Faça o seu cadastro Seja Digital e usufrua da tecnologia de qualidade do sinal de TV digital. Atualmente existem 1.638 municípios distribuídos em todas as regiões brasileiras que não possuem a TV digital em operação. Com a finalidade de atender a esses, o Programa Digitaliza Brasil, instituído pelo Ministério da Comunicação (MCom) vem desenvolvendo ações de implementação desta tecnologia para abolir de vez com o sistema operacional da TV analógica, ainda vigente em parte dos domicílios brasileiros.
A TV digital é um serviço gratuito e aberto que propicia qualidade de imagem e som muito superior à da TV analógica. Além disso, também permite a recepção do sinal em dispositivos móveis, como tablets e celulares, gerando interatividade, inclusive integrando com conteúdo da internet. Boa parte do território brasileiro já conta com a TV digital ativa. Alguns municípios ainda operam com os dois sistemas, mas por pouco tempo, já que o objetivo é concluir em 100% o sinal digital até o final do ano 2023 e desativar definitivamente o sinal analógico.
Com a chegada da rede 5G, é inviável manter o sinal analógico porque este pode causar interferências e queda na qualidade do sinal da TV analógica, principalmente em locais mais próximos às instalações das antenas das operadoras de internet móvel. Isso porque a rede 5G dos celulares também utilizam a mesma faixa de frequência que o sinal analógico, também conhecido como Banda C.
Para que todos os brasileiros possam ter acesso a esse serviço de qualidade, foi instituído o Programa Siga Antenado, que é apoiado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Governo Federal, para a distribuição do kit gratuito de antena digital para famílias participantes do CadÚnico (Cadastro Único) e que atendem os requisitos estabelecidos, como ser participante dos Programas Sociais do Governo, Bolsa Família, Auxílio Gás, entre outros que veremos mais adiante.
Saiba Mais: Directv Go ou Claro Box: qual é o melhor?
Entenda o que é o Programa Seja Digital
O Seja Digital foi desenvolvido porque o governo viu a necessidade de tornar mais acessível as ações de telecomunicações e radiodifusão. Desta forma, com a finalidade de fazer a implementação de política pública voltada para a ampliação do sinal digital o Governo Federal desenvolveu esta instituição não lucrativa para cuidar do processo.
Vale frisar que esta é uma instituição sem fins lucrativos e não governamental que vem atuando em várias regiões do Brasil e cumprindo o seu papel. Os principais objetivos desta instituição são:
- Tornar mais eficiente e acessível a todos os cidadãos brasileiros a adoção do sinal digital;
- Fazer ampliação da banda larga móvel em todo o território brasileiro;
- Ofertar serviços de qualidade e comunicação de forma gratuita.
O Governo Federal destaca que esta ação deverá estar concluída até o final de 2023. Atualmente, muitas residências brasileiras ainda não foram alcançadas pelo Programa. Porém, ações estão sendo desenvolvidas e inúmeros municípios vêm recebendo simultaneamente as visitas.
Para que seja garantido a todo brasileiro o acesso a TV digital, está acontecendo o cadastro Seja Digital onde famílias de baixa renda ou inscritas em Programas do Governo podem fazer a retirada do seu kit de antena parabólica de forma gratuita.
Este kit possui equipamentos capazes de fazer com que a TV analógica seja adaptada para receber o sinal digital. O kit é composto por um aparelho de conversor digital com controle remoto, cabo coaxial necessário para poder fazer a instalação da antena e uma antena digital.
Saiba Mais: Como assistir TV online grátis?
Cadastro Seja Digital: Quem tem direito de se inscrever?
O Ministério de Ciência e Tecnologia disponibilizou recursos para a distribuição do Kit gratuito de TV digital para a população carente, participantes do Cadastro Único e as famílias em situações de vulnerabilidade, que já tem renda comprovada junto ao Órgão. Ou seja, famílias com renda mensal de até três salários mínimos que também podem requerer o kit digital gratuito.
