = Impacto + Lucratividade + Visão – esforço.
Melhor opção
Aquela proposta que obtiver a pontuação mais alta é considerada a melhor escolha como tomada de decisão, pois atende melhor aos critérios definidos.
A Matriz de Decisão é uma ferramenta flexível e você pode adaptar as escalas de pontuação e critérios de acordo com a complexidade e natureza da decisão. Essa abordagem ajuda a tornar o processo de tomada de decisão mais objetivo e lógico, especialmente em situações em que várias opções estão disponíveis e muitos critérios precisam ser considerados.
Exemplo de emprego da Matriz de Decisão
A empresa de venda de Cursos online “Seja Vencedor”, precisa implementar uma nova estratégia para alavancar suas vendas. Após reunião com seus gestores, foram apresentadas três sugestões:
1. Contratação de 5 funcionários, que resultaria no investimento de 5 novas baias de atendimento, com computador e telefone, além dos custos com salários;
2. Aumento do horário de atendimento em 3 horas, resultando em pagamento de hora extra;
3. Contratação de um serviço de automação de atendimento, Chatbot, com plano anual que pode ser parcelado em 12 vezes.
Para uma melhor visualização, criamos uma tabela: na coluna horizontal superior, foram estabelecidos os critérios (impacto, lucratividade, visão, esforço e total). Na coluna à direita na vertical, foram enumeradas as opções. Nas demais colunas, foram atribuídas as pontuações:
Impacto |
Lucratividade |
Visão |
Esforço |
Total |
|
Contratação de funcionários |
2 | 2 | 3 | 4 | 3 |
Aumento do horário |
3 | 2 | 2 | 4 | 3 |
Contratação de Chatbot |
5 | 4 | 5 | 1 | 13 |
Após análise de cada critério realizada através da Matriz de Decisão, dentre as opções sugeridas, a de contratar um serviço de Chatbot, apresenta-se mais executável.
Conclusão
A utilização da Matriz fornecerá um mapeamento abrangente dos elementos em consideração, que permitirá uma visão mais ampla e compreensiva. Isso capacitará você a realizar comparações criteriosas e consequentemente, tomar decisões mais bem fundamentadas.
No cotidiano empresarial, é comum se deparar com uma multiplicidade de opções, o que pode tornar a tomada de decisão necessária e em boa parte dos casos, de forma imediata. Ao utilizar a Matriz de Decisão, fica mais simples compreender cada uma das alternativas disponíveis, avaliar como se alinhar aos objetivos da empresa e identificar as diversas vias para o sucesso em uma nova missão.
Essa abordagem proporciona a aquisição de dados sólidos, essencial para a condução de uma análise precisa, orientando a empresa e sua equipe pelo caminho mais apropriado. A decisão a ser tomada envolve um equilíbrio entre racionalidade e emoção. O ideal é encontrar um ponto de equilíbrio entre esses dois aspectos, de forma a evitar que um predomine sobre o outro.
Portanto, através da Matriz de Decisão torna-se viável conciliar esses dois aspectos, permitindo o alcance desse equilíbrio essencial para que as decisões sejam orientadas de maneira ideal, confiantes, contribuindo positivamente para o crescimento sustentável da empresa.
Saiba Mais: Chatbot WhatsApp grátis: as 9 melhores opções para conhecer