Uma das dúvidas que mais recebemos de nossos alunos é a seguinte: quais são as diferenças entre impulsionar e criar anúncio no gerenciador?
Os dois são formatos de anúncio, mas se você não definir a estratégia certa para utilizá-los, você pode não alcançar bons resultados.
O impulsionamento é o mais simples de todos. Ele não traz muitas opções de segmentação e vai gerar apenas maior alcance para o post escolhido. Já as campanhas criadas no Gerenciador de Anúncios são mais robustas e capazes de atingir um público bem específico.
Saiba mais: Como anunciar no Tik Tok?
Quer entender mais essas diferenças? Confira!
QUAIS DIFERENÇAS ENTRE IMPULSIONAR E CRIAR ANÚNCIO NO GERENCIADOR?
Agora, você vai compreender as diferenças básicas entre impulsionamento e anúncio criado através do gerenciador.
Impulsionar um post no Facebook é uma maneira de aumentar a visibilidade de um post já publicado em sua página de negócios. Quando você impulsiona um post, ele é exibido para um público-alvo específico que você escolhe. Você pode escolher o público-alvo com base em informações como idade, gênero, localização e interesses. Você também pode escolher o orçamento de publicidade e o tempo de exibição do post.
Criar um anúncio no Gerenciador de Anúncios do Facebook é um pouco diferente de impulsionar um post. Ao criar um anúncio, você está começando do zero e criando um anúncio totalmente novo. Isso inclui a escolha do tipo de anúncio (como imagem, vídeo ou carrossel), a criação do conteúdo do anúncio e a seleção do público-alvo.
O Gerenciador de Anúncios também lhe dá mais opções de segmentação de público e de otimização de orçamento do que a opção de impulsionar um post.
Impulsionar postagem no Facebook
O impulsionamento é um tipo de anúncio. Quando você impulsiona uma postagem na sua página no Facebook, você está destacando somente um conteúdo da página. Esse tipo de ação é uma forma de atrair a atenção de quem já compra de você ou de clientes em potencial e aumentar o alcance da sua postagem.
O interessante de se fazer um impulsionamento é o fato de que os amigos dos seus seguidores podem ver as curtidas e comentários da publicação. Isso dá mais credibilidade e confiança para seu negócio. Afinal de contas, se um amigo seu curte aquela página, isso é um indicativo de que a página é interessante.
Esse post aparece em destaque no Feed de Notícias. Por isso, as chances dessa publicação ser exibida para seu público são grandes. Mas, vale ressaltar que esse conteúdo aparece somente no Feed de Notícias via Mobile ou Desktop. Você não consegue definir objetivos de campanha.
O máximo de informações personalizadas em um impulsionamento são:
- Pessoas que você seleciona através de direcionamentos (local, idade, gênero e interesse);
- Pessoas que curtiram sua página;
- Pessoas que curtiram sua página e amigos delas;
- Públicos personalizados definidos anteriormente.
É muito importante você entender seu público antes de fazer um impulsionamento. Como o botão “Impulsionar” aparece logo abaixo de cada postagem, é meio natural você ficar com aquele desejo de clicar ali e usar o recurso. Avalie se o impulsionamento faz sentido na sua estratégia no Facebook.
Criar anúncio no Facebook com o Gerenciador
Criar os anúncios no Gerenciador costuma ser o mais indicado, porque você pode trabalhar com os objetivos de campanha. Os objetivos das campanhas abrem um leque de direcionamento do seu anúncio e garantem uma maior otimização.
Você pode pensar que o impulsionamento faz isso, mas lá o foco acaba sendo no alcance das postagens. Se você está interessado em ter conversões, o Gerenciador de Anúncio é o caminho.
Quando você cria um anúncio no Gerenciador, esse conteúdo não aparece na timeline da sua página, como se fosse uma postagem na sua página — a menos que você decida usar um post já publicado como base. Esses anúncios também são mostrados em outras áreas no Facebook, como na barra lateral, por exemplo.
No Gerenciador de Anúncios, você pode criar vários anúncios ao mesmo tempo e fazer testes para avaliar qual tem um desempenho melhor com base na sua estratégia e objetivo.
Você consegue fazer testes A/B, inclusive, para avaliar qual texto e imagem do anúncio performa melhor.
Então, resumindo de uma maneira bem simples:
Para você entender ainda mais, assista ao vídeo:
Em resumo, ambos são formatos de anúncios e precisam de orçamento, mas um é mais estratégico que o outro. Veja o que faz mais sentido com a sua estratégia e aposte na divulgação do seu negócio no Facebook.