Mário Sérgio Cortella é um filósofo, escritor e educador brasileiro. Nasceu em 5 de março de 1954, em Londrina. Ele se tornou conhecido por seu trabalho nas áreas de Ética e Desenvolvimento Humano. Além disso, as frases de Cortella são amplamente conhecidas e inspiradoras.
Cortella possui uma extensa carreira acadêmica. Ele possui mestrado em Educação e Doutorado em Ciências da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Também concluiu um pós-doutorado em Educação na Universidade de São Paulo (USP).
Ao longo de sua carreira, Cortella atuou como professor, pesquisador e consultor em várias instituições de ensino no Brasil. Ele lecionou em universidades como PUC-SP, USP e Universidade Mackenzie, e também ocupou cargos de liderança no campo educacional.
Cortella é um escritor prolífico e é autor ou coautor de numerosos livros sobre temas como Educação, Filosofia, Liderança e Desenvolvimento Pessoal. Alguns de seus trabalhos mais conhecidos incluem “Qual é a tua obra?”, “Não Nascemos Prontos!” e “Viver em Paz Para Morrer em Paz”.
Ele também é um palestrante muito requisitado e já proferiu palestras e discursos sobre uma ampla gama de temas, incluindo ética, educação e desenvolvimento pessoal. Cortella é conhecido por sua capacidade de comunicar ideias complexas de forma clara e envolvente, tornando a filosofia e a ética acessíveis a um público amplo.
Mário Sérgio Cortella é reconhecido por suas perspectivas instigantes sobre questões contemporâneas, enfatizando frequentemente a importância do comportamento ético e responsável na vida pessoal e profissional.
As melhores frases de Cortella
Aqui estão algumas das frases mais populares e inspiradoras de Mário Sérgio Cortella:
Cuidado com gente que não tem dúvida. Gente que não tem dúvida não é capaz de inovar, de reinventar, não é capaz de fazer de outro modo. Gente que não tem dúvida só é capaz de repetir.
Ética é a concepção dos princípios que eu escolho. Moral é a sua prática.
É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal.
Quando nosso foco está no resultado, não temos ilusão de ótica, mas sim de ética.
É impossível falar em ética se nós não falamos em liberdade. Quem não é livre não pode evidentemente ser julgado do ponto de vista da ética.
É um fraco que teme aquele que não é igual e se sente ameaçado por ele.
Eu não estou preocupado com a morte, mas com a vida, para que ela não seja banal e fútil. Quando você se for, o que vai deixar?
Só se constrói um futuro quando a gente é capaz, inclusive, de arriscar.
Persistência não é teimosia e paciência não é lerdeza!
O que me importa é a vida que eu levo enquanto minha morte não vem.
Na vida, nós devemos ter raízes, e não âncoras. Raiz alimenta, âncora imobiliza. Quem tem âncoras vive apenas a nostalgia e não a saudade. Nostalgia é uma lembrança que dói, saudade é uma lembrança que alegra.
A tragédia não é quando um homem morre. A tragédia é o que morre dentro de um homem quando ele está vivo.
A generosidade é atributo de uma grande alma.
Não deixe a preguiça envelhecer sua vida.
Sim, sem dinheiro não se vive, mas só com dinheiro não se vive.
O homem não teme o que vê, mas o que não vê.
Não é a morte que me importa, porque ela é um fato. O que me importa é o que eu faço da minha vida enquanto minha morte não acontece, para que essa vida não seja banal, superficial, fútil, pequena.
Quando uma possibilidade se anuncia, é preciso força e determinação para levá-la adiante até que o objetivo se concretize.
Porque posso, sim, me agradar, me alegrar com o que eu faço apenas porque fui obrigado a fazê-lo, desde que não torne a obrigação um suplício.
Volto ao ponto: minha liberdade não acaba quando começa a do outro, ela acaba quando acaba a do outro.
Coragem é preparo e não mera disposição eufórica.
Estar satisfeito consigo mesmo é considerar-se terminado e constrangido ao possível da condição do momento.
A tristeza do rio é não poder parar. Se você pode, aproveite.
Agir conforme aquilo que se fala, alinhar discurso e prática, além de ser uma postura ética, é um sinal de autenticidade.
O erro não é algo para ser punido, mas para ser corrigido. O que deve ser punido é a negligência, a desatenção, o descuido.
Enquanto aguardamos aquilo que virá, não podemos deixar de viver aquilo que pode ser vivido agora.
Mudar é complicado, mas se acomodar é perecer.
Gente não nasce pronta e vai se gastando; gente nasce não-pronta e vai se fazendo.
O impossível não é um fato: é uma opinião.
