Você já ouviu falar em crowdturfing? Se não, está mais do que na hora de saber como esta forma de spam está varrendo as mídias sociais. Segundo a revista Wired, de março, crowdturfing significa “contratar pessoas para enviar mensagens políticas e propaganda corporativa pelas redes sociais por alguns centavos. Os maiores provedores deste serviço são empresas chinesas como Zhubajie e Sandaha. Esta indústria já é multimilionária”.
Em linhas gerais, o crowdturfing funciona assim:
1) Empresas ou pessoas que desejam criar uma boa imagem na web contratam profissionais por meio de sites de crowdsourcing.
2) Estes profissionais são pagos para postar mensagens de apoio ou aprovação no Twitter, Facebook ou resenhas em sites de avaliação de produtos e serviços, por exemplo.
3) Cada mensagem postada rende alguns centavos para o contratado que, geralmente, ganha por produção.
A partir de empresas dispostas a pagar para criar uma boa imagem na web e pessoas dispostas a receber para isso, o mercado não para de crescer. A área da política, segundo o Technology Review, é uma das que mais utiliza o crowdturfing. Políticos dos EUA já foram pegos praticando esta prática.
Saiba mais: O que é fake News? 5 fact-checking para notícias falsas
Crowdturfing e o spam 2.0
O grande problema do crowdturfing, além de forjar imagens de empresas, é que a prática é muito difícil de detectar. Ao longo dos anos muita energia foi investida em acabar com o envio de spam via email, utilizando técnicas automatizadas como captcha, por exemplo.
Por ser feito por humanos, o crowdturfing consegue superar quase todas as ferramentas de segurança automatizadas criadas até então. Desta forma, o envio e o recebimento de mensagens é muito mais eficaz do que campanhas automatizadas. Além disso, por ser feito por pessoas, a credibilidade destes comentários pode ser muito maior.
E agora?
Uma coisa que tenho percebido há alguns dias é a quantidade de perfis de chineses que está me adicionando no Instagram. Sim, isso é uma especulação, mas deixa a dúvida no ar: será que a Google pode estar usando o crowdturfing para inflar sua base de usuários?
O fato é que, mais do que nunca, devemos utilizar a pluralidade de informações da web e, de uma vez por todas, pesquisar muito sobre qualquer tema ou decisão que tomarmos. Seja um produto que iremos comprar, um serviço ou em que iremos votar. Senso crítico será cada vez mais um requisito para os usuários da internet.