Todo mundo sabe o que o Pinterest é O LUGAR para ir quando você precisa de inspiração. “Imagens são inspiradoras e fazem você querer comprar”. Essa frase da CEO da Wayfair, Niraj Shah, uma das principais varejistas on line de móveis e decoração para o lar nos Estados Unidos, vendendo mais de 7 milhões de itens de 12.000 marcas, resume bem o que o Pinterest pode fazer bem para alavancar as vendas de seu e-commerce.
Saiba mais: O que é Pinterest: 5 dicas para usar a rede social criativa
O que é o Pinterest?
Podemos entender o Pinterest como uma grande vitrine virtual, onde uma imagem de qualidade será o ponto principal para chamar atenção de seu público e inspirá-lo à compra. A grande vantagem é que no Pinterest é possível organizar sua “vitrine” em painéis de acordo com a segmentação de seus produtos ou como você gostaria que seus clientes entendessem o material disponível na loja.
Além de produtos, você também pode criar um painel de inspirações que podem contribuir na decisão de compra, como temas relacionados à identidade de sua marca e assim gerar empatia com o possível comprador. A Wayfair.com faz isso e a CVC Viagens também.
Uma vez exibido, atraindo clientes, as descrições dos produtos (muito importante para ajudar no ranqueamento de mecanismos de busca) e o call to action, levando-o para seu site de e-commerce, serão o complemento para um resultado de sucesso.
Entenda, portanto, que o Pinterest é um dos principais canais para compartilhar conteúdo com visual atraente e envolver os compradores de maneira autêntica, além de continuar sendo um importante direcionador de tráfego para seu site.
A seguir separei algumas dicas para você começar a usar o Pinterest para alavancar as vendas de seu e-commerce:
1. Fotos de qualidade
Veja se possui fotos de boa qualidade de seus produtos. Esse é ponto principal do Pinterest e a primeira coisa a ser providenciada antes mesmo de se criar a conta na plataforma.
2. Conta empresarial
Legal, se já está com as fotos em mãos, crie uma conta empresarial, acessando o seguinte link: http://business.pinterest.com/. Se você já tiver uma conta de sua marca no modo pessoa, não tem problema. Neste mesmo link você vai encontrar o botão de conversão – Converta Aqui.
3. Descrições de produtos
Não se esqueça! Faça descrições em cada produto de forma clara e direta, colocando por exemplo qual é o produto da imagem, preço e para que ele é útil, ou seja, “porque eu preciso ter esse produto”. E principalmente: não esqueça da chamada (o tal call to action), linkando para o site de seu e-commerce (o link pode ser adicionado também diretamente na imagem).
Agora é mãos à obra! Nada mais valioso do que fazer testes e analisar como foi cada experiência.