A decoração para o Outubro Rosa, ganha grande destaque no mês de outubro. A cor rosa predomina e não é para menos, pois este é o mês oficial de conscientização e prevenção contra o Câncer de Mama. Com tantos afazeres no dia-a dia, as mulheres acabam negligenciando sua saúde, sempre se deixando para depois. Por isso, esta iniciativa tem um significado muito importante: alertar as mulheres a se cuidar com mais carinho e atenção.
O Câncer de Mama é o segundo tipo que mais atinge mulheres, e até homens, no mundo todo. Devido a correria, muitas deixam de fazer o exame preventivo e mesmo, diante de alguns sintomas, protelam sua ida ao médico, agravando sua situação pois, quanto mais cedo o câncer é diagnosticado, maiores são as chances de se obter cura total.
Saiba mais: Frases para Outubro Rosa: as 150 mais poderosas
Surgimento do Outubro Rosa
Em 1990 surgiu pela primeira vez nos Estados Unidos a união de vários Estados para a realização de ações contra o Câncer de Mama. Nesta ocasião, foi promovida na cidade de Nova York a primeira corrida pela cura.
O laço rosa, símbolo mundial da campanha, tornou-se popular quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure, o distribuiu aos participantes da corrida, intitulada de “Caminhada pela Vida” e a partir de então, tornou-se um evento realizado anualmente.
Após a aprovação do Congresso Americano, o Outubro Rosa, passou a ser reconhecido oficialmente como o mês de prevenção ao Câncer de Mama. A partir daí, outros eventos foram promovidos como palestras públicas ao ar livre e desfiles de moda com a distribuição dos laços.
O movimento foi ganhando força e passou a ser difundido para outros países. No Brasil, os primeiros sinais surgiram em outubro de 2002, data em que o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, recebeu iluminação cor de rosa.
Desde então, algumas ações começaram a ser desenvolvidas no Brasil, mas somente em 2008 ganhou grande força, representatividade e várias cidades brasileiras começaram a aderir ao Outubro Rosa, promovendo corridas, campanhas e assim como as demais partes do mundo começaram a iluminar os principais monumentos com a cor rosa durante a noite.
Hoje o Outubro Rosa transformou-se em uma Campanha Mundial e seu foco é estimular a consciência dos perigos e a necessidade na prevenção, em especial ao público feminino e sobre a importância do diagnóstico precoce. O principal objetivo da campanha é aumentar as chances de cura e a redução da mortalidade causada por esta doença, que perde apenas para o câncer de pele.
Neste período do mês de outubro, as instituições de saúde pública e até mesmo as particulares, promovem acesso aos exames de prevenção. Nas ruas, os pontos públicos e os monumentos recebem iluminação rosa, com tom da campanha. O INCA que é o Instituto Nacional de Câncer, desde 2010 vem participando deste movimento e promove apresentações, debates, eventos e distribuição de materiais educativos e informativos aqui no Brasil.
O principal objetivo do INCA é fornecer informações para promover a conscientização sobre os riscos da doença e proporcionar assim maior acesso aos serviços de tratamento e diagnóstico contribuindo para a redução da mortalidade.
O Câncer de Mama
Esse câncer é o que mais atinge mulheres em todo o mundo. Este tipo de neoplasia diagnosticado em mulheres representa cerca de 25%, o resultado varia entre as mais diversas regiões, mas aquelas que apresentam maiores taxas são os países desenvolvidos.
No Brasil, a estimativa é de que a cada 100 mil mulheres, surgem 61,61 novos casos. Em nosso país, o câncer de mama lidera o ranking estando na primeira posição em mortalidade entre as mulheres brasileiras com as maiores taxas concentradas nas regiões Sudeste e Sul.
Os principais sintomas e sinais do câncer de mama são: nódulo ou caroço geralmente duro incolor, tecido da mama avermelhada ou com aparência de uma casca de laranja, alteração no mamilo e expulsão espontânea de líquido através de um dos mamilos. Também podem surgir na região do pescoço ou embaixo do braço o surgimento de pequenos nódulos.
Fatores de risco
Após a menopausa, obesidade, sobrepeso, ausência de atividade física ou atividade física insuficiente ao aconselhável, que é, no mínimo, 150 minutos por semana; o consumo de bebida alcoólica; exposição frequente as radiações, como tomografia computadorizada e raio-x; tratamento com radioterapia realizados na região do tórax aumentam muito as chances de desenvolver Câncer de Mama.
Alguns aspectos da vida hormonal ou reprodutiva também podem influenciar como:
- Primeira menstruação após 12 anos;
- Primeira gravidez após os 30 anos de idade;
- Não gerar filhos;
- Parar de menstruar somente após os 55 anos;
- Uso de estrogênio e progesterona presentes nos contraceptivos hormonais;
- Realização de terapia de reposição hormonal, estrogênio e progesterona, prolongada por mais de 5 anos.
Também existem fatores genéticos e hereditários como: alterações genéticas; histórico familiar com Câncer de Mama em mulheres antes dos 50 anos; câncer de ovário e até mesmo Câncer de Mama em homens.
Vale frisar que toda mulher que integra esse grupo de fatores genéticos têm um risco maior de desenvolver o Câncer de Mama.
Portanto, se a mulher se encaixa em dois ou mais itens desse desse perfil citado, a atenção deve ser redobrada a todo e qualquer sinal ou sintoma. E caso perceba alguma alteração, procure imediatamente um médico pois o diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso no tratamento e combate ao Câncer de Mama.
Para o tratamento adequado para cada caso, o médico investiga os fatores de risco associados e avalia o grau de acometimento. O tratamento é realizado por meio de quimioterapia, hormonioterapia, radioterapia e procedimentos cirúrgicos, para retirada de nódulos e até mesmo a mastectomia, que é a retirada da mama.
Além das ações de conscientização e informação sobre o Câncer de Mama, a campanha do Outubro Rosa, também engloba a doação de cabelos para confecção de perucas, para aquelas mulheres que estão passando pelo tratamento de radioterapia e perderam as suas madeixas. Também promove a produção e empréstimos de chapéus, perucas e lenços para que desta forma possa contribuir com a autoestima das pacientes.
As ações da campanha Outubro Rosa podem ser desenvolvidas por diversos tipos de entidades, instituições, empresas, escolas, redes de saúde pública e privada e comércio. Nessas ações, podemos destacar a distribuição de folhetos informativos, debates, palestras instrutivas que incentivam a realização dos exames e disponibilização de consultas na rede pública. Hoje em dia, também é muito comum, neste mês de outubro, promoções com descontos em clínicas particulares para consultas e exames.
Para que possa tornar ainda mais chamativa e dar ênfase maior a Campanha, pode-se promover a decoração outubro rosa simples em diversos ambientes, como em postos de saúde, prédios públicos, empresas, escolas, lojas, igrejas e salões de beleza.
E se você pretende se engajar alguma ação e precisa de ideias de como fazer decoração do Outubro Rosa, apresentaremos algumas sugestões que você mesmo pode montar. Na endomarketing, você confere sugestões de como decorar a sua empresa e desenvolver ações para o Outubro Rosa.
São diversas ideias para Outubro Rosa que poderão tornar esse momento de cuidado com as mulheres especial, mais atrativa, aconchegante e inclusiva. Para decoração Outubro Rosa 2022, apresentaremos algumas tendências que poderão facilmente ser preparadas para tornar o seu evento incrível e memorável.
Diversos materiais podem ser utilizados em sua decoração como: decoração Outubro Rosa em EVA, balões, fitas de cetim e de outros tipos, tecidos cor de rosa, TNT, EVAs, tintas, cola, tesoura, papéis coloridos, inclusive os reciclados, como: papelão, pratos, garrafas e copos descartáveis.
Saiba Mais: Como saber se estou grávida? Confira essas dicas
Algumas dicas gerais de como fazer decoração de Outubro Rosa para enfeitar qualquer ambiente:
Ideias de decoração para o Outubro Rosa
1. Decoração com rosas
Estas são as flores oficiais do Outubro Rosa, principalmente aquelas que compõem a paleta rosa em todas as tonalidades. Aqui valem arranjos em vasos e distribuição de uma rosa unitária, decoração em paredes, mesas, painéis, montagem de cenários e balanços para fotos e várias outras aplicações.
São lindas, perfumadas, delicadas e transmitem aconchego, serenidade e paz de espírito.








