Você sabe quais são os melhores filmes musicais de todos os tempos? Os musicais são alguns dos filmes que mais estão presentes no cinema, além de ser bastante populares e ter uma base de fãs fiéis.
Contudo, muitos não são fãs dessas obras, porém o mercado cinematográfico está recheado de filmes musicais que são bastante elogiados e possuem notas muito altas que talvez sejam uma boa opção para te convencer a começar a assistir.
Nós temos filmes considerados atemporais que, independente de quando foram feitos, ainda são uma obra de arte, temos os filmes musicais contemporâneos e, alguns dos preferidos do público, os filmes musicais que são animações, que se popularizaram bastante especialmente pela Disney.
Então, confira as nossas indicações de melhores filmes musicais de todos os tempos.
Saiba Mais: Filme Romântico: os 39 melhores para se apaixonar (e chorar)
Os filmes musicais famosos atemporais
Primeiro, vamos conferir os melhores filmes musicais atemporais que, mesmo mais antigos, prometem valer a pena cada segundo que você passa assistindo.
1. O Mágico de Oz (The Wizard of Oz) (1939)
O primeiro filme que vamos citar é O Mágico de Oz, um dos maiores clássicos quando falamos de história de filmes musicais. O longa é baseado na história escrita por L Frank Braum, o livro público em 1900 chamado “The Wonderful Wizard of Oz”.
Na trama, acompanhamos Dorothy, uma jovem garota que acidentalmente mata a Bruxa Má do Leste após carregada por um ciclone. Assim, para encontrar uma forma de voltar para casa, a jovem garota precisa encarar uma jornada rumo à Cidade das Esmeraldas para perguntar ao Mágico de Oz como voltar ao seu lar.
O sucesso do longa está em sua avaliação nos maiores sites de cinema, com 98% de aprovação no Rotten Tomatoes, uma nota 8.0 no IMDB e 92 no Metacritic.
Saiba Mais: Filmes LGBT: os 20 melhores de todos os tempos
2. Cantando na Chuva (Singin’ in the Rain) (1952)
Considerado por muitos como uma obra de arte, Cantando na Chuva é mais um filme que não pode ficar de forma na nossa lista. Na trama, acompanhamos Don Lockwood e Lina Lamont, que são duas das maiores estrelas de cinema mudo em Hollywood. Contudo, o cinema falado começa a entrar em ascensão e assim ambos precisam descobrir uma forma de continuar em alta neste novo modelo.
As excelentes notas do longa fazem juz ao que ele promete entregar, com uma avaliação de 99 no Metacritic, 8.3 no IMDB e incríveis 100% no Rotten Tomatoes.
3. Amor, Sublime Amor (West Side Story) (1961)
Em 1961, os filmes musicais ganharam mais um integrante entre os melhores de todos os tempos, dessa vez estamos falando de Amor, Sublime Amor. Adaptando para o cinema uma peça original da Broadway, o longa possui duas versões. Aqui vamos falar da primeira, porém as duas são uma espécie de releitura da clássica história de Romeu e Julieta.
No longa, membros de gangues rivais de imigrantes vivem um amor proibido. O Oeste de Nova York temos Tony, membro e antigo líder dos Jets, do outro lado temos Maria, a irmã do líder dos Sharks. No IMDB, a nota do filme é de 7,5, já no Metacritic é de 86 e no Rotten Tomatoes é de 92%.
4. Mary Poppins (1964)
Mary Poppins mostra a sua importância entre os filmes musicais até os dias de hoje, quando recentemente recebeu um novo filme. O filme produzido por Walt Disney se destacou na época por fazer uma mistura de animação com live action. Na trama, acompanhamos uma babá mágica que ajuda uma família problemática a resolverem seus problemas.
No Metacritic, o longa tem uma nota de 88, no Rotten Tomatoes, a avaliação é de 100% e no IMDB é de 7,8.
5. A Noviça Rebelde (The Sound of Music) (1965)
Escrito por Russel Crouse e Howard Lindsay, A Noviça Rebelde é uma adaptação em musical que também não pode faltar na lista de melhores filmes musicais de todos os tempos. Na trama, conhecemos uma jovem austríaca que tem como sonho se tornar uma freira. Mas, ela é enviada até a casa de um aposentado e viúvo oficial da marinha para se tornar a governante dos sete filhos e se casar com o mesmo.
