Embora o Facebook ainda seja uma rede social muito utilizada em todo o mundo, é fato que seu app ocupa muito espaço no celular. Além do mais, se você quiser utilizar o bate papo e trocar mensagens no seu smartphone, precisa ter um segundo aplicativo chamado Messenger, que te dá acesso ao bate papo do Facebook e permite postar stories, por exemplo.
Bem, não são todos os aparelhos celulares que possuem espaço de armazenamento o suficiente, já que muito espaço é necessário. Mas há uma solução para isso, se você sofre com esse problema, conheça o Facebook Lite, a versão que ocupa menos espaço de armazenamento.
Saiba mais: Como baixar dados do Instagram de forma segura e simples
O que é o Facebook Lite?
O Facebook Lite foi criado pela própria empresa do Facebook pensando em quem quer mais espaço em seus smartphones e velocidade na rede social. Segundo informações do próprio Facebook, o Lite também consome menos dados, funcionando até mesmo com redes de dados 2G. E caso você sofra com internet instável e lenta, o Lite também pode rodar nesse cenário. Além do mais, visualmente ele possui um design mais simples em comparação com o original.
Contudo, vale destacar que o Facebook Lite contém apenas os recursos básicos da rede social, o que deve ser suficiente se você utiliza a rede apenas para visualizar algumas postagens, postar, publicar stories e trocar mensagens, por exemplo. O recurso de Android mínimo para ter o app é de Android 4 ou iOS 9.0, assim sendo compatível com celulares mais antigos. Ele está disponível tanto para Android como para aparelhos iOS, e pode ser baixado nas lojas da Play Store.
Saiba mais: Instagram Lite: tudo sobre a versão mais leve do Instagram
Quais as diferenças entre o Lite e o Facebook?
Agora que você já sabe o que é o Facebook Lite, confira também quais as principais diferenças entre esse app e o original:
Recursos
Como dito antes, o Facebook Lite foi pensado para ocupar menos espaço e ser mais prático e rápido. Com isso, ele acaba tendo menos recursos do que o Facebook. Contudo, os recursos principais ainda estão disponíveis, como acessar o feed dos amigos e fazer postagens, por exemplo. Além do mais, o layout do Facebook Lite acaba sendo muito mais básico em comparação com o app original. Mas isso acaba sendo necessário para que a acessibilidade e o processamento baixo sejam mantidos.
Enquanto a rede social original exige que apps extras como o Messenger sejam instalados para ter funções como troca de mensagens e stories, o Facebook Lite não precisa disso e já oferece essas opções no próprio app. Contudo, o Lite não permite que você utilize recursos como o “Marketplace” ou “Locais”. Após atualizações recentes, o Facebook Lite também permite transmissões ao vivo, mesmo que limitadas. Você não pode utilizar filtros e adicionar um local, por exemplo.
O que você pode fazer no Facebook Lite?
- Receber notificações como curtidas e comentários nas suas publicações;
- Você pode utilizar o bate-papo e enviar mensagens em grupo sem o Messenger também será possível;
- Compartilhar vídeos, fotos e posts incluindo locais, sentimentos e atividades;
- Conferir o feed dos seus amigos;
- Vender e comprar no Facebook Marketplace, localmente;
- Publicar em páginas como o administrador;
- Expressar utilizando as reações;
- Ver e publicar Stories sem restrições do aplicativo;
- Publicar em grupos;
- Editar cartões para os pôster com o fundo colorido;
- Fazer buscas por post, grupo, pessoas ou páginas;
- Você poderá ver e publicar seus Stories sem nenhuma restrição do aplicativo;
- Publicar e responder perguntas no perfil pessoal;
- Inserir anúncios nas páginas do Facebook;
- Ver os links salvos e memórias do “Neste Dia”;
- Cutucar, remover e adicionar amigos, colocá-los em modo soneca e etc;
- Mesmo que com limitações, você pode fazer transmissões de vídeos ao vivo;
O que você não pode fazer no Facebook Lite?
