Com uma base de mais de 2 bilhões de usuários, o Facebook é a maior rede social do mundo. Esse número enorme de usuários representa uma oportunidade para usar os anúncios no Facebook.
O que começou apenas como um espaço para troca de informações entre alunos de uma universidade americana, hoje é um meio para manter contato com amigos e familiares, ler notícias, acompanhar suas marcas favoritas e fazer negócios por meio de anúncios no Facebook.
Saiba Mais: Como transformar anúncios em publicações da página do Facebook
Dada a importância dessa rede social, ter uma página no Facebook se tornou indispensável para empresas que querem se relacionar com seus clientes e vender mais.
Porém, já tem algum tempo que contar apenas com o alcance orgânico deixou de ser uma opção para quem deseja gerar bons resultados para os negócios no Facebook. Por isso, o Facebook Ads é cada vez mais importante para quem quer vender online.
Os anúncios no Facebook despontam como o recurso mais eficaz que uma empresa pode usar para impactar seus clientes (e possíveis clientes). Isso porque, são eles que garantem que o seu conteúdo será entregue aos usuários.
Anúncios no Facebook: as maiores dúvidas de quem está começando a anunciar
Diariamente, recebemos algumas perguntas sobre anúncios no Facebook. As dúvidas começam desde como anunciar no Facebook até temas mais avançados como o Pixel do Facebook, por exemplo. Por isso, reunimos aqui algumas informações para sanar as principais dúvidas sobre esse tema.
Como os anúncios no Facebook também são chamados?
Os anúncios no Facebook também são conhecidos pelos termos:
- Posts patrocinados;
- Posts impulsionados;
- Face Ads;
- Facebook ads
O termo “Ads” vem da palavra advertisement em inglês. Por isso, não se assuste ao encontrar variações para se referir aos anúncios no Facebook.
Como reconhecer um anúncio no Facebook?
Todo anúncio é identificado pela palavra patrocinado logo abaixo do nome da página responsável por ele.
Quem pode anunciar no Facebook?
Apenas páginas podem criar anúncios. Não é possível anunciar publicações de perfis pessoais ou grupos. Para criar um anúncio, você precisa ter uma conta no Gerenciador de Anúncios do Facebook.
Qual a diferença de Alcance Pago x Alcance Orgânico?
Mesmo que os anúncios no Facebook já sejam uma prática comum na plataforma, é comum encontrar pessoas que não sabem a diferença entre uma publicação patrocinada e uma orgânica e que têm uma interpretação distorcida desse assunto.
A diferença está no investimento. Posts pagos são aqueles nos quais você investe dinheiro e publicações orgânicas são as que você não investe. Nesse sentido, uma publicação pode ter dois tipos de alcance, o pago e o orgânico.
O alcance pago se refere ao número de pessoas que só viram seu conteúdo porque você pagou para que ele fosse entregue a elas. O Alcance orgânico diz respeito aos usuários que visualizaram seu post sem que você pagasse por isso.
Saiba Mais: Entenda como funciona o alcance no Facebook
O alcance orgânico costuma ser muito pequeno. Por isso, é imprescindível que as empresas invistam em anúncios no Facebook para aumentar a entrega dos conteúdos.
Biblioteca de anúncios no Facebook
Há ainda outras questões e temas sobre anúncios que você precisa conhecer para obter bons resultados com seus anúncios. Preparamos um guia que vai te ajudar com isso.
Gerenciador de anúncios e gerenciador de negócios Facebook
A principal forma de criar anúncios é utilizando o Gerenciador de Anúncios no Facebook, também chamado de Facebook Ads Manager. Por isso, separamos para você alguns textos sobre essa ferramenta:
- Como criar uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook
- Como adicionar uma pessoa como administrador da conta de anúncios do Facebook
- Como adicionar uma nova conta de anúncios no Gerenciador de Negócios do Facebook
- Como conceder acesso a conta de anúncios no Facebook a outra pessoa
- Quais diferenças entre impulsionar e criar anúncio no gerenciador do Facebook?
Quanto investir em Facebook Ads?
Algumas das maiores dúvidas de quem começa a anunciar são sobre quanto e como investir em anúncios no Facebook. Veja alguns textos sobre orçamento que vão te ajudar:
- Quanto custam os anúncios no Facebook? Guia de Orçamento para Pequenas Empresas
- Orçamento diário ou vitalício para anúncios? Qual é a melhor opção para o seu negócio?
- Otimização de orçamento de campanha no Facebook: entenda como funciona
Como funciona o Alcance?
Já explicamos qual a diferença básica entre o alcance pago e o orgânico no Facebook. Mas, se você quer saber mais sobre isso, temos um texto completo sobre o assunto:
Melhore sua performance como anunciante
Depois que você começar a anunciar vai descobrir que existem algumas formas de otimizar suas campanhas e de ganhar tempo no gerenciamento dos seus anúncios. Confira essas dicas:
- Audience Network: expanda o poder dos seus anúncios do Facebook
- Públicos personalizados: como usar listas de e-mails para segmentar anúncios no Facebook
- Anúncios no Facebook: economize muito tempo com relatórios personalizados
- Teste anúncios com a ajuda do Criativo Dinâmico do Facebook
- Facebook Messenger Ads: como criar um anúncio dentro do Messenger
- Público Insights: o que o Facebook pode te ensinar sobre o seu público
Anúncios no Instagram
Sabia que pelo gerenciador de anúncios do Facebook você pode criar uma campanha para o Instagram? Dá uma olhada nesses textos sobre o assunto:
- 10 anúncios no Instagram para inspirar o seu negócio
- Como criar anúncios no Instagram Stories: Passo a Passo
- 6 dicas para destacar seus anúncios do Instagram
Erros comuns em seu anúncio no Facebook
Seja por falta de atenção ou de conhecimento, muitas pessoas cometem alguns erros que podem ser fatais para sua empresa, resultando no bloqueio das contas de anúncio.
Se você quiser ir além, separamos também um lista com excelentes recomendações de cursos online gratuitos sobre Marketing Digital com informações úteis que vão te ajudar a expandir seus negócios e melhorar a sua estratégia.