Tem que ter esperança ativa. Aquela que é do verbo esperançar, não do verbo esperar. O verbo esperar é aquele que aguarda, enquanto o verbo esperançar é aquele que busca, que procura, que vai atrás.
Criar um futuro pacífico não significa ser complacente, mas a justiça também não pode ser rancorosa.
O pessimista, na verdade, é um vagabundo. É muito fácil ver uma situação difícil e dizer que não vai dar certo. Difícil é se mexer para mudar isso.
A motivação é uma porta que se abre por dentro.
A sorte, isto é, a circunstância, a ocasião, a chance, é essencial, mas não exclusiva.
O líder é aquele que eleva a equipe, ele não sobe sozinho.
O conhecimento serve para encantar as pessoas, não para humilhá-las.
Elogie em público e corrija em particular. Um sábio orienta sem ofender, e ensina sem humilhar.
Há uma diferença entre olhar a desgraça como etapa e olhá-la como conclusão. Aí é que entra a energia da coragem!
Emprego é fonte de renda, enquanto trabalho é fonte de vida.
Nascer sabendo é uma limitação porque obriga a apenas repetir e, nunca, a criar, inovar, refazer, modificar. Quanto mais se nasce pronto, mais refém do que já se sabe e, portanto, do passado; aprender sempre é o que mais impede que nos tornemos prisioneiros de situações que, por serem inéditas, não saberíamos enfrentar.
A expressão mais inteligente, mais forte que existe para criar renovação, reinvenção, inovar a vida, inovar a capacidade e reforçar é a expressão: “NÃO SEI”. É a expressão que inaugura o novo.
Viver é perigoso porque viver é desafio de fato. É o desafio da criação do inédito. Afinal de contas, embora a vida seja dádiva na origem, como princípio, ela não é dádiva como ponto de chegada.
Se a educação não for provocativa, não constrói, não se cria, não se inventa, só se repete.
Cabe destacar que nem tudo que vem do passado é ultrapassado. Muita coisa que vem do passado precisa ser levada adiante.
Quando quero alcançar algo, preciso lutar por isso, em vez de ficar aguardando.
Uma pessoa que seja capaz de amar é aquela que recusa aquilo que faz mal.
Chamo atenção para o verbo “importar”, que significa portar para dentro, trazer para dentro. Quando eu vivo apenas a “exportação” – quando só coloco para fora e nada recebo para dentro – crio a possibilidade de me desapegar.
A passagem de cada um pela vida deve contribuir para que, ao final, o mundo não esteja pior do que era antes. As pessoas são lembradas pelo comportamento que têm no trabalho, com os amigos, na família.
Os verdadeiros amigos veem seus erros e te advertem. Os falsos amigos veem do mesmo modo os teus erros e os apontam aos outros.
A arrogância bloqueia a possibilidade de olhar algo sob perspectivas diferentes.
Nossa convivência exige a noção da igualdade de existência e, para isso, é preciso afastar qualquer forma de arrogância, discriminação e preconceito.
Cansaço resulta de um esforço intenso e estresse resulta de um esforço para o qual você não vê sentido. Cansaço se cura descansando. Estresse só se cura se houver mudança de rota.
A vida humana é condomínio. E só existe política como capacidade de convivência exatamente em razão do condomínio.
Quando o modelo de vida leva a um esgotamento, é fundamental questionar se vale a pena continuar no mesmo caminho.
Por que eu preciso morar em grandes cidades, viver desesperado dentro de um carro para lá e para cá, restringir imensamente o meu tempo de convivência com as pessoas de quem eu gosto, reduzir o meu ócio criativo para ficar num lugar onde vão me oferecer apenas e tão-somente dinheiro?
Existe uma obsessão consumista, uma ideia de que eu sou aquilo que tenho, e não é verdade. Eu sou aquilo que eu faço, relaciono, convivo com outros.
Reconhecimento é a melhor forma de estimular alguém.
E o que há de positivo na nova geração? Ela não quer um trabalho automático e robótico. Ela quer compreender a razão de estar fazendo o que faz.
As pessoas não querem apenas ter o emprego, mas algo que dê sentido à sua existência, que as ajudem a ganhar a vida cuidando de outras vidas.
O líder é alguém que nos inspira a não ‘apequenar’ a vida, o trabalho, a empresa, a comunidade, a nação, o mundo.
Nós vivemos vários lutos na vida, que não são apenas de pessoas.
Essas são apenas algumas das frases marcantes atribuídas a Mário Sérgio Cortella. Cada uma delas traz uma reflexão profunda e pode inspirar a busca por uma vida mais significativa e consciente.
Foto/Divulgação: Tomas Arthuzzi
Saiba Mais: Frases de São Francisco de Assis: 135 mais belas para compartilhar