A administração de empresa não é um trabalho simples. É preciso muito conhecimento ao fazer um gerenciamento das finanças, vendas, atenções com os tributos, entre outros aspectos. Nesse cenário, toda a ajuda é bem-vinda. E se você está procurando uma plataforma para contribuir nesse tipo de demanda, o Tiny ERP é bom para suprir as suas necessidades. Mas será que o Tiny ERP é bom?
As empresas que não conseguem fazer a automatização de seus processos de administração tendem a não alcançar resultados positivos, acumular tarefas relevantes e gastar recursos financeiros em plataformas não funcionais. Sendo assim, os ERPs são alternativas para administrar negócios de maneira integrada e eficiente.
O que é um ERP?
ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning (Planejamento dos Recursos da Empresa, em tradução direta), que pode ser definido como plataforma, software ou sistema que disponibiliza recursos que são essenciais para a automatização completa dos processos de administração de uma empresa.
Saiba Mais: Aplicativos para empresas: dez opções para gestão de negócios
Dessa maneira, esse tipo de plataforma consegue integrar e sincronizar os setores da sua empresa, dando uma visibilidade macro ao administrador, que vai otimizar tempo e custos, aumentar a produtividade, diminuir as chances de falhas nos procedimentos manuais e repetitivos e criar um padrão nos processos, assegurando maior confiabilidade de clientes e fornecedores.
Vale destacar que os ERPs normalmente são comercializados em módulos, ou seja, o contratante só paga pelo que realmente precisar. Sendo assim, os módulos que costumam ser mais procurados são:
- Financeiro;
- Jurídico;
- Estoque;
- Comercial;
- Compras;
- Faturamento;
- Contabilidade;
Em suma, os ERPs são importantes plataformas para a administração de uma empresa. Além de gerenciar o resultado de todos os setores em tempo real, ainda evolui a comunicação e a interação entre os funcionários.
O que é o Tiny ERP?
Agora que você sabe o que é o ERP, é importante entender, ficar por dentro das funcionalidades e para quem é indicado o Tiny ERP.
O Tiny ERP surgiu com o objetivo de prestar um serviço para otimizar as tarefas diárias de pequenas empresas, especialmente as lojas virtuais, distribuidores, prestadores de serviços e pequenas indústrias.
Com o passar dos anos, o Tiny foi se especializando no setor de backoffice para e-commerce e atualmente está ligado com várias soluções do ecossistema de lojas virtuais, como plataformas e marketplaces.
Saiba Mais: Empreendedorismo Digital: Ideias para criar seu próprio negócio online
A meta do Tiny é facilitar e automatizar os processos para a administração dos negócios. Por isso, é uma plataforma modular onde é possível evoluir de acordo com as demandas que são compatíveis com empresa, ou comprando extensões que são avulsas e que enquadram com as tarefas do dia a dia de cada empresa.
Como um dos destaques do Tiny ERP está um layout bem intuitivo, que permite os usuários utilizarem a plataforma sem grandes dificuldades. A ferramenta pode ser usada por empresa que há pouco começou suas atividades e também por quem já está há muito mais tempo no mercado.
Com isso, o layout foi projetado para se adaptar a diferentes dispositivos. Assim, você pode usar o Tiny em seu celular, computador, notebook ou tablet. Os menus são agrupados de acordo com cada rotina, como cadastros, vendas e finanças.
Para quem o Tiny ERP é recomendado?
Hoje em dia, a plataforma é recomendada para pequenas e médias empresas que atuam nos ramos da indústria, comércio e serviços, que possuam uma quantidade pequena ou grande de vendas e querem fazer a administração de seu negócio de maneira integrada.
Por que usar o Tiny ERP?
No Tiny ERP, você pode analisar mais facilmente a atual situação da sua empresa, traçar metas e prazos, assim como estabelecer prioridades. Tudo isso com relatórios emitidos que são bem completos, integrando vários resultados para melhor visibilidade.
Além disso, a plataforma também contribui no processo de pagamento. Desta forma, você não corre o risco de atrasar esse compromisso. Cumprindo com as obrigações de forma clara, vai assegurar maior transparência e aumentar o dinamismo nos fluxos de dados do negócio, tudo de maneira automatizada.
Dessa maneira, confira um compilado das principais funcionalidades da plataforma:
- Ajuda no processo da gestão de pedidos;
- Facilita o processo de geração de notas fiscais;
- Gera boletos para vários bancos;
- Faz a integração da sua loja com os principais marketplaces;
- Possui integração com várias plataformas de e-commerce;
- Gerencia seu estoque através de inventários completos e recursos de gestão financeira e de compras;
- Disponibiliza suporte na administração financeira, com informações de contas a pagar e receber, com a possibilidade de sincronizar fluxos de caixas e bancos;
- Integração com logística, gateway e hubs;
- Administração de vendas;
- Recepção de solicitações por diversos canais;
- Segregação de pedidos e impressão de etiquetas;
- Envio de ordens de serviço;
- Envio de ordens de produção;
- Expedição;
- Envio de anúncios e boletins;
- Atualização de preços;
- Administração de compras;
- Administração de contas a pagar e a receber;
- Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);
- Administração de fluxo de caixa;
- Customer Relationship Management (CRM);
- Envio de propostas;
- Administração de contratos recorrentes;
- Elaboração de relatórios de resultados.
Detalhes das principais funcionalidades da Tiny ERP
De modo geral, a essa altura você já sabe quais são as funcionalidades do Tiny ERP, mas também é importante que saiba os detalhes dos principais recursos dessa plataforma. Com isso, ainda vale destacar que constantemente é lançado uma nova versão da plataforma, que sempre traz melhorias nas funcionalidades existentes e também é implementado novos recursos.