No IMDB, o filme possui uma nota de 8,0, já no Metacritic é de 63 e no Rotten Tomatoes é de 83%.
Saiba Mais: Filmes de Natal 2023: os 10 mais assistidos e recomendados
6. Festival Rocky de Terror (The Rocky Horror Picture Show) (1975)
O Festival Rocky de Terror é baseado na peça de teatro musical The Rocky Horror Show. O musical é uma clara paródia com os filmes B de terror e ficção científica que foram feitos entre os anos 30 e 70. Na trama deste gênero musical, acompanhamos um casal de noivos que precisam lidar com o carro quebrado no meio de uma tempestade ao lado de um castelo.
Contudo, um cientista louco vive neste castelo, o cientista se revela uma travesti alienígena que passa seus dias criando um musculoso homem com a ciência. No Metacritic, o filme tem a nota de 65, no IMDB é de 7,4 e no Rotten Tomatoes é de 80%.
7. Nasce uma Estrela (A Star is Born) (1954)
Quando falamos de filmes musicais, Nasce Uma Estrela definitivamente não pode ficar de fora, o longa conta com quatro versões, mas aqui vamos falar da segunda. Na história, vemos a ascensão da personagem principal que busca a sua própria voz e a sua paixão. Assim, ela se torna uma pessoa admirável e que não depende de seu marido.
No IMDB a nota é 7,6, no Rotten Tomatoes a aprovação é de 98% e no Metacritic é 89.
8. Grease – Nos Tempos da Brilhantina (1978)
Grease também é um dos filmes musicais que definitivamente não podem ficar de fora da lista. Estrelado por John Travolta, o longa é baseado no musical de mesmo nome. Nele, acompanhamos um romance entre colegiais no maior estilo musical.
No Metacritic a nota é de 70, no IMDB é 7,2 e no Rotten Tomatoes é de 75%.
9. Hair (1979)
Hair também é uma adaptação de filme musical de mesmo nome, onde acompanhamos um jovem rapaz que é convocado para a Guerra do Vietnã. Assim, ele se dirige até Nova York para poder se alistar. Mas ele acaba conhecendo um grupo de hippies e se torna amigo deles, porém eles são um grupo que vai contra a guerra.
No IMDB, a nota é de 7,6, no Metacritic é 68 e no Rotten Tomatoes é 88%.
10. Footloose – Ritmo Louco (1984)
No final da nossa lista de filmes musicais atemporais, temos aquele que não se destacou tanto nas críticas, mas ganhou seu grande espaço com os fãs, Footloose – Ritmo Louco. Na trama estrelada por Kevin Bacon, acompanhamos um adolescente na cidade de Chicago, ele precisa se mudar da cidade grande para uma cidade pequena onde o rock e a dança não são permitidos.
Mesmo que não se aprofundando muito, o longa fala sobre eventos reais na cidade religiosa de Elmore, em Oklahoma. No Rotten Tomatoes, a nota é de 55%, no Metacritic é 42 e no IMDB é 6,6.
Saiba Mais: Os 35 melhores filmes baseados em fatos reais
Os filmes musicais contemporâneos
Agora, falando de tempos mais próximos, o mercado também possui aqueles filmes musicais que ficaram marcados mesmo sendo mais recentes, inclusive com vários deles ganhando diversas premiações e se tornando obrigatórios para os cinéfilos, confira alguns deles.
11. Moulin Rouge – Amor em Vermelho (2001)
O primeiro entre os filmes musicais contemporâneos que vamos falar é Moulin Rouge, que se baseia em três óperas para contar sua história: La traviata de Giuseppe Verdi, La bohème de Giacomo Puccini e Orphée aux enfers de Jacques Offenbach.
O filme trás uma rica trilha sonora, com músicas de Queens, U2 e Nirvana. No Rotten Tomatoes, a avaliação do longa é de 76%, no IMDB é 7,6 e no Metacritic é 66.
12. Chicago (2002)
Chicago é um dos filmes musicais que possui um roteiro original, onde acompanhamos duas personagens assassinas que acabam se encontrando na penitenciária. Uma delas possui uma alta possibilidade de ser condenada a pena de morte, então a supervisora do local começa a ajudá-la a fugir desse destino.
