Amar é muitas vezes vencer as barreiras sociais, econômicas e até físicas. Se antes, o namoro à distância se consumava nas cartas, hoje ocorre por meio da internet. Ainda que falte o contato físico entre os amantes do namoro à distância, o sentimento que existe faz valer a pena.
Como todo relacionamento, também há dificuldades a serem enfrentadas e mesmo que cada casal possua suas particularidades, algumas dicas podem ajudar seu namoro à distância dar certo e descomplicar situações difíceis.
Namoro à distância: é possível namorar alguém que mora longe de você?
Se você não vive um namoro à distância, deve conhecer uma amiga ou parente que mantém esse tipo de relacionamento. Além disso, há dois tipos de relação à distância: aqueles que estão separados por algum motivo específico como o trabalho, estudos ou uma viagem, mas que já tiveram contato físico. Já o outro tipo de namoro à distância, envolve pessoas que nunca se viram pessoalmente.
Nas redes sociais, é possível encontrar histórias emocionantes de casais que viveram um namoro à distância. De fato, é mais comum do que se imagina, principalmente no contexto de mundo globalizado como vivemos. Mas será que dá certo namorar alguém que mora em outra cidade, estado e até mesmo em outro país?
Ainda não existem estudos no Brasil que comparem a relação de casais que dividem o mesmo espaço em relação àqueles que estão em relacionamento virtual. No entanto, o que dizem alguns psicólogos é que não há nada de incomum no namoro à distância, sendo apenas necessário ajustar as rotinas. O psicólogo Diego Falco, do canal do Youtube “Terapia Cognitiva” ressalta que comunicação efetiva é o que torna possível a duração de um namoro à distância.
O rumo que a relação tomará depende de fatores pessoais como linguagem de amor, horários coincidentes, acesso frequente à internet, objetivos de vida e personalidade. A partir disso, é possível entender que não tem problema em manter um namoro à distância e que ele dá certo, mas que não funciona para todas as pessoas devido às particularidades de cada indivíduo.
Muitas pessoas têm receio de se envolverem virtualmente em razão do medo de serem traídas. Nesse ponto, a psicoterapeuta Anahy D’amico, mediadora dos conflitos no programa “Casos de Família”, chama atenção para o fato de que esse tipo de situação não ocorre especificamente no namoro à distância, mas por causa das pessoas que estão na relação. Ela ainda pontua que isso pode acontecer com qualquer casal, independente do status de relacionamento e espaço que dividem.
Antes de entrar em um relacionamento à distância reflita algumas perguntas: “Será que eu consigo suportar estar longe da pessoa amada?; “Será que eu consigo me comunicar e me expressar por meio das telas?”; “Será que o outro está disposto a estar em um namoro à distância?”; “Nós conseguimos equilibrar as diferenças?”.
Saiba Mais: App de relacionamento internacional: 11 opções confiáveis
Dicas simples para ter um namora à distância duradouro
Se você e seu parceiro chegaram à conclusão de que estão preparados para o namoro à distância, então está na hora de conhecer algumas dicas que podem ajudar a evitar conflitos e tornar a relação entre vocês mais forte.
Organizar a rotina
Com certeza, a grande limitação do namoro à distância é a dificuldade de ambos passarem um tempo juntos. Por isso, é importante que separem um tempo para conversar e decidir como será a rotina do casal. Pensem em um horário em que os dois estejam livre das atividades pessoais e dos compromissos para que possam se comunicar tranquilamente e dedicar a atenção para o relacionamento.
Isso não significa que vocês irão conversar apenas nesse momento, mas que esse será um tempo exclusivamente para se priorizarem, expressarem seus sentimentos, compartilharem novidades e contar sobre o dia.
Compartilhem os bons e maus momentos
Saiba Mais: 35 ideias de presente para namorado criativas e baratas
Lembre-se que seu parceiro não acompanha sua rotina como ocorre com casais que moram juntos. Então, para que se aproximem e ele conheça mais sobre seu espaço, é necessário compartilhar os seus momentos. Fale sobre as novas atividades que pretende fazer ou sobre um acontecimento no trabalho que foi importante para você.
Não encare isso como a obrigação de relatar tudo ao seu parceiro, como um tipo de controle. Imagina namorar uma pessoa e não conhecer nada sobre seu dia a dia? Esta é apenas uma forma de aproximar e conectar vocês a fim de se conheçam bem.
