Pesquisar

Facebook Pay: o que é e como usar para fazer pagamentos

Conheça o que é o Facebook Pay, como funciona e habilite o seu
Sumário

Com a digitalização dos bancos e dos métodos de pagamento, as pessoas buscam cada vez mais formas práticas e seguras de quitar suas dívidas. E uma dessas novas alternativas é o Facebook Pay.

Após o surgimento dos aplicativos de banco e até mesmo dos bancos digitais como a Nubank e Banco Inter, as transferências via TED e DOC passaram a ser utilizadas por boa parte dos usuários.

Um outro fenômeno impossível de ignorar é o surgimento e crescente uso das redes sociais. Seja para trabalho ou até mesmo pela facilidade de interação com amigos e familiares, essas ferramentas vêm se tornando cada vez mais presentes em nossas vidas.

De acordo com pesquisa realizada em 2019 pela empresa GlobalWebIndex, o Brasil é o segundo país que mais utiliza redes sociais com média de 225 minutos por dia, ficando atrás apenas das Filipinas com 241 minutos. Um aumento em média de 60% nos últimos sete anos.

Mas você já imaginou poder realizar pagamentos por meio de redes sociais? Bem, saiba que agora poderá fazer isso de forma rápida e segura. Observando todos esses fatores, é possível perceber um ambiente propício para surgimento de uma nova tecnologia que pudesse atender a essa demanda que sutilmente vem se criando.

De olho nisso, o Facebook lançou seu próprio sistema de pagamentos: o Facebook Pay. A ferramenta traz toda a praticidade apresentada na rede social como um método de pagamento, tornando as redes sociais ainda mais úteis.

Facebook Pay: O que é?

O Facebook Pay é um sistema que permite fazer pagamentos e receber dinheiro pelo aplicativo. A função chegou ao Brasil de forma básica para compras de ingressos em jogos e eventos pagos no aplicativo. Além disso, pode ser usado para algumas compras no Marketplace da própria rede social, nas páginas que tiverem a opção ativa ‘’ Pagar com Facebook ’’.

Além disso, o usuário poderá agendar pagamentos, fazer doações, comprar diretamente das marcas em perfis do Instagram (quando estiver disponível no Brasil).

Conforme as últimas notícias, a partir de 30 de Março de 2021, o Banco Central autorizou o uso do Facebook Pay através do WhatsApp para transferências e depósitos domésticos entre seus usuários. Porém os ‘’pleitos da Visa e da Mastercard para funcionamento dos arranjos de compra vinculados ao programa Facebook Pay seguem em análise’’, de acordo com o próprio site da instituição.

Aqui no Brasil o serviço ainda não está disponível no Instagram e segue sem previsão.

O usuário pode cadastrar seu cartão de crédito e débito ou usar uma conta no PayPal. No Brasil, o Facebook Pay aceita cartões das bandeiras Visa e Mastercard emitido pelas instituições bancárias: Banco do Brasil, Nubank e Sicredi. Enquanto que nos Estados Unidos são aceitos os cartões de crédito American Express, Discover e JCB.

É importante lembrar que o Facebook Pay não cobra taxa de envio de dinheiro entre usuários comuns. Porém, caso você seja comerciante de produtos e serviços, uma taxa poderá ser cobrada.

Saiba Mais: O que é Facebook Watch?

Facebook Pay: Como adicionar?

O Facebook Pay não é um aplicativo próprio. Você vai precisar ativar a função. Para isso é muito fácil. Confira o passo a passo:

  • Basta abrir o aplicativo do Facebook, acessar o menu sanduíche e até a opção ”Configuração e Privacidade”;
  • Em Configurações, toque em ”Facebook Pay” e adicione a forma de pagamento, seja por cartão de crédito ou débito, ou conta do PayPal;
  • Também é possível usar o Facebook Pay mesmo sem conta na rede social. Porém, você poderá apenas inserir seus dados pessoais e de pagamento, e em seguida criar um PIN de 6 dígitos que será utilizado em todas as transações.

