Quando estamos construindo ou reformando a nossa casa, sempre queremos algo que nos agrade e deixe o ambiente mais confortável e bonito, por isso, muitos escolhem o cimento queimado para fazer parte da composição do ambiente.
Essa é uma forma bastante simples e econômica de trazer todo um novo aspecto para o ambiente. É claro que o ideal é ter profissionais especializados para fazer esse trabalho, porém o cimento queimado é algo tão simples que até mesmo você pode fazer o processo de pintura e acabamento sem precisar gastar muito.
Mas para isso você precisa conhecer bem o cimento queimado e, pensando nisso, neste post trouxemos os principais pontos que você precisa conhecer para então poder trabalhar ou aplicar o cimento queimado na sua casa.
Saiba mais: Decoração para banheiro pequeno: 20 melhores ideias simples e baratas
O que é cimento queimado?

O cimento queimado nada mais é do que uma técnica bastante tradicional que, como você já deve imaginar, utiliza o cimento. O processo é bastante semelhante com o processo do contrapiso, que vem se destacando bastante como uma maneira de disponibilizar um design diferenciado e sem muitos gastos para pisos. Contudo, essa técnica também pode ser utilizada em paredes e bancadas, por exemplo.
Antes, essa era uma técnica muito utilizada e comum de se ver em casas e fazendas mais antigas, consistindo na mistura de água, areia e cimento para nivelar o piso, parede ou lugar de aplicação. Muitos dizem que o diferencial do processo é aplicar cimento em pó no local ainda úmido antes da aplicação total.
A expectativa é que, ao final da aplicação, o local terá uma camada totalmente lisa e com efeitos manchados devido a aplicação do pó anteriormente. Assim, você pode esperar um efeito de finalização bastante semelhante ao concreto, trazendo um aspecto mais rústico e sofisticado ao ambiente.
Saiba mais: Casa pequena e simples: dicas de decoração para cada espaço
As vantagens e desvantagens do cimento queimado

Você primeiro precisa saber se o cimento queimado é realmente uma boa opção para usar na sua construção ou reforma, por isso, trouxemos as principais vantagens e desvantagens que você terá ao utilizar essa técnica.
Entre as principais vantagens e pontos positivos dessa técnica, podemos citar o seguinte:
- Grande facilidade na aplicação;
- Pode ser usado no teto, piso, parede e em fachadas;
- Custo é muito baixo;
- É uma opção bastante versátil para você utilizar em diferentes estilos;
- Maneira de mudar totalmente um ambiente sem precisar de gastos ou grandes obras;
- É um material de extrema facilidade na hora da limpeza.
Porém, nem tudo são flores e o cimento queimado também possui as suas desvantagens que você precisa considerar, são elas:
- Uma mão de obra especializada é indicada para aplicar o cimento corretamente;
- A aplicação de retoques fica impossibilitada devido a textura;
- O acabamento precisa ser bem finalizado.
Saiba mais: Plantas para ambientes fechados: 15 ideias para sua decoração
As aplicações do cimento queimado na construção civil
A construção civil oferece uma grande variedade de opções para uso do cimento queimado. Devido às características e versatilidades que já citamos acima, essa é uma técnica que justamente se tornou uma grande atração para diversos ambientes.
O cimento queimado pode ser utilizado nos mais variados ambientes, sejam externos ou internos, como salas, cozinhas, salões, garagens, terraços, escritórios e muitos outros. Além disso, você pode usar essa técnicas em outros locais, indo muito além dos pisos.
Cimento queimado como fazer?
Como já comentamos antes, o cimento queimado é bastante simples e econômico de fazer, então você mesmo pode tentar a preparação na sua casa. Caso tenha interesse, os materiais que você precisará serão os seguintes:
- Bloco de espuma;
- Fita crepe larga;
- Massa corrida;
- Liza de parede;
- Bisnaga de corante preto;
- Esponja pequena de cozinha;
- Algum objeto para misturar a tinta;
- Um recipiente para fazer o preparo da massa.
Após separar todos os materiais, você precisa tirar o excesso de sujeiras do piso, da parede ou do local que você vai fazer a aplicação, para isso, utilize um pano úmido. Se a parede for colorida, a principal sugestão que damos, antes da aplicação do cimento queimado, é passar, ao menos, uma demão de tinta branca.
Depois disso, basta proteger os cantos da parede ou do piso e iniciar a aplicação da técnica. Agora, vá para o preparo da massa, utilizando um ambiente para colocar a massa corrida e misturar com água, até que atinja o aspecto semelhante ao de tinta.
Após chegar na consistência adequada, sendo um pouco mais grossa do que tinta, vá colocando o corante aos poucos para que a mistura chegue na tonalidade que você deseja. Caso não fique da forma que você deseja no começo, não precisa se preocupar, pois é preciso várias demãos para que a aplicação realmente seja efetiva.
Saiba mais: Azul petróleo: 15 ideias criativas e modernas para decoração
Outras maneira de ter o efeito de cimento queimado

Caso você não queira utilizar a técnica de cimento queimado da forma que citamos acima, você ainda terá algumas alternativas que se tornam muito mais prática, separamos algumas para você conferir:
Argamassa
Essa, basicamente, é a argamassa que você encontra sendo vendida ensacada e, para aplicar, você precisa apenas adicionar a água. No acabamento, o aspecto será basicamente o mesmo do cimento queimado, porém trazendo uma variedade de cores e diferentes texturas ao final.
Porcelanato
Outra ótima possibilidade que você possui é mesclar o cimento queimado e o porcelanato, resultando em várias opções de texturas, tamanhos e cores que vão ser muito parecidos ao cimento queimado. O porcelanato tem a vantagem de ser muito mais fácil de ser encontrado, além de ser mais fácil de encontrar mãos de obra. A desvantagem é que o porcelanato é consideravelmente mais caro do que o cimento queimado.
Pintura
Outra opção para dar o aspecto de cimento queimado é utilizar a pintura na mesma cor. O mercado conta com várias opções de tintas com texturas e cores que você pode usar para replicar o efeito. Além disso, essa também é uma maneira de economizar, já que você precisará bancar apenas a tinta e um pinto profissional responsável por realizar o trabalho.
Papel de Parede
O papel de parede tem ganhado cada vez mais força e espaço no mercado e na decoração de ambientes. Essa é uma forma que se destaca por ter uma aplicação extremamente fácil e rápida, além de ser mais barato. Você encontra o papel de parede com várias estampas e, se aplicado corretamente, o aspecto não fica artificial.
Saiba mais: Cobogó: 15 ideias e estilos para usar na decoração
Custo-benefício do cimento queimado
Outra grande vantagem do cimento queimado é o seu custo-benefício, sendo uma alternativa barata, em comparação a outros acabamentos mais tradicionais do mercado. Além disso, eles eliminam a necessidade de revestimento que normalmente é preciso em obras e reformas.
Contudo, um ponto importante, quando falamos de custo-benefício, é que depende bastante da área que você vai aplicar o cimento queimado. Quanto maior a área, maior será o custo-benefício, contudo, se você for aplicar em áreas pequenas, é inevitável que o custo será um pouco mais salgado. Caso você queira aplicar em um ambiente ou local pequeno, então pode valer mais a pena investir em outras aplicações que já citamos acima.
Saiba mais: Perfil de LED: conheça os modelos e 10 ideias para sua decoração