Se você navega na internet, certamente já se deparou com anúncios Google. Eles estão nos resultados de pesquisa do buscador, em sites e blogs como o nosso e até mesmo nos vídeos do YouTube.
O também chamado Google Ads, antigo Google AdWords, é o responsável por levar você até esses anúncios.
Os anúncios Google são muito importantes para as estratégias de marketing digital. Por isso, nesse texto você vai aprender como o Google Ads funciona e como criar sua conta para começar a usar essa ferramenta para divulgar o seu negócio.
Google Ads: o que é e como funcionam os anúncios Google
Lançado em 2009, o Google Ads é a plataforma de anúncios Google. Ela é uma das principais ferramentas para quem quer divulgar um negócio online. Que o Google é o maior buscador do mundo não é novidade. Com isso, não é a toa que sua plataforma de anúncios também seja um sucesso.
O alcance da empresa transformou os anúncios Google em um excelente canal de divulgação para negócios. Com ele, é possível entregar anúncios de divulgação do seu negócio para o público que está realmente interessado nele.
Isso acontece, porque, assim como o Facebook Ads, ele permite que você possa trabalhar com a segmentação do público para quem deseja entregar o anúncio. Também é possível escolher onde anunciar, em que formato e o quanto investir.
Formatos de anúncio do Google
O Google oferece 2 formatos de anúncios para quem desejar anunciar na plataforma. São eles:
Rede de pesquisa
Sabe quando você faz uma busca no Google e, nos primeiros resultados, você identifica a palavra anúncio? Esses são os anúncios Google do tipo rede pesquisa.
Eles podem aparecer antes ou depois dos resultados das buscas feitas na ferramenta. Além disso, carregam sempre um indicativo de que aquele resultado se trata de um anúncio. Eles aparecem com base nas palavras-chave publicadas. Por isso, esse é um formato muito útil para divulgação de serviços.
Quando um cano estoura na casa de alguém, por exemplo, é comum que a pessoa corra para o Google e faça uma pesquisa por “encanador cidade x”. Assim, se um profissional que presta esse serviço tiver configurado anúncios da rede de pesquisa para essa palavra-chave, ele aparecerá logo antes dos primeiros resultados orgânicos da busca.
Rede de display
Esse tipo de anúncio alcança 90% dos usuários de toda a internet, pois é quase impossível que alguém navegue por sites e blogs sem se deparar com um desses anúncios Google.
E não pára por aí, além dos sites, esse tipo de anúncio também está presente nos aplicativos. Esse tipo de anúncio é muito usado para divulgação de ofertas, ações e até mesmo para remarketing.
Ele se apresenta de 2 formas:
Banner: muito comum em sites e blogs. Formado por imagens, animações, botões de ação, etc;
Texto: tem quase o mesmo formato que os anúncios de banner, inclusive aparece no mesmo local. Porém, seu design é mais limitado, dando destaque aos elementos de texto como título, descrição e link para uma página.
O Google Ads é pago?
Muita gente tem dúvidas se é preciso ou não pagar para aparecer no Google. E bem, a resposta é que depende! Você pode aparecer no Google organicamente. Ou seja, sem desembolsar nenhum valor.
Isso acontece quando você consegue rankear bem o seu site e conteúdos. E isso é feito por meio de técnicas de Search Engine Optimization, também conhecido como SEO.
Já falamos sobre isso aqui no blog. Se quiser saber mais, acesse o conteúdo O que é SEO, como funciona e 4 ferramentas para usar.
Agora, para usar o Google Ads e divulgar o seu negócio por meio dos anúncios Google, você precisará pagar. Contudo, você paga apenas por resultados. Ou seja, apenas quando os possíveis clientes realmente executam alguma ação no seu anúncio, como clique no link, por exemplo.
Saiba Mais: Google Meu Negócio: o que é e 4 motivos para começar a usar
O ponto é que não basta apenas pagar para aparecer. Se fosse assim, aqueles com mais dinheiro para investir seriam os únicos a aparecer para as pessoas. O sistema funciona como um leilão baseado no seu índice de qualidade e na quantia que você pretende investir.
O seu índice de qualidade é uma nota de 1 a 10 que o Google atribui a sua conta. Essa nota é que vai ajudar a determinar a posição do seu anúncio. Para gerar essa nota, a ferramenta considera fatores como a sua página de destino e a relevância do seu conteúdo.
Como criar uma conta no Google Ads
Agora que você já sabe o que é o Google Ads, pode ser que esteja interessado em saber como criar os seus primeiros anúncios no Google.
De modo geral, para começar, você vai precisar criar uma conta com os dados no seu negócio na ferramenta. Para isso.
Passo 1. Acesse https://ads.google.com/;
Passo 2. Clique em Começar agora;
Passo 3. Insira o email da sua conta do Google. Você também pode criar uma conta do zero, se preferir;
Passo 4. Por fim, preencha as informações solicitadas sobre sua empresa, campanha e pagamento.
Feito isso, você estará pronto para começar a explorar a ferramenta e criar seus primeiros anúncios no Google.
A criação da conta é gratuita. Você só paga quando efetivamente começar a anunciar e quando o alguém do seu público fazer pelo menos uma ação nos seu anúncio.
Como criar anúncios Google
O processo de criação de anúncios Google é guiado e intuitivo. Porém, assim como em qualquer ação de marketing digital, recomendamos que você planeje sua campanha antes de começar a colocar a mão na massa.
Comece pela definição do objetivo dos seus anúncios e tenha claro em seu planejamento o resultado que espera obter com eles. Depois, use seu estudo de persona para definir para qual público irá direcioná-los. Lembre-se que a segmentação é uma das partes mais importantes do processo.
Planeje também o formato de anúncios Google que deseja usar e, com base nessa escolha, redija os textos ou crie o design dos criativos. Por fim, faça os cálculos e defina quanto será o seu orçamento. Ou seja, quanto irá investir no Google Ads.
Com todo esse planejamento feito e tende em mente uma visão geral da ação, basta dar início a criação da campanha dentro da ferramenta.
No vídeo a seguir, do Tiago Tessmann, você poderá conferir cada passo da criação de um anúncio no Google.
Anúncios Google no YouTube
O Google Ads também é a ferramenta para aqueles que desejam veicular anúncios no YouTube. Com ele, é possível veicular anúncios antes e durante os vídeos da plataforma e também em banners ou cards.
Toda a criação segue a mesma linha dos demais anúncios da ferramenta e podemos dizer que aqui está o terceiro formato de anúncios aceito: vídeos. Basicamente, é possível criar campanhas com anúncios em vídeo de 6 ou 15 segundos para que sejam reproduzidos antes ou durante um conteúdo do YouTube
Google Ads vale a pena?
Se até aqui você ainda não está totalmente convencido se deve (ou não) anunciar no Google ou se você tem dúvidas se vale a pena, precisamos te dizer que sim, vale a pena criar suas campanhas com o Google Ads.
Estamos falando de uma ferramenta que permite que você apareça em mais de 2 milhões de sites e em milhares de aplicativos. Isso sem considerar o YouTube!
E o melhor de tudo, com um orçamento que cabe no bolso. Com total controle dos gastos, podendo iniciar e pausar suas campanhas quando desejar. Tudo isso enquanto acompanha de perto os resultados direto no seu Google Analytics.
Você quer se aprofundar nesse assunto? Acesse a Central de Ajuda do Google com guias completos de utilização do Google Ads.