Invista em você
Muitas vezes, ao entrar em uma relação, nos esquecemos de nós mesmos. Começamos a agir em prol do outro e do que ele faz. Isso é um dos grandes motivos para o relacionamento começar a se desgastar e acontece tanto no namoro à distância quanto para casais que estão juntos. A
pesar de ser bom passar um tempo com a pessoa amada, você deve ter outros interesses e ele também. Tenha suas experiências, saia com os amigos, fique um momento com a família, faça um curso, leia um livro. Assim, seja uma mulher que investe em si próprio e, por consequência, na próxima vez em que se falarem, haverá assuntos em ambas as partes.
Sejam criativos
Saiba Mais: Spotify Duo vale a pena? Saiba mais sobre o Spotify de Casal
É necessário serem criativos para lidar com as limitações do namoro à distância. Por exemplo, vocês podem organizar um jantar, se arrumarem um para o outro e ligarem por chamada de vídeo para compartilharem o momento. Assistam a um filme juntos; enviem presentes pelos correios; peça um delivery surpresa para o seu amado; criem uma playlist no Spotify para ouvirem quando não puderem se falar. Essas são atividades simples, mas que podem deixar vocês ainda mais próximos. Você também pode contar os amigos para ajudar em alguma data comemorativa ou surpresa.
Marque encontros se possível
A distância não precisa ser eterna e quem namoro virtualmente conta os segundos para encontrar a pessoa amada. Converse com seu parceiro sobre a possibilidade de visitarem um ao outro. Criem um orçamento e juntem as economias para tornar esse encontro possível. Outra boa opção para casais que moram em cidades ou estados vizinhos, é aproveitar os feriados para se encontrarem e matar a saudade do contato físico.
Cuidado com a comunicação
Saiba Mais: Filme Romântico: os 39 melhores para se apaixonar (e chorar)
Uma das maiores dificuldades do namoro à distância é a comunicação entre os parceiros. Para as conversas sobre sentimentos ou assuntos mais sérios, prefira mensagens por áudio ou ligação de vídeo chamado para não gerar os chamados “ruídos” da comunicação, ou seja, para que o que foi dito não seja interpretado de maneira equivocada e provoque discussões desnecessárias.
Lembre-se que o corpo fala, então pode ser mais fácil compreender os sentimentos da outra pessoa se estamos olhando em seus olhos e observando as feições durante a conversa, de modo a ver mais claramente o parceiro está sentindo. Os psicólogos concordam que o diálogo e a comunicação não-violenta tornam uma relação muito mais saudável.
Conclua as discussões
Tentar resolver a situação no ápice do conflito nem sempre é a melhor decisão, afinal estamos com as emoções à flor da pele e podemos falar coisas que machucam o parceiro. Nesses casos, é ideal esperar um tempo até que ambos estejam calmos para decidir uma solução com base no racional. Espere horas ou alguns dias se for necessário, mas sempre conclua suas discussões. Uma situação não resolvida pode retornar em algum momento e gerar mais briga entre o casal.
Equilibrem as críticas e os conselhos de amigos e família
Saiba Mais: Aliança de compromisso: 7 ideias clássicas e criativas para te inspirar
Você pode optar por manter o namoro à distância em segredo, mas se decidir compartilhar com os amigos e a família, esteja preparada para as opiniões que irão surgir. Muitos podem ser contrários a essa relação, apontando motivos pelos quais o relacionamento não dará certo.
Outros, no entanto, irão oferecer conselhos baseados nas experiências que tiveram com o namoro à distância. Busque equilibrar as críticas e os conselhos de modo que isso não atrapalhe a relação de vocês. Reflita sobre o que dizem e leve para si apenas o que for útil para fazer sua relação crescer.
Definam os planos para o futuro
Casais que estão em um namoro à distância sonham com o dia em que poderão ficar lado a lado. Contudo, essa ideia não é suficiente, pois é ampla e pode gerar surpresas indesejadas no futuro. Tentem estabelecer uma data provável para o fim da distância, entrem em acordo sobre quem se mudará e como será essa mudança. Também é válido conversar sobre os planos individuais para o futuro, ou seja, casamento, trabalho, sonhos e família para alinharem os objetivos e avaliar a duração do relacionamento.
Saiba Mais: Apelido para namorado: os 134 mais carinhosos para usar
Não se esqueça de outras atitudes que ajudam a ter um relacionamento saudável e duradouro como o respeito ao outro, aprender a lidar com ciúmes e inseguranças, não projetar suas expectativas na outra pessoa, dar espaço quando necessário, confiar no parceiro, demonstrar carinho, preocupação e interesse na pessoa amada. Além disso, tenha paciência e empatia com seu amor, ofereça incentivo e apoio ao seu namorado e valorize as atitudes que ele tem com você.