A carinha amarela sorrindo 🙂 Todo mundo conhece esse ícone visual presente nas mensagens de textos no celular. Ele é um emoji, também conhecido como emoticon. Mas, você sabia que usar emoji Facebook nos anúncios pode ser considerado mais um segredinho que muitas marcas estão apostando?
Esses símbolos trazem uma ideia mais leve para os textos das campanhas. As carinhas amarelas estão presentes no dia a dia de muitas pessoas que usam o Messenger, o WhatsApp e tantas outras redes sociais. É uma maneira de se expressar sem usar textos. O velho ditado: “Uma imagem vale mais que mil palavras”.
Se pararmos para pensar na quantidade que nós mesmos usamos durante o nosso dia, podemos perceber como as marcas podem começar a acompanhar essa tendência de comunicação. E, por que não, usar em seus anúncios?
Emoji Facebook: estratégia e foco no cliente
Com a estratégia certa, usar emoji nos anúncios dessa e de outras redes sociais pode trazer benefícios para seu negócio.
Mas, antes de começar a fazer posts cheios deles, é preciso analisar bem o seu público. Esse é o passo inicial para pensar nesse tipo de planejamento. Se você tem uma empresa com clientes mais conservadores, nem sempre essa aposta vai funcionar.
É bom ficar atento a alguns itens:
- Estude os tipos de emoji: entenda o que cada símbolo significa. Tem que ser um estudo para você aprender o “idioma das carinhas”;
- Trace estratégias: após entender essa nova linguagem, estude e descubra formas de usar em seus anúncios quando conveniente. Sabendo usar o símbolo certo, no timing certo, as chances de ter um engajamento maior na sua postagem aumentam;
- Saiba com quem você está falando: você precisa conhecer sua persona para saber a forma correta de se comunicar com ela. Afinal, escrever uma mensagem para alguém de 50 anos é diferente do que escrever uma mensagem para quem tem 16 anos;
- Responda seus clientes com emojis: se usar combina com seu público, uma forma de começar a adotá-los na sua estratégia é respondendo seus fãs com emoji Facebook. Esse pode ser o pontapé inicial para você sentir a recepção deles com esses símbolos;
- Humanize sua marca: assim como nós usamos emojis para expressar algo no nosso cotidiano, usar em um anúncio da sua marca também faz com que sua empresa fique mais humana para seu cliente. Rola essa aproximação da marca-cliente.
Como usar emoji nos anúncios do Facebook e de outras redes sociais
Lá em 2015, quem identificou e usou essa estratégia de marketing em anúncios foi a Chevrolet. A empresa emitiu um comunicado de imprensa todo feito com emoticons, veja abaixo:
O resultado foi um verdadeiro sucesso, sendo que diferentes sites noticiaram essa campanha irreverente, que foi muito bem recebida. Os ícones transmitiam imediatamente o tom e sentimento da conversa, característica clássica dos emojis.
Outra marca que apostou nos emoticons foi a Domino’s. Os clientes da empresa podiam encomendar pizzas usando em mensagens no Twitter.
Mas até aí você deve pensar: ok, são duas empresas com orçamentos enormes para investir e testar campanhas assim. Mas e eu, como eu posso usar esses recursos no meu negócio?
Para te ajudar a entender essa estratégia, nós separamos alguns estudos de caso para trazer os resultados desses testes de campanhas que se deram bem usando:
Engajamento de 25,4% maior no Twitter
O primeiro é do fundador e CTO da agência de publicidade online WordStream, Larry Kim. O especialista decidiu fazer um teste A/B para verificar se o uso dos emojis influenciava no engajamento de suas campanhas no Twitter.
Após o período de testes, Kim observou que os anúncios com emoji tiveram 25,4% mais engajamento do que os tweets “normais”. E o custo por engajamento também foi menor no teste com os símbolos.
241% de taxa de clique maior no Facebook
A startup Scoro teve um resultado incrível. A ideia da empresa era reduzir o custo por clique e aumentar as taxas de cliques (CTR) em seus anúncios no Facebook. Fazendo um teste A/B, a empresa só adicionou um emoji em um título de sua campanha.
O resultado? O anúncio com esse emoticon teve 241% mais cliques. Depois desse resultado, a empresa passou a usar mais em seus posts no Facebook e teve bons resultados.
Segundo eles, a taxa de cliques nessas publicações fica em torno de 30% a 40% maior do que os demais posts. O custo por clique da Scoro, nesse teste A/B, foi 20% mais baixo.
Taxa de cliques 12% maior, mas custo um pouco mais elevado
Outra empresa que abriu o teste A/B feito com anúncios no Facebook foi a Adespresso. Ele fizeram uma campanha, colocando emoticons no título da publicação e também no texto da postagem.
O primeiro resultado em relação à taxa de cliques trouxe bons frutos e um aumento de 12% no CTR. Mas, eles também observaram que o custo por clique ficou maior. O anúncio normal tinha um custo de US $ 0,639 enquanto a campanha com emoji US $ 0,720. Nem sempre tudo vai sair perfeitamente certo, não é mesmo?
Por isso é extremamente importante você fazer um teste A/B com suas campanhas e testar se essa estratégia faz sentido para seu negócio.
Onde encontrar emojis?
Para você usar os emojis Facebook, nem sempre contar apenas com a ferramenta nativa da rede social é suficiente.
Se você tem o costume de montar sua agenda de conteúdos com uma ferramenta a parte, por exemplo, ter uma lista sempre a mão pode te ajudar.
Para isso, há algumas ferramentas que você pode utilizar e que vão facilitar o processo de utilizar em suas publicações e anúncios.
Listamos aqui algumas delas em que você encontra emoji para copiar. Todas em basicamente as mesmas funções: você pesquisa e clica sobre os emojis para Facebook que deseja usar, depois os copia e cola em seu post.
Neles, você encontra todo dia e pode pesquisar por temas, como emoji coração, amor, carros, pessoas, profissões etc. Além disso, não precisa usá-los só no Facebook, pode copiar para usar emoji WhatsApp e emoji Instagram.
O bom de usar esse tipo de ferramenta é garantir que os emoticons para Facebook vão funcionar nos seus posts. Quando você usa as carinhas do teclado do seu celular, por exemplo, pode ser que elas não sejam reconhecidas pela rede social ou por aparelhos de marcas diferentes.
Agora conte para nós nos comentários aqui do blog: você acredita que já pode começar a usar emoji Facebook nos anúncios da sua empresa? Após seus testes, compartilhe sua experiência conosco, vamos adorar saber seus resultados.