No Metacritic, a nota é 81, já no IMDB é 7,1 e no Rotten Tomatoes é 86%.
13. O Fantasma da Ópera (The Phantom of the Opera) (2004)
Embora tenha uma avaliação baixa pela crítica, O Fantasma da Ópera é bastante elogiado e possui um carinho muito especial pelo público. O longa cinematográfico é uma adaptação do musical onde acompanhamos o conhecido Fantasma, que vive escondido no Teatro de Paris.
O Fantasma é um músico bastante talentoso, porém possui um rosto desfigurado e ele acaba encontrando uma cantora ideal para alcançar seus sonhos. No IMDB, o filme possui uma nota de 7,2, no Metacritic é 40 e no Rotten Tomatoes a aprovação é de 33%.
14. Apenas uma Vez (Once) (2007)
Apenas uma Vez, também conhecido como Once, se destaca entre os filmes musicais por ter menos aspecto de Hollywood. Nele, acompanhamos um músico que toca nas ruas de Dublin, até que uma imigrante tcheca se impressiona com as suas composições.
No Metacritic, a nota é de 88, no IMDB é 7,8 e no Rotten Tomatoes a aprovação é de 97%.
15. Hairspray – Em busca da fama (2007)
Com nota de 6,6 no IMDB, 81 no Metacritic e 91 no Rotten Tomatoes, a nossa próxima indicação de filmes musicais é Hairspray, que é baseado no musical de mesmo nome da Broadway. Mais um filme estrelado por John Travolta, o longa se passa em Baltimore, onde Tracy Turnblad tem como sonho conseguir uma participação no programa de dança televisivo, The Corny Collins Show.
Saiba Mais: Filmes de graça: onde encontrar os melhores online?
16. Mamma Mia! (2008)
Um dos filmes musicais mais conhecidos e divertidos, Mamma Mia! acompanha a história do casamento de Sophie, que por não conhecer seu verdadeiro pai, acaba convidando os três possíveis pais para o casamento. O longa se passa na Grécia, e temos uma presença muito grande e forte da banda ABBA. No Rotten Tomatoes, a avaliação é de 55%, no Metacritic é uma nota 51 e no IMDB é 6,4.
17. Os Miseráveis (Les Misérables) (2012)
Os Miseráveis é a segunda adaptação para o cinema da obra de mesmo nome escrita por Victor Hugo. Com uma trama que acontece na França, durante a Revolução de Julho no século XIX, acompanhamos especialmente um grupo de pessoas pobres. Um deles é Jean Valjean, interpretado por Hugh Jackman, que é condenado por roubar um pão para alimentar sua irmã.
Após sair da prisão, Valjean decide viver uma boa vida, porém nem tudo acontece como previsto. No Metacritic, a nota é de 63, no IMDB é 7,6 e no Rotten Tomatoes é 69%.
18. La La Land – Cantando Estações (2016)
Entre os mais recentes, La La Land é definitivamente um dos mais elogiados filmes musicais. Dirigido por Damien Chazelle e estrelado por Ryan Gosling e Emma Stone, o longa é ideal para aqueles que amam o jazz. Na trama, acompanhamos um pianista de jazz e uma aspirante a atriz em que seus caminhos se encontram e eles se apaixonam.
No Rotten Tomatoes, a nota de aprovação é de 91%, no Metacritic é 94 é no IMDB é 8,0.
19. Nasce Uma Estrela (A Star Is Born) (2018)
Agora, vamos falar de um dos filmes que já citamos anteriormente, bem, mais ou menos. Mais uma vez, Nasce Uma Estrela aparece na nossa lista de filmes musicais, porém agora é a versão mais recente, que foi lançada em 2018 com direção de Bradley Cooper e estrelado por Cooper e Lady Gaga.
Cooper interpreta o astro da música Jackson Maine, que conhece Ally, uma cantora que luta para alcançar as estrelas. Jackson a ajuda, enquanto ambos se apaixonam e Jackson também luta contra o alcoolismo e problemas de audição, que prejudicam e arruinam a sua carreira.
No Metacritic, a nota é de 88, enquanto no IMDB é 7,7 e no Rotten Tomatoes é de 90%.
