Anunciar no Instagram é primordial para negócios que desejam ter sucesso nessa rede social. Em pouco tempo, o Instagram deixou de ser apenas um rede de compartilhamento de imagens e se tornou um espaço com potencial infinito para empresas.
Dados da própria rede social apontam que 60% dos usuários encontram novos produtos no Instagram e que 80% dos Stories mais visualizados pertencem a empresas.
As marcas estão vendo grande valor no aplicativo de compartilhamento de fotos. No entanto, a concorrência nessa rede social cresce, o que torna mais importante do que nunca manter elevados os padrões de criatividade e engajamento.
Isso também exige que as empresas saibam como anunciar no Instagram.
O problema é que muitos negócios começam a criar anúncios sem ter muito conhecimento sobre assunto, na ânsia de aproveitar as tendências de marketing digital e o crescimento da rede social.
Com isso, cometem alguns erros críticos que acabam por prejudicar e muito a estratégia da empresa.
Então, vamos te ajudar a não cometer erros ao anunciar no Instagram e, principalmente, evitar que você perca dinheiro com anúncios sem estratégia.
Os 3 maiores erros ao anunciar no Instagram
Se você está querendo gerar vendas e aumentar seu faturamento com o Instagram, listamos 3 erros que você NÃO deve cometer.
1. Esquecer do CTA (Chamada para a Ação)
Na maioria das vezes, ao criar sua campanha, você quer que o público faça algo movido por ela. Geralmente, trata-se de uma ação específica, como: um registro de email, comprar algo, um pedido de informações, orçamentos etc.
Porém, nem sempre isso fica claro no anúncio.
Isso acontece, pois, muitas vezes, não temos isso claro para nós. Criamos um anúncio e esquecemos de nos planejar, de pensar no motivo para fazer aquele investimento e no tipo de retorno que esperamos obter com ele.
Estimule os usuários a tomar a ação desejada de maneira clara e objetiva, de preferência explicando os próximos passos. Isso deixará tudo muito mais fácil para eles.
No caso, se você espera que o público acesse determinado link ou uma página e faça um cadastro para baixar um ebook, deixe isso claro na copy do seu anúncio.
Ao fazer isso, além de guiar as pessoas interessadas, evita que as pessoas sejam pegas de surpresa ao clicar no seu link e saiam do seu site sem concluir a ação esperada.
2. Ter fotos ruins
O Instagram é uma rede social quase que 100% focada no conteúdo visual, como fotos e vídeos. Mas muitas pessoas esquecem disso.
Veicular anúncios que tenham um criativo ruim é literalmente “queimar dinheiro”. Você precisa ter uma seleção de fotos e vídeos de qualidade se quer se destacar no Instagram.
Lembre que, mesmo em forma de anúncio, seu conteúdo estará no meio de diversos outros na timeline ou sequência de Stories do seu público. O usuário não irá parar e dar atenção a uma foto ruim.
Nos poucos segundos em que seu anúncio passar pela tela da sua persona, ele precisa chamar atenção dela e instigá-la a saber mais.
Só assim o seu possível cliente irá parar e dar atenção ao que você tem a dizer.
Invista em fotos e vídeos de qualidade. E se você não tem verba para contratar um fotografo ou até mesmo um designer, saiba que está tudo bem.
Por aqui já demos dicas de bancos de imagens gratuitos nos quais você vai encontrar ótimas fotos.
E, para criar uma arte legal para o seu anúncio, você poderá contar com editores como o Canva, que possuem centenas de designs pré-editados para você usar nas suas redes sociais.
3. Não segmentar o público
Outro erro muito comum dos anunciantes é não usar todos os recursos de segmentação que a ferramenta tem a oferecer.
Com isso, acabam por criar segmentações simplistas, baseadas apenas em dados demográficos e, mais uma vez, acabam perdendo dinheiro.
É comum, por exemplo, alguém do Paraná receber anúncios de uma padaria que fica no Rio Grande do Sul. Algo que não faz nenhum sentido, já que um negócio local atende apenas regiões próximas.
Por isso, para evitar esse tipo de erro, que além te de fazer perder dinheiro ainda acaba queimando o filme da sua empresa, estude as possibilidades de segmentação que o Instagram oferece.
Você pode trabalhar com públicos baseados em lista, públicos semelhantes, pessoas que já interagiram com seus conteúdos e sua página, clientes que visitaram seu site etc.
Vamos deixar aqui alguns links para que você possa conhecer um pouco mais sobre esse assunto:
- Público personalizado de envolvimento: como usá-lo na segmentação de seus anúncios no Facebook e Instagram
- Públicos personalizados: como usar listas de e-mails para segmentar anúncios no Facebook
- Como criar vários públicos semelhantes no Facebook de uma só vez
4. Esquecer o anúncio
Mais importante do que anunciar no Instagram é acompanhar se o anúncio está gerando resultados. Mensurar e avaliar o retorno do investimento é essencial para saber se suas companhas estão valendo a pena.
Muitos anunciantes não dão a menor importância para isso. O anúncio termina e só.
Eles não avaliam os resultados gerados, não sabem que tipo de anúncio dá mais retorno, nem se é vantajoso para o seu negócio continuar anunciando.
Não cometa esse erro. Sempre que anunciar no Instagram, tome o cuidado de acompanhar a veiculação do anúncio e de avaliar os relatórios da sua conta de anúncios.
Isso vai te ajudar a investir somente naquilo que trás resultados efetivos para sua empresa e, com isso, você irá aprender a gerar campanhas que convertam cada vez mais.
Não deixe seu anúncio esquecido, valorize a verba investida, acompanhe todos os dados e faça otimizações.
Importante: se você chegou até aqui, mas ainda não sabe como anunciar no Instagram Ads de maneira correta, aqui no blog temos um passo a passo completo para te ajudar com isso.
Nele, te ensinamos em 11 passos rápidos como você pode criar suas campanhas pelo gerenciador. Clique aqui para ler.
Lembrando que o primeiro passo é aprender como converter perfil pessoal em uma conta comercial no Instagram.
Agora, se você quer conhecer detalhadamente todas as fases do processo de estruturação de um anúncio, não só para anunciar no Instagram, mas também no Facebook, temos outro conteúdo ideal para você: o Guia de Facebook Ads.
Mas, antes de conferir os outros conteúdos, conta pra gente aqui nos comentários se você já cometeu alguns dos erros que citamos aqui no texto.