2. Balões
Vários tons de rosa e combinações com outras cores como branco e dourado, vários formatos, redondinhos, maiores, menores e até o famoso espaguete. É possível montar uma decoração incrível utilizando balões, como: montagem de arco, decoração em parede, em entradas e flores de balão. Podem ser utilizados como decoração em mesas, em brincadeiras e dinâmicas com o ato de estourar o balão.








3. Mensagens positivas
Para as mulheres que estão lutando contra o câncer e que estão em fase de tratamento, toda positividade é bem-vinda. Então busque escrever mensagens de motivação e coloque em lugares visíveis que podem ser através de folders, banners e cartazes.
Escolha mensagens impactantes e com conteúdo de valor, que transmitam força, fé e coragem. As mensagens podem ser curtas como: você é especial, você é forte ou podem também ser através de banner ilustrativo.







4. Fitas
As fitas nessa decoração são indispensáveis já que o símbolo da campanha trata-se justamente de um laço de fita rosa. De todos os tipos, cetim, tecido gorgurão, metálicas, TNT e várias espessuras podem servir como item decorativo em lembrancinhas, mesas, cadeiras, cortinas, bottons e em várias outras aplicações.





Saiba Mais: Empreendedorismo feminino: 6 mulheres para você se inspirar
5. Rosas gigantes
Para fazer um painel para Outubro Rosa, as rosas gigantes confeccionadas em papel craft ou crepom são uma excelente opção. De vários tamanhos e formatos, utilize tons de rosa diferentes para causar o efeito de nuances entre elas. Também é possível criar rosetas sanfonadas, dobraduras e borboletas. Libere a criatividade e mãos à obra.









6. Lembrancinhas
Para tornar este dia memorável e ainda servir de lembrete constante, sobre a importância da prevenção contra o Câncer de Mama, distribua lembrancinhas. Além de serem muito charmosas, com certeza serão muito apreciadas pelo público feminino.










7. Mesa temática
No local onde será desenvolvida a ação, a montagem de uma linda decoração de mesa com o tema Outubro Rosa, dará um toque de sofisticação imprescindível. Esta mesa pode ser para o café da manhã ou o chá da tarde por exemplo.
O importante aqui, é utilizar as cores da campanha e caprichar na disposição dos alimentos que serão servidos. Cookies, bolo e cupcakes decorados, poderão valorizar qualquer mesa, além de serem deliciosos também serão um mimo muito apreciado.








Independente de onde a ação será desenvolvida: posto de saúde, comércio, igreja ou até mesmo uma festa em casa, busque parcerias para promover um dia dedicado à mulher.
Um dia de beleza e cuidados femininos, com manicure, cabeleireiro, limpeza de pele, maquiagem, cuidados estéticos, massagens, são bastante atrativos para as mulheres e é uma excelente oportunidade para a abordagem do tema de conscientização da luta contra o Câncer de Mama.