20. Rocketman (2019)
Rocketman definitivamente não poderia ficar de fora da lista, uma obra destinada a contar a história do astro Elton John. Taron Egerton vive Elton John de forma perfeita nesta obra dirigida por Dexter Fletcher. No Metacritic, a nota da obra é de 69, enquanto no IMDB é 7,3 é no Rotten Tomatoes a aprovação é de 89%.
Saiba Mais: Dicas de filme Netflix: os melhores filmes para assistir
Filmes musicais de animações
As animações sempre figuram entre os melhores filmes musicais de todos os tempos, são voltados especialmente para crianças, mas também conquistam seu grande espaço no público jovem, jovem adulto, adulto e até mais velho. Veja aquelas animações musicais que você definitivamente não pode perder.
21. Branca de Neve e os Sete Anões (Snow White and the Seven Dwarfs) (1937)
A primeira animação entre os filmes musicais que vamos falar sobre também é uma das mais clássicas: Branca de Neve e os Sete Anões. Esse é o primeiro longa animado produzido pela Disney, possui cores em tudo e que trabalha em cima de um dos contos de fadas escritos pelos irmãos Grimm.
A história, como você já deve estar familiarizado, acompanha Branca de Neve, uma princesa que mora com a sua madrasta. A mesma, por temer a beleza de Branca de Neve, a obriga a trabalhar no castelo como criada. Diariamente, a madrasta pergunta ao espelho mágico se existe alguém mais bela do que ela.
No Metacritic, a nota do filme é 95, no IMDB é 7,6 e no Rotten Tomatoes a aprovação do longa é de 98%.
22. A Pequena Sereia (The Little Mermaid) (1989)
Seguindo a nossa lista, temos A Pequena Sereia, uma história original do escritor dinamarquês Hans Christians Andersen. O filme começou a era que ficou conhecido como o Renascimento da Disney. Na trama, acompanhamos uma linda princesa sereia que possui como sonho virar humana.
No IMDB, a nota do filme é 7,6, enquanto que no Metacritic é 88 e no Rotten Tomatoes a aprovação do filme é de 93%.
23. A Bela e a Fera (Beauty and the Beast) (1991)
Mais um dos clássicos Disney que definitivamente figuram entre as melhores animações de filmes musicais é A Bela e a Fera. Com uma nota 8,0 no IMDB, 94% no Rotten Tomatoes e 95 no Metacritic, o filme se baseia em outro filme francês de Jean Cocteau.
Na trama, acompanhamos um príncipe que é amaldiçoado a viver como uma fera, ele então aprisiona a camponesa Bela em seu castelo, pois a sua maldição só pode ser quebrada com um beijo de amor verdadeiro.
24. Aladdin (1992)
Com uma aprovação de 95% no Rotten Tomatoes, 86 no Metacritic e 8,0 no IMDB, o próximo filme animado entre os melhores filmes musicais é Aladdin, mais uma produção da Disney. O filme é baseado em um conto árabe sobre Aladim e a Lâmpada Mágica, que também estão presentes na história As Mil e uma Noites.
Na trama de Aladdin, acompanhamos um jovem que mora na rua e que nomeia o filme. Aladdin e a Princesa Jasmine acabam se apaixonando, e assim temos a participação de personagens como o sultão e a participação do clássico vilão Jafar.
25. O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas) (1993)
O Estranho Mundo de Jack merece a sua presença nessa lista, o filme acompanha Jack Skellington, também conhecido como o Rei das Abóboras, que vive na cidade do Halloween. Jack entra em uma crise com falta de propósito. Ele então descobre a cidade do Natal, e traça como sua nova meta trazer o Natal de volta, porém com um espírito natalino sombrio que só poderia acontecer na cidade do Halloween.
No Metacritic, a nota é 82, enquanto no Rotten Tomatoes é 95% e IMDB é 8,0.
Saiba Mais: Filme de Natal Netflix: os 21 mais recomendados
26. O Rei Leão (The Lion King) (1994)
Um dos maiores sucessos já produzidos pela Disney, O Rei Leão mostra a história do jovem Leão Simba e sua jornada de crescimento e descobrimento. No IMDB, o filme possui uma nota de 8,5, já no Metacritic é 88 e no Rotten Tomatoes é 93%.