Então, conheça, a seguir, os detalhes de algumas das funções que podem ser feitas dentro do Tiny ERP.
Saiba Mais: Como criar uma loja virtual: seis ferramentas para ecommerce
Emissão de notas fiscais
A plataforma facilita o processo de faturamento da sua loja virtual, já que administra todas as fases da venda, desde a chegada do pedido até o envio da encomenda ao cliente.
Você pode receber os pedidos de vários canais e juntar todos de forma organizada, no mesmo local. Além disso, o Tiny ERP gera as notas fiscais e DANFEs que acompanham o pedido, e é possível automatizar o processo.
Ele também gera as listas de separação de solicitações, faz o checkout e possibilita a impressão das etiquetas.
Gestão empresarial dos seus produtos
A plataforma permite que os administradores consigam economizar tempo e evitar problemas ao integrar a sua loja virtual com diferentes marketplaces no software. Isso quer dizer que, fica tudo centralizado no sistema ERP e você não perde nenhuma entrada de solicitação do seu e-commerce.
Então, os estoques ficam sincronizados com o Tiny ERP, ou seja, sempre que ocorrer uma movimentação do produto no sistema, os canais cadastrados nele vão ser atualizados de forma automática.
O mesmo processo ocorre com as modificações dos preços, através de listas, os valores dos itens são cadastrados e ficam sempre em dia em todos os canais, sem dificuldades.
Organize melhor as suas compras e estoque
O Tiny ERP mostra informações sobre o consumo médio usando como base as compras realizadas para a sua loja virtual, o que ajuda você avaliar suas necessidades de compra, além de evitar possíveis gastos que são desnecessários.
Ainda vale ressaltar que é possível importar o XML do fornecedor direto do SEFAZ, o que diminui o risco de erros em digitação e otimiza o processo de contabilidade das suas notas fiscais.
Uma outra vantagem da plataforma é poder emitir a ordem de compra para itens que foram vendidos pela sua loja, mas que não estão preparados à pronta entrega. Isso significa que fica mais fácil gerenciar produtos sob encomenda e acompanhar o processo do pedido e sua liberação.
Uma administração efetiva da quantidade de produtos do estoque e compras com fornecedores economiza dinheiro e evita que você seja pego de surpresa com custos adicionais.
Saiba Mais: Como encontrar fornecedores para seu negócio? Oito dicas comprovadas
Destaque para o setor financeiro
A parte mais complicada no gerenciamento de uma loja virtual é a questão financeira, mas com o Tiny ERP todo o processo fica mais simples, já que a plataforma pode contar com recursos, por exemplo, para importar e manter em um só lugar os recebíveis dos seus pedidos.
Outra funcionalidade de grande utilidade é o fluxo do caixa automatizado, que usa como base os dados adicionados de contas a pagar e a receber. Isso emite informações de previsibilidade e contribui na organização dos próximos passos dos seus investimentos.
Além disso, a ferramenta integra seus controles de pagamentos e demais dados financeiros para mais assertividade no fluxo de caixa. O Tiny ERP também conta com um demonstrativo de resultados, na qual é possível verificar o desenvolvimento financeiro do seu e-commerce.
Administração de relacionamento com o cliente
O Tiny ERP possui um CRM de suporte para a sua empresa que contribui no relacionamento com os seus clientes. Dessa forma, é possível tratar do atendimento ao usuário de forma mais efetiva e, especialmente, otimizada.
Com o CRM do Tiny ERP, o vendedor guarda todos os dados do cliente no sistema da plataforma, diminuindo as chances de acontecer confusões com as informações e junta as solicitações e demais considerações sobre cada cliente.
Dados seguros
Todas as informações adicionadas e mostradas nos sistemas da plataforma são com base no preenchimento realizado pelo próprio administrador, sempre com o objetivo de gerar análises eficazes e confiáveis. Os dados que passam a integrar o banco de dados do seu sistema Tiny ERP ficam guardados de maneira segura e integrada à quantidade de compras, vendas, impostos e outras informações que são importantes.
Ter a consciência dessas informações traz mais confiança no momento que você precisar tomar alguma decisão, fazer análises sobre o crescimento ou diminuição de vendas e até mesmo traçar estratégias de marketing para o seu negócio.
Acesso remoto
Com todas os dados de administração do seu e-commerce que ficam salvos na nuvem, é possível verificar qualquer demanda de onde você estiver. Assim, o acesso não fica limitado somente ao computador:
O Tiny ERP é uma ferramenta responsiva, que pode ser acessada em aparelhos móveis, com as mesmas funcionalidades da versão de computador. Essa possibilidade é uma ótima vantagem, pois uma vez que um aparelho sofra algum tipo de ano, precise passar por manutenção ou fique perdido, você continuará tendo acesso à plataforma.
Afinal, o Tiny ERP é bom?
Como foi possível conferir ao longo de todo o post, a automatização de processos de administração traz vários benefícios para sua empresa, como:
- Otimização de tempo e custos;
- Padronização de processos;
- Gerenciamento dos recursos;
- Diminuição de possíveis falhas;
- Obtenção de resultados precisos;
- Crescimento de produtividade.
Juntando a automatização da administração com integração de setores, a vantagem da plataforma fica ainda maior. Na prática, esse é o objetivo do Tiny ERP, uma plataforma que entrega o que é informado e, por isso, pode ser considerado um software como possível fonte de auxílio em sua empresa.
Por fim, vale destacar que você pode testar a plataforma por um período de forma gratuita. Aproveite para conferir os valores da ferramenta.
Saiba Mais: Marketing de relacionamento: Como administrar uma página no Facebook