Podem requerer o Kit TV Digital 2022 gratuito, os participantes desses Programas Sociais abaixo citados:
- Todos os beneficiários de Tarifa Social da Energia Elétrica;
- Aposentados que possuem carteira do idoso;
- Titulares do Programa Minha Casa Minha Vida;
- Beneficiários do Auxílio Brasil;
- Beneficiários do Vale Gás;
- Programa Bolsa Verde;
- Programa Bolsa Estiagem;
- Programa Nacional de Reforma Agrária;
- Programa Nacional do Crédito Fundiário;
- Aposentadoria para Pessoa de Baixa Renda;
- Brasil Carinhoso.
Existem alguns outros Programas ou situações que podem não ter sido citadas aqui, mas que podem também ter direito a receber kit Digital. Para melhores informações acesse o site Seja Digital ou busque informações pelo número 147.
Através do site Seja Digital, você também acompanha todos os detalhes sobre o cadastro e se na sua região já conta com serviço Seja Digital disponível. Para saber se você é inscrito no Cadastro Único, acesse o site oficial, preencha os dados solicitados e clique em Emitir. Em poucos segundos você obtém a resposta.
Saiba mais: Cadastro Minha Casa Minha Vida: quem tem direito e como fazer?
Cadastro Seja Digital 2022: Como realizar as inscrições?
Após certificar-se de que você integra o grupo de pessoas que têm direito ao kit gratuito, o Seja Digital disponibiliza duas formas de realizar o cadastro e fazer pedido de retirada do seu kit. Você pode fazer isso por:
1. Agendamento por telefone
Através do número 147, o solicitante irá falar com a Central de Agendamento cujo funcionamento é de segunda a sexta das 8h às 18h. Essa ligação é gratuita e pode ser feita tanto pelo celular como pelo telefone fixo. Para melhorar agilizar o seu atendimento, tenha em mãos os seus documentos pessoais, RG, CPF e o número do PIS (Cartão Cidadão, Carteira de Trabalho, Cartão Bolsa Família).
O atendente irá agilizar o seu atendimento informando sobre a disponibilidade do kit Seja Digital e realizar o agendamento para que você faça a retirada da antena e do conversor. Essa entrega é realizada com horário e data marcada. É tudo muito simples e prático. A solicitação pelo telefone leva aproximadamente 20 minutos e este serviço permite ainda, envio de lembretes através de SMS sobre a retirada do kit.
2. Agendamento através da internet
Através do Portal Seja Digital, é possível realizar o agendamento da retirada do kit da TV Digital. Basta clicar em “Nacional” localizado no canto superior direito para conferir a disponibilidade no seu Estado. É necessário ter em mãos o número do NIS do responsável do benefício social e o número do CPF para preencher todo o formulário. Depois é só clicar em Emitir e estará pronto. Você receberá a confirmação do agendamento.
Após realizar o procedimento e agendar, basta comparecer ao local informado, na data e horário do agendamento e receber em mãos o seu kit de TV Digital. É necessário estar de posse dos seus documentos para fazer a retirada do seu kit. O processo é simples e sem burocracia, se você estiver com todos os documentos regulamentados e enquadrado nos requisitos exigidos.
O Governo Federal adverte que é necessário ter cuidado para não aceitar notícias tendenciosas ou “Fake News” sobre ações oficiais. Para que se possa acompanhar tudo com maior transparência, acesse a plataforma do gov.br ou ligue para o número 147 para saber sobre todas as atualizações ou seja digital com maior segurança de informações.
O Governo Federal destaca também que é oferecido todo o suporte e ajuda necessária para a instalação do kit e para resolver todo e qualquer problema que possa vir a surgir no processo. Se você faz parte do grupo que tem direito a receber o kit de antena parabólica do Seja Digital, não perca mais tempo, ligue ou acesse agora mesmo o site e realize o seu cadastro.
Saiba Mais: Como espelhar celular na TV?