27. O Corcunda de Notre Dame (The Hunchback of Notre Dame) (1996)
Novamente mais um entre os filmes musicais que é inspirado em uma obra escrita por Victor Hugo, O Corcunda de Notre Dame possui 71% de aprovação no Rotten Tomatoes, 74 no Metacritic e 6,9 no IMDB. O longa acompanha Quasimodo, um sineiro corcunda que vive na catedral de Notre Dame.
O longa se destaca devido às suas várias críticas sociais, ganhando inclusive uma continuação.
28. Hércules (1997)
Outro que também é produzido pela Disney e foi um grande sucesso é Hércules, que trabalha com os clássicos personagens da mitologia grega. O filme é ideal para quem quer se divertir e acompanhar uma história de aventura.
O sucesso foi tão grande que o filme ganhou uma série animada logo em seguida. No Rotten Tomatoes, a avaliação do filme é de 84%, enquanto no IMDB é 7,3 e no Metacritic é 74.
29. Frozen – Uma Aventura Congelante (2013)
Entrando nas animações mais recentes, a partir de 2013, temos Frozen, uma das franquias de maior sucesso da Disney. O filme se destaca devido ao seu grande nível de detalhes e uma animação de dar inveja.
O longa possui uma história de auto aceitação, acompanhando as irmãs Anna e Elsa, que após as mortes dos seus pais e reis de Arendelle, precisam viver juntas. Elsa possui poderes de gelo e, após alguns acontecimentos da infância, possui medo deles e se afasta de sua irmã durante o restante de sua vida, até que a trama do filme realmente começa.
No Rotten Tomatoes, o filme possui uma aprovação de 90%, enquanto no IMDB é 7,4 e no Metacritic é 75.
30. Moana – Um Mar de Aventuras (2016)
Com uma nota de 81 no Metacritic, 7,6 no IMDB e 95% no Rotten Tomatoes, Moana finaliza a nossa lista de melhores filmes musicais animados. A trama acompanha uma jovem que vive em uma tribo na Polinésia, ela decide ir contra sua família e partir em uma jornada de autodescoberta.
Saiba Mais: Os melhores filmes de comédia romântica na Netflix
As menções honrosas de filmes musicais
Por fim, ainda temos aquelas menções honrosas de filmes musicais que não podem deixar de serem citados, aqui nós separamos três, veja quais são:
31. Mulan (1998)
Mulan é outra obra clássica da Disney que não poderia ficar de fora quando falamos de melhores filmes musicais. Embora as músicas não sejam o foco, elas ainda estão bastante presentes. A trama acompanha a personagem título que quer impedir que seu pai doente sirva ao Exército Imperial. Então ela se disfarça de homem para assumir o lugar do seu pai e lutar contra os invasores do norte da China.
No Rotten Tomatoes, a nota é 86%, enquanto no Metacritic é 71 e no IMDB é 7,6. O filme faz sucesso até hoje, recebendo uma versão live action recentemente com uma história “mais pé no chão”.
32. Hamilton (2020)
O mais recente da lista é Hamilton, que simplesmente não entrou na lista acima e sim na menção honrosa por não ser um dos filmes musicais exatamente, mas sim uma gravação oficial da peça da Broadway. O musical se destaca ao falar de temas como a independência americana ao acompanhar o primeiro secretário do tesouro dos EUA, Alexander Hamilton.
O maior destaque fica com a história que é contada especialmente através do rap.
33. O Rei do Show (The Greatest Showman) (2017)
Por último, mas não menos importante, temos O Rei do Show, mas um dos filmes musicais estrelado por Hugh Jackman. A trama acompanha P.T. Barnum, que possui a tendência de enganar o seu público. Ele então decide investir seu tempo e dinheiro em um circo para poder ficar famoso.
Porém, isso o faz perceber algumas questões sobre a forma com que trata seus funcionários, como sua família de esposa e filhas foram deixadas de lado e uma descoberta do que realmente é importante em sua vida. O longa possui músicas que vão ficar na sua cabeça por muito tempo, além de nomes como Zendaya, Zac Efron e outros no elenco.
No IMDB, a nota do filme é 7,5, já no Metacritic é 48 e no Rotten Tomatoes é 56%.
Saiba Mais: Filmes para família Netflix: os 21 mais recomendados