Como recuperar fotos do Orkut 2023? Com certeza, você já se questionou como recuperar imagens dessa rede social. De toda forma, confira a resposta dessa pergunta ao longo do post.
O Orkut foi criado em 2004 e conseguiu cativar os internautas através dos seus álbuns limitados a somente doze fotos e as comunidades mais aleatórias possíveis. Mas muito além disso, essa plataforma deu o boom a tudo que hoje vemos em outras redes sociais, como o Facebook e o Twitter. Entretanto, atualmente já não há mais nada relevante no Orkut.
Imagem: Web Archive/Reprodução
Saiba Mais: Grupos no Facebook e seis dicas para gerenciar uma comunidade
Por que o Orkut chegou ao seu fim?
O anúncio que o Orkut iria acabar ocorreu em 2014, quando ainda tinha mais de cinco milhões de usuários ativos. A maioria usava ele para armazenar imagens do “tempo do Orkut” ou jogar com colegas a MiniFazenda ou Café Mania.
A “morte” da rede social pode ser explicada por diversos motivos, entre os principais destaca-se o crescimento do Facebook, que foi considerado uma plataforma mais legal. Além disso, a grande quantidade de usuários fakes também contribuiu para a queda do Orkut, até porque as políticas de privacidade da plataforma eram bastante permissivas.
Para tentar atrair um novo público e tentar conquistar novamente o da vanguarda, antes do seu fim o Orkut lançou um novo layout, mas não agradou os usuários. O visual ficou parecido com uma mistura do Facebook com o Twitter.
Também houve o caso do Google simplesmente parar de injetar dinheiro na plataforma, ainda que na época o Orkut contava com força no Brasil e na Índia, para dedicar mais investimento em uma nova rede social: o Google Plus (Google+), que foi um fracasso e teve o seu fim em 2019.
Tem como recuperar fotos do Orkut 2023?
Parece que a história do Orkut realmente chegou ao seu fim, mas ainda há pessoas que procuram formas de recuperar fotos da época que essa página bombava, só que isso já não é mais possível, pois, pensando na privacidade dos usuários, o Google decidiu apagar tudo dessa rede social.
Inclusive, o engenheiro de software Orkut Büyükkökten, criador da rede social, fez um vídeo detalhando alguns assuntos sobre o motivo de já não ser mais possível recuperar as fotos. “Recebemos muitas perguntas sobre se você ainda pode recuperar suas fotos antigas do Orkut.com. Queria poder dizer que sim, mas, infelizmente, não é possível. Porém, temos um bom motivo para isso”, relatou o engenheiro em um trecho do vídeo.
De toda forma, foi dado um prazo de dois anos para que os usuários baixassem as fotos do Orkut, mas esse tempo já acabou. Após esse período, o Google tirou o domínio orkut.com do ar, com isso apagou todos os dados dessa rede social. Hoje em dia, o domínio orkut.com tem uma mensagem, que será explicado mais à frente neste post.
Como dica, o seu último recurso para tentar recuperar as fotos do Orkut é procurar um amigo para saber se ele fez algum backup dos arquivos.
Imagem: Web Archive/Reprodução
Também vale destacar que constantemente acontecem rumores de que o Orkut vai voltar. Todo esse burburinho reacendeu com força após o domínio orkut.com ser reativado, em abril de 2022. O único fato é que ainda há muita incerteza sobre uma retomada do Orkut ou uma nova rede social criada por Büyükkökten.
O Orkut vai voltar?
Após dois anos da morte da rede social Orkut, ou seja, em 2016, o desenvolvedor lançou uma nova plataforma: Hello, que estava disponível em inglês, francês e português. A ideia era “criar novos vínculos”, “reencontrar amigos antigos” e “ter novas amizades”, mas essa rede social não atraiu a atenção. Contudo, aparentemente, Büyükkökten não desistiu e está preparando mais uma plataforma.
Após o domínio orkut.com ser reativado, a página trouxe um anúncio oficial, inclusive assinado pelo próprio Orkut Büyükkökten, onde ele afirma: “Eu quero que você seja capaz de fazer conexões duradouras. Eu quero ajudá-lo a fazer isso com todo o meu coração. […] E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!”.
Com isso, a mensagem dá a entender que ele está criando uma nova plataforma e os termos sobre conexão entre os usuários reforçam a ideia de que se trate de uma rede social.
Além disso, ao usar a logomarca da finada plataforma fortalece a impressão de que se trata de uma nova versão do Orkut, quem sabe até mesmo resgatando as funcionalidades mais amadas da antiga rede, mas com um modelo diferente, mais moderno.
Vale deixar claro que todo o texto é bastante interpretativo. Sendo assim, a plataforma pode ser algo completamente diferente ou até mesmo nem ser lançada.
Saiba Mais: Bate-papo UOL ainda existe? Saiba o que ainda rola por lá