- Esperar o mesmo design da rede social original, já que é bem mais simples no Lite;
- Fazer edições avançadas em posts com fotos;
- Utilizar enquetes em seus posts com múltiplas opções de respostas;
- Usar recursos de bots, compras in-app e jogos;
Espaço
Para começar, por ser um aplicativo menor, o tempo de download do mesmo em seu aparelho também será muito mais baixo. E se você sofre com falta de espaço em seu smartphone, mas quer continuar tendo acesso ao Facebook, então o Facebook Lite é perfeito para você. Enquanto o aplicativo original ocupa cerca de 158 MB somente na instalação, o Lite ocupa cerca de 2,3 MB e também funciona em aparelhos mais antigos.
Levando em consideração o tempo de uso e o Cache (armazenamento temporário), o Facebook pode chegar a ocupar cerca de 1 GB de espaço, já o Lite, mesmo levando tudo isso em conta, ocupa mais ou menos 30 MB do espaço de seu aparelho.
Dados Móveis
Se você utiliza sua rede de dados móveis para acessar o Facebook, não precisa se preocupar tanto com o consumo que pode ser bastante alto. Com o Facebook Lite o uso de dados fica em segundo plano, juntamente com as atualizações. Mas se mesmo assim você ainda quiser reduzir mais o consumo de dados, existe uma maneira.
Para fazer essas alterações, basta abrir o Facebook Lite e ir no menu e procurar a opção de “Utilização de Dados”. Após isso, habilite a função de “Economizador de Dados”. O app ainda permite que você confira a quantidade de dados gastos anteriormente e você pode escolher o intervalo de tempo para visualizar o consumo, seja de 90 dias, um mês ou uma semana.
Processamento e desempenho
Talvez uma das maiores vantagens do Facebook Lite seja que ele foi desenvolvido para funcionar utilizando uma memória RAM menor. Assim, quem possui um aparelho mais antigo ou limitado, com um processamento menos potente, podem utilizar do app sem muitas dificuldades. A performance geral do aparelho também pode melhorar, já que o Facebook Lite não exigirá muito para funcionar no aparelho e também acabará consumindo menos bateria.
Saiba mais: Os 11 melhores truques para economizar dados no WhatsApp
O que é o Facebook Messenger Lite?
Assim como o Facebook Lite é uma versão mais leve do Facebook, o Facebook Messenger Lite é uma variação do app de mensagens da rede social, o Messenger. Ele está disponível para download em aparelhos Android na Play Store. Como esperado, o espaço ocupado pelo aplicativo no download é de apenas 10 MB, podendo ser ideal para os usuários que sofrem com problemas de internet lenta, interferência ou telefone antigo que tende com a falta de espaço, por exemplo.
Além do mais, o Facebook Messenger Lite exige muito menos da capacidade de processamento do seu aparelho celular. Com isso, ele acaba exigindo menos de seu smartphone que contém um hardware de entrada, por exemplo.
O app contém apenas as funções básicas do Messenger, e você não precisa ter uma conta no Facebook para utilizá-lo. Segundo a descrição do mesmo na Google Play Store, com app você pode:
- Conversar com pessoas que utilizem o Facebook Lite, Facebook ou Messenger.
- Conferir o status de cada um para ver se estão online.
- Conversar tanto individualmente ou em grupos.
- Usar gifs, figurinhas, emojis ou enviar fotos e links.
- Utilizando a rede wi-fi, você pode realizar ligações de voz ou por vídeo de forma gratuita, ao menos que o wi-fi esteja desligado, o que poderá resultar em uma cobrança de seus dados móveis.
Saiba mais: Video Lite para Android: os 15 melhores apps para economizar espaço
Entrar no Facebook Lite
Para acessar o Facebook Lite, é bastante simples. Você pode utilizar a sua própria conta do Facebook original, ou se não tiver criar uma conta do zero. Basta seguir os passos:
Passo 1. Vá até a loja de aplicativos virtuais do seu aparelho e procure por “Facebook Lite”.
Passo 2. Clique em “Instalar” para que o app seja baixado no seu smartphone.
Passo 3. Abra o aplicativo e digite seu e-mail ou número de telefone e a senha para realizar o login.
Passo 4. Se você não tiver uma conta, basta clicar no botão verde escrito “Criar nova conta” e inserir os dados solicitados para continuar com o login.
Pronto, o acesso é idêntico ao do Facebook original, basta fazer bom proveito da rede social sem se preocupar com o espaço no seu aparelho ou consumo de dados.