Por se tratar de uma tecnologia recente, é comum a preocupação com a segurança e privacidade das informações. Porém o Facebook garante alguns recursos de segurança e que trazem mais tranquilidade para os usuários.

Para ativar essa proteção de segurança extra é muito simples:

  • Basta acessar o Facebook, e ir em ’’Configurações’’(no iOS) ou em ’’Segurança’’ (no Android);
  • Ative a chave ao lado de ’’Sempre solicitar PIN para confirmar pagamentos’’;
  • Os usuário também podem escolher utilizar a biometria do smartphone em vez do PIN.

Facebook Pay no WhatsApp: O WhatsApp Pay

Desde o principio a Facebook Pagamentos do Brasil Ltda já tinha a intenção de expandir a iniciativa para as demais redes sociais do grupo, e agora já é possível realizar pagamentos pelo WhatsApp. No Brasil, a transferência entre contas é habilitada pelo Facebook Pay e pelo Facebook Pagamentos, que são as entidades autorizadas pelo Banco Central.

O pagamento é processado pela Cielo, uma vez que a Visa e Mastercard ainda não foram habilitadas, como dito anteriormente.

É muito fácil enviar dinheiro e receber pelo WhatsApp. Para isso, basta adicionar um cartão de débito, um cartão múltiplo com função de débito ou até mesmo pré-pago. Ao iniciar uma conversa, toque no ícone ’’Anexar Dinheiro’’ semelhante a como se fosse anexar uma foto ou vídeo.

Da mesma forma que o Facebook, o Facebook Pay no WhatsApp também não cobra nenhuma taxa e o envio do pagamento é imediato da mesma forma como é com o PIX.

Você pode (e deve) também adicionar um PIN ou biometria do celular (Impressão Digital) para se proteger de atividades financeiras não autorizadas.

As informações do cartão são criptografadas conforme requisito do PCI DSS (Payment Card Industry – Data Security Standard), o padrão internacional de segurança de dados voltado para a indústria de cartões.

Saiba Mais: Whatsapp Pay: como enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp?

Você ainda pode visualizar o status de sua transferência diretamente da conversa e também gerenciar sua conta para verificar seu histórico de transações que consiste na lista completa de pagamentos realizados dentro do aplicativo. As informações ficam todas salvas para que o usuário tenha total controle de seus pagamentos. O usuário poderá ativar o Facebook Pay no WhatsApp e Facebook ao mesmo tempo.

Ficou interessado? Pretende usar o Facebook Pay? Independente de optar por usar ou não o Facebook Pay, é sempre positivo o surgimento de métodos alternativos de pagamento. Além do conforto e comodidade, podem se mostrar bastante úteis em momentos de emergência.

Porém, é sempre importante tomar cuidado e buscar se informar sobre a procedência dessas ferramentas e escolher aquela que melhor supre as suas necessidades com segurança.

 

 

Stories
Recomendados
Almoço rápido
Bem-estar
Almoço rápido: as 11 melhores ideias das redes sociais
Com a agitação do dia a dia, pode ser difícil ter tempo para preparar refeições elaboradas e nutritivas. Para solucionar...
jogo-paciencia-21
Vida Digital
Jogo Paciência: 20 sites e aplicativos para jogar online
Quem nunca passou horas entretidas jogando Paciência , um dos jogos de cartas mais icônicos da história? Este clássico se...
TapTon - foto principal
Finanças
TapTon: Como transformar seu celular em maquininha
A constante inovação tecnológica continua sendo uma força motriz no mundo dos negócios, proporcionando novas oportunidades de emprego e melhorando...
Geração Beta: A Nova Era que Começa em 2025 Shadowban no Instagram: O que é e Como Evitar Ideias de Negócios para 2025 Mensagens de Bom Dia no WhatsApp Dinâmica de Grupo: 10 Ideias Criativas Como Divulgar Promoções no Dia das Crianças Método Simples de Produtividade Para Dar Conta de Tudo Glossário de Inteligência Artificial Merchandising: Alavanque suas Vendas 45 Frases Agosto Lilás